quinta-feira, dezembro 13, 2007

Suor de capitão



João Moutinho -4- Jogou na posição que mais gosta tal como confirmou no final da contenda. Não é tão forte no 1x1 como é Romagnoli mas é bem mais prático na hora das decisões como atesta o golo apontado. O grande problema de o Moutinho jogar naquela posição é que depois não há outro Moutinho para defender mais atrás mas é mais uma solução que Paulo Bento tem ao seu dispor. Ainda sobre a exibição do capitão esta noite elogie-se a sua entrega abnegada ao jogo suando a camisola de um clube centenário, mostrando que um miúdo pode perfeitamente ser capitão do Sporting porque sente o clube como certos mentecaptos nunca o sentirão. Mentecaptos que humilham (ou tentam humilhar porque nem isso são capazes de fazer porque se calhar nem sabem o que quer dizer a palavra humilhação) uma camisola carregada de suor de um dos produtos de uma academia que nos orgulha ainda por cima um produto que é capitão, que é humilde e que apesar da pequena estatura física é GRANDE! A camisola acabou por certo em mãos bem mais fiáveis que a de um imbecil qualquer. João Moutinho foi o melhor do Sporting esta noite.

Rui Patrício -4- Duas excelentes defesas na primeira parte fazendo com que o Sporting fosse para intervalo na posição de vencedor. Na segunda parte continuou seguro como que confirmando que tem razão quem lhe augura um futuro promissor. Por certos novos falhanços virão e aí só há uma solução a seguir… apostar em Rui Patrício.

Abel -3- Subisse Ronny pelo outro flanco com o mesmo a propósito de Abel e o Sporting seria uma equipa bem melhor. À exibição do lateral direito só faltou um dos seus já famosos cruzamentos ou que aquela bomba que foi à barra tivesse entrado. Abel está a provar que é um dos bons laterais direitos que há em Portugal. Talvez não seja o suficiente para chegar à selecção porque Bosingwa, Miguel e Paulo Ferreira são enormes.

Tonel -4- O Dinamo de Kiev na primeira parte esteve bem fechado lá atrás mas quando partia para o ataque utilizava muita velocidade e nessa altura Tonel disse sempre presente efectuando cortes de um nível superior. Esteve também muito bem na segunda parte na fase de maior assédio ucranino.

Polga -4- Falhou contra a União de Leiria uma grande penalidade que ajudou o Sporting a cavar a sua crise mas logo disse que se houvesse outra e fosse chamado a batê-la que o faria de novo. Dito e feito. No resto mostrou-se o mesmo Polga de sempre mormente na fase de maior aperto forasteiro.

Ronny -2- Na época passada era acusado – com razão – que não sabia defender. Este ano na ânsia de defender parece que não sabe atacar. E os seus remates de longe tardam em acertar no alvo.

Adrien Silva -3- Começou muito nervoso perdendo algumas bolas que deram contra-ataques rápidos aos forasteiros. Depois acalmou, sobretudo na segunda parte, e foi aquilo que todos desejamos. Um jogador que sabe o que faz dentro do terreno e que está disposto a novas oportunidades assim o treinador o queira e Veloso insista em se “armar ao pingarelho”.

Farnerud -2- Estive muito atento ao jogo do sueco. Raramente perdeu bolas e entregou-as quase todas jogáveis. Apenas.

Izmailov -4- É um desequilibrador nato e prova ser bom de bola. As jogadas mais vistosas do Sporting passaram quase todas pelos seus pés. Não marcou mas colocou a bola redondinha para Moutinho fazer o segundo do Sporting. Defender é que é mais difícil.

Liedson -4- Andou sempre muito afastado das zonas de decisão mas foi decisivo. Grande penalidade cometida sobre si e autor do terceiro golo.

Purovic -3- A primeira grande oportunidade foi sua depois de uma entrega em bandeja de Liedson mas com os pés é mais difícil – o Manuel Fernandes agora é comentador da Sporttv! Depois tentou se isolar mas não tem velocidade. Na única bola metida á sua medida um jogador russo tirou a bola em cima da linha de baliza. Pouco. Então porquê a nota positiva? Porque Liedson quando faz um jogo como o dele também tem. O montenegrino correu que se fartou – 10 km diz a realização televisiva – e foi de uma entrega excepcional e até foi o jogador mais faltoso do Sporting tal a vontade em mostrar serviço.

Miguel Veloso -2- Até a defesa esquerdo joga! Fez melhor que Ronny em muito menos tempo. Que assente a cabeça porque o futebol do Sporting precisa dele.

Vukecevic -3- Jogou pouco tempo mas fez uma assistência para golo. Podia ter feito outra antes mas preferiu rematar.

Luis Paez -1- Um remate à baliza dos ucranianos na estreia na Liga dos Campeões.

0 comentários: