terça-feira, outubro 14, 2008

Outrora

Quem não tem saudades de ver o Académico de Viseu nos grandes palcos? Vou vos deixar uma ligação para lembrarem um pouco dessa altura. O Blogue é a Tertúlia Benfiqusita e mostra um golo sofrido pelo nosso Académico em pleno Estádio da Luz. Veja-o aqui.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sporting 0-1 Ac. Viseu
Liga Portuguesa 1980/81 | Campeonato

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=9090

Um vídeo do golo deste Jogo é que era excelente. Será que algúm consegue encontrar?

sempre Académico, rumo à 1ª Liga,

Carlos Silva

terça-feira, 14 outubro, 2008
Anónimo disse...

Curioso.
Pena que não falem também de um jogo na Luz, a que assisti, em que o Académico se aguentou estoicamente, lutando, lutando, mas quando já na segunda parte o resultado se mantinha inalterado, um golo em falta do "luvas pretas" a que se seguiram uma série de expulsões, primeiro por justas reclamações e depois por coisas de nada, até o guarda redes foi para a rua e foi um jogador de campo que tomou o seu lugar.
Assim se foi escrevendo a história do nosso Académico, que também tem no seu historial uma vitória em Alvalade! E empate com Porto e Benfica no Fontelo, para que conste!
LUMAGO

terça-feira, 14 outubro, 2008
Anónimo disse...

Alguém me pode identificar alguns jogadores...

Eu não me lembro dessa época, com muita mágoa (é algo que eu guardo com muita tristeza é nc ter conseguido festejar uma subida à primeira divisão)... A única coisa que consigo identificar é o inevitável patrocínio da VISABEIRA que sempre apoiou o nosso académico...

terça-feira, 14 outubro, 2008
Anónimo disse...

Vitória em Alvalade e empate no mesma época (90/81), no Fontelo. Nessa época não perdemos nenhum dos 2 jogos com o Sporting.

Na última época de 1ª Divisão (88/89), empatámos em casa com Porto, 0 a 0, Sporting, 2 a 2, no último jogo oficial de Víctor Damas, depois de estarmos a ganhar 1-0, sofrer o 2-1, com um auto-golo do Leal, e acabar por empatar, já a jogar com 10.

Estádio sempre completamente cheio. Contra o Benfica, os relatos da época indicaram 40 mil pessoas no estádio, e bastantes cá fora sem conseguirem entrar, pois não cabia mais ninguém. Que saudades desse Futebol!
O Benfica ganhou o jogo por 1-0, com um golo de Ricardo Gomes, de cabeça, num canto, já em período de descontos, sagrando-se campeão nessa época. Na equipa do Benfica, entre outro, Valdo, Ricardo Gomes, Magnusson, etc.

Temos que regressar a esse nível!

Carlos Silva

terça-feira, 14 outubro, 2008
Anónimo disse...

Ora nem mais caro academista Carlos Silva, temos de regressar a esse nível. E muito sinceramente penso que estamos num bom caminho. Acho que esta direcção, sinceramente, está a fazer um excelente trabalho. Temos é de conseguir manter esse 'ambiente do fontelo', passa-lo de geração em geração. Temos de levar mais gente ao estádio, amigos, familiares, companheiros... aliás penso que neste momento, será um dos objectivos da actual direcção, encher mais o nosso estádio. Acho magnificas estas histórias mais antigas do nosso ACADÉMICO...fazem-me sonhar...!!!

quarta-feira, 15 outubro, 2008
Anónimo disse...

Aquele que quase agarra o Valdo parece-me o Nogueira.

quarta-feira, 15 outubro, 2008
João Nunes disse...

Sim, é o Nogueira. Excelente jogador, muito alto, de barba, que era jogador de andebol no Belenenses, e que o Académico catapultou para os mais altos palcos do futebol português...

Acabou por assinar pelo Boavista onde ainda jogou algumas épocas ao mais alto nível. Bom Jogador...
Só não me lembro se ainda chegou a ser internacional A.

quarta-feira, 15 outubro, 2008
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Não te lembras tu mas lembro-me* eu!

António José Nogueira Santos nasceu a 21/09/63 (dia de S. Mateus) em Lisboa. 7 Vezes internacional sempre ao serviço do Boavista. Estreou-se a 12/10/91 no Luxemburgo (1-1) e terminou na Noruega a 20/04/1994 (0-0). Primeiro era seleccionador Carlos Queirós depois era Nelo Vingada. Marcou dois golos: na estreia e no Bessa frente a Malta (4-0) fazendo o 1-0 a 19/06/93.

Clubes por onde passou: Oriental, Sacavenense, Académico de Viseu, Fafe, Penafiel, Boavista e V. Setúbal

*Lendo os “books” !

quarta-feira, 15 outubro, 2008