segunda-feira, agosto 06, 2007

+ e - do Sporting 0 Benfica 1


O MAIS


Stjokovic - se é verdade que o Sporting foi mais equipa que o Benfica também não é menos verdade que o as grandes oportunidades da partida pertenceram ao Benfica e aí o nº 1 do Sporting foi intransponível ao rubricar duas excelentes defesas. No golo nada havia a fazer. Demonstrou que também sabe jogar bem com os pés. A baliza continua bem entregue


O MENOS


Derlei - a sua presença passou despercebida e nem quando teve oportunidade para visar a baliza apareceu. Se arrancar uma boa exibição com o Porto é capaz de se safar, caso contrário irá ouvir muitos assobios em Alvalade


Foto: Sportugal

2 comentários:

Gonçalo disse...

Concordo que estas alterações causadas pelo mercado provocaram alguma instabilidade que emperrou a "máquina oleada" do final da época passada, mas teoricamente acredito que o Sporting está mais forte e o tempo poderá provar isso.
Na baliza Stojkovic parece-me um guarda-redes com grande presença física e bastante seguro, capaz de fazer defesas "impossíveis" que ganham campeonatos. Ricardo era um bom elemento no grupo, um guarda-redes de grande capacidade mas inseguro fora da baliza, sem ter a presença física de Stojkovic. Além disso, Rui Patrício promete e se Stojkovic não resultar, a alternativa será uma interessante aposta.
Pedro Silva é melhor que Miguel Garcia e não me admirava que Abel perdesse mesmo o lugar, sendo mesmo assim um lateral que aprecio. Sou sócio da Académica e acompanhei a evolução de Pedro Silva em Coimbra e posso-vos dizer que é um jogador muito competitivo, combativo, forte no 1x1 e um motor nas transições ofensivas, com grandes arrancadas pela ala direita difíceis de parar (no primeiro jogo no Sporting mostrou já um pouco do que é capaz).
Paulo Renato é um jovem a rever e uma quarta opção interessante como produto da formação, bem acompanhado pelos experrientes Tonel, Polga e...Gladstone, que parece ser um bom reforço, muito seguro, forte fisicamente, bom tecnicamente e por momentos a lembrar-me o Pepe.
Marian Had é a maior incógnita quanto à melhoria comparativamente com a época anterior, é desconhecido e ainda teve pouco tempo para se mostrar. Pelo menos subiu a altura da defesa, o que é importante para um lateral do futebol moderno.
Izmailov é o substituto de Nani e parece ser tão bom ou melhor tecnicamente do que Nani, mais combativo, melhor recuperador, mostrando no entanto alguma tendência em centralizar o jogo, algo que poderá ser resolvido por Paulo Bento através de uma movimentação constante do losango (entre Pipi e Izmailov por exemplo), ou de uma maior fixação de Izmailov na faixa lateral e interior-esquerda.
Vukcevic parece que tem um pé esquerdo capaz de fazer maravilhas, bom tecnicamente, forte fisicamente, raçudo, traz maior combatividade ao meio-campo leonino e a concorrência que faltava para a posição 10. Parece que tem como limitação a velocidade, sendo algo lento, mas para a posição 10 não é sempre exigível um jogador ágil, como provaram os casos de Zahovic (principalmente no FCP) ou Hagi.
No ataque Derlei e Purovic parecem-me ser melhores alternativas que Bueno e Alecsandro, sendo que Derlei poderá ser um jogador importante na Champions pela sua experiência e por funcionar como primeiro defesa que, tal como Liedson, poderá ser peça fundamental na pressão alta no ínicio das jogadas adversárias e ágil na transição ofensiva. Purovic parece-me uma boa opção para o campeonato português com as defesas mais fechadas, fixando as defensivas contrárias e dando maior liberdade a Liedson, algo que faltou no ano passado porque nem Bueno, nem Alecsandro fixavam as defesas como fizeram Silva, Niculae e Deivid em épocas anteriores e com maior produção de Liedson.
Para terminar vai a minha aposta para revelação do campeonato: Adrien Silva. Julgo que este jogador será integrado já este ano a tempo inteiro nos Séniores, sendo alternativa a Miguel Veloso (preparando já a sua provável substituição na próxima época) e aos interiores do meio-campo.
Teoricamente, um plantel mais forte e com mais opções, agora terá de ser colocado em prática, esperando que a união e estabilidade no final da época passada surja o mais depressa possível, disso depende o sucesso do Sporting.
Saudações Leoninas e espero que haja um bom debate de ideias perante a minha opinião.

terça-feira, 07 agosto, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Concordo com quase tudo. Não gostei do Paulo Renato nesta pré época, parce-me que o Dniel Carriço é bem melhor. Adrien tem tudo para dar certo!

quinta-feira, 09 agosto, 2007