segunda-feira, julho 20, 2009

"A subida é muito possível"

Nome: Álvaro Loureiro Faria Dias
Data de nascimento: 15/02/1985
Local de nascimento: São Paulo – Brasil
Posição: médio
Altura: 1.77
Peso: 80
Ídolo: Luís Figo
Clube de futebol: Sporting Clube de Portugal
Morada: Mosteiro de Silgueiros

Fizeste toda a formação no Académico? Qual o treinador da tua formação que mais te marcou?
Sim. Foram três: O Mister Pina, porque que me iniciou como jogador, o Mister Raposo porque me acompanhou durante quatro anos e fez com que eu me desenvolvesse como jogador e como homem e por fim o Mister Pipo que me lançou para uma época formidável de juniores e fez com que pudesse ter uma hipótese na equipa sénior no ano seguinte.


Depois da saída do CAF voltaste uma época depois desta vez ao AVFC. É o mesmo Académico de sempre ou é um Académico diferente?
Para mim é igual, vejo-o da mesma maneira.

Ainda te lembras do teu primeiro jogo pelo CAF? Como foi trabalhar com Rui Bento?
O meu primeiro jogo foi em Fátima onde infelizmente perdemos 1-0. O Mister Rui é um bom treinador a quem eu devo o facto de ter apostado em mim numa época difícil onde a única saída era a subida de divisão.

Em 2005/2006 actuaste no Penalva do Castelo. Como decorreu a experiência?
Não correu muito bem, joguei poucos jogos como titular e os que entrava também não me correram da melhor forma.

Esta época marcaste dois golos recorda-nos esses lances:
Inauguraste o marcador frente ao Águeda – estava no banco e entrei, pouco depois houve um livre a nosso favor e tentei a minha sorte felizmente entrou
Inauguraste o marcador na vitória no Fontelo com o Sátão – acompanhei a jogada em que o Bastos cruzou e o Everson desviou de cabeça e eu estava sozinho no segundo poste e foi só encostar


Foste por duas vezes distinguido por nós como o melhor academista em campo: na vitória no Fontelo com o Águeda e na derrota por 3-2 em Anadia. Recordas-te desses jogos? Concordas que te correram bem? Queres destacar outros jogos onde aches que estiveste bem?
Sim, recordo-me perfeitamente, com o Águeda acho que entrei bem e consegui ajudar a equipa a conquistar a vitória que foi o mais importante e com o Anadia joguei de inicio mas infelizmente não conseguimos a vitória nem pontos. Em relação a outros jogos eu tento sempre dar o meu máximo e ajudar a equipa.


Em Setembro foste considerado por nós como o jogador do mês. Que importância tem para ti este tipo de distinções?
É sempre bom vermos o nosso trabalho reconhecido seja por quem for.


Esta época saíram do Académico de Viseu o Sérgio e o Rui Lage. Qual a importância deles dentro do balneário? Com a saída deles e tendo em conta que eras um dos capitães estás preparado para ser a voz de comando da equipa?
O Sérgio e o Lage são duas pessoas e dois jogadores fabulosos. Começando pelo Sérgio ele é um verdadeiro líder que sabe dar na cabeça de um colega quando tem que dar e que puxa para cima quando tem de puxar, o Lage é aquele velhinho amigo, brincalhão e … resumindo foram e serão sempre dois velhinhos por quem terei uma admiração, um carinho , e agradecimento muito especial. Quanto ao resto de ser a voz de comando da equipa não quero pensar nisso ainda, porque não sei se serei novamente um dos capitães.


Como era o ambiente no balneário depois do jogo, em casa na segunda fase, frente ao Cinfães? Onde foram buscar forças para os dois últimos jogos?
O Ambiente era pesado, porque podíamos ter deitado tudo a perder, mas felizmente conseguimos dar a volta por cima e acho que sobre tudo a experiência dos mais velhinhos foi muito importante para conseguirmos subir.


Estavam à espera de ver o Fontelo tão bem composto no jogo com o Anadia? O que sentiste ao veres o Rui Santos fazer o 2-0?
É uma resposta que ainda hoje procuro, é um sentimento fantástico que não tem como ser descrito, do Rui pode-se esperar tudo de bom que há no futebol porque tem uma qualidade fantástica, e os golos que ele fez na parte final da época são o espelho dessa qualidade, há muitos jogadores na 1ª liga que gostavam de ter aqueles pés, Quanto a moldura humana foi bom ver a equipa ser apoiada daquela maneira.

Qual o principal problema e a principal virtude da época que agora terminou?
Problema penso que foi a irregularidade a virtude a união de grupo.

A nível individual qual foi o melhor e pior momento da época?
O pior foi quando perdemos 5-1 em casa com o Anadia senti-me envergonhado, melhor o dia 6 de Junho de 2009.

Em três épocas de AVFC conseguiste duas subidas de divisão. Qual a mais saborosa?
As duas. a primeira pelo regresso aos nacionais e a segunda por colocar o Académico na divisão em que o encontrei quando cheguei a sénior.

Depois de três anos no AVFC diz-nos, o apoio à equipa tem subido de ano para ano?
Sim, penso que um bocadinho, infelizmente não é da maneira que precisávamos mas é melhor um bocadinho do que nada.

Fala-nos um pouco do ambiente que se vivia no balneário nas 3 épocas de AVFC:
2006/2007
– Fantástico
2007/2008 – Melhor ainda
2008/2009 – Fantástico


Sendo tu “um produto” da formação academista o que achas do aproveitamento dessa mesma formação para alimentar os seniores? Que achas da formação academista?
Acho que como na maioria dos casos do futebol português a formação não é bem aproveitada.

Em 2009/2010 o Académico terá no seu plantel o Gamarra que foi teu colega no Penalva do Castelo. O que nos podes contar sobre ele?
Grande maluco … Mas um grande reforço para o Académico espero que tenha sorte e que consiga uma boa época.

Quais as ambições pessoais para esta nova época? Quando renovaste pelo Académico quais foram os objectivos apresentados?
É fazer um campeonato tranquilo nos primeiros lugares e se a oportunidade de subirmos surgir agarrá-la.

Sendo tu um símbolo de garra, entrega, deixando sempre tudo em campo pelo nosso Académico, até onde vai a tua ambição pessoal?
Os meus objectivos pessoais passam por ajudar o Académico até eles contarem comigo.


Depois de regressares ao Académico de Viseu já foste treinado por 3 treinadores diferentes. Descreve-nos cada um deles:
Idalino de Almeida – Um Homem com H grande e um bom treinador (Grande abraço Mister)
José Miguel Borges – Apesar de as coisas não me correrem muito bem com ele não posso deixar de dizer que é um treinador com um potencial enorme.
Luís de Almeida - Como disse o Calico, que dizer de um treinador que sobe de divisão?

Qual a tua opinião sobre mudanças de equipa técnica a meio da época? O que mudou no Académico com a “chicotada psicológica”?
A mudança deu frutos e não há mais nada a dizer.

Estás contente com as contratações “anunciadas”? Muitos adeptos já sonham com nova subida. Acha possível?
Eu estou contente por o mister contar comigo e a direcção também, quanto à subida é muito possível.

Extra futebol, quem é o Álvaro?
O Álvaro é uma pessoa calma, divertida, que para além do futebol trabalha durante o dia, e o resto do tempo é para estar com a Mulher e com o Filho, e se der com os amigos.

Por fim deixa uma mensagem aos adeptos do Académico de Viseu:
Quero dizer-lhes para que apoiem o Académico para que todos juntos possamos levar o Académico a 2ªliga se não for este ano daqui a dois anos. Se me permitem quero deixar um abraço especial a todos os que não continuam na nova época e desejar-lhes toda a sorte do mundo.

2 comentários:

Joao Monteiro disse...

Grande Álvaro, grande guerreiro...!!!

segunda-feira, 20 julho, 2009
João Rodrigo Quintela disse...

Grande Álvaro,

Que os livres À entrada da área continuem a ser verdadeiros penaltys!!! :)

Abraço

segunda-feira, 20 julho, 2009