segunda-feira, julho 27, 2009

Notícia de interesse academista

Foto: Diário de Viseu


O Académico de Viseu apresentou-se na passada sexta-feira de forma inédita. O Palácio do Gelo, que será agora o novo patrocinador do clube, foi também o palco da apresentação academista.


Com a brilhante prestação da Infantuna, a cerimónia de apresentação do Académico marcou, talvez, uma nova era para este 'novo' Académico que pretende regressar aos escalões do futebol profissional. Para tal, é necessário o apoio dos viseenses para que mais vezes se repitam boas assistências como a registada no jogo crucial diante do Anadia. De resto, os convidados presentes deixaram a mensagem de que só com rigor financeiro e estabilidade se conseguirá recolocar o Académico de Viseu entre os grandes do futebol nacional. Para tal, servirá certamente de exemplo o período 'negro' que inevitavelmente ficará na história do clube como aquele que levou à extinção do histórico Clube Académico de Futebol.


A cerimónia realizada no piso 3 do Palácio do Gelo, e conduzida por Fernando Correia, do Grupo Visabeira, contou com a presença de mais de cem pessoas que seguiram atentamente a actuação da Infantuna e a apresentação do plantel academista.


Entretanto, na fase de discursos, o vereador de desporto da CM Viseu, Guilherme Almeida, reivindicou o apoio ao clube. "A Câmara sente e sabe que o Académico é uma instituição que leva o nome de Viseu bem longe e a equipa pode contar com o apoio da autarquia, proporcionando-lhe as condições para que possa efectuar o seu trabalho e chegar ao mais alto patamar do futebol. Quem está atento ao que vem de dentro da Direcção, sabe que há gente que tem um projecto sustentado para servir o clube, a cidade e a região e não o contrário, ou seja, servir-se do Académico de Viseu em seu benefício pessoal". Face à ausência do presidente António Albino no estrangeiro, o dirigente Luís Caetano falou em nome da direcção, apelando ao apoio dos viseenses e agradecendo a ajuda das entidades. "É um dia importante para o Académico. Agradeço ao Palácio do Gelo e à Câmara Municipal e, ainda, à massa associativa, o apoio que têm dado ao clube e que sem ele não era possível estar agora a viver-se o momento alto da apresentação. Lanço o desafio aos sócios e a todos os viseenses para apoiarem ainda mais os jogadores e a equipa técnica, bem como o trabalho da Direcção, para que Viseu possa ter orgulho no seu representante."Já José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, deu os parabéns pela forma original encontrada para apresentar a equipa."Dou os parabéns à forma como foi feita a apresentação dos jogadores e esperamos que estes consigam os seus objectivos para a época. O Académico é uma referência do futebol viseense e do distrito e é necessário que volte a atingir os patamares que atingiu há muitos anos".

Vitor Ramos in Diário Regional

No final da apresentação do plantel do Académico aos sócios e adeptos, Luís Almeida deu uma conferência de imprensa, deixando algumas ideias do que quer da equipa para a época e a forma como pretende chegaraos primeiros lugares da sua Série, na 2.ª Divisão Nacional.


“Uma apresentação diferente, uma forma excelente de receber os jogadores, pelo que estamos muito satisfeitos por isso. É também um sinal de mudança, de que as pessoas estão mais atentas ao clube" , começou por dizer, satisfeito, o treinador.


Sobre a questão se o plantel que tem ao seu dispor pode corresponder ao que pretende ao patrocinador, respondeu: - "Ainda não falei com ninguém, mas a verdade é que com a sua anuência para apoiar o clube, as minhas esperanças são muito mais e fortes. A equipa técnica e a Direcção, quando se sentaram à mesa foi no sentido de contratar os jogadores capazes de fortalecer o grupo e estar à altura de corresponder a todos os que apostam no Académico. Os jogadores estão conscientes que o objectivo são os primeiros lugares".


Feita a comparação entre o passado e o que se pretende para o futuro, Luis Almeida, disse: - "É muito diferente do que acontecia antigamente. Antes o treinador queria e não tinha. Hoje as pessoas estão mais concentradas no clube, estão mais sensibilizadas e dedicadas. O treinador fala e eles ouvem. Quando assim é, as coisas podem fortalecer-se”.


Colocada a questão se o treinador teve os jogadores que pediu, o técnico lembrou que "o pedido de novos atletas também não foi exagero. O presidente e os restantes elementos da Direcção tem os pés assentes na terra. Com o treinador também se passa o mesmo e todos nós reflectimos bem sobre isso, sempre na perspectiva de termos um Académico forte, mas não um Académico louco. O clube tem quatro anos e já subiu duas vezes e, portanto, não se pode entrar na loucuras de querer tudo de uma só vez".


Jogadores aptos para o trabalho"Os jogadores chegaram com grande disposição de trabalhar. Só podem esperar isso e penso que eles estão dispostos a darem o seu melhor, para em cada domingo, com sacrifício, conquistar os três pontos que é esse o objectivo", garantiu.


No que diz respeito ao futuro, Luís Almeida, quer que o “clube volte a ter aquela mística que já existiu há alguns atrás. Portanto, há que reconquistá-la novamente, já que ela foi desaparecendo. São os jogadores que irão fazer com que tal aconteça, ganhando os jogos e conquistando pontos".


Dar o primeiro passo. "A adesão só vem com os resultados positivos. Não podemos exigir aos sócios e simpatizantes que permaneçam logo, de imediato, no apoio à equipa, ao clube, mas sim sermos nós, domingo após domingo, a fazer ver ao público que, de facto, o Académico está mais forte, ganhou mística e quer voltar a tempos antigos, o mais rápido possível. Certamente, com as vitórias, com entusiasmo, as pessoas vão juntar-se a nós. Tem de ser o grupo de trabalho a dar o primeiro passo. Penso que ele já começou a ser dado na época passada, mas há que continuar para concretizar a meta de atrair ao Fontelo os sócios que já foram muitos e dizer-lhes que devem regressar para apoiar a equipa", reiterou Luis Almeida.

Silvino Cardoso in Diário Regional

2 comentários:

Unknown disse...

Peço a todos os Academistas que leiam com muita atenção esta entrevista e tirem as suas ilações.

É muito diferente do que acontecia antigamente. Antes o treinador queria e não tinha. Hoje as pessoas estão mais concentradas no clube, estão mais sensibilizadas e dedicadas. O treinador fala e eles ouvem. Quando assim é, as coisas podem fortalecer-se”.

Mas afinal quem manda no AVFC é o treinador ou são os Dirigentes? Será que o SR Jorge Jesus escolheu o Saviola o Javi o Ramirez ? Será que o prof Jesualdo escolheu os reforços?

Depois não venha dizer que o plantel é desiquilibrado, porque afinal o Sr L. A. teve tudo o que queria inclusive bastou abrir a boca

segunda-feira, 27 julho, 2009
Daniel Ferreira disse...

Finalmente concordo consigo. Vê como é fácil? Basta não atacar NENHUM jogador do Académico e eu concordo!
E digo mais: não consigo perceber como é que alguém que é jornalista não se atreve a tocar no “assunto Sérgio”. Se bem que o presidente já tenha dito de sua justiça e ninguém o contrariou…

segunda-feira, 27 julho, 2009