domingo, novembro 23, 2014

Ac. Viseu FC 3 - 0 CD Santa Clara

Estádio do Fontelo, 23 de novembro de 2015
17ª Jornada da Liga 2
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto)

Ac. Viseu: Ivo Gonçalves; Tomé, Pedro Santos, Tiago Gonçalves (c) e Dalbert; João Ricardo, Clayton (Filipe Nascimento, 62) e Tiago Borges; Tiago Almeida, Luisinho (Marcel, 86) e Sandro Lima (Paulo Roberto, 75). Treinador: Ricardo Chéu.

Santa Clara: Serginho; Mike, Materazzi, Accioly e Paulo Henrique; Vitinha (João Ventura, 86), Pacheco (c) e Malafaia; Ruizinho (Geraldo, 67), Nuno Silva (João Pedro, 67) e Clemente. Treinador: Pedro Bermonte.

Expulsão: Materazzi 80

Golos: Sandro Lima 30 (1-0), Sandro Lima 61 (2-0), Filipe Nascimento 85 gp (3-0)          
( Foto retirada da pág. oficial do Facebook, do Académico )


O técnico Ricardo Chéu, voltou hoje ao Académico, e não podia ter melhor estreia que aquela que acabou por acontecer.

Se o agora técnico academista, vinha de uma série de derrotas consecutivas, no seu anterior clube, o académico também não estava melhor, uma vez que nos últimos 6 jogos, apenas tinha conquistado 1 ponto no terreno do Oriental.

Ricardo Chéu, fez 6 alterações em relação á equipa inicial que alinhou na derrota caseira frente ao União Da Madeira.  Ivo, Tiago Gonçalves, João Ricardo, Tiago Almeida, Dalbert, e Clayton, entraram para os lugares de Ricardo Ribeiro, Clodoaldo, João Carneiro, Alphonse, Alex Porto e João Coimbra.

O Académico começou então o jogo, decidido a vencer. As primeiras jogadas do desafio, mostraram uma equipa mais esclarecida e confiante apesar das muitas alterações feitas.
Duas semanas não são suficientes para alterar e assimilar os novos métodos de treino, mas a equipa mostrou finalmente alguma confiança e esperança… algo mudou sem duvida, esperemos que seja para manter.

O Académico começou ao ataque, e logo nos minutos iniciais, poderia ter aberto o activo, mas Sandro Lima, não conseguiu, dar o melhor seguimento ao excelente cruzamento de luisinho.

O académico jogava melhor que o adversário, mas apenas conseguia trocar a bola na zona intermédia do meio campo, onde João Ricardo, assumiu o papel de patrão da equipa. 
Uma vez que as bolas não chegavam á área contrária, Chéu, troca os extremos, envia Luisinho para esquerda por troca com Tiago Almeida, e pouco depois surge o primeiro golo do desafio. Excelente jogada que começa em Tiago Almeida, coloca a bola em Tomé, que com um cruzamento milimétrico, coloca a bola na cabeça de Sandro Lima, para gaudio dos adeptos e principalmente da sua companheira, que festejou muito este golo, realçando que o Sandro também sabe marcar golos, num claro “recado” para a exigente massa adepta do Académico.

Na segunda parte, o Académico, continuou a dominar o jogo, mas alturas houve em que o Santa Clara, em contra-ataque, mostrou que o jogo estava longe de estar decidido.

Por volta dos 15m da 2ª parte, e numa excelente jogada de contra-ataque, que acaba por marcar é o Académico, Sandro Lima entra na área pelo lado direito, e envia uma “bomba” para dentro da baliza adversária. Estavam feitas as pazes com os adeptos.

Logo de seguida, o treinador academista, tira Clayton, desgastado, hoje com uma exibição bastante razoável, e lança no jogo o jovem Filipe Nascimento, para satisfação dos adeptos. 
A pergunta que se apraz fazer, é por que carga de água, o Alex, nunca deu uma oportunidade a este miúdo, que tem magia e talento nos pés…

Com o segundo golo, a equipa adversária, ainda esboçou uma reação, mas sempre sem grande perigo para a baliza de Ivo.

A 15 minutos do fim, Chéu substitui, Sandro Lima, que foi muito aplaudido, e faz entrar Paulo Roberto, e aqui deixem-me emitir uma opinião pessoal, gosto bastante de treinadores ambiciosos, e o Ricardo Chéu, mostra ambição, quando na reta final de um jogo, contrariamente aos que a maior parte dos seus colegas de profissão faz , lança um avançado ao invés de apostar num médio defensivo, para segurar o resultado.

O Santa Clara, sofre um forte revés aos 80m, quando Materazzi, vê o segundo amarelo e deixa a sua equipa a jogar em inferioridade numérica.

Quase no fim da partida, realce ainda, para uma excelente jogada de Filipe Nascimento, que ao entrar na área sofre falta, perentoriamente assinalada pelo juiz da partida.

Neste lance aconteceu mais um episódio curioso, Filipe Nascimento, pega na bola para marcar, e quando esgrimia argumentos com Tiago Almeida que também queria tentar a cobrança, eis que aparece Luisinho, que pega na bola, e a entrega ao “puto”, para este se estrear a marcar nas competições profissionais. 
Este golo foi muito festejado pelos jogadores que “acarinharam” bastante o Filipe.

Quase no fim nota para mais um regresso á equipa, Marcel entra para o lugar do Luisinho. 

Estava consumada num só jogo, dois regressos á equipa, Filipe e Marcel.

Ficam 2 questões finais para o anterior treinador, caso leia esta crónica:

Porque não jogava a equipa, com esta alegria e confiança que hoje demonstrou?

Porque eram Filipe e Marcel 2 cartas fora do “baralho”?

Uma palavra final para todos aqueles, que contribuíram para o “ruido”, que esta semana aconteceu nas redes sociais… quem nunca errou, que atire a 1ª pedra!



O Académico precisa, de todos aqueles que venham por bem, sejam visseenses ou não!



João Nunes sócio nº 100

6 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente!
Finalmente já se viu alguma coisa, pelo menos em empenho e domínio de jogo!
Não sou dos que crucificam os treinadores que saem, mas era urgente que houvesse mexidas e parece-me que foram correctas.
O Académico está de volta!
Academistas, vamos ao Porto (Vila nova de Gaia) apoiar o nosso Académico! É um belo passeio e aproveitamos.

pena que tenha estado tão pouca gente no Fontelo. O mau tempo não explica tudo. É preciso atraír os viseenses ao Fontelo!

domingo, 23 novembro, 2014
Anónimo disse...

Só acrescentar mais um nome para essa lista, Tiago Gonçalves também estava "encostado".

Força Académico!!

domingo, 23 novembro, 2014
paulo teixeira disse...

Uma boa vitória que vem aumentar os índices de tudo desta equipa, bom regresso de um treinador que conhece bem os cantos á casa, aliás nunca devia ter saído mas enfim coisas do mundo do futebol.
Fui um dos que se atiraram ao Ricardo Cheu, não sou hipócrita, mas a partir do momento que ele veste a camisola sagrada tenho e devo de estar do lado de quem quer o melhor para o clube é esta a minha maneira de estar para com um clube que eu amo, espero que os outros façam o mesmo.
Outro aspecto positivo da tarde foi o regresso do «puto» Filipe Nascimento se ele na época passada chegou a ser capitão da equipa dos sub19 do Benfica na caminhada até á final da champions neste escalão também tem de ser bom no Académico, espero que não esteja errado mas este miúdo tem tudo para ser um caso sério no futebol português.
Na próximo sábado ás 17h00 em Pedroso a luta continua o adversário é poderoso mas temos de acreditar, esta equipa do Santa Clara conseguiu surpreende-los porque é que nós também não podemos fazer o mesmo, só precisamos de fazer um bom jogo e esperar que o campo não esteja «inclinado» como esteve na época passada depois tudo pode acontecer!
Temos 18 pontos com um jogo a mais apesar de tudo já dá para respirar um pouco melhor e faltam 32 pontos para o objectivo da época, siga a dança!

Paulo Teixeira sócio 752.

domingo, 23 novembro, 2014
--FD disse...

Um bom jogo da nossa equipa que proporcionou um excelente resultado e uma grande injecção de moral.

Já foi tudo dito na crónica mas hoje a verdade é que ganhámos novos jogadores e, assim espero, novos adeptos. De salientar a salva de aplausos no momento da entrada do Filipe Nascimento (grande craque que estranhamente era invariavelmente preterido pelo anterior técnico) e a atitude do Luisinho que não teve um jogo particularmente conseguido (longe disso) mas que teve uma atitude fantástica ao entregar a bola a Filipe Nascimento para ser ele a marcar a grande penalidade.

O próximo jogo contra o FC Porto vai ser super complicado. Trazer um ponto já seria bastante bom mas não custa nada sonhar com algo mais... Se a equipa tiver a mesma alma de hoje é possível!

Força Académico!

domingo, 23 novembro, 2014
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
17ª Jornada, domingo, 23 de novembro de 2014 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu – 3 ; Santa Clara (Açores) - 0

Ivo na Baliza,
Tomé, Pedro Santos, Tiago Gonçalves, Dalbert
João Ricardo, Clayton, Tiago Borges;
Tiago Almeida, Sandro Lima e Luisinho.
Entraram na 1ª parte:
Entraram na 2ª parte: Filipe Nascimento, Paulo Roberto e Marcel para os lugares de Clayton, Sandro Lima e Luisinho


Treinador: Ricardo Chéu

Marcadores:
1ª parte: Sandro Lima
2ª parte: Sandro Lima e Filipe Nascimento

Resultado ao intervalo: 1-0


A Alegria voltou ao Fontelo!
Excelente resultado, exibição segura, ao intervalo podíamos estar a ganhar por mais.
Estreia magnífica, nesta 2ª época no Académico, de Ricardo Chéu!

Depois de sucessivos desaires, em casa, em termos de resultados, não tanto em termos exibicionais, pois a verdade é que foram 3 derrotas seguidas em casa, mas houve uma excelente exibição contra o Sporting, uma má exibição contra o Feirense e uma exibição não tão má quanto o resultado o possa indicar contra o União da Madeira, mas efetivamente foram 3 jogos e 3 derrotas e a situação estava muito difícil. Ricardo Chéu chega novamente ao comando do Académico, num dia de Inverno, mas praticamente sem chuva e com uma temperatura bem agradável, e contra um adversário das Ilhas tal como tinha acontecido da 1ª vez.

Na época anterior contra uma equipa das Ilhas, no jogo de estreia ao comando do Académico marcámos aos 10 segundos contra o Marítimo B. Hoje, novamente contra um adversário ilhéu, poderia ter acontecido o mesmo no 1º minuto, mas a bola não entrou e depois a equipa entrou num jogo pouco conseguido até cerca dos 15 minutos.

Depois disso controlo total na 1ª parte, jogada do golo de alta categoria, mais 2, 3 boas ocasiões e o Santa Clara, sem capacidade de reação.

Na 2ª parte, o Santa Clara, como seria de esperar entrou com vontade de virar o jogo, mas o Académico bem posicionado, embora com uma ou outra falha na defensiva, sem razão aparente e que poderia ter custado caro, mas o 2º golo do Académico, excelente execução de Sandro Lima, tal como no 1º golo, a acabar com qualquer incerteza que houvesse quanto ao vencedor do jogo. Daí, em diante, muita cabeça fria dos jogadores do Académico, embora, mais uma ou outro falha defensiva, sem necessidade, e até final mais um golo, e mais um ou outro falhado.

Vitória indiscutível, 3 pontos muito importantes, exibição boa, embora ainda não constante ao longo de todo o jogo, mas objetivo cumprido na perfeição.

De facto o futebol tem destas coisas, Sandro Lima falhou em alguns jogos anteriores bolas de baliza escancarada, e hoje, faz 2 excelentes golos, ambos com um grau de dificuldade bem acima das oportunidades anteriormente falhadas.

É esta a beleza do futebol e vamos acreditar que com esta exibição de hoje, Sandro Lima tenha encontrado a confiança que lhe faltou em momentos anteriores.
Golo muito bonito na 1ª parte a lembrar o golo de Portugal contra a Argentina e trabalho magnífico no 2º golo, esperando o tempo certo para fazer o remate sem hipótese para o Guarda-redes do Santa Clara

Várias alterações no onze academista, em particular no meio-campo, onde todos cumpriram. Tiago Borges foi colocado num posição mais recuada como construtor de jogo, pois a sua qualidade permite que se pense em Tiago Borges nessa posição e a verdade é que esteve bem, notando-se no entanto que ainda está à procura de uma adaptação perfeita à posição. Com a entrada em campo de jogadores que até aqui tinham sido pouco utilizados poderá Académico ganhar mais opções par ao ainda longo e muito exigente Campeonato que temos pela frente, nada mais, nada menos do que 30 jogos, um campeonato inteiro dos antigos.

(continua)

Carlos Silva

segunda-feira, 24 novembro, 2014
Anónimo disse...

(continuação)

Tomé mais um jogo de altíssima qualidade, bem como Luisinho, que está num excelente momento de forma.

Num campeonato tão competitivo e equilibrado como este, o importante é conseguir ganhar e tudo fazer para o conseguir em qualquer campo, pois com isso, naturalmente os 3 pontos vão acontecendo e a subida na tabela também. Chegar aos 8 primeiros pode estar a menos de um mês de distância e pode ser que ainda antes do ano novo estejamos acima do Beira-Mar e a par do Tondela!

Vamos Acreditar, vamos apoiar, vamos ao Fontelo, vamos à gala do Académico!

Hoje, houve de novo alegria no Fontelo, bancada central bem composta, apoio ao Académico, é preciso fazer crescer esta onda de Academismo.

Arbitragem de excelente nível, embora talvez tendo exagerado num ou noutro amarelo, mas muito bem a deixar jogar sem estar sempre de apito na boca.


Sempre Académico!

Força Ricardo Chéu.

Força Académico.

Carlos Silva

segunda-feira, 24 novembro, 2014