terça-feira, julho 31, 2007

Ano 1978 - a primeira subida á 1ª Divisão.

A primeira equipa do CAF a subir á 1ª divisão.

1º Plano-Da esquerda para a direita: José Moniz ( treinador ), Rafael, Gregório, J. Manuel, Pedro Paulo, Gomes, Vinagre, Adelino, Chico Santos e Maia.
2º Plano-Da esquerda para a direita: Eduardito, Penteado, Basto, Tayobe, Braga, Albasini, Pelezinho, Keita e Rodrigo ( cap.).
Dizia... José Madeira em 18 de Julho de 1978.
" Eu, como quaisquer Viseense que se prese, senti a subida da Académico com muita emoção.
Emoção pela qual não pude deixar de ser atingido, talvez até de uma maneira especial porque vivi muita hora má e lembro-me de todos aqueles que aguentaram as horas más, porque nas boas é fácil, aparece sempre muita gente.
Nestes anos todos para chegar a este momento,lembro-me daqueles que já cá não estão, lembro-me das pessoas que de qualquer forma contribuiram muito para isto, pois eu sou dos que acredito que todos que vestem um dia uma camisola do académico ou o dirigiram, o ideal era levá-lo sempre mais longe.
As coisas é que não se proporcionaram. Atingiu-se agora e estão de parabéns os dirigentes, a cidade e
até o atletismo que poderá vir a ser contemplado com qualquer coisa... "
Este comentário aplica-se hoje tantos anos volvidos ...
A foto foi gentilmente cedida pelo Sr. José Pinheiro, do Blog O Viseu, a quem a Magia do Futebol agradece.

6 comentários:

ACADEMICOjuniores disse...

PARABÉNS ISTO É EXCELENTE DIFICIL ESQUECER ESTE ACADÉMICO...NÃO SEI COMO Á PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DO ACADÉMICO... SÓ PODE SER POR ESTAREM DOENTES.....
OBRIGADO POR ESTAS FOTOS....
GRANDE ACADÉMICOOOOOOOO MUITO GRANDE MESMO.
lS

quarta-feira, 01 agosto, 2007
Anónimo disse...

Quantas recordações!
Passam precisamente 30 anos sobre o início da cavalgada que conduziu pela primeira vez o Académico à primeira divisão!E lá andei, por toda a zona centro com os meus pais - grandes Académicos! - e a minha filha mais velha, equipada a rigor, com camisola, cachecol e bandeira!!
Dequela equipa, tenho de referir dois jogadores, verdadeiros ícons da minha juventude: Basto e o capitão Rodrigo!
Dois jogadores magníficos, que foram seleccionados para a selecção das quinas nos juniores!
Um e outro acabaram por não ter a carreira que estava ao seu alcance, embora o Rodrigo ainda tenha feito alguns anos em bom plano no Vitória de Guimarães, como extremo de grande qualidade. A cabeça não terá sido capaz de comandar o Basto para o estrelato que merecia. E esteve algumas vezes à beira do Sporting...
O José Madeira, que até era meu vizinho e que tinha uma loja de antiguidades com o irmão na Rua do Gonçalinho, "doente" do Académico e sempre "herói" na luta pelo atletismo, sua grande paixão, traduz neste texto aquilo que todos os academistas sentiram nesses dias...
Depois de uma época intensa, o Académico entrava no seu melhor período competitivo. Pelo Fontelo sem condições, passaram os grandes do futebol luso, em redor daquele pelado, lotações esgotadas fizeram o Académico como o clube com melhores receitas, depois dos três grandes!
Ali mesmo, em cima da terra que só havia a bancada central, estivemos nós em quase todos os jogos, depois de mirabolantes viagens de Lisboa pelas estradas dos anos 70, com as curvas do Luso à mistura! Loucuras que o amor clubista nos faz cometer! E o célebre jogo com o Benfica, debaixo de tal chuva torrencial que - diz-se - só começou para salvar a receita, pois foi logo interrompido... E aquelas duas vitórias seguidas, contra o Vitória de Setúbal e Barreirense, que nos encheram de moral e quase certeza de uma reviravolta... que não aconteceu!
Como sempre, algumas pessoas que se diziam do Académico começaram com assobios e insultos que acabaram no descalabro de terminar a época com apenas 11 pontos, em último lugar, quando no final da primeira volta somava 9, mercê das tais duas vitórias (na altura só valiam 2 pontos).
Recordações amargas e doces de uma época em que o Académico esteve entre os maiores.
Mas que não nos deixaram mais orgulhosos por ser Académicos, porque um verdadeiro Académico sente sempre orgulho do seu clube, aconteça o que aconteça!!
E mais tarde vieram as equipas do Carlos Alhinho e dos seus "meninos" Caboverdianos, que davam festival de qualidade, ao ponto de os jornais da altura dizerem que o Académico era das equipas que melhor futebol praticava, com mais espectáculo!
Nesses tempos já eu vivia em Lisboa e não vivia as tertúlias do passado e de que já falei em outras ocasiões...
Rasgos de memórias que não esmorecem... Ser Académico é ser Académico para sempre!
LUMAGO

quarta-feira, 01 agosto, 2007
Anónimo disse...

O Académico é Especial. O nome é Especial. Tudo é Especial neste Clube. Poder ser do Académico não é para todos. É preciso sentir o Académico. Ter orgulho de usar um equipamento com o símbolo do Académico é só para alguns, é preciso trabalhar com muito sacrificio para poder ostentar esse símbolo numa peça de equipamento. Trabalho e sacríficio só ao alcance de alguns. é isso que faz o Académico grande e apetecido por qualquer atleta seja em que modalidade for...

quarta-feira, 01 agosto, 2007
Anónimo disse...

Excelente recorda�o do nosso querido CAF , eu vivi bem essa euforia toda, e como tal coloquei as fotos desses tempos fant�sticos identiquem a origem das mesmas, s�o recorda�es pessoais de muitos anos...e dedica�o

quinta-feira, 02 agosto, 2007
João Nunes disse...

Sr. José Pinheiro, tem toda a razão, foi esquecimento meu, não colocar a origem desta excelente foto. Assim que possivel identificarei a origem da respectiva montagem. Peço desculpa pelo esquecimento. Um Abraço.

quinta-feira, 02 agosto, 2007
Anónimo disse...

MEUS GRANDES AMIGOS ,EU NÃO PRECISAVA DE TANTO RIGOR ,FOI UM PEQUENO PROMENOR DA MINHA PARTE POIS GUARDO RELIGIOSAMENTE TODO O MEU HISTORIAL DO NOSSO QUERIDO ACADÉMICO DE VISEU,O VOSSO TRABALHO PELO CLUBE É EXCELENTE,UM ABRAÇO

quinta-feira, 02 agosto, 2007