terça-feira, julho 17, 2007

Um clube diferente


Há poucos dias um jornalista do Record dizia, em palavras que aqui reproduzimos, que “o Sporting tem sempre uma grande equipa em perspectiva e nunca passa disso”. Esta é uma verdade inquestionável.
Se da saída de Nani pouco ou nada há a dizer, perder Tello e Caneira, sobretudo este último, torna, no meu entender, o plantel mais fraco. Já sobre Ricardo, um atleta que eu sempre defendi mesmo quando era mais fácil o criticar, não percebo certo histerismo que por aí anda quanto à sua saída, principalmente quando esse histerismo provém de quem nunca foi fã do nº 1 de Portugal. Tiago – para mim Stojkovic ainda é uma incógnita – tem tudo para manter a baliza leonina bem entregue.
Ao Sporting, sem o apoio dos milhões de adeptos de uns ou sistemas pouco claros de outros – ou não, ou não! -, resta-lhe seguir o seu trilho, o de apostar na formação. É certo que o Sporting conta com uma “imprensa amiga” que ajuda a passar esta imagem de marketing mas a verdade é que na pré época leonina estão presentes Rui Patrício, Paulo Renato, André Marques, Bruno Pereirinha, Miguel Veloso, João Moutinho, Djaló, Adrien Silva e Pupo. Que outros clubes em Portugal, ou no mundo, se podem orgulhar disso? Que pensarão, por exemplo, os campeões juniores disto? Que pensará, por exemplo, um jogador da qualidade de Bruno Gama ao ver jogadores da sua idade a ter as oportunidades que a ele são negadas? No fim desta pré época nem todos ficarão, como é lógico, mas por certo teremos estes jogadores em clubes que os ajudem a crescer e não em “clubes amigos”. Quaresma e Simão estão em rivais? Pois estão, mas esse é um risco que tem que se correr.
É verdade que o “Sporting tem sempre uma grande equipa em perspectiva e que nunca passa disso” mas também é esse facto, o der ser um clube diferente, que torna as poucas vitórias tão saborosas!

0 comentários: