sábado, junho 22, 2013

O "gigante" acordou, ou talvez não...

Nos últimos tempos, a cidade acordou, e lembrou-se que existia um clube chamado Académico de Viseu !

Os jornais fizeram capas, falaram de um histórico que estava de volta, o estádio do Fontelo recompôs-se um pouco em termo de assistências, a euforia voltou á cidade!

O Campeonato acabou, acabou-se a celeuma, acabou a festa...

O "gigante", "estrebuchou", mas está muito longe de ter acordado !

Ontem numa assembleia que era de vital importância para a vida do clube, apareceram os mesmos de sempre, até no nº de participantes, foi mais do mesmo, cerca de 40 !

Apesar do alarmante comunicado que foi emitido poucas horas antes da assembleia, nada mudou, apelo ignorado !

O presidente do clube, alertou para o facto da cidade, e das forças vivas, continuarem a dar pouca importância ao clube.

Mostrou o seu desagrado, pela euforia da cidade se ter transformado em apenas e tão só, meia dúzia de novos sócios.

Anteriormente, estávamos nos campeonatos amadores, onde aparecia sempre um "benfeitor", que adiantava as verbas necessárias para se competir, até chegar o "abençoado", mês de Maio, mês do acerto de contas.

Agora não, outros "valores se levantam", e já não há "benfeitor", que nos valha !

Estamos nos campeonatos profissionais, e nos campeonatos profissionais, não há "jogadores da casa", há jogadores profissionais, que fazem do futebol a sua vida !

Aqueles que mais criticam e usam o nome do Académico em vão, foram aqueles que nunca tiveram a coragem de se fazer sócios do clube.

Falar é fácil, contribuir é bastante mais complicado !

20 comentários:

Leonardo disse...

"O que nasce torto dificilmente se endireita", já diz o ditado. O afastamento começou com a forma como surgiu o "novo" Académico de Viseu. Na assembleia geral que ditou o fim CAF, a "ressureição" melhor vista pela maioria dos sócios para o Clube passava por começar desde o último escalão distrital. A opção que o actual presidente deu sequência nunca foi a mais acarinhada e originou o afastamento dos sócios que não se reviram na escolha. Os anos passam e a génese do AVFC continua a marcar o seu destino...

sábado, 22 junho, 2013
João Nunes disse...

Esse assunto está mais que debatido. Não podemos andar sempre a falar do mesmo. A decisão está tomada, concorde-se ou não. O símbolo está lá, as taças e os galhardetes, estavam ontem expostas para quem as quisesse ver.

sábado, 22 junho, 2013
Anónimo disse...

Mas a época passada, não foi feita na sua metade final em "modo profissional"?
Qual a diferença abismal para esta época?

Mais, não saiu um comunicado a garantir que o clube não tinha dividas? Então, continuem com a equipa do final da época passada, que com mais 3 ou 4 jogadores, é suficiente para assegurar a manutenção.

Eu sei na pele o que é ser Academista. Sempre que vou a Viseu não vejo um. São todos dos 3 grandes. Mas daí a emitir este tipo de comunicados a dias de começar a época vai uma grande diferença. Penso que não há necessidade de ver o nome de um clube sem dividas manchado na comunicação social nacional.

Força Académico. Nós estamos na II Liga.

Miguel

sábado, 22 junho, 2013
Leonardo disse...

Está debatido mas a memória não se apaga facilmente. E as marcas do nascimento perduram, com pena minha ainda assim, apesar de sido uns dos que defendeu outro caminho na altura.
Viseu e os viseenses merecem um clube nos campeonatos profissionais. Ver uma cidade da dimensão física de Viseu, como Guimarães, onde o Vitória local está em quase todas as montras, na indumentária dos locais, nas habitações, e chegar a Viseu e ver o alheamento quase geral até chegar a este ponto, não deixa de ser frustrante.

sábado, 22 junho, 2013
Anónimo disse...

"Aqueles que mais criticam e usam o nome do Académico em vão, foram aqueles que nunca tiveram a coragem de se fazer sócios do clube.

Falar é fácil, contribuir é bastante mais complicado !"

Pois é altura de mudarmos e de espalhar apelos por todo o lado e por todos os meios, mail, facebook, cartazes pela Cidade, Rádio, Jornais, de modo a angariar Sócios para o Clube!

O Académico precisa de TI! Tu Precisas do Académico!
Por que esperas?

Sê Sócio e traz um amigo!

Contacto

Rua Sra. do Postigo nº 10 3500-200 Viseu
tel/fax: 232 425065
Email:geral@academicodeviseufc.com


P.S Que tal a ideia da criação do pacote família

70 Euros/Ano dá para pai, mãe e 2 filhos serem sócios e direito a entrada na bancada superior descoberta, oposta à Bancada Coberta. Publicitar que a entrada nos jogos seria gratuita na sua maioria, aplicando-se em alguns jogos, dia do Clube um bilhete especial família de por exemplo, 5 euros.

Julgo que desta forma ganhávamos duplamente, aumentávamos o números de sócios, de receita de bolheteira, de publicidade no estádio, na televisão, é aumentávamos, o número de adeptos e a base de apoio ao CLube!


A hora é de União e com muitos ou poucos jogadores, nem que sejam só 14 ou 15, se não for possível pagar a mais, no imediato, temos de nos inscrever e começar o campeonato, não há 2ª escolha!


Há que na campanha de anagariação de Sócios e Apoios levar uma grande foto daquela magnífica sala de Troféus que tornará irrestível o apelo em apoiar o Académico!

Nós Vamos Conseguir, Nós Temos de Conseguir!


Carlos Silva

sábado, 22 junho, 2013
carlos disse...

Ora bem, só um idiota é que nao consegue perceber qual a diferença, a nível financeiro, entre a epoca passada e a próxima.
Se na epoca passada os jogadores eram todos amadores, agora são todos profissionais, o que exige um salário minimo muito acima do praticado anteriormente.
na epoca passada o campeonato era regional, agora será nacional, o que implica muito mais custos a nivel de deslocações a alojamento.
Sim, o clube até pode nao ter dívidas, mas só se poderá manter nessa situação se todos ajudarem. Ao que consta, o poder municipal pretende dar menos dinheiro para a próxima epoca, do que deu na epoca passada.
Isso sim, é vergonhoso.

sábado, 22 junho, 2013
Anónimo disse...

Só um idiota, se daria ao trabalho de tentar explicar o óbvio: é evidente que os custos serão superiores. Mas também o serão as receitas.

E agora pergunto, se na época passada tivemos a capacidade de sermos o único clube da série a adoptar uma filosofia profissional, não devíamos agora acusar menos a transição?

Então como seria se tivesse subido o Cinfães ou qualquer outra equipa da série?

Miguel

sábado, 22 junho, 2013
Leonardo disse...

Nas lojas de artigos desportivos , por exemplo, quantas camisolas, calções e demais equipamentos desportivos do Académico estão à venda? Arriscaria dizer zero sem grande margem de erro. Voltando ao bom exemplo de Guimarães, miúdos e graúdos lá só vestem as cores do Vitória. Referências aos grandes, praticamente nulas. Esse espírito comunitário ou bairrista, como quiserem chamar, em Viseu, em escala menor, só temos visto no Lusitano, infelizmente para o Académico.

sábado, 22 junho, 2013
Anónimo disse...

"Apesar do alarmante comunicado que foi emitido poucas horas antes da assembleia.." Ora isto diz tudo do que é o Acadedmico. Um clube com comunicaçao zero! Quantas pessoas souberam da Assembleia de ontem? E quantas souberam da anterior?


sábado, 22 junho, 2013
Anónimo disse...

Ora aí estão os "Academistas" de oportunidade...Sr Carlos Silva desta vez vai ter de me desculpar e permitir que diga que há aqui pessoas que não são verdadeiros Academistas! Só aparecem em alturas destas a dizer mal, a falarem sem saber, agarrados a um passado que já não volta em vez de se unirem ao presente e ao futuro!!Assim é que não! Estiveram ontem na sede?? Não me parece! Se tivessem estado tinham ouvido da boca do presidente qual é o orçamento previsto para a próxima época! O que se passa é o seguinte, não se pode bater palmas quando se sobe, e assobiar para o lado quando é preciso ajudar/contribuir! E a ajuda é agora e não no final da época!

sábado, 22 junho, 2013
Luis disse...

É pena e que a maioria da euforia feita quando o académico subiu são de jovens que são estudantes, logo como são estudantes não podem ser sócios do Académico a não ser que o pais apoiem,deve haver muitos que é o meu caso que estou a estudar e quando começar a trabalhar vou ser sócio do meu Académico de Viseu. Mas uma coisa é certa, muita gente apenas simpatiza com o clube e porque são de Viseu,porque de resto só apoiam os grandes e se for preciso são sócios deles... Acredito que sejam muito poucos aqueles que querem mesmo ajudar o clube e que são os verdadeiros academistas e sendo assim nunca na vida podemos ser um gigante,olha vamos ser sempre o gigante dos distritais... O que é pena porque acredito que se os viseenses se unissem todos em prol do clube fazendo se sócios e comparecer nos jogos no Fontelo as coisas podiam ir longe...
Mas uma coisa é verdade,falta um site oficial onde tenha la uma parte para o pessoal se fazer sócio em casa e pagar as quotas por MB ou outro meio qualquer,se bem que quem quer uma coisa vai atrás dela e neste caso ia a sede do clube mas no caso das pessoas que são emigrantes já é mais difícil

sábado, 22 junho, 2013
José Braz disse...

Não é com vinagre que se caçam moscas ...
Não é diabolizar permanentemente as pessoas que se cativa seja quem for.
Tudo isto serve apenas para todos perceberem que quando se ganha nem sempre tudo vai bem, assim como quando se perde não é sinal de que tudo vai mal.
A grandeza do clube afere-se também pela sua capacidade de ir superando as dificuldades.
E, por falar em dificuldades, já alguém pensou que a maioria dos viseenses passa por dificuldades económicas que não lhe permite ajudar mais?
Quanto ao resto, como sempre, venham os jogos e os resultados e os sócios e simpatizantes aparecem.
É também necessário que os responsáveis do clube corrijam as suas próprias insuficiências, a menor das quais não é a sua incapacidade de comunicar com os adeptos.
Pretender que as pessoas saibam de uma nota que colocam no facebook, quando grande parte dos sócios não tem facebook, muito menos internet é a demonstração dessa mesma incapacidade.
Aliás, os autores deste blog fazem um trabalho extraordinariamente meritório pois sem eles eu próprio e muitos outros nada saberia do que se passa no académico.
Já quanto às entidades oficiais e as próprias empresas, não há desculpa para não retribuírem a visibilidade que o académico dá à cidade, e que não tem paralelo com qualquer outra instituição.
Aí sim, os dirigentes terão de ser intransigentes e reclamarem o apoio a que o clube tem direito. Aí sim, é bom comparar com outros bons exemplos de outras cidades. No mais, os adeptos de viseu (não só os que aqui vivem, atenção) sáo mais ou menos como os outros, aparecem mais quando os resultados são bons.
Para má, já basta a vida ...

domingo, 23 junho, 2013
carlos disse...

os custos disparam para 4X mais.
As receitas não vão conseguir acompanhar tal disparo.
Sem o apoio de empresas e entidades publicas o académico não consegue ter viabilidade financeira para participar na 2ª liga e vai acabar como o CAF...FALIDO!
Por mais boa vontade que exista dos órgãos sociais, ninguém está para meter a cabeça no cepo tendo em conta os valores envolvidos.
Parece-me bastante legítimo que tenham medo.

domingo, 23 junho, 2013
--FD disse...

Antes de mais, quero enaltecer o trabalho da direcção do Académico de Viseu Futebol Clube. O Clube fez uma época fantástica a nível desportivo e conseguiu recolocar o Clube nos campeonatos profissionais após 15 anos. Considero também que as pessoas que estão à frente do AVFC são pessoas sérias e mesmo que não concorde com todas as decisões tomadas, acredito que foram tomadas em consciência e na posse de mais elementos do que aqueles que os sócios e adeptos têm.

Tenho pena que a euforia de finais de Abril não tenha projectado uma onda do tamanho que se esperava mas também a verdade é que a comunicação do Clube para com os seus adeptos ainda não é a ideal. Senão vejamos:

- a grande parte das notícias que se vão lendo são obtidas aqui neste fantástico bloque d' A MAGIA DO FUTEBOL. Nem sequer vou falar dos jornais desportivos porque, como se sabe, grande parte das notícias não são verdadeiras;

- o Clube comunica na internet apenas através do facebook. Acredito que seja uma boa ferramenta mas não podemos basear toda a comunicação através desse canal. Alguns exemplos:
- muita gente tem conta no facebook mas eu por exemplo não tenho. Assim, há pessoas que apesar de conseguirem ver os tópicos que vão sendo lançados, estão impedidas de participar;
- a página web que foi alojada para ter o site do AVFC tem simplesmente um apontador para a página do facebook. Ainda que esteja em construção podia, no mínimo, ter informações sobre a forma como as pessoas se podiam tornar sócias (incluindo as quotas) e onde poderiam adquirir artigos do AVFC. Falando de uma situação em concreto, como não tenho conta do facebook pedi a uma pessoa para enviar através de lá uma mensagem a saber o valor das quotas para a época (2013/2014) - já tinha enviado um e-mail a perguntar o mesmo e o preço das camisolas mas não obtive resposta - e a reposta foi "€ 65". Pois bem, quando me dirigi à sede do Clube para renovar o meu livre trânsito aconteceu o seguinte:
1) a quota em questão não tinha o valor de € 65;
2) tentei renovar o meu livre trânsito mas não foi possível porque "a impressora dos cartões de plástico ainda não tinha chegado";
3) perguntei pela data em que seria possível comprar a camisola de 2013/2014 e o preço desta mas não me souberam responder. Perguntei pelo preço da camisola de 2012/2013 e a resposta foi "o clube ainda não está a fazer nenhuma acção de marketing mas se precisar mesmo podemos encomendar".

(continua)

domingo, 23 junho, 2013
--FD disse...

- a Assembleia Geral e as Eleições foram comunicadas num post do facebook e sem qualquer destaque. Mas afinal na nossa ficha de sócio não consta o nosso endereço de e-mail (e a morada)? Numa dada altura até comentei num post aqui n' A MAGIA DO FUTEBOL que achava que era uma data bastante tardia para aprovar a nossa Sociedade Desportiva. Aliás, praticamente todos os outros Clubes começaram a tratar do assunto no mês de Maio. A Assembleia Geral realizou-se mesmo no dia 14 de Junho? Que assuntos foram tratados? Infelizmente trabalho e resido a mais de 300 km de Viseu e dada a minha situação profissional é-me completamente impossível estar em Viseu sem ser aos fins-de-semana e daí não conseguir estar presente nestes actos.

- o comunicado lançado a apenas duas horas e meia antes das eleições do dia 21 de Junho foi um acto bastante arriscado. Eu percebo a situação, apesar de o Clube não ter dívidas é bastante perigoso seguir em frente numa competição tão exigente se não existirem apoios para tal mas pode transmitir uma ideia de fragilidade do Clube e pode fazer com que as pessoas desconfiem do projecto do AVFC. Acredito que agora qualquer pessoa tenha ainda mais receio de se tornar sócia do Clube! A falta de apoios foi apenas notada no próprio dia das eleições? Como vai ser agora tratada a formação do plantel para a época que se avizinha? Vai parar tudo até se conhecer o destino do AVFC?

Estas situações são exemplo daquilo que não deve acontecer se precisamos de cativar adeptos. Seria muito mais "normal" ser o Clube a "impingir" cachecóis e camisolas do que um adepto andar a procurá-los e, muitas das vezes, não ter sucesso. De qualquer forma eu acredito que agora que foi contatado um director de comunicação, episódios destes vão certamente acabar (pelo menos assim espero!).

Repetindo o que eu próprio disse num post deste blogue no início do ano (quando foi lançado um repto para sugerir algumas ideias para o Clube) defendo que:

- a ideia do Sr Carlos Silva em criar um livre trânsito para uma agregado familiar faz todo o sentido!

- a criação do website (com uma loja e formulários para a inscrição de sócios) é de importância vital;

- o Clube deve encetar uma campanha de angariação de sócios e de aproximação com a cidade (as iniciativas que foram tomadas e em que a equipa visitou o hospital e algumas escolas são de louvar mas insuficientes). Infelizmente a Feira de São Mateus é demasiado tarde para o efeito;

- o Clube deve apostar em merchandising a integrar num kit para novos sócios (canetas, porta-chaves, posters com a fotografia da equipa da época passada e actual, guarda-chuvas (…));

- aluguer de um outdoor ou colocação de cartazes em zonas visíveis da cidade;

- passar a mensagem em meios de comunicação social;

- contactar patrocinadores da época passada e anteriores no sentido de tentar renovar os contratos publicitários;

(continua)

domingo, 23 junho, 2013
--FD disse...

Estas são algumas das minhas ideias. Muita gente pode discordar mas era benéfico que houvesse algum espaço para serem debatidas algumas ideias para o nosso Clube. Da minha parte, tudo farei para passar a mensagem e tentar angariar novos sócios para o Clube. A minha renovação do livre trânsito será também tratada o mais rapidamente possível (se já houver impressora) e não vou esperar pela definição do campeonato em que Clube vai participar para o fazer. Vou sempre apoiar o meu Clube independentemente do escalão em que participar! À direcção do Académico de Viseu deixo toda a minha solidariedade e espero que seja encontrada uma solução para o impasse em que vivemos. Espero que eventuais investidores se lembrem que o Académico pode ser o maior embaixador da nossa cidade nos próximos tempos.

