domingo, janeiro 10, 2010

Eléctrico FC 1 - 3 Ac. Viseu FC

Eléctrico: Nuno Passarinho, Telmo, Hugo Lopes, Da Silva, Marinho, Edgar, Carlos Santos (João Neves 25, João Paulo int), Marçal, Salvador, Rui Gomes e Wilson. Treinador: Amândio Barreiras.

Académico de Viseu: Augusto, Marco Almeida, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique (Filipe, 89), Calico, Álvaro, Tomé (Rúben, 73), Fernando Ferreira (Hugo Seco 85), Rui Santos (c) e Guima. Treinador: António Jesus.

Suplentes não utilizados: Paulo Freitas, Cabido e Zé Bastos.

Golos: Guima 26 (0-1), Rui Santos 28 (0-2), Tomé 34 (0-3), João Paulo 80 (1-3)


Em equipa que ganha não se mexe. Não sei se foi este o pensamento de António Borges mas o certo é que o Académico de Viseu surgiu esta tarde em Ponte de Sor com os mesmos onze que goleou o Tondela no terreno deste.
O Académico de Viseu iniciou muito bem a partida e logo aos dois minutos esteve bem perto do golo, Rui Santos trabalhou bem na esquerda e coloca a bola em Guima que não consegue, na cara do guarda-redes, dominar a preceito e Passarinho – o “redes” alentejano – agarrou com segurança.
O jogo passou a ser disputado sobre o meio campo e só aos 14 minutos houve nova sensação de perigo, Fernando Ferreira e Guima combinam bem entre si e Álvaro à entrada da área remata por cima. O Académico estava por cima na partida, notava-se que apesar de empatados em números de pontos os academistas eram melhores. Aos 22 minutos Fernando Ferreira quase marca, após livre apontado por Marcelo Henrique, mas o seu desvio não sai com a direcção mais conveniente.
Adivinhava-se o golo academista e ele surgiu mesmo por intermédio de Guima que aproveitou um deslize alentejano para sentar Passarinho e atirar para a baliza deserta. O golo veio mostrar que não era o único academista no estádio, fiz a viagem Lisboa/Ponte de Sor, mas houve ainda alguém mais “corajoso” – tendo em conta o imenso frio e os muitos km de viagem – que veio de Viseu até ao Alentejo. Muito bem academistas!
As coisas estavam a ficar boas e no minuto seguinte melhoraram muito mais. Numa excelente jogada entre Rui Santos e Fernando Ferreira o ex leão colocou a bola bem redondinha na área e o capitão num “penalty em movimento” não perdoou. Havia MAGIA em Ponte de Sor! 0-2 para o Académico de Viseu!
Os da casa ficaram ainda mais intranquilos e pressentia-se que a qualquer momento o Académico chegasse ao terceiro golo da partida. E ele surgiu aos 34 minutos Álvaro de calcanhar solicitou na direita Fernando Ferreira que cruzou para Tomé empurrar para a baliza defendia por Passarinho. Era o 0-3.
Como é obvio a minha análise ao jogo é tendenciosa, pois sou academista, mas a verdade é que não me recordo de um único lance de perigo em toda a primeira parte por parte dos da casa e foi mesmo o Académico que esteve perto do 4º golo aos 43 minutos altura em que Tiago Gonçalves desviou para o poste um livre de Marcelo Henrique. Ao intervalo o 0-3 era justo.
Na segunda parte as transições dos academistas não saíram tão bem como na primeira parte e só aos 66 minutos o Académico rematou à baliza alentejana, Álvaro do meio da rua rematou para boa defesa do guardião caseiro que tirou a bola para a linha final. Na sequência do pontapé de canto Tiago Jonas caiu na área do Eléctrico de uma maneira muito suspeita.
Ao minuto 78 a equipa da casa chegou ao golo, João Paulo aproveitou uma bola perdida na área academista a atirou a contar para a baliza defendida poe Augusto. Aos 83 minutos Marcelo Henrique deixou muito espaço nas suas costas, a defesa academista ficou descompensada e um cruzamento bem medido para a área viseense terminou com a defesa da tarde por parte de Augusto. Estes derradeiros lances deram uma sensação de equilíbrio que nunca existiu.
Vitória clara e inequívoca do Académico de Viseu que recebe na próxima o líder da Divisão que está neste momento a 9 pontos de distância. Mas atenção que a linha de água mantém-se muito próxima…

P.S. Éverson esteve hoje na bancada a assistir ao jogo. Quero deixar aqui os meus parabéns à autarquia de Ponte de Sor pelo bonito estádio que tem. No Estádio há uma loja com produtos do clube – comprei-lhes um cachecol – e onde se pode regularizar as quotas. Um exemplo a seguir

José Ferreira (ogirdoR) Sócio 525 do AVFC

16 comentários:

Unknown disse...

Excelente Vitória, excelente resultado! Quanto à exibição, não posso falar, pois não assisti ao jogo.
Ganhando Domingo, o Académico fecha a 1ª volta com 20 pontos e a 6 ou 7 pontos do 1º lugar, pelo que volta a entrar na luta pela Subida de Divisão e a normalidade volta a ser restabelecida, pois o anormal era o Académico não estar a lutar pela Subida, nesta Divisão, sendo o único clube que já esteve na 1ª Divisão.

Everson é reforço, e António Borges, tal como já tinha dito, no jogo em Tondela, encontrou a equipa base. Há que dar tempo às pessoas, e só quem não queria ver é que não notava que o Académico desde que António Borges assumiu o Comando, tirando o 1º Jogo, em Monsanto e a última hora no jogo com o Sertanense, jogava claramente melhor Futebol e a sorte do jogo não estava do nosso lado.
O tempo veio a dar razão, a António Borges, e agora há que continuar a trabalhar, pois só o trabalho permite alcançar os resultados.

A União no GRupo, é algo que dá gosto de ver e a sintonia entre todos os elementos, Jogadores e Treinadores e restantes elementos da equipa é excelente, dá gosto ver, repito.
A forma como festejam os golos, mostra bem, a forma, como estas pessoas vivem o Académico, da forma que nós Adeptos e Associados o vivemos, com Paixão!

Força Académico!

Novamente rumo à Subida!

Carlos Silva

P.S. Pergunta, para quem viu o jogo. Havia neve no campo?

domingo, 10 janeiro, 2010
Pedro disse...

A recuperação parece estar a ser resultado de trabalho e de consistência. Vamos lá, ainda falta muito campeonato!
Força Académico

domingo, 10 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Estamos novamente no caminho certo!! Vi o jogo contra o Tondela e sai de lá com a convicção que os jogadores estavam transformados, e que remavam novamente para o mesmo lado.

Com trabalho penso que podemos voltar a entrar na corrida do titulo, relembro que no final os pontos valem metade, convêm amealhar o máximo de vitórias e no fim lutaremos pela subida.

Força Académico!!!

Sprees

domingo, 10 janeiro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Nem neve, nem chuva. Mas o frio...

domingo, 10 janeiro, 2010
Joao Monteiro disse...

Excelente análise Zé. Essa da loja do clube é uma ideia interessante, sem dúvida. Parabéns equipa! Parabéns aos corajosos que se deslocaram até Ponte de Sôr!

Todos ao Fontelo no próximo domingo, o líder Esmoriz é o adversário! Carrega Acadéééééééemico!

domingo, 10 janeiro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Sprees: Este ano, na II Divisão, não há segunda fase.

domingo, 10 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Parabéns, está visto que andavam a queimar o treinador.Quem ficar nos últimos volta para os distritais?

P. Costa

segunda-feira, 11 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Orgidor tem a certeza??

Eu pensava que havia... tanto para descer como para subir, e que depois o 1º classificado lutaria pela subida com outro clube de outra série, antes a 2ªB era assim.

Sprees

segunda-feira, 11 janeiro, 2010
Paixão disse...

Caros Academistas:

PARABÉNS ACADÉMICO! Agora sim, temos uma EQUIPA! Quando TODOS lutam e remam para o mesmo lado, conseguimoa alcançar resultados positivos! Aqui está a prova disso!
Continua ACADÉMICO! NÓS estamos contigo! Domingo lá estaremos a apoiar-te!
FORÇA ACADÉMICO!

NOTA: este ano só passa o 1º de cada zona, na luta à subida de divisão, subindo apenas os dois primeiros. Quanto à descida,descem os 4 últimos aos futuros Campeonatos Regionais. A 3ª Divisão vai acabar!

Alex Paixão

segunda-feira, 11 janeiro, 2010
Joao Monteiro disse...

Caro academista Alex Paixão, descem não só os quatro últimos de cada série, como descem mais os dois piores 12º classificados das três séries, ou seja, só o melhor 12º classificado das três séries da 2ª Divisão Nacional, se manterá neste escalão.

segunda-feira, 11 janeiro, 2010
academicomania disse...

Boa vitoria do academico!! no domingo a vitoria seria importante, este academico em casa devia ser uma equipa mais forte, as equipas adversarias deviam ter medo de ir jogar ao fontelo, era sinal que o academico em casa era muito forte...
Continuem a somar pontos para se manterem na 2b.. Força Academico!

segunda-feira, 11 janeiro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Sim Sprees tenho a certeza. Para tristeza de muitos o Académico de Viseu não vai descer de divisão. O fim da III Divisão será em 2011/2012

terça-feira, 12 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Então só há uma maneira de subir... que é ganhar os jogos TODOS!!! VAMOS ACADÈMICO!!! TUDO É POSSIVEL!!!

Sprees

terça-feira, 12 janeiro, 2010
Anónimo disse...

É melhor termos os pés assentes na Terra para depois não sofrermos com as desilusões. Vamos ser realistas, esta época só muito dificilmente o NOSSO Académico conseguirá subir :( . A diferença de pontos para o primeiro classificado é grande. Aliás, sabendo que apenas o melhor 12º classificado se mantém na divisão, o Académico não está numa situação confortável.
Creio que mais uma época neste escalão seria benéfica para o Clube criar uma estrutura a vários níveis (não só em termos administrativos como de massa associativa). Defendo que é preciso gerir a Equipa para que num período de tempo que se pretende curto, a Cidade de Viseu tenha um Clube que possa jogar com os grandes do futebol português. Não é de todo viável uma intenção de querer colocar a Equipa na primeira divisão "a todo o custo" pois isso reflectir-se-ia a curto prazo. Não nos podemos esquecer do que aconteceu ao Académico há poucos anos atrás. Felizmente agora em termos desportivos, voltámos ao escalão de onde saímos.

Resumindo, penso ser necessário haver uma ligação maior entre o Académico e a Cidade de Viseu para a cativação de adeptos. Sem adeptos nenhum Clube pode crescer. Não faço ideia se a manutenção do Website do Académico é feita pelo Clube ou se por algum adepto mas acho que seria importante uma actualização mais constante e uma melhoria no seu conteúdo. Nos tempos que correm, a internet é um meio primordial para veicular informações e quem sabe, se com a possibilidade venda de produtos do Clube ou informações sobre o jogos, plantel e outros não haveria mais interessados em seguir o Académico?

Todos juntos por um Académico mais forte!
Jorge Correia

terça-feira, 12 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Jorge Correia desculpe discordar da sua opinião, neste momento tudo é possivel, e ainda não vi nenhuma equipa mais forte do que o Académico. Quanto ao criar ligações do clube com a cidade, apenas vejo uma maneira de o conseguir, é na construção de um estádio moderno e com todas as condições para as pessoas irem ao futebol durante o Inverno, que é quando a maior parte do campeonato é disputado. Eu convidava o nosso presidente da Camarã a assistir a um jogo do campeonato numa das bancadas descobertas, gostava que sentisse aquele frio a bater nos ossinhos dele. Como querem ter gente nos estádios com aquelas condições?? queremos uma bebida temos que sair do campo, queremos nos sentar num café ao intervalo?? No café das piscinas talvez haja lugar.Ver um jogo sentado enquanto chove?? sim, coloca-se o jornal na cadeira, e abre-se o chapéu e encolhe-se os ombros...

Com um patrocinador como a Visabeira será que não se cria um protocolo para a contrução de duas bancadas modernas?? Não precisamos de mais para já. Será assim tão caro?? A cidade não merece ter um estádio novo?? Volto a repetir, até o estádio dos nossos amigos de Tondela é melhor que o nosso. Qualquer cidade tem um estádio melhor que o nosso.

Sprees

quinta-feira, 14 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Ilusões, a Visabeira ia fazer um menino em mulher alheia. O Dr. Ruas senta-se no camarote e lá não deve chover. As bancadas do 1º de Maio são mais do mesmo. E a falta de marcadores e relógios nos campos?

segunda-feira, 18 janeiro, 2010