domingo, novembro 08, 2009

Ac. Viseu 1 - 0 Praiense



A estreia do técnico António Borges perante os seus adeptos, não poderia ter tido melhor começo. Os academistas venceram 1-0 a forte formação do Praiense, com um golo de Jonas, e deixaram uma boa imagem aos que compareceram no Fontelo.

Académico de Viseu: Augusto, Ruben, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves e Calico; Álvaro, Fernando Ferreira (Luís Costa, 77) e Tomé; Rui Santos (Renato, 89), Zé Bastos (Gamarra, 70) e Guima. Treinador: António Borges.

Praiense: André, Estalagem, João Pinto, António, João (Amonike, 71), Messias (Tiago, 87), Hugo, Alcides (Aires, int), Boubacar, Rudy e Toni. Treinador: João Carlos Santos.

Golos: Tiago Jonas 45 (1-0)


Num desafio onde se viu um “novo” Académico de Viseu, o resultado foi justo, frente a um adversário difícil, em que a entreajuda e entrega dos academistas foram determinantes para o desfecho final.

A primeira metade começou com um Académico atacante, a jogar de pé para pé, com boa organização de jogo, e várias jogadas bem desenhadas, com os adeptos, claramente, a gostarem do que viam. O único golo do encontro surgiu já perto do intervalo, com Jonas, oportuníssimo a encostar para a baliza contrária. Um golo muito festejado, por toda a comitiva do Ac. Viseu. Foi bonito ver a forma como o novo técnico academista comemorou com os seus pupilos. Antes do golo, Tomé com um bom remate e Guima, de cabeça, estiveram muito perto do golo academista. Na segunda parte, o Académico não foi tão atacante, mas manteve a garra e organização necessárias para alcançar os três pontos.

Nota muito positiva para os intervenientes, pela sua entrega e dedicação, assim vale mais a pena ir ao futebol, a atrairá, certamente, mais simpatizantes. Com esta vitória, o Ac. Viseu sobe para a 9ªposição, com 9 pontos em 8 jogos realizados.

21 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente começa-se a ver bola em Viseu, grande jogo, estão de parabéns os jogadores e o novo treinador.Agora é tentar ganhar fora para começarmos novamente a sonhar.


ACADÉMICOOOOO

Sprees

domingo, 08 novembro, 2009
Anónimo disse...

Hoje já jogou o 19º, o que ficava na bancada - Calico?
Luís Almeida disse que não mandava e andava a mando de outros para fazer a equipa. Como na formação jogavam os filho dos pais que transportavam os jogadores. Certamente desculpas e agora muito mudou

domingo, 08 novembro, 2009
academicomania disse...

Sao 3 pontos muito bons para equipa,e esta vitoria vai trazer confiança e equipa para os outros jogos e espera-se que jogo após jogo ver o academico a crescer...Parabens...
Força Academico!!

domingo, 08 novembro, 2009
Paixão disse...

Parabéns ACADÉMICO!
Assim vale a pena sofrermos no estádio, porque ouve uma entrega de todos os jogadores ao jogo, bem como do nosso treinador!
Já se respira futebol no nosso ACADÉMICO!
Têm é que melhorar agora a sua condição física!
Assim de certeza que conseguiremos sonhar mais alto!
FORÇA ACADÉMICO! ESTAMOS CONTIGO!

domingo, 08 novembro, 2009
Anónimo disse...

como é possivel o costa nao ser titular no meio campo??!
expliquem me isso Academistas..que dera ao meu clube ter o costa!

saudaçoes desde arouca

domingo, 08 novembro, 2009
Anónimo disse...

Vitória justa, com uma boa primeira parte em que se criaram várias oportunidades de golo. Na 2ª parte o Praiense arriscou mais e o Académico tudo fez para garantir a vitória, o que conseguiu com justiça.

Nota-se claramente que existe um excelente ambiente entre os jogadores e o novo treinador, espelhado na forma como foi festejado o primeiro e que acabaria por ser o único e decisivo golo da partida.

Não se pode dizer que tudo já esteja bem e seja perfeito, no Académico, nem tal poderia acontecer, em tão curto espaço de tempo. Nota-se, contudo que em relação ao último jogo, no Fontelo e também ao jogo do passado fim de semna, a equipa, já apareceu mais como equipa, com melhor ligação entre os sectores, com maior solidez defensiva, onde Tiago se começa a assumir, depois da lesão, que o afastou até agora, como um elemento ao nível do que nos habitou na época passada, especialmente na parte final da época. O números valem o que valem, mas após a entrada do Tiago, o Académcio ainda não sofreu nenhum golo (o golo do passado fim de semana, aconteceu com 3 jogadores em claro fora de jogo, de pelo menos 5 metros, por isso, só contou para o árbitro e infelizmente par ao resultado)

Resumo resumido: equipa mais equilibrada, com vontade de ganhar o jogo, mais tranquila, apesar de na 2ª parte, se notar que havia um receio enorme de não conseguir segurar a vitória, mas é natural dado o passado recente.
Há que continuar a trabalhar bem, a motivar os jogadores, a apelar para que mais gente apareça no Fontelo (os bilhetes têm que ser muito mais baratos, eu defendo para chamar pessoas ao Fontelo, bilhetes entre 2 a 3 Euros (Geral) e 5 Euros (Bancada).

O ideal era que o CLube tivesse muitos e muitos mais sóciso, mas enquanto tal não aocontece temos que arrnjar forma de as pessoas irem ao Fontelo e apoiarem o Académico.

Este é o ano da subida, pois o Beira-mar prepara-se para acabar e o Académico pode assumir-se como o grande Clube da A25.

Força Académico!

Rumo à subida (estamos apenas a 5 pontos!)

Carlos Silva

domingo, 08 novembro, 2009
Anónimo disse...

És tanto de Arouca como eu de Esmoriz! Não joga o Costa porque joga outro qualquer.

domingo, 08 novembro, 2009
www.academicodeviseu.pt disse...

Perante uma equipa que apesar de ter menos um jogo disputado encontrava-se, e ainda se encontra, com mais pontos que o Académico de Viseu a equipa treinada por António Borges venceu os açorianos do Praiense por 1-0, valeu o golo de Tiago Jonas.


Entrou melhor o Académico jogando com alegria, com a bola a cintilar de pé para pé num futebol deveras agradável que maravilhava os adeptos. O Académico empurrou os jogadores do Praiense e foi construindo boas oportunidades com Tomé, por duas vezes, Guima e Fernando Ferreira a desperdiçarem boas oportunidades ao mesmo tempo que faziam brilhar (Guima) o guarda-redes adversário. O golo academista surgiu mesmo em cima do intervalo com Tiago Jonas a empurrar a bola para a baliza após livre lateral.


A segunda parte não foi tão conseguida, o Praiense tentou chegar ao empate mas teve pela frente uma equipa academista muito solidária a defender. Apesar do maior domínio açoriano a verdade é que só por uma vez os forasteiros estiveram perto do golo mas aí brilhou Augusto a grande altura. Perto do fim Kelvin, em contra ataque e com o guarda-redes açoriano na área de Augusto, isolou-se tinha a baliza escancarada e à sua mercê mas aí foi vítima de uma falta que lhe furtou o golo. O defesa açoriano foi expulso e o jogo terminou. Vitória da melhor equipa em campo.


Venha ao Fontelo, esta equipa sabe jogar futebol!

domingo, 08 novembro, 2009
Anónimo disse...

Descer o preço dos bilhetes? Nao se fie nisso... se até os estudantes já nao podem entrar com cartao de estudante!! Subiram de divisao pronto, toca a ser superiores, entao força, deixem a juventude de fora!! Ou estao à espera que miudos de 13/14 anos ou mais vao estar a receber 7€ dos pais todas as semanas para ir ver futebol?

domingo, 08 novembro, 2009
Anónimo disse...

De quinze em quinze dia chega. Pra ver espectáculo há que pagar. Ou esses de 13 ou 14 anos quando vão ao cinema não pagam?

domingo, 08 novembro, 2009
Anónimo disse...

Na entrevista Luís Almeida disse mais na rádio do que jornal publicou. Mas não revelou qual era o pai que exigia o filho fosse convocado e menos ainda quais os outros jogadores que o traíram.
Todos devem devem correr de contentes pois houve quem se queixasse dos seus maus modos e Mr. Borges é trabalhador,simpático e faz a festa com os jogadores.

domingo, 08 novembro, 2009
Pedro disse...

Caros,
Nao vamos enbandeirar em arco. Um treinador nao pode mudar tudo em 15 dias. Ainda vamos ver erros e problemas durante os jogos. Não subam a fasquia já tão alta, porque depois a tolerância aos erros não aparece.
A evolução será feita aos poucos, nas próximas 3 ou 4 semanas.
A boa notícía é que é unânime que a equipa tenta jogar um futebol diferente, de posse de bola, o que com os jogadores que tem pode fazer a diferença.
Força Académico

segunda-feira, 09 novembro, 2009
Pedro disse...

O Cordeiro, que podia muito bem estar a jogar a titular, está agora na III Divisão no Penamacorense, na série do Mangualde, Nelas e Fornos.
Boa sorte Cordeiro.

segunda-feira, 09 novembro, 2009
Diario de Viseu disse...

António Borges estreou-se a vencer ao comando do Académico de Viseu com uma vitória no primeiro jogo do novo técnico no Fontelo. Um Académico com novidades no 'onze', agressivo, criativo, dinâmico e consistente q.b. na primeira parte, derrotou um Praiense que vinha com estratégia de segurar o empate até poder e decidir a partida no erro do adversário.
Com Paulo Gomes lesionado, António Borges colocou Álvaro a titular à frente dos centrais e o médio cumpriu com uma boa exibição. Calico estreou-se a titular no lado esquerdo da defesa, o mais problemático deste Académico 2009/2010 e, surpreendentemente ou não, revelou-se uma boa aposta, certamente para continuar nas próximas partidas.

Um 'central' de ouro
No que concerne ao encontro de ontem, o Académico entrou bem melhor no jogo, detendo a posse de bola e criando verdadeiras oportunidades de golo só não concretizadas porque a defesa açoriana aliviava ou porque se notaram ainda algumas deficiências no seu processo ofensivo.
Aos 5' a primeira ocasião de perigo. Ruben, numa boa incursão pela direita (deviam ter sido mais constantes) cruzou largo para Tomé, ao segundo poste, cabecear ao lado. Aos 9 minutos, um contra-ataque rápido terminaria com Rui Santos, bem servido por Guima, a rematar forte às malhas laterais dando a ilusão do golo.
Um minuto depois a pressão academista mantinha-se e o Praiense tremia na defesa com Rui Santos a cruzar para Fernando Ferreira atirar de primeira mas muito por cima.
Novamente os academistas no ataque e por cima do jogo mas outra vez Tomé a rematar ao lado, desta vez com intervenção de um opositor.
Os açorianos apenas responderam com maior perigo de livre directo mas Rudy não evitou defesa segura de Augusto.
Ao minuto 39, um livre de Rui Santos encontrou na cabeça de Guima um desvio crucial mas o guarda-redes André, com uma sapatada, evitou o que seria um bonito golo.
No entanto, os viseenses só tiveram de esperar mais seis minutos para festejar o 'tento' do Académico. Novamente Rui Santos, de livre, a colocar no 'coração' da grande área onde, após alguns desvios, o 'central' Jonas, quase 'colado' ao relvado, desvia com eficácia para o fundo das redes da baliza do Praiense. Um golo importante com dedicatória especial de Jonas e de toda a equipa ao treinador António Borges, numa prova de empatia especial.
Ao intervalo o resultado era mais do que adequado e fazia antever um Praiense diferente na segunda metade. Assim foi. José Carlos Santos colocou Aires em campo e a equipa, globalmente, libertou-se mais e abriu o jogo, dispondo a partir daí de mais ocasiões junto à baliza de Augusto. Por momentos, também, o Académico fraquejou e denunciou o muito trabalho que António Borges ainda tem pela frente já que a consistência que tão bem os jogadores academistas revelaram nos primeiros 45 minutos quase desaparecia no segundo tempo.
Aos 57', desmarcação de Hugo nas costas da defesa para rematar à figura de Augusto e aos 71' magnífica jogada dos açorianos culminada com um remate fraco de Tiago para o guarda-redes academista defender sem problemas.
O susto maior ainda apareceu aos 87 minutos mas Boubacar demorou a rematar e viu depois a defesa do Académico evitar males maiores.
Já em tempo de compensação, e com o guarda-redes André a fazer de ponta-de-lança, o Académico teve a única situação de perigo da segunda parte com o recém-entrado Renato a ganhar a bola a dois açorianos após um canto e a correr para a baliza deserta. O jovem cabo-verdiano só não marcou porque Toni, depois de tanto tentar, lá terá rasteirado o academista ainda a bons 30 metros da baliza. Cartão vermelho inevitável.
Inevitável também a vitória do Académico de Viseu que se ajusta. A gestão que tentou fazer na segunda metade, ainda que por momentos 'forçada', acabou por dar três pontos preciosos e a primeira vitória do novo treinador que, pelo que se viu, já angariou a simpatia dos jogadores.
Arbitragem positiva e sem comprometer o rumo da partida por parte de João Roque, de Portalegre.

segunda-feira, 09 novembro, 2009
Diario de Viseu disse...

Braguinha 'dispensado'

Marco Almeida é reforço

Já houve alterações no plantel do Académico de Viseu. Braguinha, reforço de meio de época já foi dispensado e Marco Almeida, extremo direito de 30 anos, é reforço do grupo de António Borges. O técnico conhece-o bem dos tempos do Nelas, onde Marco também jogou. Na sua carreira conta ainda com passagens pelo FC Porto, Penafiel ou Boavista.

segunda-feira, 09 novembro, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Um golo solitário do central Jonas, no final da primeira parte, marcou o regresso às vitórias de um Académico mais criativo. O Praiense podia ter empatado mas pecou na finalização.

A BOLA

segunda-feira, 09 novembro, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

António Borges estreou-se a vencer com toda a justiça, frente a uma equipa açoriana que se assume como candidata à subida. Foi um jogo muito renhido e o Praiense demonstrou ser uma equipa a ter em conta na luta pelos primeiros lugares. Os viseenses conseguiram, no global, superiorizar-se e, por isso, a vitória assenta-lhes bem, embora no segundo tempo a turma insular tenha dado luta, o que só valoriza o triunfo do Académico. Boa arbitragem.

JORNAL DE NOTÍCIAS

segunda-feira, 09 novembro, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Este foi apenas o segundo jogo do Académico que assisti este ano e pouco posso falar sobre mudanças para melhor. No entanto no Fontelo ouvi de muitas bocas dos adeptos “finalmente estão a jogar à bola” e “afinal sabem jogar à bola”. Concordo com o Pedro, há que ter calma, neste momento não somos candidatos a nada. Na primeira parte o Académico teve períodos, é verdade, em que deslumbrou mas a segunda parte mostrou o muito trabalho que há para realizar. De uma coisa gostei muito, da alegria com que os jogadores jogam!

segunda-feira, 09 novembro, 2009
Anónimo disse...

De realçar para alem da forma de jogar á bola é tambem a vontade e o querer que os jogadores demonstraram em campo. Foi bonito ver os jogadores no final do encontro a comemorar a vitória como há muito ja não se via em viseu, E aproveito para dar os parabens pela exibição ao Calico é caso para dizer Calico aonde andavas tu???

Socio 520

segunda-feira, 09 novembro, 2009
Joao Monteiro disse...

Agora, até ao final do ano, vem um ciclo dificílimo de jogos para o nosso Académico:
Arouca (fora); Operário (casa); Mafra (fora); Sertanense (casa); Tondela (fora).

Com trabalho vamos lá.
Força Académico!!!!

segunda-feira, 09 novembro, 2009
Anónimo disse...

parabéns academico. que grande jogo,e ja podemos contar com mais 3 pontos a que continuar assim com essa garra e luta que demonstraram no domingo! valeu a pena ir ver o jogo,os jogadores nem pareciam os mesmo andavam muito mais soltos,muito mais certos nas suas posicoes ect. penso que esta equipa que entrou de inicio,é equipa para chegar bem longe se continuarem assim. a entrada de alvaro,calico,bastos e tiago foram uma mais valia. nunca percebi o porque de tarem no banco,mas tambem nao havia de ser para entender. pois com o luis almeida nada se entendia..mas a adeptos que ainda sentem a falta dele . (risos)

GRANDE ACADEMICO

terça-feira, 10 novembro, 2009