terça-feira, julho 17, 2007

"Aos academistas"

"Para os meus atletas e verdadeiros academistas"
Neste momento, recordo-me de muitas coisas: dos atletas, dos seus familiares e dos grandes academistas que nunca desistiram de lutar e que muitos sacrifícios fizeram para dignificar e honrar o nosso Académico.
Não me posso esquecer das grandes “batalhas” que travámos e dos fantásticos resultados que obtivemos, entre os quais: Campeões de Escolas; Fase Final do Nacional de Juniores; Permanência na 1ª Divisão e, nesta ultima época, Campeões Distritais de Juniores. Momentos fantásticos….grandes equipas….que grandes balneários eu tive…éramos uma família!!
Nunca me vou esquecer, também, daquele triste dia em que tive de comunicar aos meus atletas que já não haveria jogo no sábado seguinte, porque tinha sido pedida a insolvência do clube e, consequentemente, iriam retirar-lhes o que eles mais gostavam de fazer, que é jogar futebol.
Foram momentos arrepiantes. Deparei com atletas de lágrimas nos olhos e com todo o plantel abraçado a confortar-se mutuamente. Mas foram esses momentos que nos espicaçaram e nos deram força para dar a volta por cima, com o objectivo de voltarmos aos nacionais já este ano.
Blindámos o nosso balneário contra tudo e todos, e com muito trabalho, sacrifício e profissionalismo conseguimos os nossos objectivos, pois eram muitos aqueles que, ao longo de toda a época, foram esperando de uma forma até doentia, pela notícia de uma derrota dos Juniores do Académico. É com orgulho que afirmo que não lhes foi consentida essa alegria e acabámos vitoriosos e invictos.
Para todos vós, grandes campeões, os meus sinceros e sentidos agradecimentos e muitas felicidades!!
Ao rever todo este percurso como treinador da formação do Académico, estou de consciência tranquila, já que trabalhei sempre com grande honestidade e dedicação, podendo, ao contrário de outros que por lá gravitam, dizer de alto e bom som, que nunca ganhei um euro com o clube, muito pelo contrário, dispus, muitas vezes, do tempo da minha vida profissional e familiar, sempre com o objectivo de honrar e levar mais além o nome do nosso Académico.
Não pensem que estou arrependido, antes pelo contrário, que grande orgulho me deu ter representado esta instituição que sempre respeitarei, ter partilhado e realizado grandes amizades durante todos estes anos, ainda que por vezes, tenha conhecido também algumas pessoas sem carácter, mas esses … enfim, que Deus os ajude a crescer como homens sérios e íntegros.
Admito que cometi dois grandes erros, e que se revelaram decisivos: um deles foi ter confiado nos que me deram a cobarde “facada nas costas”, e o outro prende-se com o facto de felizmente ter sempre conseguido resultados tão meritórios. Não tenho, pois, a menor dúvida que tais factos incomodaram muito boa gente.
Aproveito, também, para referir e deixar bem claro, que os motivos que precipitaram a minha saída do clube foram os que vou enunciar:
Em primeiro lugar, não aceitei treinar o escalão de iniciados, não por sentir que isso fosse uma despromoção, mas sim porque foi uma imposição, já que tenho uma enorme estima e consideração por todos aqueles que se encontram nesse escalão. Em segundo lugar, não aceito permanecer nesta estrutura uma vez que, falar neste sistema de rotatividade, muito honestamente, foi uma forma simpática de me convidarem a sair, e justifico esta afirmação porque entendo que os procedimentos e as alterações não deviam ter sido dadas através de recados, mas sim, convocando os interessados, apresentando aí os assuntos e propostas para estes serem posteriormente discutidos em sede própria sobre as vantagens e desvantagens desta reorganização estrutural de recursos humanos, bem como as suas implicações futuras, sempre na presença dos coordenadores do futebol formação e de todos os técnicos do clube.
Não concebo, também, qualquer tipo de reorganização estrutural sem previamente ser conhecido ou apresentado um projecto para o futebol de formação ou, pelo menos, haver a coragem de se apresentar o rosto desse projecto, ou será que há rostos que só aparecem quando se ganha!?
Neste momento, atrevo-me a perguntar, como academista que sou: Será que existe alguma linha orientadora para o arranque deste processo que tenha por base conteúdos bem programados? Existirá, de facto, um modelo de formação estruturado? Que critérios foram utilizados para definir as competências dos diferentes treinadores e a sua colocação nos diferentes escalões? Simpatia apenas…Amizade…Compadrio….enfim, quem decidiu que responda pelas suas decisões e apostas!
Não posso, também, deixar passar este momento, para afirmar de forma categórica, que ao contrário do que alguém disse, não pretendo nem nunca pretendi destabilizar a estrutura do clube.
Relativamente a este assunto, este será o meu último comentário, porque não faz parte da minha educação e do meu conceito de vida valorizar comentários infelizes de pessoas que considero limitadas, mal formadas, pouco sérias e sem idoneidade pessoal e profissional. Estou, pois, absolutamente convicto que o tempo se vai encarregar de repor a verdade.

