segunda-feira, março 04, 2013

UD Sousense 1-1 Ac. Viseu FC

22ª jornada da II Divisão

Uma saída a um campo difícil, contra o Sousense que perdeu apenas 2 jogos dos 11 efetuados em casa. Um deles frente ao Cesarense e o outro contra o Cinfães, o nosso grande rival.
No Sousense o nosso ex-jogador Filipe Cândido começou no banco e não entrou.
Do nosso lado, tudo operacional excepto o Rodolfo Simões, que tem feito alguma falta.


Estádio 1º de Dezembro, 3 de março de 2013
22ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Albano Correia (Braga)

Sousense: Leo Pinheiro; Daniel, Salvador, Bruno Cunha e Vítor Hugo; Marcos, Paulinho e Paulo Freixo (Telmo, 75); José Augusto (c), Chico (David, 80) e Ângelo. Treinador: Paulo Meneses.

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Calico (c), Thiago Pereira, Tiago Gonçalves e Campinho; Ibraima, Bruno Loureiro, Zé Rui (Marco Almeida, int) e Luisinho (Sérgio Duarte, 26); Hélder Rodrigues e Horácio (Kifuta, 62). Treinador: Filipe Moreira.

Expulsão: Ibraima 20

Golos: Ângelo 13 (1-0), Calico 45+1 (1-1)


Na 1ª parte o Académico entrou bem no jogo. Os primeiros 10 minutos foram de pressão nossa, alguns cantos, a ganhar as bolas no meio campo e a tentar criar perigo à frente, que rondou em 2 lances por Horácio e Luisinho.
Aos 14 minutos, na 1ª jogada ofensiva do Sousense, há um cruzamento da esquerda, para o 2º poste. Aparece Ângelo, melhor marcador da equipa, a cabecear, a bola parece bater em Tiago e anicha-se junto ao poste no chão. Nuno Ricardo pareceu traído pelo toque em Tiago. Golo do Sousense.
O 1-0 desmoralizou um pouco a equipa que pareceu desoraganizar-se um pouco.
Mas também se começou a notar que o árbitro estava a começar a proteger a equipa do Sousense, porque em alguns contra ataques nossos ou jogadas de ataque, travadas sistematicamente pelos jogadores da casa, nunca saiu um amarelo. Faltas, faltas e mais faltas.. nada de agressivas mas pela insistência mereciam amarelo. E sem nada prever nem se perceber, o árbitro expulsa Ibraima! 30 minutos de jogo, a perder 1-0 e com menos um.. adivinhava-se uma tarde difícil.

O treinador Filipe Moreira quer recompôr o meio campo e tira Luisinho para entrada de Sérgio Duarte que se posicionou no lugar do Ibraima. A equipa tentou "levantar-se" do golo e da expulsão, mas nao estava a conseguir. Até que uma das tais muitas faltas, após deitarem abaixo o Horácio, resultou num livre. Aos 45 minutos, mesmo ao cair da 1ª parte, aparece Calico a responder ao livre de cabeça e a pentear a bola , que bateu na trave e Goooooooooolo Académico!! Foi a festa da equipa e dos adeptos.
Logo de seguida, o intervalo. O golo veio em boa altura para acalmar e dar confiança. Aproveito o intervalo para falar dos adeptos academistas. Não ouvi uma palavra de desconfiança ou de falta de apoio. É pena não termos a claque e o cântico do "Académico, Académico", mas pelo menos não temos malta a rogar pragas e a insultar jogadores como já se assistiu noutros campos.
Em termos de número, ainda estavam cerca de 30 adeptos.

Para a 2ª parte, mais uma alteração. Saiu Zé Rui (tentou algumas vezes iniciar ataques, mas era muitas vezes desarmado) e entrou Marco Almeida.
Com esta alteração, o Marco passou a jogar no meio campo, mas do lado esquerdo. Algo a que não estará habituado e que nao estava a ser o mais eficaz. Então passado uns minutos, o treinador trocou a posição do Marco com o Calico e aí Marco Almeida ficou como "peixe na água".  Calico, o "todo o terreno".

A equipa organizou-se forma diferente e começou a ganhar mais bolas na frente, com o alto e possante Horácio e o irrequieto Hélder a darem muito trabalho aos defensores do Sousense.
O Académico dominava mais o meio campo e mostrava força e querer ganhar.
Entretanto num período de 15 minutos tivemos 3 perdidas. Sérgio após centro da esquerda encostou por cima da barra, Hélder faz de costas um chapéu ao Guarda Redes e um defesa tira praticamente em cima da linha, e ainda Tiago Gonçalves após um canto cabeceia por cima.
O mister Filipe volta a mexer, tira Horácio e poe Kifuta em campo. O possante avançado entrou bem e o perigo rondou também a baliza do Sousense, por Hélder mais uma vez , por Kifuta e também numa boa jogada de Bruno Loureiro que após fintar 3 ou 4 jogadores remata à entrada da área e a bola sai pouco por cima.
O Sousense teve também 2 ocasiões e criou algum perigo na 2ª parte, mas apenas até aos 30 minutos.  Iam aproveitando um jogo que estava mais "partido" e foram criando perigo nas alas.
A partir dos 30 minutos, quebraram um pouco e optaram por defender mais. É uma equipa que pressiona bem, dá poucos espaços.

3 minutos apenas de descontos, em que já pouco se fez. Para todas a paragens do jogo e substituições, 3 minutos pareceram pouco.
Nos ultimos minutos, Hélder continuava endiabrado a "dar cabo" dos centrais do Sousense, mas nao se conseguiu criar mais nenhuma oportunidade.
O fim do jogo chegou e com o empate ficámos agora a 5 pontos do Cinfães. No entanto, temos 8 finais pela frente, das quais 5 em casa, sendo um dele frente ao Cinfães.

Próxima jornada recebemos o Bustelo, penúltimo classificado enquanto o Cinfães visita o dificil Coimbrões.

Boa semana equipa! estamos convosco!! Académicoooo, Académicooooo!!

10 comentários:

Anónimo disse...

O Academico têm uma optima equipa mas sinto que falta na equipa um matador.
Concordo plenamente com o que disse no comentario o Rodolfo faz muita falta.
Mas contra todas as contrariedades vamos dar força ao Academico rumo ao objectivo.

JP

segunda-feira, 04 março, 2013
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
22ª Jornada, 3 de março de 2013 – Foz do Sousa (Gondomar)
Sousense-1 - Ac. Viseu-1


Árbitro sem categoria, jogo estragado logo no seu início, mau resultado, jogo pouco conseguido, tempo magnífico, campo sintético mas de boa qualidade, apesar da ser sintético e por isso bem diferente da relva. A bola salta demasiado e ganha demasiada velocidade quando bate, tornado por isso o futebol menos técnico e por isso menos vistoso.
Tarde com temperatura magnífica, em localidade próxima do rio Douro, onde o Académico tinha tudo para conseguir uma vitória tranquila, na luta pela subida de divisão. Instalações magníficas num local, de difícil acesso, onde não seria de esperar tão boas instalações. Público em bom número e total correcção por parte dos adeptos de ambas as equipas, bem como por parte dos jogadores. Para estragar o quadro, surge um árbitro de Braga, sem categoria para apitar um jogo com este nível de exigência. O termo é mesmo esse, o árbitro demonstrou falta de categoria para apitar na 2ª Divisão.
Em que me baseio para proferir tais afirmações? Passo a detalhar: o jogo começa e há um livre a favor do Académico ainda bem distante da grande área. O árbitro mostra o apito e Bruno Loureiro já depois de bastante esperar, marca o livre. O árbitro sem qualquer aviso, de imediato dá cartão amarelo. Isto com poucos minutos de jogo, 5, talvez. O jogo estava a ser super correto, não havia o mínimo de problema, bastava ao árbitro chamar o jogador e dizer-lhe que não voltaria a permitir que tal acontecesse. O jogo continuou, o árbitro sempre de apito na boca, parando o jogo demasiadas vezes. A meio da 1ª parte, Ibraima é expulso. Razões, ninguém descortinou no Estádio, mas tudo indica que terá levado um 1º amarelo e terá dito quaisquer palavras e de imediato, 2ª amarelo e vermelho. Ora, aí o jogo ficou em definitivo estragado, e árbitro que é árbitro deve saber que há um espetáculo a defender e não se expulsa um jogador, assim, sem mais, sem primeiro fazer a pedagogia que se impõe, num jogo, repito, em que tudo estava a decorrer com extrema correção por parte de ambas as equipas, sem quaisquer problemas e sem quaisquer indícios de que viessem a acontecer.
O árbitro que deve estar para ajudar ao espetáculo, intervindo o mínimo possível, acabou por ser o protagonista principal, estragando aquilo que poderia ser um bom jogo e prejudicando de forma séria o Académico.
Com o jogo estragado, logo a meio da 1ª parte, competia ao Académico, ainda assim reagir ao resultado adverso que já se verificava, pois uma vez mais o Académico sofre golo na 1ª bola que vai à sua baliza, foi assim contra o Pampilhosa, o Benfica CB e hoje, novamente, hoje, com o Sousense.
A perder por 1-0 e com menos um, ainda assim o Académico foi em busca de melhor sorte e acabou por conseguir o empate, mesmo em cima do intervalo, por Calico, num golo vistoso. O jogo, contudo, estava estragado, e assistia-se a mau futebol. Durante os 1ºs 5 a 10 minutos, enquanto o Académico estava com 11, jogou bem e criou 2 ou 3 lances de perigo.
Na 2ª parte, Filipe Moreira já depois de ter queimado uma substituição, devido à expulsão de Ibraima, tendo entrado Sérgio Duarte e saído Luisinho, acaba por mudar novamente, colocando Marco Almeida para o Lugar de Zé Rui e Kifuta no lugar de Horário.
Claro que com menos um, tudo se tornou muito difícil, e o Sousense aproveitamento a superioridade numérica e o facto de o Académico estar em busca da vitória, acabou por ter 2 ou 3 lances de muito perigo, oportunidades de golo claras, junto à nossa Baliza.
Contudo, mesmo com 10, poderíamos, se a sorte tem estado connosco chegar à vitória em 2 ou 3 ocasiões na 2ª parte, uma das quais quando Hélder remata em chapéu para a baliza deserta, e em cima da linha de golo, um defesa tira a bola. Já se gritava o golo nas hostes Academistas, mas a sorte não esteve connosco, nesse lance.

(Continua)

Carlos Silva

segunda-feira, 04 março, 2013
Anónimo disse...

(continuação)

Na 2ª parte, Filipe Moreira já depois de ter queimado uma substituição, devido à expulsão de Ibraima, tendo entrado Sérgio Duarte e saído Luisinho, acaba por mudar novamente, colocando Marco Almeida para o Lugar de Zé Rui e Kifuta no lugar de Horário.
Claro que com menos um, tudo se tornou muito difícil, e o Sousense aproveitamento a superioridade numérica e o facto de o Académico estar em busca da vitória, acabou por ter 2 ou 3 lances de muito perigo, oportunidades de golo claras, junto à nossa Baliza.
Contudo, mesmo com 10, poderíamos, se a sorte tem estado connosco chegar à vitória em 2 ou 3 ocasiões na 2ª parte, uma das quais quando Hélder remata em chapéu para a baliza deserta, e em cima da linha de golo, um defesa tira a bola. Já se gritava o golo nas hostes Academistas, mas a sorte não esteve connosco, nesse lance.

Dadas a peripécias do jogo, e depois do árbitro que continuou a apitar mal o jogo todo, com muitos apitos e poucos acertos, o resultado acaba por ter de se aceitar, mas há que tirar muitas ilações deste jogo, a saber:

Não mais pode um jogador nosso ser expulso por palavras, mesmo que não seja motivo para tal, pois estamos na fase decisiva e não podemos comprometer o nosso objectivo. O árbitro apitou, o jogador aceita, sem pestanejar, tem de ser assim.
Temos de ser mais efectivos na hora decisiva de rematar à baliza e temos de empurrar a bola, nem que seja com a barriga, pois hoje houve um desse lances em que bastava encostar para fazer golo, mas assim não aconteceu.
Temos de pressionar mais, logo no início do jogo, pois isso vai desagastar o nosso adversário e no final isso notar-se-á e jogará a nosso favor. Hoje, com 10 era muito difícil, reconheço.
Sem querer questionar as opções do nosso treinador, pois não tenho competência para tal, deixo contudo, a minha sugestão para o onze do próximo Domingo, em casa.

Nuno
Marco Almeida, Tiago e Thiago Pereira e Rodolfo (Calico ou Campinho)
Zé Rui, Hélder, Luisinho, Sérgio Duarte, Jonnhy
Kifuta


Tudo resumido: Numa altura decisiva, estamos na luta pelo primeiro lugar, e temos de nos concentrar, apenas e só no próximo jogo, nada mais.

Está tudo em aberto!


O sonho continua!


Nós SOMOS o Académico!

Carlos Silva


Sê Sócio e traz um amigo!

segunda-feira, 04 março, 2013
Anónimo disse...

Como alguém disse e bem, estamos a lutar pela subida de divisão, numa posição que há muito, muito tempo não acontecia. Da última vez que lutámos para subir, o nosso atraso por esta altura, já rondava o dobro dos pontos e ainda assim acreditávamos na possibilidade de subida. Nesta altura, e a falarem 8 jogos, Academista que é Academista só pode acreditar e apoiar esta equipa, estes jogadores, este Treinador e esta Direção que tudo têm feito para nos colocar novamente no lugar que todos almejamos, as divisões cimeiras do nosso futebol.

Ainda, ontem, perante tanta adversidade, os jogadores foram para lá dos limites e lutaram até à exaustão pela vitória.

