domingo, janeiro 17, 2010

Ac. Viseu FC 0 - 0 SC Esmoriz

Foto: Diario Viseu


O Académico de Viseu empatou em casa 0-0 com a formação do Esmoriz. Os academistas tiveram muitas oportunidades para chegar à vitória, mas assim não foi possível. O jogo acabou com os adeptos aplaudirem o esforço da equipa viseense que, claramente, merecia os três pontos.

Académico de Viseu: Augusto, Marco Almeida, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico (Hugo Seco 74), Álvaro, Tomé (Zé Bastos 65), Fernando Ferreira (Rúben 81), Rui Santos e Guima. Treinador: António Borges.

Suplentes não utilizados: Paulo Freitas, Cabido, Filipe e Paulo Gomes

Esmoriz: Rui Sacramento, Adelino, André Oliveira, Pedro Godinho, Manuel Pinto, Alcino, Paulo Ferreira, Tiago, Márcio Sousa, Gonçalo e Fábio Ferreira. Treinador. Rochinha.

Expulsão: Tiago 60



O jogo foi praticamente dominado pelos academistas durante os 90 minutos, onde Augusto foi um espectador, atento, já que foi obrigado a uma defesa apertada já perto do final do desafio. O Académico entrou bem, à semelhança dos dois últimos jogos, com transições rápidas, através do mágico Rui Santos. O Esmoriz optava por trocas de bola constantes, mesmo na zona defensiva, onde o passe curto era o ingrediente principal. Márcio Sousa, como era de esperar, era o organizador de jogo da equipa, e dos seus pés saiam pormenores acima da média. O Académico bem cedo, poderia ter resolvido o jogo, mas os executantes de Viseu, claramente não estavam inspirados. O esforçadíssimo Guima teve o golo nos pés em várias ocasiões, mas hoje não foi feliz, tanto na primeira como na segunda metade não conseguiu desfeitear Rui Sacramento, que esteve seguro em todo o jogo. Se na primeira parte o Académico foi uma equipa atacante, na segunda foi ainda mais, mas o desperdício foi mais que muito. Rui Santos neste capítulo não foi feliz, com duas boas oportunidades para fazer o golo, mas ambos os remates saíram por cima da baliza do Esmoriz. António Borges colocou em campo Zé Bastos, e depois Hugo Seco, mas o desperdício continuava, embora as jogadas de ataque se multiplicassem, e fossem bastante vistosas. Neste capítulo, os laterais estiveram bem, subindo no terreno em várias ocasiões, saindo deles vários cruzamentos para os atacantes do Académico. A vitória não foi possível, mas mesmo assim, os adeptos gostaram e aplaudiram a equipa, que diga-se, está mais coesa, mais equipa.

Com este empate, o Académico eleva para cinco, o número de jogos consecutivos sem perder, ocupando agora a 12ª posição (melhor 12º das três séries), com 18 pontos.

Carrega Académico!

19 comentários:

Anónimo disse...

Foi um bom resultado, na minha opinião. Sendo o Esmoriz o líder da tabela foi óptimo termos conseguido pontuar. Ainda bem que a equipa foi aplaudida - sinal inequívoco de que está em crescimento e que lutou por um resultado positivo. Convém agora conseguirmos continuar a série de jogos sem derrotas para termos uma ponta final de época tranquila no sentido de não corrermos o risco de descer de divisão. Recordo que apenas o melhor 12º classificado das três séries se manterá neste escalão.

Força Académico!

domingo, 17 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Onde pára o Everson?

domingo, 17 janeiro, 2010
JOSE PINHEIRO disse...

foi muito galo....estive lá e vamos a continuar a acreditar

domingo, 17 janeiro, 2010
academicomania disse...

só nao ganhamos porque tivemos azar!! mas nao foi mau de todo a ponto ganho. O everson ainda deve estar a recuperar a sua forma fisica penso eu...
Parabens academico e continuem assim!! acredito que se vao manter nesta divisao.
cumpz academistas

domingo, 17 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Podiam estar lá o dia todo que não marcavam, os adeptos estão com a equipa, e acreditaremos até ao FIM!! FORÇA ACADÉMICO!!

Sprees

domingo, 17 janeiro, 2010
Pedro disse...

5 jogos seguidos sem ganhar é bom. O que é preocupante é os maus (pelo menos não bons) resultados no Fontelo.
Tenho pena de não ter ido lá, mas se as crónicas dizem que estivemos por cima, há que acreditar no sucesso do resto da temporada.

Força Académico!!!

domingo, 17 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Para mim foi sem duvida a melhor exibição da época, infelizmente era daqueles dias em que e podiam la estar o dia todo que a bola não entrava.
Continuem assim que os resultados aparecem...
academista

domingo, 17 janeiro, 2010
www.academicodeviseu.pt disse...

Quem não viu o jogo desta tarde no Fontelo até pode achar que empatar em casa, frente ao líder, sendo o Académico de Viseu o 10º classificado – há partida para esta jornada - não é mau. Não foi mau, foi um péssimo resultado. Nada a apontar aos atletas academistas em termos de entrega e de garra, saíram do Fontelo debaixo de um manto de aplausos mas a verdade é que hoje a sorte não protegeu os audazes.
Estavam decorridos 3 minutos de partida quando o capitão academista, Rui Santos, mostrou que o Académico queria mesmo ganhar mas o seu remate saiu por cima. Aos 5 minutos foi Calico que do meio da rua arrancou um remate violento que o guarda-redes contrário encaixou. Aos 11 minutos foi Guima a cabecear ligeiramente por cima da baliza defendida por Rui Sacramento. Aos 15 minuto mais uma boa iniciativa individual de Rui Santos que acaba num pontapé de canto para os comandados de António Borges, na sequência desse pontapé de canto Guima remate em arco mas ao lado da baliza do Esmoriz. Era o Académico que estava por cima e só aos 19 minutos o Esmoriz se abeirou da baliza de Augusto mas antes disso há a referir um cruzamento/remate de Fernando Ferreira que embate num adversário e que caprichosamente sai pela linha final, na sequência do consequente pontapé de canto um bom Cintra ataque dos forasteiros acaba anulado nas mãos sábias de Augusto. Aos 25 minutos há um livre apontado por Rui Santos a bola é rechaçada Calico remate contra a muralha defensiva, a bola sobra para Tomé que remate por cima. Aos por volta do minuto 40 e em jogadas consecutivas o Académico de Viseu voltou a bisar a baliza forasteira, primeiro por Fernando Ferreira e depois por Rui Santos. Aos 42 minutos é Guima que ganha em garra aos seus adversários remata para a baliza e Rui Sacramento diz mais uma vez presente. Chegava o intervalo com zero a zero.
Na segunda parte mais do mesmo. Logo aos 48 minutos Rui Santos constrói uma boa jogada cruza atrasado e, na passada, Tomé atirou ao lado. Era a oportunidade mais flagrante da partida. Tiago Jonas chega a introduzir a bola na baliza do Esmoriz mas a jogada é anulada por pretenso fora de jogo. Já com mais um jogador em campo, por expulsão de um contrário, aos 63 minutos Álvaro – grande jogo do 8 academista - tem uma boa incursão sobre o lado esquerdo flecte para o centro e atira para uma grande defesa de Rui Sacramento. No minuto seguinte Guima isola-se mas Rui Sacramento defende bem com os pés. Aos 73 minutos Calico remata com força a bola sobra para Guima e nova intervenção de grande nível do guarda-redes adversário com a bola a sobrar para Rui Santos e este a rematar por cima. Não queria entrar! Ao minuto 74 a grande – e única – oportunidade para os de Esmoriz mas Augusto, do alto dos seus quase 36 anos, respondeu com uma soberba defesa. Já nos descontos o Académico voltou a estar perto do golo, primeiro num cruzamento de Marcelo Henrique que Guima desviou por cima e no último suspiro da partida Zé Bastos rodou sobre si mesmo mas Rui Sacramento, para variar, segurou o nulo.
No final da partida o público que se deslocou ao Fontelo soube reconhecer o esforço da equipa.

domingo, 17 janeiro, 2010
Anónimo disse...

e o cabido nao joga porque?quando e convocado nem um minuto?o rapaz deve andar muito moralizado...