Para finalizar, e porque foi este o principal motivo que me fez sentir na obrigação de escrever este texto, quero agradecer a todos aqueles que ficaram perplexos, e até indignados com a minha saída do clube e que comigo foram solidários neste momento particularmente difícil.
Para atletas, pais dos atletas, amigos, academistas, e muito especialmente à minha família o meu obrigado por tudo!!

Nota Final: O meu agradecimento especial para os autores/gestores dos Blogs, AVFC Camadas Jovens e Magia do Futebol que sempre nos acompanharam!"
José Pipo

Como reparam transcrevemos uma nota enviada pelo Mister Pipo de forma a acabar de vez com tudo o que a notícia da sua saída despoletou, esperando que o assunto fique encerrado e que os verdadeiros academistas se unam para os NOSSOS objectivos serem atingidos. Força ai campeões!

18 comentários:

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

O Mister Pipo encerra aqui a polémica e A MAGIA DO FUTEBOL também a não ser que novas reacções surjam e o nosso mail está sempre disponível.

Ao ler este “comunicado” fico com a impressão, que já tinha anteriormente, que se as coisas fossem resolvidas “olhos nos olhos” nada disto acontecia. Não será assim, “olhos nos olhos”, que as coisas se devem resolver?

Quanto ao agradecimento do Mister Pipo ao nosso trabalho aqui no blogue apenas digo que o fazemos por gosto e quando assim é, “correr” não cansa.

terça-feira, 17 julho, 2007
Anónimo disse...

OBRIGADO Mister Pipo por tudo o que me proporcionou, o academico acaba de perder um grande Treinador mas acima de tudo um grande Homem, consigo aprendi muito e passei momentos no futebol que nunca esquecerei,

felicidades.....
Pedro Simões

terça-feira, 17 julho, 2007
Anónimo disse...

Muita falta vai sentir o caf deste mister...

ele nao mercia isto...

abraço pipo e po ano estás outraves no caf...para ser o meu mister

Melo

terça-feira, 17 julho, 2007
Anónimo disse...

José Pipo, Grande Mister e Grande Homem.

Esta sua nota final de despedida está muito á frente. Mais uma vez demonstra aqui a sua coragem e categoria .

Agradeço-lhe tudo o que me ensinou, e espero que volte rápido.

terça-feira, 17 julho, 2007
Anónimo disse...