Filipe Moreira, o nosso Treinador perde por jogo 2 a 3 Kg, mas se calhar terá de ter um pouco mais de calma, e deixar mais tempo entre as suas intervenções no posicionamento dos jogadores, pois por muito que isso custe, por vezes é melhor deixar os jogadores entregues a si mesmos, durante algum tempo, para depois, sim, a eventual correção ser melhor entendida!


Nós Somos o Académico e nós Vamos continuar a APOIAR MAIS e MAIS a nossa Equipa!


CArlos Silva

segunda-feira, 04 março, 2013
José Carlos Ferreira disse...

Alguém da direcção ou da equipa técnica deveria fazer um ponto de situação sobre as lesões.

Carlos Silva, não incluía o Bruno Loureiro na sua equipa?

segunda-feira, 04 março, 2013
Anónimo disse...

amigo carlos silva,

tenho muito gosto em ler as suas crónicas todas as semanas, mas hoje tenho de lhe fazer um reparo:
- diz "estamos a lutar pela subida de divisão, numa posição que há muito, muito tempo não acontecia" na época passada por esta altura estavamos a lutar pela subida e conseguimos, muita à custa de um treinador que foi muito criticado (para mim injustiçado no final da época) e com uma equipa muito mais fraca que a actual e composta por muitos "filhos da terra", gente que sentia e ainda sente o clube!

desculpe o reparo!!

quero aproveitar para desejar as rápida melhoras ao nosso gr. nuno oliveira, força rapaz!!

zé rui

segunda-feira, 04 março, 2013
Anónimo disse...

caro José Carlos, pois certamente que sim, Bruno Loureiro, sem dúvida. Um lapso, obviamente, onde escrevi Sérgio Duarte, obviamente queria escrever Bruno Loureiro.

Escrever, sem ler, por vezes dá nisto.

As minhas desculpas ao Bruno, pois foi mesmo lapso, nada mais. As minhas desculpas igualmente ao Sérgio Duarte, mas obviamente que sendo uma opção válida para o lugar, nesta altura, Bruno Loureiro está muito mais rotinado e em grande forma.

Calico e Campinho, poderão também fazer parte da equipa inicial, obviamente, mas num jogo, e repito, falo apenas no próximo jogo, em que há necessidade de a equipa poder ser um pouco mais ofensiva, talvez não se justifique a habitual forma de jogar, apenas isso!

Sem querer questionar as opções do nosso treinador, pois não tenho competência para tal, deixo contudo, a minha sugestão para o onze do próximo Domingo, em casa.

Nuno
Marco Almeida, Tiago e Thiago Pereira e Rodolfo (Calico ou Campinho)
Zé Rui, Hélder, Luisinho, Bruno Loureiro, Jonnhy
Kifuta


Carlos Silva

segunda-feira, 04 março, 2013
--FD disse...

Caro Zé Rui,

sem querer responder pelo Sr. Carlos Silva arrisco-me a dizer que o que ele pretendeu dizer ao referir aquilo (exactamente o mesmo que eu quis dizer quando escrevi algo semelhante num outro post) é que já há muitos, muitos anos (talvez 94/95?) não estávamos a apenas cinco pontos do primeiro lugar da II Divisão.

E sim, dou-lhe razão, na época passada por esta altura estávamos também a lutar pela subida de divisão mas num campeonato diferente. A eventual subida dá acesso a futebol profissional e seria um regresso ao campeonato que disputámos pela última vez em 97/98.

terça-feira, 05 março, 2013
José Carlos Ferreira disse...

Perguntei na página oficial do clube sobre as lesões e responderam-me assim:

Neste momento José Carlos Ferreira, estão todos aptos (apenas o rodolfo está em recuperação e poderá ser opção daqui a dois jogos).

Achei importante este esclarecimento pois até já tinha ouvido que o Rodolfo não jogava mais esta época. Dá também para ver que o Ricardo não joga por opção técnica.

terça-feira, 05 março, 2013
Anónimo disse...

Zé Rui, como disse e bem o nosso colega FD, efetivamente estava a falar do regresso à Divisão de Honra, que é bem diferente, pois representa um salto muito maior do que o subida da 3ª para a 2ª divisão, que embora importante, era a nossa obrigação mínima.

Vamos com Calma e Domingo todos ao Fontelo, apoiar o nosso Académico!

Não interessa quem esteve, ou quem está, interessa-nos, a nós, sócios e adeptos que o trabalho seja bem efeito, haja empenho total e união de grupo, em torno de um só objetivo, Académico na Divisão de Honra.

Sempre Académico

Carlos Silva


terça-feira, 05 março, 2013