segunda-feira, 18 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Sou sócio do Académico há muitos anos. Trabalho no Académico, critico muitas vezes, mas sou sincero, na era AVFC foi o melhor jogo de futebol a que assisti no Fontelo. Bom jogo mesmo. Assim está bem. O resultado se fosse outro teria de ser a nossa vitória. O Esmoriz tem bons jogadores e isso proporcionou um bom espectáculo, dando-me a sensação que estamos no caminho certo. Vamos ver se ainda vamos a tempo. Deu gosto ver este jogo. Parabéns a todos.

segunda-feira, 18 janeiro, 2010
Anónimo disse...

mais uma vez prejudicados
um golo mal anulado e um peinalty por marcar FORÇA ACADEMICO

segunda-feira, 18 janeiro, 2010
academicomania disse...

o cabido não joga porque para mim não tem qualidade para la estar. Não e por ser contra a utilização dos mais novos,porque sou a favor na aposta de jogadores da formação. Eu se fosse a ele preferia ser emprestado a outro clube para rodar e para se evoluir como jogador,anda o académico a pagar salário a esse jogador que em 3 anos que la esta se não me engano fez para ai 3 jogos,se não e preciso que o dispensem ou ponham a rodar noutros clubes.

segunda-feira, 18 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Filho de director.

segunda-feira, 18 janeiro, 2010
Diario Viseu disse...

A recepção ao líder Esmoriz era vista como um jogo que poderia marcar, de certa forma, aquilo que o Académico ainda atingiria esta temporada. Uma vitória, catapultaria o clube para a metade superior da tabela (ficaria no 8.º lugar), mas uma derrota deixaria a equipa presa aos últimos lugares e, possivelmente, na zona de despromoção. Não aconteceu nem uma nem outra. Os viseenses empataram em casa e ocupam novamente o 'perigoso' 12.º posto. Perigoso porque, ainda que esteja fora da zona de despromoção, pode levar à descida (apenas o melhor 12.º classificado das três zonas se mantém).
António Borges fez alinhar a mesma equipa que venceu por 3-1 o Eléctrico, notando-se a continuidade da aposta em Marco Almeida na lateral direita e a permanência dos quatro homens que formam o núcleo duro e a primeira linha de defesa no meio-campo (Rui Santos, Álvaro, Tomé e Fernando). A estratégia, essa, parecia claramente privilegiar um futebol rápido, com transições bem conseguidas e objectivas que só não se tornou mais produtiva na 1.ª parte porque faltou algum acerto no último terço do terreno, tanto no passe como na finalização, onde, como se veria, não era um dia feliz para os academistas.
Os primeiros avisos ao guardião do Esmoriz foram dados por Rui Santos e Calico. No primeiro remate o esférico passou perto do poste e no segundo Rui Sacramento segurou sem dificuldades.
Num período do jogo mais equilibrado, o Esmoriz quase chegava ao golo. Jogada perfeita de contra-ataque com um cruzamento fatal de Fábio Ferreira a ser desviado com uma palmada de Augusto.
Os aveirenses atacavam preferencialmente pela direita com Márcio Sousa a ser sempre o 'comandante' da equipa em campo. Porém, era o Académico que se ia aproximando cada vez mais do golo.
Ao minuto 36 lance caricato no jogo. O Esmoriz lançou a bola fora para um dos seus jogadores receber assistência e na devolução, Fernando quase fazia um grande golo do meio-campo. Valeu a atenção de Rui Sacramento que segurou a bola já bem perto do poste, evitando aquilo que seria um belo 'imbróglio'.
A chegar o intervalo foi Guima que começou a brilhar. O avançado academista, mais esforçado como nunca, teve boas recuperações de bola no ataque e 'furou' várias vezes com sucesso a defesa contrária. Aos 42 minutos, teve mesmo via aberta para a baliza mas procurou uma última finta ao invés de um remate que levaria muito perigo à baliza do Esmoriz.
Ao intervalo, se o resultado fosse diferente já não seria escandaloso.

terça-feira, 19 janeiro, 2010
Diario Viseu disse...