Vou também deixar o meu contributo para a inscrição de novos sócios. Julgo que em nenhum sítio na web é possível ver o valor das quotas e como tal, deixo-as aqui. Digitalizei a folha de inscrição de novos sócios e coloquei-a na minha dropbox. Espero que seja útil! À semelhança de outras imagens que digitalizei, peço aos autores do blogue que a guardem e, quiçá, que a coloquem num lugar visível para que todos a vejam facilmente.

Aqui fica o endereço:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/1234876/AVFC/quotaAVFC.jpg

Força Académico de Viseu!
EU ACREDITO que vamos conseguir dar a volta!
O Clube precisa de todos! Força Direcção, Força Equipa, Força Adeptos!

domingo, 23 junho, 2013
viriatus disse...

Caros amigos;

Parece-me ser de sossegar todos os verdadeiros ACADEMISTAS!

O Académico vai competir na II liga, disso não restam duvidas.

Tenham calma que vamos ter uma boa equipa e tudo se vai resolver.

FORÇA ACADÉMICO!!!

segunda-feira, 24 junho, 2013
Anónimo disse...

tem que haver cartazes apelar para a inscrição de novos sócios... a maioria das pessoas de Viseu não têm facebook nem estão na Internet, é preciso informar os adeptos através da radio,cartazes,etc.. o novo director de comunicação é ou era da radio estação diária podia la meter anuncio apelar aos adeptos a se fazerem sócios,para irem a AG...nao podemos esperar que os outros façam as coisas por nos,temos de ser nos a fazer.. Há muita coisa a mudar no Académico de Viseu,tem uma estrutura amadora em quase todas as vertentes e isso tem de ser mudado,se não for tudo de uma vez que seja aos poucos.. Se em Tondela se fazem as coisas bem porque em Viseu não?

segunda-feira, 24 junho, 2013
Anónimo disse...


Apesar do impasse o trabalho de construção da equipa para a II liga continua e hoje no jornal ABola vinha referenciado o nome de pateiro médio esquerdo do Rio Ave. Estou certo que as coisas se vão resolver e que esta medida foi um alerta para as forças vivas da cidade câmara incluida para se juntarem ao clube.Temos que exigir da câmara de Viseu, no mínimo tanto como a participação que a câmara de Tondela dá ao clube superior a 200000 euros por ano. A direção tem trabalhado com muita dedicação ao clube mas ainda falta fazer muito tal como já aqui foi referido. Acredito que o Académico vai continuar a subir no mapa dos campeonatos profissionais e ser a bandeira desta região. Força ACADÉMICO.

Nuno

segunda-feira, 24 junho, 2013
carlos disse...

Sim, a direcção do clube só se apercebeu da falta de verbas, ou de complicações financeiras no próprio dia da AG pois um dos maiores apoiantes faltou à palavra e pôs em causa toda a estrutura financeira do clube.
Dúvido que, em época de crise, as empresas sejam tão generosas como gostariamos que fossem. Contar com patrocínios elevados, nesta altura, é sonhar alto.
Em relação à inscrição como sócio, pelo que sei está a ser preparada a página da internet e poderá colmatar algumas das falhas de que falam.
Preparar uma equipa para a 2ª liga é exigente, quer a nível de plantel, quer a nível de secretaria. Basta ver o site da LPF para verificar a quantidade de papeis que solicitam. A estrutura do Clube não tem tido mãos a medir.
Muitos criticam o facto de se terem andado a contratar jogadores e só depois se terem apercebido que falta dinheiro, mas a verdade é que a falta de dinheiro não é culpa do clube, mas seria culpa do clube a falta de jogadores.
Sim, talvez se tenha posto a carroça à frente dos bois, mas neste caso creio que não havia outra forma. Era necessário dar andamento a toda uma série de questões. Infelizmente, a falta de palavra que causou este transtorno caiu na pior altura.
Resta esperar que as coisas se componham e esperamos que os visienses se unam em torno do clube.
Para breve, quando visitarem o palácio do gelo, terão uma loja onde comprar artigos do clube.

segunda-feira, 24 junho, 2013