domingo, março 17, 2013

GD Tourizense 2-1 Ac. Viseu FC


Estádio Visconde do Pinhal, 17 de março de 2013
24ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Augusto Costa (Aveiro)

Tourizense: Gustavo; Cristiano (c), Soro, Rafael e Daniel Gonçalves; Fred, Jony e Pana; Filipe (Joel Martinho, 86), Carlos Daniel (Pedro Fontes, 88) e Emerry (Fábio, 77) Treinador: André David.

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Calico (c) (Marco Almeida, 58), Thiago Pereira, Tiago Gonçalves e Campinho; Sérgio Duarte (Luisinho, 66), Bruno Loureiro, Hélder Rodrigues e Zé Rui; Kifuta (Patrick, 62) e Horácio. Treinador: Filipe Moreira.

Golos: Horácio 12 (0-1), Carlos Daniel 49 (1-1), Emerry 52 (2-1)


A vencer ao intervalo, golo de Horácio, o Académico de Viseu não foi capaz de trazer os 3 pontos de Touriz. Nos primeiros minutos da segunda parte o Tourizense virou o resultado e o Académico não conseguiu reagir de modo a, pelo menos, empatar. 
A uma semana de receber o Cinfães - o líder - o Académico volta a não depender de si próprio para subir de Divisão. O máximo que pode aspirar é ficar a um ponto dos cinfanenses que hoje, algo surpreendentemente, empataram com o Tocha (1-1), depois de terem estado a perder.
Como adeptos resta-nos... acreditar. Força equipa!


Notas aos jogdores:

3 – Horácio

2- Nuno Ricardo, Calico, Thiago Pereira, Tiago Gonçalves, Campinho, Sérgio Duarte, Bruno Loureiro, Hélder Rodrigues, Zé Rui e Kifuta.

1,5 – Marco Almeida, Luisinho e Patrick

12 comentários:

Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
24ª Jornada, 17 de março de 2013 – Touriz (Midões – Tábua)
Tourizense-2 - Ac. Viseu-1


Triste tarde de futebol, hoje, em Touriz, onde tudo começou mal, muito mal logo de início. Passo a descrever: Acabara de chegar ao campo, e logo na entrada uma grande confusão, com os ânimos muito exaltados e com a indicação de que os adeptos do Académico deveriam ficar atrás da baliza, tipo jaula de segurança. Se essa opção era discutível, inadmissível foi o facto do Presidente do Académico ter sido colocado nesse mesmo local, e quando solicitou junto da GNR para ir para a bancada Central, ter sido impedido de o fazer, lamentável!
Tarde de sol, relvado em boas condições, adeptos do Académico, em maioria, mas infelizmente mal distribuídos pelo campo e desta forma não fizeram sentir à equipa o apoio de que ela carecia, em especial na 2ª parte. A rever nas próximas saídas, pois temos de nos deslocar sempre para o meio campo de ataque da nossa equipa de forma a fazer sentir aos jogadores o nosso apoio.
Filipe Moreira coloca em campo o seguinte onze
Nuno, na Baliza
Calico, do lado direito, Tiago e Thiago Pereira, no eixo da defesa e Campinho na esquerda.
No meio-campo, Sérgio Duarte, Bruno Loureiro
Zé Rui Hélder Rodrigues nas alas.
Na frente 2 pontas de lança: Horácio e Kifuta.

A novidade era o aparecer com 2 avançados centro.

Começou bem o Académico tomando totalmente conta do jogo, e deste vez, a ter a felicidade de marcar na 1ª oportunidade, uma defesa incompleta do Guarda-Redes Gustavo e Horácio (presumo) a fazer o primeiro golo.
Golo madrugador que poderia levar-nos a uma vitória tranquila, mas se na 1ª parte, o Tourizense não criou nenhum lance de verdadeiro perigo, a verdade é que o Académico também só criou mais uma oportunidade de golo. Ainda assim o jogo estava controlado e a vitória parecia ao nosso alcance.
Na 2ª parte, o jogo começa particamente com o golo do empate, má cobertura na zona de meio campo e lançamento rápido para o ala do Tourizense, que vai sozinho pela esquerda e à entrada da pequena área, já quase sem ângulo remata e faz golo. Ainda mal refeito do golo sofrido, passado poucos minutos, num lance infeliz de Nuno, a bola vai pingada para a baliza e Nuno na tentativa de agarrar a bola, lá nas altura, deixa-a escapar e o Tourizense faz- o 2-1.
Faltava ainda muito tempo, 35 minutos, ou mais, e tudo levava a crer que o Académico iria dar a volta ao resultado, pois este era, tal como tinha escrito anteriormente, o jogo mais importante, mas hoje, na 2ª parte, não era dia, e o Académico apesar das alterações introduzidas, com o clima que estava instalado, dentro e fora do campo, com permanentes perdas de tempo por parte do Tourizense e permanentes insultos ao banco do Académico associados a tentativas de agressão, o Académico não mais conseguiu regressar ao jogo e faz uma 2ª parte confrangedora, sem ideias, sem criação de lances de perigo, sem o assumir o controlo do jogo, isto perante um Tourizense que se fechou completamente e cortou todos os espaços ao ataque Academista. Contudo, e repito, apesar da má exibição do Aca´demico na 2ª parte, o árbitro uma vez mais não esteve à altura do jogo, e já perto do fim, há um penalti que fica por assinalar sobre o jogador do Académico. Um deles parece-me claro e há outro lance que me deixa muitas dúvidas.
Sem me querer desculpar com as arbitragens, pois nunca o fiz e também não é hoje que o farei, fico no entanto com a ideia, que este árbitro de Aveiro não vinha preparado para o ambiente hostil que encontrou neste campo e poderá num ou outro lance ter tido dificuldade em decidir com a lucidez que se impunha.


(continua)

Carlos Silva

domingo, 17 março, 2013
Anónimo disse...

(COntinuação)

Repito, no entanto, para que não restem dúvidas, o Académico jogo muito mal na 2ª parte, e não produziu o suficiente para ganhar o jogo, mas que o penalti existiu e não foi marcado é também verdade e tudo poderia ter mudado, mesmo com uma má exibição, na 2ª parte poderia ter acontecido um outro resultado.
Quando ao jogo, dentro das quatro linhas pouco mais há a dizer, a não ser referir uma vez mais as permanente perdas de tempo por parte da equipa do Tourizense, com as Bolas a não aparecerem, e a serem retidas na bancada, etc., etc.
Falando agora de todo o ambiente que rodeou este jogo, tenho a dizer o seguinte:
É Inadmissível que uma pessoa pague o seu bilhete e não possa estar em paz a apoiar a sua equipa e a assistir calma e tranquilamente a um jogo de futebol, seja onde for. Posto isto, devo dizer, também, que não percebo a atitude dos dirigentes dos Tourizense, ou supostos dirigentes, ao não convidarem os directores do Académico para se sentar na bancada central do estádio. Era o que exigiam as regras de cortesia e da boa educação que sempre devem estar presentes em todo o lado.
Não desculpando de forma alguma, a conduta inqualificável de alguns adeptos do Tourizense, com permanentes insultos e tentativas de agressão ao nosso treinador, bem como insultos a alguns dos nosso adeptos, devo contudo referir o o seguinte:
Temos de ter uma atitude exemplar, com todos os que nos visitam no Estádio do Fontelo, na forma como os recebemos, nos locais em que se possam sentar, no Estádio, etc., etc. Apelo à Direção, e em particular, ao seu presidente, Sr. Albino, para que dê ordens muito claras, que independentemente do que aconteceu, seja onde for, os adeptos do Clube adversário tem de ser bem recebidos, muito bem recebidos, e esse mesmo apelo deve ser feito aos microfones do estádio, agradecendo a presença das pessoas e de desejando-lhes uma boa viagem de regresso. Isso só nos enaltece e só faz com que potenciais conflitos sejam debelado logo à nascença. Deve igualmente ser dito aos microfones do estádio para os adeptos do Académico apoiarem a sua equipa e respeitarem os adeptos do clube adversário.
O que me leva a produzir este apelo é que já não é a 1ª, nem a 2ª vez, que ouço, em vários campos, várias pessoas a queixarem-se da receção que tiveram no Estádio do Fontelo, às vezes por coisas sem importância, do género: não nos deixaram ir para a bancada coberta, tivemos de estar à chuva. São coisas sem importância que no entanto levam que o clima depois fora de casa fique insuportável e leve a atitudes inacreditáveis por parte de alguns adeptos.
A maioria dos sócios e adeptos do Académico é gente que ador ao seu clube e vai para qualquer campo apenas e só com o intuito de APOIAR o Académico. Foi assim no passado, quando milhares se deslocavam em apoio à equioa, é assim no presente e sê-lo-á, certamente no futuro. Contudo, e há sempre um mas, há uma minoria muito pequena, repito uma minoria, que embora gostando do clube como poucos, tem alguma dificuldade em manter a serenidade, quando entra dentro de uma campo de futebol, e reage facilmente a provocações, e por vezes provocam de alguma forma os adeptos adversários o que é mau, muito mau e leva a que se crie uma imagem do Académico e dos seus adeptos, que repito, em anda corresponde àquilo que é o sentir, o pensar e a forma de star da esmagadora maioria dos Academistas.
É verdade, e há que dizê-lo de forma clara, que ainda na saída anterior, em Sousense, os adeptos do Académico foram recebidos de forma excelente, tiveram um comportamento exemplar, perante um arbitragem que foi aquilo que todos sabemos.
Essa tem sido a norma, os adeptos do Académico bem recebidos e clima de total cordialidade com os adeptos locais.
Hoje, tudo foi “incendiado” desde o início, e houve adeptos do Tourizense que tudo fizeram para serem detidos e só não o foram porque a GNR tentou resolver as coisas de uma forma mais suave, mas viu-se e desejou-se.


(Continua)

Carlos Silva

domingo, 17 março, 2013
Anónimo disse...

(Continuação)

Atitude lamentável de alguns dos adeptos do Tourizense, repito, numa terra pequena, mas que não merecia ser enxovalhada, por alguns dos seus “residentes” da forma que hoje, aconteceu.
Um palavra de apreço para o nosso treinador Filipe Moreira, que resistiu aos insultos de que foi vitima com a serenidade que foi possível. Há que ser profissional, sempre, e aceitar que estamos na 2ª divisão, onde há campos que não têm as mínimas condições de segurança, mas há que aceitar as coisas como são e nunca, mas nunca perder a cabeça e dizer aos jogadores que é neste momentos que se vêm os Campeões!
Temos de saber sofrer, temos de lutar contra tudo e contra todos, contando sempre com o nosso Apoio, os dos Adeptos, que irão dizer sempre presente e no próximo jogo, fora de casa, mais bem distribuídos nas bancadas de forma a proporrcionar mais apoio aos nossos jogadores e à a nossa equipa técnica.
Nota ainda muito negativa para a expulsão de Kifuta, já no fim do jogo,. Depois do que aconteceu com a expulsão de Ibraima, julgava eu e julgava Filipe Moreira, que mais problemas deste tipo não mais iriam acontecer, mas infelizmente aconteceu de novo, embora já no fim do jogo.

Para prevenir futuras situação Filipe Moreira tem de dizer a todos os seus jogadores que faltam 6 jogos, e que têm de ser mentalmente muito fortes e estarem preparados para aguentarem todo o tipo de provocações sem qualquer tipo de reacção.

Para o Tourizense e para muitas outras equipas ganhar ao Académico é como se fosse ganhar ao Benfica, ou ao Porto, ou ao Sporting e fazem o jogo da vida deles contra nós. Temos de aceitar isso, estar preparados para isso e tirar partido dessa situação.

Hoje, o que se viu em Touriz, foi algo parecido ao pior que se tem visto em vários campos dos país, em jogos como Braga B-Vit. Guimrães B, Braga-Benfica, taça da liga, etc., etc.

Há que banir a violência dos campos de futebol e ser totalmente intolerante para quem a leva para dentro dos estádios!

Faltam 6 jogos, vamos pensar um jogo de cada vez, apenas e só isso!


Nós Somos diferentes, Nós Somos o Académico!

Carlos Silva




Sê Sócio e traz um amigo!

domingo, 17 março, 2013
Anónimo disse...

O que se passou no fim do jogo foi muito mau assim como o que se passou dentro do campo, Académico assim não vamos lá e quer me parecer que alguns jogadores são bluff mas um bluff dos grandes assim como este treinador que com todo o respeito como pessoas mas como treinador a mim não me engana é um treinador que vive para os adeptos e vai disfarçando as más escolhas dentro do campo (GRANDE BLUFF TAMBEM). Áinda gostaria de saber se o Campinho tem de jogar sempre, deve ter uma clusula no contratato para jogar sempre, sinceramente defende mal e ataca pior, por amor de deus, com o Ricardo de fora e o Marco e joga-me com 4 centrais, mas os sócios gostam destes treinadores que "puxam o saco" e falam com massa o pior é dentro do campo. Espero que não me levem a mal mas tenho a certeza que é mais do mesmo. Abraços

domingo, 17 março, 2013
Anónimo disse...

Bom comentário senhor Carlos Silva.
Força académico para as 6 finais que se seguem que temos de ganhar,eu acredito que se ganharmos os 6 jogos estaremos em primeiro no fim da época.
Eu acredito na equipa, e espero que também acreditem porque ainda é possível

domingo, 17 março, 2013
Anónimo disse...

Ambiente hostil em Touriz, nunca mais lá irei pois gente daquela não merece o dinheiro que lá deixamos. Em relação ao jogo mais um jogo que não ganhamos derivado ao fraco guarda redes que temos, já não é a 1ª vez que sofre um golo como o 2ª, bastava dar uma palmada na bola e enviá-la para canto mas não senhora que agarrar a bola e esta escapa-lhe das mãos, isto para não falar do 1º pois de angulo dificil deixa passar a bola pelo meio das pernas. Se eu fosse o treinador no próximo jogo ficava no banco pois não se admite um jogador com a sua experiência levar um golo como o 2ª, mau de mais para ser verdade.

domingo, 17 março, 2013
Anónimo disse...

Mas afinal o futebol é um espectáculo desportivo, cuja essência se pretende fazer perpetuar pelas diferentes gerações, tentando desvia-las de maus vícios, ou é uma arena medieval onde vale tudo e impera a lei da selva?
Aquilo, que mais uma vez, assisti hoje, na localidade de Touriz, foi desonesto, degradante, deprimente e ameaçador. Um hino aquilo que no desporto não pode nunca acontecer. Intimidação,ameaças,pedradas,agressões. Vi seres humanos sem regras, que se preciso fosse matariam o seu semelhante, para no fim darem um grito doentio de vitória. Muito mal está a nossa sociedade, vi pessoas sem educação nem regras que se comportaram como uns verdadeiros animais da selva. Nesta localidade, deveria ser proibida a prática do desporto. Fiquei horrorizado. Afinal a quem é que está por trás disto? Não esteve ninguém da Federação Portuguesa de Futebol para fazer um relatório daquilo que ali aconteceu? Só mais uma palavra para os senhores que foram os juízes da partida, a palavra habilidade deveria desaparecer do vosso dicionário. É tão fácil perceber o vosso jogo.

domingo, 17 março, 2013
Anónimo disse...

No fim deste mes vão lá os juniores e o melhor é pedir uma escolta policial. à atenção da direção...

segunda-feira, 18 março, 2013
Anónimo disse...

O SR Carlos Silva tinha de dar uma "bicada" nos adeptos do Académico. Lamento informa-lo, mas na realidade os adeptos adversarios estão sempre comodamente instalados no camarote da ponta e até se exprimem muito naturalmente como se estivessem na sua propria casa. Não fale do que não sabe, pois dificilmente encontra gente tão civilizada por esses campos (e alguns batatais como o do Tourizense).

segunda-feira, 18 março, 2013
Anónimo disse...

E se à jornada 8, nos dissessem, a nós Sòcios e Adeptos que a 6 jornadas do fim do campeonato estaríamos 4 pontos do 1º lugar, com possibilidades de reduzir para 1 só ponto, na jornada seguinte, o que diriam?
Pois, se calhar todos diríamos, "excelente, se assim acontecer vamos apoiar Forte a Equipa nesses 6 jogos e Acreditar, apoiando sempre que é possível subir de Divisão!

Esquecendo o que de permeio aconteceu, a reaalidade, hoje, é exaamente essa, estamos em posição boa de atacar a subida de divisão. Poderíamos estar em melhor posição, é bem verdade, falhámos em toda a linha em alguns jogos, é igualmente verdade, mas a VERDADE que interessa agora e que todos deve UNIR é:

Faltam 6 jogos, se os vencermos todos, temos fortes, muito fortes posibilidades de ganhar o campeonato!

É isso possível, dirão muitos?

O ano passado, a 3 jornadas do fim, precisávamos de 3 vitórias depois d euma série de jogos em que coisas tb correram menos bem e o que aconteceu, exatamente 3 vitórias nos 3 últimos jogos!

O desafio este ano é maior, e precisamos de redobrar o esforço, comparativamente com o ano anterior, mas este ano, as nossas armas também são mais.

Cabe a todos fazer bem o seu PAPEL e nesta hora em que tudo se decide ser Corajoso, Humilde e Determinado!

Vamos todos fazer bem, e contar com todos, todos mesmo, nesta hora de aperto, mas de ESPERANÇA!

Eu estou com estes Jogadores, com esta equipa Técnica e com esta Direção e apelo a todos para que falem, conversem, de forma rápida e decidida e que em conjunto encontrem a melhor forma de enfrentar o DESAFIO!

A falar, primeiro e a trabalhar depois é que as coisas se resolvem!

Não há outra forma de o fazer!

Sempre Académico!

Carlos Silva

segunda-feira, 18 março, 2013
--FD disse...

É isso mesmo! Subscrevo inteiramente o que o Sr Carlos Silva disse!

Nós no ano passado jogávamos na III Divisão, estávamos por esta altura sem a subida garantida, começamos esta época com um registo péssimo nos jogos fora de casa e conseguimos recuperar terreno, estamos a seis jornadas do fim com possibilidades matemáticas de subir de divisão (apesar de agora não dependermos apenas de nós) e de no domingo às 17h estarmos a apenas um ponto do primeiro lugar, algo que não acontecia há muitos, muitos, muitos anos, temos quatro dos seis jogos que faltam no Fontelo e estamos à espera de quê para APOIAR A NOSSA EQUIPA?

Mesmo que não fizéssemos mais nenhum ponto até ao final da prova, esta teria sido já uma prestação positiva! Reparem no Espinho, está a três pontos de nós e a sete do Cinfães e ainda acredita!

Infelizmente não podemos mudar o que aconteceu no último domingo mas temos de olhar em frente para tentar melhorar nesta recta final. Como Academistas que somos, temos de apoiar a Equipa nos bons e nos maus momentos e nesta altura o Académico de Viseu precisa especialmente de nós. Em vez de estarmos a "bater no ceguinho" temos é de transmitir a nossa força à Equipa! Só chegaremos a outro patamar se nos juntarmos.

FORÇA EQUIPA!
FORÇA DIRECÇÃO!
FORÇA ACADÉMICO DE VISEU!

VAMOS EM FRENTE!
EU ACREDITO!

segunda-feira, 18 março, 2013
Anónimo disse...

Amigo, a 8ª jornada eramos amadores e com metade do orçamento do que temos agora, com o dinheiro que estamos a gastar deveríamos estar lado a lado e não com 4 pontos de atraso, só espero que não estejam a hipotecar mais uma vez o futuro do clube!!

terça-feira, 19 março, 2013