Empate de 'sabor' amargo
A 2.ª parte teve domínio completo do Académico de Viseu com uma exibição que supera até a do jogo frente ao Operário (também uma das melhores prestações recentes da equipa no Fontelo).
Aos 46' começa o 'festival' de oportunidades perdidas. Rui Santos sobe bem pelo lado esquerdo e cruza para Guima que não chega ao desvio. Apenas 1 minuto depois gritou-se golo mas Tomé, em posição frontal, desviou para fora uma boa assistência do capitão Rui Santos, naquilo que deveria ter sido um golo fácil.
O mesmo Tomé voltaria a criar perigo com um remate enrolado aos 52 minutos mas o mesmo foi desviado para canto. Seis minutos volvidos o único 'caso' mais flagrante no jogo. Uma bola rechaçada novamente para a área encontra Jonas que, sozinho, bateu mesmo o guarda-redes Rui Sacramento. Porém, o lance estava já anulado por fora-de-jogo. A movimentação de Guima (que volta para trás) poderá ter iludido o auxiliar que, assim, não terá visto a arrancada de Jonas ainda atrás de um dos centrais do Esmoriz. Um lance complicado para o auxiliar mas que, de facto, nos parece ser completamente legal.
Não se desmoralizaram os academistas que aos 60 minutos ficariam a jogar contra 10. Tiago Moreira impediu, com o braço esquerdo, que a bola chegasse ao isolado Rui Santos nas suas costas e viu (bem), o cartão vermelho directo. O Esmoriz, mesmo com menos um, continuou a jogar como se nada fosse e chegava a colocar 4/5 homens junto à área dos viseenses. Tal poderia ter sido fatal para os visitantes mas valeu Rui Sacramento para evitar a derrota.
Aos 64, Guima isolou-se e na 'cara' do guardião forasteiro viu este defender com os pés. O duelo repetir-se-ia ao minuto 72 e desta vez Sacramento voou para evitar o 'tento'. Na recarga Rui Santos fez um disparate que nem no Rugby valia 3 pontos.
Por esta altura António Borges promovia algumas alterações que acabaram por 'cortar' as pernas ao bom momento que a equipa estava a atravessar. Ao tirar Tomé para colocar Zé Bastos, o técnico terá tentado colocar maior presença física na área do Esmoriz mas, com isso, acabou por criar um 'buraco' na criatividade do meio-campo, agravada com a saída de Fernando (entrou Ruben para o lado direito e Marco Almeida passou para o meio-campo). Quando a equipa precisava de alguém para criar jogo e 'alimentar' as alas então entregues a Rui Santos e Hugo Seco (substituiu Calico) só restavam uns cansados Álvaro e Marco Almeida
O 'balde de água fria' quase caía sobre o Fontelo aos 73 minutos quando Paulo Ferreira, no coração da área, deu meia volta e rematou junto ao poste com Augusto a esticar-se todo para evitar o pesadelo. A resposta não se fez esperar mas o esforço de Guima viu novamente em Rui Sacramento um travão quando Zé Bastos se preparava para finalizar.
Aos 80 minutos, Rui Santos parece ser 'atropelado' no limite da área (fica a dúvida se dentro ou fora) mas o árbitro nem falta assinalou. A última bala, tal como a primeira, seria dada pelo capitão academista mas voltou a disparar bem longe da baliza.
O resultado é demasiado injusto para a prestação do Académico que depois de 2 jogos a marcar 6 golos (3 em cada), parece ter esgotado o 'stock'. O Esmoriz, para um líder, mostrou muito pouco.
Arbitragem globalmente positiva, apenas com o golo 'anulado' a ficar na retina.

terça-feira, 19 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Cabido da formação do Académico...ahahahah só nas vossas cabeçinhas academistas , este craque fez a sua formação no Repesenses

terça-feira, 19 janeiro, 2010
Anónimo disse...

craque??lol matrecos??ProES?

quarta-feira, 20 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Bem que podia lá ter ficado no Repesenses..

quinta-feira, 21 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Os repesenses não têm séniores... era um exmplo que os outros clubes de Viseu deviam seguir, e concentrar-se a cidade toda no ACADÉMICO DE VISEU, para termos um clube forte na 1ª liga para finalmente se poder ver futebol de 1ª na nossa cidade.O tomé também veio do repeses e que jeito nos tem dado.Força repesenses na formação!!Força ACADÉMICO NA CORRIDA Á SUBIDA, EU CONTINUO A ACREDITAR...chamem-me sonhador mas a esperança é a ultima a morrer.

Sprees

domingo, 24 janeiro, 2010