PONTO FINAL!
Parece ser unânime o sentimento de todos os que vivem e respiram o Académico.
Um passo atrás, muitas vezes, conduz a muitos passos em frente e José Pippo - que não conheço pessoalmente - mostrou que, em nome do Academismo, não precisa de manter uma polémica que não conduz a lado nenhum.
A minha condenação da direcção é apenas e só no aspecto da postura. Uma direcção, como já referi várias vezes, é para dirigir, para tomar decisões, umas serão boas, outras más. O futuro se encarregará de repôr as verdades. Agora, que o José Pippo merecia mais respeito, isso é inegável. José Pippo e todos os academistas. Uma direcção tem de explicar as estratégias aos sócios, tem de traçar rumos e objectivos,tem de definir as metas que os academistas vão querer alcançar. O José Pippo não se encaixava no perfil que a direcção queria, pois bem, há que dizer muito claramente ao próprio José Pippo: Meu caro, pensamos isto e aquilo e por isso não se enquadra no nosso projecto!
Agora, rotatividades? Onde é que isso já se viu? O técnico dos juniores vai para os iniciados e todos sobem um escalão? A mim, cheira-me a cobardia!
Lamentavelmente são muitos os comentários que vou fazendo sempre contra decisões ou falta de explicações da direcção do Académico, o que me deixa muito apreensivo quanto ao futuro. Eu e muitos dos academistas, gostavamos de estar mais por dentro do clube, apesar das distancias...
José Pippo, a sua atitude ao pôr o PONTO FINAL demonstra um forte e saudável academismo, que lhe agradeço por inteiro.
Agora, contra ventos e marés (infelizmente alguns de dentro!)vamos lutar TODOS pelo Académico. Não sei bem como se a direcção não apresenta estratégias, campanhas, acções de visibilidade, ofertas de convites para os jogos( a Feira de S. Mateus aprixima-se e a chegada dos emigrantes também, não sei se já repararam!!...), sei lá..., mas estamos cá!
Pelo Académico!
LUMAGO

terça-feira, 17 julho, 2007
Anónimo disse...

Sr. Lumago:
Apoiado!

terça-feira, 17 julho, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Sr. Lumago:

Eu costumo ler e reler várias vezes tudo o que escreve e tenho que lhe agardecer as verdadeiras lições de academismo que me dá.

Leio e releio tudo o que escreve e só vejo críticas construtivas. Mas para alguém, felizmente poucos, isso é "rasgar o clube".

quarta-feira, 18 julho, 2007
Anónimo disse...

De facto acho eu e achamos todos, menos o Presidente do nosso clube que acabamos de perder um grande treinador um grande Homem e um excelente condutor de jovens, aqui este treinador demostra tudo isto, quem saiu a perder ? o nosso Academico, fico triste com esta situação e espero que volte rápido ...!

um abraço de L. Coelho

quarta-feira, 18 julho, 2007
Anónimo disse...

para quem ainda tinha duvidas aqui fica demonstrado o amor que o Mister Pipo tinha ao clube e o profissionalismo que sempre lhe dedicou, por tudo o que me ensinou e lições de vida que tive,

Muito OBRIGADO, Até Sempre Mister

P. Rocha

quarta-feira, 18 julho, 2007
Anónimo disse...

sem duvida nenhuma o melhor mister q ja tive..onde para tb o mister carlos??
zl

quarta-feira, 18 julho, 2007
Anónimo disse...

Eu e outros, sabemos que, obviamente, o Prof. Idalino está por detrás da saída do Pipo do comando Técnico dos Juniores. A indignação do mesmo com essa acusação mostra que ele é um especialista em "fugas para a frente". A indignação do presidente mostra apenas que é uma pessoa (boa) manipulável. Tenho um treinador (com algum sucesso) amigo meu, e que foi como jogador, em tempos treinado pelo Professor, que diz o seguinte: "Com o professor Idalino, aprendi muitas coisas!... MAS PRINCIPALMENTE COISAS QUE NÃO DEVIA FAZER..." O Professor é um homem muito inteligente... pena pensar que todos os que o rodeiam são burros ou inferiores... Força Zé Pipo... CHUTA PARA A TEVISIL... E O RESTO É CONVERSA!

quarta-feira, 18 julho, 2007
Anónimo disse...

Pois é. Tudo muito bonito. Muito sentimentalismo…mas memória curta. Não tenho nada contra o Mister Pipo. Mas não podemos esquecer que para ele entrar nos Juniores do Ac. Viseu alguém teve de sair… E de que maneira ele saiu, o Prof. Vitó.!!!
Já com a época iniciada num treino aparece Mister Pipo em vez do Mister Vitó… atletas não querem treinar. Revoltam-se.
Não havia blogs para estes choradinhos de meninos mimados… mas já havia a noção que não era certo a forma como se tratava, quem tão bem treinava e se dedicava ao clube.
Porque foi escolhido o treinador das escolinhas para os juniores e não o Prof. Raposo?! Pois…responda quem souber.
Parabéns ao Mister Pipo conseguiu, como escrevi atrás, pegar nesse grupo de jogadores tristes pela saída do Mister Vitó e liderou muito bem a situação, mostrando competências.
Os atletas são assim. Tristes agora, dizem eles, amanhã são outros com o Mister Chaves, depois outros com um qualquer Mister….
Mas haja memória e seguir a vida em frente.

pedroamota@iol.pt

quarta-feira, 18 julho, 2007
Anónimo disse...

olá pedro mota, de facto tem toda a razão hoje são uns amanhã outros, mas a diferença é que o Prof. Vitó saiu por vontade própria e o Prof. Raposo na altura não aceitou, esta é a diferença !!!

quarta-feira, 18 julho, 2007
Anónimo disse...

Não falem do que não sabem.
Sem mais comentários.
E não volto a escrever mais nada.
Felicidades ao Mister Pipo e para o ac. viseu.

pmota

quarta-feira, 18 julho, 2007
Anónimo disse...

Se o José Pipo já pôs um PONTO FINAL na questão, frisando as suas razões, não será a altura de o colocarmos também?
Se formos recuando, recuando, arriscamo-nos a caír de costas!
E o Académico, sem nunca negar as suas costas - entenda-se passado! - por onde passaram como técnicos, nomes enormes como Telecheia, Janos Biri,Osvaldo Silva, Carlos Alhinho e tantos outros, vai estar à altura dos seus pregaminhos e dar a quem o serve as condições necessárias para mais uma grande época. Assim todos nós saibamos meter a viola no saco e falar só no fim!
LUMAGO

quinta-feira, 19 julho, 2007
Anónimo disse...

Sábias palavras,LUMAGO. Vamos apoiar o Académico e deixar as guerras para depois

quinta-feira, 19 julho, 2007
Anónimo disse...

Caro amigo Pipo
Nada disto me espanta eu sabia que mais tarde ou mais cedo também iriam correr contigo como fizeram com todos os outros.
Tudo o que estava a estrovar ao elenco teatral tinha de ser varrido de qualquer forma sem apelo nem piedade, desta vez foram aqueles que eles queriam que fossem embora pelo seu próprio pé mas o feitiço virou-se contra os feiticeiros e então tiveram de jogar sujo e com atitudes que toda a gente lhes conheçe por forma a poder instalar e formar os seus lobbies de interesses porque este é o seu verdadeiro projecto .....
O que mais me entristece é que mais uma vez esta cidade vai ver um clube recem nascido ser utilizado para alguem se promover e assim tambem com ele levar alguns inocentes que para conseguir os seus objectivos de vida vão ter de se sujeitar ao que estes parasitas querem fazer....
Que mais te posso dizer acho que nem vale a pena dizer mais nada tu deves estar dentro destes maleficios todos, mas olha as vezes há males que vêm por bem eu que o diga.

quinta-feira, 19 julho, 2007
Anónimo disse...

Ola Mister!!!

Estou a saber agora oq aconteceu consigo sobre o Academico,fiquei triste com isso,mas pode ter certeza q o Academico esta perdendo um grande treinador alem de um grande homem tambem.
Mister eu volto a repetir q me sinto mto grato por tudo q vc fez por mim,vc foi mto importante para o meu crescimento como jogador e como pessoa tambem,foi um enorme prazer ter trabalhado consigo.
Mister desejo a vc mta força e tudo de bom tbm,sabe q sempre quando precisar pode contar comigo para tudo,sempre estarei ao seu lado.

Abraço Roger!!!

sexta-feira, 20 julho, 2007