segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Campeões do Sporting: Carlos Pereira

Nome: Carlos Eduardo da Silva Pereira
Data de nascimento: 23/02/1949
Posição: defesa
Estreia: FC Porto 0 Sporitng 1
Títulos: 1 campeonato nacional, 2 taças de Portugal
Jogos: 84*
Números da Enciclopédia Fundamental do Sporting *

Foto: André Figueiredo / Luso Football


Irmão do líder da prospecção leonina Aurélio Pereira, Carlos entrou no Sporting com 13 anos, num processo de selecção em que os técnicos escolhiam consoante as alturas, entre os muitos jovens que se juntavam na Porta 10-A.
O seu primeiro treinador foi Travaços que o lançou como defesa esquerdo, e foi nessa posição que chegou à equipa principal, onde jogou no entre 1972 e 1975, conquistando um Campeonato Nacional e duas Taças de Portugal e fazendo parte da grande equipa de 1973/74.
Com 26 anos seguiu para o Estoril, onde jogou com os já veteranos Eusébio e Simões, e volvidos dois anos rumou ao Belenenses, onde na temporada de 1981/82 concluiu a sua carreira de futebolista com 32 anos.
Mais tarde regressou ao Sporting para integrar o departamento de futebol jovem, onde o seu irmão já era um destacado elemento e na sequência de um protocolo entre o Sporting e o Alverca, esteve duas temporadas neste clube, onde em conjunto com Bastos conseguiu levar a equipa ribatejana à 2ª Divisão de Honra, ao conquistar o Campeonato da Zona Sul da 2ª Divisão B na época de 1994/95.
Na temporada seguinte regressou ao Sporting, para orientar os Juniores e foi novamente Campeão, continuando durante mais algum tempo no futebol jovem leonino, até ser convidado para liderar o projecto "Alverca, Geração de Futuro" que daria frutos quando na temporada de 2001/02 o clube ribatejano foi Campeão Nacional de Juniores, sob a orientação de José Lima.
No inicio dessa temporada de 2001/02, foi convidado para ser o adjunto de Lazlo Boloni que tinha acabado de chegar ao Sporting, mas há última da hora acabou por ceder aos apelos de Luís Filipe Vieira, na altura presidente do Alverca, passando então a orientar a equipa principal daquele clube, mas foi vitima dos maus resultados e acabou por ser novamente integrado no Departamento de Futebol do clube ribatejano.
No entanto estava destinado a regressar a casa, e em Outubro de 2005 foi o escolhido para ser o treinador adjunto de Paulo Bento, com o qual formou uma dupla de sucesso, que conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças.


Texto in Fórum SCP

2 comentários:

fatinha disse...

È de elogiar homens como o Mister Carlos Pereira, com a sua forte personalidade de líder,
Com um carácter admirável,tem sido um verdadeiro lutador tanto nos relvados como na própria vida,
Porque para alem do seu profissionalismo, tem tido a capacidade de saber conduzir tantos sonhos dos jovens talentos que já treinou.
Um verdadeiro homem,um verdadeiro exemplo.

quinta-feira, 19 março, 2009
Anónimo disse...

Concordo com o que a Fatinha comentou, é de facto um exemplo a seguir este Senhor, que tantos sonhos realizou de varias pessoas ao longo da sua carreira

segunda-feira, 12 setembro, 2011