domingo, fevereiro 01, 2009

Campeões do Sporting: Inácio

Nome: Augusto Soares Inácio
Data de nascimento: 01/02/1955
Naturalidade: Lisboa
Posição: defesa
Estreia: Académica 1 Sporting 4 em 05/04/1975
Jogos: 205 *
Golos: 7 *
Números da Enciclopédia Fundamental do Sporting *
Títulos: 3 Campeonatos Nacionais (1 como treinador), 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça (como treinador)


14 de Maio de 2000, Vidal Pinheiro, cidade do Porto. De joelhos no chão Augusto Inácio aponta para o céu e diz “é para ti!” o destinatário era o pai desaparecido do mundo dos vivos e que não assistiu ao regresso do seu clube aos títulos e logo pela mão do seu filho, um sportinguista que nunca renegou o seu sportinguismo. Augusto Inácio, o treinador do título de 2000, comemora hoje 54 anos. Devia ter ficado muitos anos no Sporting mas a febre das chicotadas psicológicas não deixou.
Mas antes de ser treinador foi jogador do Sporting e formado nas escolas leoninas. Tinha 20 anos quando a 5 de Abril de 1975 se estreou na equipa principal do Sporting num jogo disputado em Coimbra com a Académica local entrado já perto do fim para o lugar de Tomé. A época seguinte (75/76) marca o início da afirmação na equipa do Sporting efectuando 26 jogos. Foi necessário esperar até 77/78 para ver Inácio vencer um troféu ao serviço do Sporting Clube de Portugal neste caso a Taça de Portugal – vitória sobre o FC Porto (2-1) na finalíssima. O seu primeiro título de Campeão Nacional pelo Sporting aconteceu na época 79/80 curiosamente num ano em que apenas jogou por 17 vezes. Em 81/82 sagrou-se campeão pela segunda vez e conquistou também a sua segunda Taça de Portugal. Em 82/83 foi para o FC Porto onde coleccionou mais títulos para o seu currículo. Voltou como treinador em 99/00 e tornou-se inesquecível para todos os sportinguistas.
Parabéns Campeão!

1 comentários:

Anónimo disse...

Um atleta magnífico, muito boa pessoa, que tive a felicidade de conhecer.
De qualidade superior, conquistou o que foi possível pelo Sporting, onde não foi muito bem tratado na altura em quase foi obrigado a ir embora. Foi para o Porto, para ganhar tudo! No Porto sabiam bem o que contratavam, coisa que os responsáveis do Sporting não quiseram reconhecer, na altura.
O seu sportinguismo era conhecido e reconhecido por todos no balneário, mas o seu profissionalismo era total. De tal maneira que foi um dos pilares dos êxitos do FCP como treinador adjunto.
Regressou ao seu Sporting para treinar a equipa que quebrou longo jejum, mas não teve a sorte que agora tem o Paulo Bento (que está há anos e nem o título consegue). Ele foi posto fora depois de conseguir um feito que ilustres técnicos nacionais e estrangeiros não conseguiram!
Meus caros, como portista de sempre, agradeço ao Inácio tudo que fez pelo FCP e acabo por agradecer aos dirigentes do Sporting por serem tão "inteligentes" ao despedi-lo. É que, se calhar, hoje era o Sporting que ainda ganhava campeonatos sobre campeonatos graças ao seu trabalho naquela época! Assim, estão onde estão!
Obrigado a todos, em nome do FCP.
Quanto ao Inácio, ainda não perdi a esperança de o ver treinar um "grande" de novo e gostaria de o ver no FCP.
LUMAGO

domingo, 01 fevereiro, 2009