sábado, dezembro 29, 2007

2007 acabou mal

Ginásio Figueirense: Valter Ruiz, Sérgio (Puskas 84), Zé Pedro, Paulo Rossas, David, Camilo, Valter, Titá, Alemão, Luís Paulo (Nuno Morais 76) e Paulo Jacinto (Alfredo 67). Treinador: Manuel Barbosa.

Académico de Viseu: Nuno, João Miguel, Feliciano, Negrete e Megane (Carlos Santos 66); Beaud, Álvaro (Tiago 55), Cardoso (Valério 78) e Eduardo; Zé Bastos e Filipe Figueiredo. Treinador: Idalino de Almeida.

Cartões amarelos: Luís Paulo 48, Alemão 51, Titã 67, Nuno Morais 90 e Zé Pedro 90 (Ginásio Figueirense) Álvaro 31 (Académico de Viseu)

Golos: Paulo Jacinto 37 (1-0), Alemão 48 (2-0), Tiago 89 (2-1)

Ginásio Figueirense 2 Académico de Viseu 1: O Académico de Viseu apresentou-se em Figueira de Castelo Rodrigo com 3 alterações no seu onze em relação ao último jogo em Santa Maria de Lamas. Na baliza apareceu Nuno o habitual titular, Manuel Fernandes estava no banco mas dizem que se encontrava condicionado fisicamente. João Miguel “voou” da lateral esquerda da defesa para o lado direito para substituir o castigado Calico “obrigando” desta forma Megane a recuar para o lugar de defesa esquerdo e entrando assim no onze Eduardo. A última alteração foi a saída de Marcos – nem no banco esteve o que leva a crer que já terá deixado o Académico – para a entrada do reforço há muito anunciado Feliciano.
Rezam as crónicas que o domínio academista foi intenso na primeira parte com o Académico a demonstrar claras dificuldades no último terço adversário ,o que vem sendo habitual nos últimos jogos, com a equipa a não conseguir encontrar o antídoto necessário para quebrar esse enguiço e como um mal nunca vem só o Figueirense chegou à vantagem num lance onde, dizem, o guarda-redes Nuno não fez tudo o que estava ao seu alcance. E assim acabou a primeira parte com a equipa do distrito da Guarda na frente (1-0).
Se a primeira parte não acabou bem – o golo foi apontado aos 37 minutos – a segunda também não começou melhor pois aos 48 minutos o Figueirense chegou ao 2-0 na sequência de um pontapé de canto. A equipa técnica demorou 7 minutos a reagir altura em que tirou de campo o capitão Álvaro para colocar o avançado Tiago isto depois de Megane ter desperdiçado outra boa ocasião academista. Apenas com o recurso ao “mágico” – Carlos Santos – é que o Académico de Viseu ganhou alguma vida no ataque mas o máximo que conseguiram foi marcar um golo (por Tiago) àquela que é a terceira pior defesa da nossa série.
O Académico termina assim o ano com duas derrotas e sem conseguir um único ponto no cômputo de dois jogos com o Figuirense que, recorde-se, é o antepenúltimo. A “boa” notícia é que o Académico mantém a distância para o primeiro lugar, que é de 4 pontos, e a vantagem sobre o lugar que não interessa “nem ao Menino Jesus” que é o sétimo, vantagem essa que é de 3 pontos. Ah! E desta vez os academistas só viram um amarelo.
Agora segue-se o Tocha – no Fontelo no próximo domingo – e a plena convicção que esta equipa tem muito a trabalhar para esconder os defeitos que vem apresentando.

Fonte da crónica: Diário de Viseu

28 comentários:

Anónimo disse...

Mas que grande atenção que vocês têm à tabela classificativa do vosso grande Académico. Então se o Académico tinha menos 4 pontos como é que podia chegar à liderança caso vencesse?????????????
Ah, e as outras equipas ESTÃO a disputar os seus jogos (começaram mais tarde)

sábado, 29 dezembro, 2007
Anónimo disse...

PARABENS IDALINO

domingo, 30 dezembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Só erra quem escreve e tem razão o Académico estava a 4 pontos logo não podia ascender à liderança. Mas o Senhor também errou e o São João de Ver – Arouca NÃO ESTAVA a decorrer. Decorre hoje.

domingo, 30 dezembro, 2007
Anónimo disse...

concordo que o academico ja esteve melhor.. mas também é preciso ter calma.. senão vejamos.. dos 6 primeiros classificado o académico ja jogou cm 4 fora.. ou seja na segunda volta recebe-os no fontelo.. U.lamas 1 Acd.0; Arouca 0 Acd.1 ; olv.hospital 1 Acd 1; milhoeirense 3 Acd 3.. por isso temos que continuar a apoiar a equipa..FORÇA ACD

domingo, 30 dezembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Esta equipa terá sempre o meu apoio como sempre o teve inclusivé quando andava pelas ruas da amargura - leai-se distritais.

domingo, 30 dezembro, 2007
Anónimo disse...

Os distritais não são amargura nenhuma. Isso é uma falta de respeito para com os clubes que lá estão. Não fossem os distritais e os nacionais nem existiam. Não desrespeitem os clubes que todos os anos lançam jogadores para o futebol profissional, inclusive.
E não se esqueçam que muitos e bons clubes já por lá passaram. Ruas da amargura? Só se forem as do fontelo no Inverno e aos dias da semana. Castelo fantasma!!!

domingo, 30 dezembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Não percebo porque se ofendeu e a sua reacção só demonstra que não entendeu o que eu disse.

domingo, 30 dezembro, 2007
Anónimo disse...

Entendi entendi. Mas tambem lhe digo. Sera o académico assim tão grande que não pode passar 1 ou 2 anos nos distritais? é isso a rua da armargura? Amargura foi quando acabou o caf, isso sim.

domingo, 30 dezembro, 2007
Anónimo disse...

foi o bastos que fez o golo do academico... o josé luis araújo enganou-se...

domingo, 30 dezembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Tem razão amargura foi mesmo ver o fim do CAF. E por mim o Académico até lá podia passar, nos distritais, a vida toda que contavam com o meu apoio. Basta olhar para as assistências desta época e da passada para ver que nem todos pensam assim. O que eu queria dizer era que se até nos distitais apoiava o clube não era agora que o ia deixar de fazer. Tenho imenso respeito e admiração por todas as equipas que por lá militam.

domingo, 30 dezembro, 2007
Anónimo disse...

Mais histórias da carochinha.
O problema não é deixarmos de apoiar o Académico, mas sim como poderemos apoiar um técnico como esta anedota.
Ele não sabe o que anda por ali a fazer e até o Firenze acabou por se calar.
Já não há paciência e tenho um péssimo pressentimento para domingo, vá-se lá saber porquê!

domingo, 30 dezembro, 2007
firenze disse...

Estou algum tempo ausente e continuam a falar em mim...parece que sou mesmo incómodo, curioso..

Esperemos que esta fase negativa seja rapidamente revertida e que a equipa encontre o equilíbrio defensivo necessário para não sofrer golos (sobretudo após a aparente saída definitiva do Marcos) e que encontre também uma maior dinâmica ofensiva que lhe permita criar mais situações de finalização!

firenze

www.antipasto.wordpress.com

domingo, 30 dezembro, 2007
Anónimo disse...

A equipa não tem que procurar nada, quem tem que obter as respostas é o técnico, já que é ele que define as estratégias, as tácticas e o onze. Se não sabe, se quer continuar a fazer como até aqui, ou seja, deixa correr as coisas para ver se pega, estamos mal.

domingo, 30 dezembro, 2007
firenze disse...

obviamente que quando digo equipa não me estou só a referir a atletas...mas sim à equipa técnica e atletas que juntos formam um grupo!
As dificuldades têm de ser diagnosticadas em conjunto e trabalhadas também em conjunto mas claro que a figura máxima do grupo é o treinador!Isso é inquestionável..

firenze

www.antipasto.wordpress.com

domingo, 30 dezembro, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Sobre o "peditório" do treinador já dei e não volto a dar não é o "meu" treinador mas é o da direcção - e por consequência do clube - e respeito-o como tal. O Firenze diagonosticou, no meu entender, um dos problemas desta equipa que é "maior dinâmica ofensiva que lhe permita criar mais situações de finalização". Assino por baixo.

domingo, 30 dezembro, 2007
Anónimo disse...

Pessoal, vamos ter calma e continuar a apoiar e muito o Académico, jogadores, treinadores de dirigentes.
O prof. Idalino de Almeida tem toda a razão no comentário que proferiu ai jogo, "O Figueirense foi a malpata do Académico". Nos dois jogos, se se repetissem e em circunstâncias normais do futebol, o Académico ganharia os dois jogos por mais de 3 golos de diferença cada um, mas... assim não aconteceu e há que olhar em frente. E assim fazendo, o que vemos:
Faltam 12 Jogos e o Académico apenas tem 4 jogos fora, isso mesmo apenas 4, e por digo 4, porque 7 são efectivamente no Fontelo um é com o D. Sandieneses, que perdem em casa 8-0 com o Valecambrense, sendo as saídas efectivas paenas 4, a Lamas (Castro Daire), vamos jogar em casa, a Valongo do Vouga, S.J. da Madeira e S.J.Ver.

Vamos acumular pontos para partir para a fase decisiva se possível já com algum avanço. Temo tudo para isso.

Bom 2008 para todos, com votos de ver o Académico daqui a um ano a lutar pelo primeiro lugar da mesma série C, mas da 2ªDiv.

Carlos Silva

segunda-feira, 31 dezembro, 2007
Anónimo disse...

Não sei se devemos ou não estar calmos mas já que alguém resolveu falar em histórias da carochinha eu digo-vos o que é uma historia da carochinha. É o facto de continuarem com essa de quererem que o treinador vá embora. Eu não gosto dele nem do estilo. Mas porque é que querem mandar o homem embora? Por manter o clube dentro dos objectivos iniciais? Não faz sentido NENHUM.
E a direcção não devia ser criticada por isso mas sim por aquilo que fizeram aos emigrantes no Canadá. Foi aí que erraram não em manter o treinador que está dentro dos objectivos.

terça-feira, 01 janeiro, 2008
Anónimo disse...

O problema com as direcções é que os sócios e adeptos não aparecem a candidatar-se e a dar luta. Todos ficam muito felizes e contentes quando há alguém que avança e metem logo o rabinho entre as pernas. Esta direcção ganhou sem programa, sem traçar metas, sem dizer o que queria fazer e como o ia fazer. Esta direcção entrou sem que ninguém agora lhe possa apontar não ter cumprido o que quer que fosse porque nem sequer prometeu nada.
As acções para levar o clube a toda a parte e toda a gente ao Fontelo, não são sequer equacionadas e o caso agora do Canadá é a gota de água. Uma gota de água muito amarga e triste.
Bom Ano para todos. E que a direcção possa ter um comportamento de ANO NOVO, VIDA NOVA
LUMAGO

terça-feira, 01 janeiro, 2008
João Nunes disse...

Caro amigo, Lumago, é verdade o que diz, mas quero relembrar, que estive presente no acto eleitoral a exercer o meu voto, e o que vi deixou-me triste. São sempre os mesmos que aparecem, e neste caso tiro o meu chapéu ao Sr. Albino, por ter assegurado o barco. Agora é certo que tem falhado em alguns casos como este do Canadá, onde até eu me empenhei para resolver.

Agora falta mais gente com ideias novas para ajudar o presidente, e atenção que existe gente jovem a trabalhar para o clube, resta saber se as ideias são novas.

terça-feira, 01 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Visitem http://areacademista.pt.vu


Bom Ano Novo para todos os academistas!!!

terça-feira, 01 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Caríssimo João Nunes, eu compreendo tudo isso e muito mais, tenho muitas décadas de academismo e tive, no passado, algumas de militância, cortadas pelas vicissitudes da vida, tropa, deslocações para estudo e depois para trabalho sempre longe de Viseu... mas o cordão umbilical está cá! Ainda hoje tenho casa em Viseu, onde vou de quando em vez e sempre tento conciliar uma ida ao Fontelo ver o "meu" Académico. Desculpe eu chamar-lhe "meu", mas, como já tive oportunidade de referir, em qualquer modalidade, o Académico é sempre o primeiro, acima no FCPorto, o meu "outro" clube.
O que hoje se passa no Académico é o mesmo que se passou dezenas de vezes no passado. Dificuldade em encontrar direcções empenhadas, daquelas que não vão para o clube para se promoverem e, raramente houve luta eleitoral. Estive em muitas campanhas antigas, muitas vezes com programas excelentes que não passavam do papel, direcções que tinham promessas de empresas e pessoas para realizar certos programas e... depois todos lhes faltavam, deixando-as descalças! Fiz peditórios na Rua Formosa, na Rua Direita, na Rua do Comércio, sei lá, junto dos comerciantes "grandes" desses tempos, Tavares, Borges,Marques e Vieira, Confiança, tantos e tantos e muitas vezes iam à caixa e davam-nos 2$50 ou 5$00, como se fosse uma esmola que nos dava vontade de lhes atirar à cara...
Viseu foi sempre mau para o seu clube e só tocou a reuniur nos momentos de euforia. Sempre foi a equipa que puxou pelos viseenses e raramente o contrário.
Agora, o que assistimos é mais um episódio do mesmo filme, mas mais grave porque é a própria direcção que não dá saída às propostas que lhe fazem, como no caso Canadá, que é de uma gravidade extrema. Posso entender que a equipa directiva seja pequena, que alguns nem cumpram com disponibilidade de tempo - sempre assim foi, sempre houve directores que disseram que podiam pôr lá o nome, mas não tinham tempo para nada - mas alguma palavra tinha de haver.
Ou entenderam que era mais uma conspiração contra a direcção, uma moda que tem andado por aí?
Meu caro Amigo, não há ideias novas, tudo já foi inventado. O que há é disponibilidades ou não, para ouvir e estudar fórmulas que resultaram ou podem vir a resultar, muitas vezes quase sem custos e com visibilidade excelente. A crise, a meu ver, não será de falta de ideias novas, mas de mentalidades abertas e capazes de admitir, ao menos admitir, que outros poderão ter alguma rezão e que não são eles os detentores de toda a verdade. O terem avançado evitando mais um vazio, jamais lhes poderá conferir o direito a fazerem só aquilo que lhes apetece, sob pena de serem apenas mais uns baronetes de opereta, sem sentido algum.
Tenho a certeza que o "meu" Académico não suportaria tal coisa...
LUMAGO

terça-feira, 01 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Sr. Lumago, tem razão no que diz mas a direcção é que manda para isso foi eleita ou então não havia eleições

quarta-feira, 02 janeiro, 2008
Anónimo disse...

O texto do sr. Lumago devia de ser enviado aos directores para lerem, ser alguém souber ler

quarta-feira, 02 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Alguém faça chegar isto aos amigos do Canadá de Toronto

quarta-feira, 02 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar os comentários acima. Sou o Rocha Mendes de Mangualde, mas nasci em Viseu e sou do Académico

quarta-feira, 02 janeiro, 2008
Anónimo disse...

O k se passou com o Canadsa? Se me pudessem esclarecer agradecia.

quarta-feira, 02 janeiro, 2008
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

http://a-magia-do-futebol.blogspot.com/2007/12/todos-somos-poucos-parte-ii.html#links

Dois posts abaixo deste

quarta-feira, 02 janeiro, 2008
Anónimo disse...

Óptimo blog. obrigado
RM

quinta-feira, 03 janeiro, 2008