quinta-feira, dezembro 13, 2007

A vitória de Paulo Bento

Foto: Associated Press (Paulo Duarte)

Sporting 3 Dínamo de Kiev 0: Para mim tal não era necessário mas hoje Paulo Bento mostrou a muita gente que tem carácter, que pensa pela sua cabeça e que é o treinador certo para o Sporting Clube de Portugal. Apostou em Rui Patrício quando no pré jogo muita gente até concordava que ele fosse encostado pois já tinha passado um jogo em que não tinha sofrido golos. Apostou em Farnerud depois de ter sido assobiado no jogo com o Louletano - e prontamente defendido pelo seu técnico – sem ter tocado na bola. Neste caso o sentido prático em termos de jogo não foi visível mas Paulo Bento fez bem apostar no sueco mostrando que é solidário com os seus e que pensa pela sua cabeça. Depois do mediático castigo a Liedson um outro encoberto desta vez a Miguel Veloso mostrando-lhe que a jogar como está a fazer esta época não é imprescindível e que Adrien é uma ameaça séria à sua titularidade. Tudo isto já era suficiente para dizer que está era a vitória de Paulo Bento mas o destino ainda quis dar uma outra prova – uma grande penalidade marcada por Polga! Até era mais fácil escolher outro alvo…
Hoje falava-se que o Sporting jogava o seu prestígio. Alguns não sabem ou não querem saber o que isso é. No futebol e no Sporting há muita falta de memória. O prestígio do Sporting na Europa já estava, desde a jornada passada, defendido. Só Real de Madrid e Barcelona têm mais presenças nas eurotaças que o Sporting. Mas só por oito vezes conseguimos dobrar o ano nas competições europeias. Em 1964 na gloriosa campanha da Taça das Taças. Em 1968 na Taça das cidades com Feira. Em 1974 na Taça das Taças. Em 1983 na Taça dos Campeões Europeus. Em 1986 na Taça UEFA. Em 1988 na Taça das Taças. Em 1991 na Taça UEFA, época em que chegámos à meia-final com os viseenses Leal e João Luís no plantel leonino. E em 2005 na Taça UEFA em que chegámos à final no momentoto mais dramático da história do Sporting. Eu que tenho 32 anos só vi isso acontecer por seis vezes e mesmo assim tenho que contar o ano de 1983 em que tinha apenas oito anos e não ligava a estas coisas.O Sporting acaba assim em terceiro lugar no grupo. Um lugar que era nosso por direito. Entrámos como terceiros cabeças de série e assim saímos. Não nos conseguimos superar, é certo, mas penso que nesta competição nada há a apontar ao grupo do Sporting.

15 comentários:

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Todos os comentários que A MAGIA DO FUTEBOL considerar injuriosos e ou provocatórios serão eliminados.

quinta-feira, 13 dezembro, 2007
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Fica provado nestes dois comentários que aqui foram eliminados que as pessoas quando falam de futebol não o sabem fazer sem injuriar ou provocar. É pena.
Não voltam? Temos pena. Muita pena.

quinta-feira, 13 dezembro, 2007
João Nunes disse...

As pessoas dos comentários que foram apagados demonstram a mediocridade que predomina actualmente no nosso país. Para eles nada do que os outros fazem está certo. São sempre os mesmos do costume.

Neste blog nunca nos podem acusar de ter vindo a comentar os desaires dos nossos principais opositores. Sabemos dar os parabéns aos vencedores como foi o caso do FC. Porto, quando foi campeão o ano passado, não sabemos que prazer têm estes "abutres" para irradiar tanto ódio ao que escrevemos sobre o nosso Sporting.

Um dos comentários dizia que nunca mais voltava, mas eu não acredito, porque os "CRIMINOSOS", voltam sempre ao local do crime.
Quem dera não voltem para que o nivel deste bolg não desça...

quinta-feira, 13 dezembro, 2007
Anónimo disse...

ogirdor não achas que os elogios a Paulo Bento são exagerados tendo em conta que na próxima jornada frente ao Marítimo o bestial passe a besta?

quinta-feira, 13 dezembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Como diria o outro, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. "A vitória de Paulo Bento" aplica-se, no meu entender, ao jogo de ontem. Domingo veremos

quinta-feira, 13 dezembro, 2007
Anónimo disse...

q opiniao tem voces adeptos do scp a devoluçao da camisola do moutinho pela juv leo?

quinta-feira, 13 dezembro, 2007
João Nunes disse...

Penso que a sua afirmação se trata de uma pergunta, certo?

Eu penso que a devolução por parte de um elemento da Juve Leo, foi executada por um "esquizofrénico mental" que infelizmente também existe no Sporting, como existem em todos os clubes...
Foi um acto estúpido, porque o Moutinho no final do jogo fez questão de juntar a equipa para ir agradecer o apoio da claque!

quinta-feira, 13 dezembro, 2007
Anónimo disse...

Aquele acto não foi para o Moutinho mas para o Paulo Bento e para a direcção do clube.
As claques e os adeptos sabem distinguir entre as duas coisas. Aquele será um dos esquizofrénicos que aplaudiu quando o Ronaldo marcou e afundou o Sporting? Tenho a certeza que não.
Quem aplaudiu dessa vez foi muito mais agressivo e anti-clube do que este "esquizofrénico", porque este está irritado e chateado por o Sporting estar como está e o outro ficou feliz e contente por o sporting estar a ser afundado.
Quanto aos diálogos apagados, não consegui ler e não sei do que tratavam, mas não concordo com o seu apagamento. Quando no estádio a torto e a direito se chamam filhos da p... aos jogadores, aos treinadores, aos dirigentes, aso árbitros, não vejo os responsáveis correrem com essa gente ou proibi-los de entrar. É um jogo. Os comentários idiotas ficam com quem os produzem e não devem ser apagados, até para servirem de exemplo de intolerânbcia e violência verbal.

quinta-feira, 13 dezembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

É uma maneira de ver as coisas. Eu prefiro apagá-los. Se todos emitirem a opinião de cada qual com a correcção com que fez a sua pode ter a certeza que não são apagados. Obrigado pela visita.

quinta-feira, 13 dezembro, 2007
João Nunes disse...

Obrigado caro anónimo.
Uma alegre forma de explanar pensamentos.
Obrigado pela visita e volte sempre.

sexta-feira, 14 dezembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Ainda para este último anónimo duas coisas para ficarem bem entendidas:

No Sporting - Manhcester com o golo de Cristiano apenas eu (ogirdoR) estive no Estádio de Alvalade e não aplaudi o golo do Cristiano. Sobre isso escrevi o seguinte no blogue:

Fui dos muitos que não aplaudi Cristiano Ronaldo após marcar o golo. E porque é que eu havia de aplaudir? Por ter marcado um golo ao Sporting? Não critico quem o fez mas eu nunca aplaudirei alguém que marque um golo ao Sporting mesmo que essa pessoa não o festeje, é algo que considero “contra natura”. O gesto de Cristiano a mim nada me disse, dizem que foi um gesto de respeito mas que ele respeita o clube que o formou já eu o sabia. Aliás olhava-se para a cara do miúdo e notava-se que ele estava triste! Já quando saiu aplaudi-o tal como aplaudirei todos os jogadores que foram formados no Sporting e que tenham respeitado o clube. De repente só me lembro de um que não respeitou o Sporting.
(http://a-magia-do-futebol.blogspot.com/2007/09/o-golo-de-cristiano-ronaldo.html)

Existe no entanto outro elemento do blogue (João Nunes) e esse também não aplaudiu o golo do miúdo até porque não tinha grande sentido fazer isso sentado no sofá da sua casa. No entanto o João Nunes gostou do gesto do Cristiano em contrapartida dos festejos do Figo na época passada.

Para mim tanto a atitude do Figo como a do Ronaldo... não me dizem nada. E admiro os dois.

sexta-feira, 14 dezembro, 2007
João Nunes disse...

Caro anónimo, andei a ler outros blogs, e lembrei-me do que disse no seu comentário, e para ver que afinal ainda tenho um palmo de testa leia estes comentários e depois "volte", para os comentar.

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=2170540205968789486&postID=8189359645467203252&isPopup=true

Obrigado.

sábado, 15 dezembro, 2007
Anónimo disse...

Eu ando por aqui pelo Académico e não pelo Sporting. Os meus comentários vão ao encontro do que penso e não do que outros escrevem aqui ou acolá.
Faria os mesmos comentários se se tratasse do Benfica, do Porto ou de outro qualquer.
Insisto no mesmo - sou mesmo muito casmurro, o que é que hei-de fazer? - não é aceitável o que se passou em Alvalade com o Ronaldo. Ele era, naquele momento, um adversário e não um "miúdo" formado no clube. Esteve cá, jogou, brilhou, foi para Manchester e deu dinheiro a ganhar. PONTO FINAL. Posso gostar dele, posso entender que é um gajo porreiro, mas quando está do lado de lá, santa paciência: quero que tudo lhe corra mal, que falhe golos de baliza aberta, que atire penalties ao lado, tudo de mau que lhe possa acontecer. No fim, então está bem, toma lá um abraço e um bacalhau. No fim.
A hipocrisia do "miúdo" ficou patente no golo lá, que ele adorou marcar, via-se na cara e no gesto, como quem diz: Viram, não custou nada, foi só querer... Mesmo que com isso tivesse atirado o Sporting pela borda fora. Não quererão aplaudir agora?
O "miúdo" já não é nada ao Sporting e o Sporting já não lhe diz nada, mesmo que ele afirme que sim. Eu não condeno as suas atitudes, acho que é assim mesmo. Tem um novo patrão e tem de lutar por ele. Se for contra o seu antigo, que seja. O que não precisa é de se armar em menino traumatizado por ter marcado ao Sporting (ele adorou!)e, pior que tudo, ainda ser aplaudido de pé por fazer isso!
Isso não! Jamais, como dizia o ministro. Jamais!

domingo, 16 dezembro, 2007