sexta-feira, dezembro 21, 2007

Os possíveis adversários da Taça UEFA

De todos os clubes que nos podem calhar em sorte o clube com quem temos mais “afinidade” é o Panathinaikos. Nunca jogamos com eles mas o seu treinador é José Peseiro e tem nas sua fileiras o ex Sporting Enakarhire, ou seja, dois elementos que guiaram o Sporting à melhor campanha de sempre na Taça UEFA. O “Pana” é o actual terceiro classificado do campeonato grego e joga no Estádio Apostolos Nikolaidis com capacidade para 16730 espectadores.
Como se qualificou: foi segundo classificado do Grupo B em que o vencedor foi o Atlético de Madrid e teve também como apurado o Aberdeen e como eliminados o Copenhaga e o Lokomotiv de Moscovo. O Panathinaikos iniciou a sua caminhada em casa frente ao Aberdeen e venceu por 3-0 com golos de Goumas, Papadopoulos e Salpingidis. Na segunda jornada venceu em Copenhaga por 1-0 com golo apontado por Ndoye. O seu terceiro jogo foi em casa frente ao Lokomotiv de Moscovo e nova vitória (2-0) com dois golos de Salpingidis. Finalmente na noite de ontem perudeu em Madrid frente ao Atlético 82-1) com o seu golo a ser apontado por Salpingidis. Em 4 jogos venceu 3 e perdeu 1 marcou 7 golos e sofreu 2.
Se calhar em sorte o Basileia será uma estreia para o Sporting pois nunca defrontou estes suíços. O Basileia (Fussball Club Basel 1893) joga no Estádio St. Jakob-Park com capacidade para 42500 lugares local onde Portugal jogará no Euro 2008. No plantel não tem jogadores de grande nomeada e tem um português no plantel, o ex Benfica Carlitos.

Como se qualificou: Foi segundo classificado no Grupo D que continha o Hamburgo (vencedor), Brann (qualificado em terceiro lugar) e os eliminados Dínamo de Zagreb e Rennes. Iniciou a fase de grupos em casa frente ao Rennes e venceu por 1-0 com golo de Marco Streller aos 55 minutos. Na segunda jornada empatou a zero no terreno do Dínamo de Zagreb. Seguiu-se o Brann da Noruega e nova vitória em casa, novamente por 1-0 com golo de Carlitos aos 40 minutos. Finalmente na noite de ontem empatou (1-1) na casa do Hamburgo, marcou primeiro Ergic para os suíços aos 58 minutos e empatou Olic ao 73 para os alemães. Foram 4 jogos com duas vitórias e dois empates com 3 golos a favor e 1 contra. A Fiorentina é também um dos adversários possíveis. O Sporting já jogou com a Fiorentina duas vezes nas competições europeias na extinta Taça das Cidades com Feira e deu-se bem, venceu 1 jogo e empatou outro marcou 3 golos e sofreu 2 seguindo em frente na competição. Joga no Estádio Artemio Franchi com capacidade para 47300 espectadores e é de momento a 5ª classificada do campeonato italiano.

Como se qualificou: foi segunda classificada no Grupo C da fase de grupos da Taça UEFA atrás do Villarreal e à frente do AEK que também se qualificou e dos eliminados Mladá Boleslav e Elfsborg. Iniciou o grupo com um empate no terreno do Villarreal (1-1) marcou primeiro Vieri aos 48 minutos para os italianos e empatou aos 88 Capdevilla. De seguida recebeu e goleou (6-1) os suecos do Elfsborg com dois golos de Jorgensen (2), Vieri, Donadel, Kroldrup e Di carmine descontando Ishzaki para os suecos. No terceiro jogo empatou (1-1) no terreno do AEK Osvaldo aos 29 minutos para Fiorentina, empatou aos 33 os gregos com um autogolo de Balzaretti aos 33. Por fim vitória frente ao Mladá Boleslav (2-1), com golos de Mutu de grande penalidade e de Vieri apontado o golo forasteiro por Rajnoch. Em resumo foram 2 vitórias e 2 empates com 10 golos apontados e 4 sofridos.
Helsingborg é um adversário possível com os quais o Sporting nunca jogou, no entanto convém não esquecer que os suecos do Halmstads foi a última equipa que nos derrotou na Taça UEFA. O Helsingborg ,que terminou o campeonato sueco na 8ª posição, joga no Estádio Olympia com capacidade para 16673 espectadores e tem no seu plantel o veterano e bem conhecido Henrik Larsson.
Como se qualificou: terminou em segundo lugar no Grupo H, grupo que teve como vencedor Bordeaux, um grupo onde também se qualificou o Galatasary e onde foi eliminado o Panionios e o Áustria de Viena. Os suecos começaram o grupo recebendo em casa os gregos do Panionios com um empate (1-1) com um golo de Larsson. De seguida uma vitória surpreendente no terreno do Galatasary com golos de Larsson, Omotoyossi e C. Andersson. No terceiro jogo, em casa, nova vitória (3-0) desta vez frente ao Áustria de Viena com golos de Skúlason e de Omotoyossi (2). Para terminar uma derrota frente ao Bordeaux (2-1) com o golo dos suecos a ser apontado por Larrson. Em suma foram 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota com 9 golos apontados e 4 sofridos.

Nuremberga (Fussball Club Nurnberg) da Alemanha é também um adversário possível com quem o Sporting nunca jogou. É de momento o 16º classificado do campeonato alemão e tem no seu plantel o “tristemente” conhecido Charisteas. Joga no Estádio Frankenstadion com capacidade para 47000 lugares
Como se qualificou: foi segundo classificado no Grupo A, o vencedor foi o Everton, qualificou-se também o Zenit da Rússia ficando algo surpreendentemente fora da competição o AZ e também o Larissa. O Nuremberga iniciou muito mal a a fase de grupos ao ser derrotado em casa (0-2) frente ao Everton. No segundo jogo empatou (2-2) na Rússia frente ao Zenti com golos de Charisteas e Benko. De sguida a primeira vitória em casa (2-1) frente ao AZ com os golos alemães a serem apontados por Mintal. Fianlemte na noite de ontem uma vitória no terreno do Larissa (1-3) com golos de Saenko, Mintal e Charisteas. Qualificou-se assim com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota tendo apontado 7 golos e sofrido 6.
Se calhar ao Sporting o Spartak de Moscovo será a primeira vez que tal acontece na Taça UEFA. Até agora foram 4 os jogos entre os dois clubes sempre na Liga dos Campeões com clara vantagem para os russos pois venceram 3 jogos e apenas empataram 1 tendo apontado 10 golos e sofrido apenas 3. O Spartak terminou o campeonato russo na segunda posição a 2 pontos do campeão Zenit e joga no Estádio Luzhniki com capacidade para 84745 espectadores.

Como se qualificou: foi segundo classificado no Grupo E onde também se qualificaram Bayer Leverkusen e Zurique e onde foram eliminados o Sparta de Praga e o Toulouse. Inicoiou o grupo com uma vitória (2-1) frente ao Bayer Leverkusen com os golos russos a serem apontados por Pavlychenko e Mozart ambos de grande penalidade. No seu segundo jogo empatou (0-0) em Praga frente ao Sparta. Na terceira ronda em Moscovo vitória frente ao Zurique (1-0) com um golo de Titov. Finalmente uma derrota em França frente ao Toulouse (2-1) com golo de Dzyuba de grande penalidade. Foram 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com 4 golos apontados (3 de penalty) e 3 sofridos.
Para finalizar o Tottenham um clube do qual eu gosto ao ponto de o considerar “o meu clube” em Inglaterra. O Tottenham começou mal a época mas tem vindo a crescer desde que Juande Ramos assumiu o seu comando técnico sendo neste momento o 12º classificado do campeonato de Inglaterra. Joga no Estádio White Hart Lane com capacidade para 36236 espectadores. Sporting e Tottenham nunca se defrontaram.

Como se qualificou: segundo classificado do Grupo G atrás do Getafe e à frente do também qualificado Anderlecht e dos eliminados AaB e Hapoel Tel-Aviv. Começou a sua caminhada frente ao Getafe, em casa, e perdeu (1-2) com o golo inglês a ser apontado por Defoe. No segundo compromisso venceu em Israel (0-2) no terreno do Hapoel Tel-Aviv com golos de Keane e Berbatov. De seguida venceu em casa o AaB (3-2) com golos de Berbatov, Malbranque e Bent. Finalmente um empate no terreno do Anderlecht (1-1) com golo de Berbatov de grande penalidade. Em resumo foram 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota com 7 golos marcados e 5 sofridos.

0 comentários: