quarta-feira, outubro 01, 2008

Benfica 2 Sporting 0

Foto: AP Photo / João Henriques

Não contesto a vitória do Benfica: foi eficaz – o futebol é eficácia -, foi a equipa mais consistente e o seu treinador ganhou claramente a Paulo Bento com a entrada de Katsouranis e saída de Rúben Amorim (curiosamente uma substituição nada ofensiva) à qual o técnico leonino não soube responder. Vitória justa do Benfica portanto.
Contesto, isso sim, todas as opiniões de que o Sporting nada fez na Luz para vencer porque não é isso que os números dizem.
· Quim foi absolutamente decisivo, coisa que Patrício não foi e esta é opinião quase unânime. E não é só as opiniões que o dizem também são, também, os números, Quim fez 8 defesas, 4 das quais a evitar o golo. Rui Patrício fez 5 defesas, uma das quais a evitar o golo.
· O Sporting rematou tanto à baliza como o Benfica (12-12), desses remates o Sporting rematou mais vezes dentro da área (5-4) e o Benfica superioriza-se no que a remates que vão à baliza dizem respeito (6-5). O Benfica consegui apenas mais um canto que o Sporting.
Posto isto a pergunta torna-se óbvia como pode uma equipa apresentar estes números e nada ter feito para vencer o jogo?
Pese embora toda a azia que uma derrota frente ao Benfica sempre me traz esperei até hoje para falar do jogo porque queria consultar números, em local fidedigno e esse local é este.

Nota 1: pena que haja sportinguistas que dêem voz a quem ganha a vida a dizer mal dos outros, quando esses outros estão no “chão”, e a quem escreve momocórdico e adinâmico …

Nota 2: Paulo Bento disse antes do jogo que não perdia na Luz há 3 anos. Há quem confunda uma evidência com arrogância. É tão evidente o que disse Paulo Bento como agora é evidente que se diga que o Sporting não ganha na Luz desde sábado. Para alguns tudo serve para mais uma guerrinha.

0 comentários: