domingo, outubro 15, 2006

Opinião de treinador de bancada

Como Jogará o Estrela com o Sporting?

Para começar vamos ver quais os convocados do Estrela da Amadora:

Guarda-redes: Paulo Lopes e Pedro Alves;

Defesas: Amoreirinha, Tiago II, Zamorano, Wescley, Tony, Edu Silva, Rui Duarte e José Fonte;

Médios: Luís Loureiro, Marco Paulo, Jordão, Rui Borges, Pedro Simões, Jaime, Tiago Gomes, Cleiton;

Avançados: Dário, Paulo Sérgio, Ndiaye, Moses e Jones.

Vamos agora ver como joga o Estrela:

Defesa: Daúto Faquirá (DF), técnico dos estrelistas, tem como defesa “fetiche” na lateral direita Tony, no centro Wescley e José Fonte e do lado esquerdo Amoreirinha. Tony é um lateral direito, não confundir com defesa direito veja a diferença aqui, ou seja, é alguém que gosta de subir pelo seu flanco e causar desequilíbrios na defesa contrária, é um lutador nato, nunca dá uma bola por perdida, eu diria mesmo que é a estrela do Estrela. Do lado contrário Amoreirinha é um jogador que fecha bem ao centro, mas que sente extremas dificuldades com a velocidade alheia, Maciel por exemplo (Estrela 0 Braga 0) ganhou-lhe muitas bolas nas suas costas e recordo-me por exemplo que o primeiro golo do Porto (Estrela 0 Porto 3), nasceu pelo seu flanco, penso que seja um facto a explorar. A dupla de centrais não têm recebido muitos elogios neste início de época, Wescley por exemplo ainda não parece adaptado ao nosso futebol, pelo que a movimentação constante de Liedson lhes poderá trazer muita dor de cabeça.

Meio campo:
No meio é mais difícil saber qual será a aposta de DF uma vez que a rotação de jogadores, talvez à procura de boas soluções, tem sido constante. Marco Paulo, médio interior direito, tem sido a aposta mais constante neste sector é um jogador que fecha bem o flanco, recordo-vos as “aventuras” de Tony, e que tenta também dar amplitude ofensiva ao meio campo do Estrela embora não sejam muitos os casos conhecidos até agora. O meio campo estrelista deverá ser composto com mais quatro jogadores. DF apostará por certo em dois trincos Luís Loureiro e Sérgio Marquês (algo faltoso), podendo também apostar em Amoreirinha passando deste modo Edú Silva para defesa esquerdo, embora não me pareça que isso vá acontecer pois Amoreirinha quando joga a trinco (Marítimo 2 Estrela 1) encosta muito nos centrais e abriria espaço que Nani aproveitaria. Acredito também que DF apostará em Paulo Sérgio como falso médio interior esquerdo, desdobrando para extremo esquerdo cada vez que o Estrela sair para o contra ataque e tentando por em cheque Abel, que não tem tido um início de época ao seu nível, sendo deste modo muito importante a atenção de Moutinho e as dobras de Tonel. Como médio ofensivo DF escolherá entre Jaime e Rui Borges, Jaime tem sido mais utilizado mas não tem correspondido pelo que Rui Borges poderá ser o escolhido até porque é, na minha opinião, um jogador mais rápido e mais completo que Jaime.

Ataque: Na frente de ataque para o que der e vier estará Dário numa enorme missão de sacrifício. Tem experiência mas será muito difícil fazer a diferença se o Sporting jogar o que sabe.

A minha aposta para o onze titular do Estrela é este: Paulo Lopes; Tony, Wescley, José Fonte e Amoreirinha; Luís Loureiro, Sérgio Marquês, Marco Paulo, Jaime e Paulo Sérgio; Dário

0 comentários: