terça-feira, novembro 04, 2008

Melo "à lupa"

Nome: André Filipe Melo Constantino
Posição: médio
Idade: 17 anos (13/05/1991)

Finalmente um fim-de-semana em Viseu! Como não poderia deixar de ser é obrigatório ir ver o Académico de Viseu, seja em que escalão for. Fui ver os juniores. Não dei sorte, o Académico perdeu por 2-3 com o Resende (ver crónica do jogo). Desta vez em vez de falar do jogador que mais se destacou no Académico – primeiro Ferreirinha e depois Nicolau – resolvi estar mais atento á exibição de um jogador pré definido e o escolhido foi Melo. Porquê o Melo? Apenas por uma razão – era o capitão.
Exibição adulta e personalizada no capitão júnior academista. Sempre no caminho da bola foi acumulando recuperações de bola atrás de recuperações. Não esteve feliz no capítulo do “passe à distância”. Subiu de produção – ao nível do passe – nos últimos minutos da partida até porque foi nessa altura que mais ajuda teve no centro do terreno e foi também nessa altura que o Académico passou a ser uma equipa bem mais organizada. Aliás a organização, ou a falta dela, foi a base para a vitória do Resende e consequentemente para a derrota academista. “Borrou a pintura” aos 88 minutos ao ser expulso – bem – por agressão mas não o suficiente para tornar a sua exibição negativa.

A EXIBIÇÃO EM NÚMEROS:

Roubos de bola: 10
Perdas de bola: 1
Faltas cometidas: 2
Faltas sofridas: 2
Remates à baliza: 3

MOMENTOS MAIS MARCANTES:


4 – Impede contra ataque forasteiro e entrega a bola a Lobo que dispara por cima.

6 – Corta, de novo, nova hipótese de contra ataque da equipa de Resende e tenta sair a jogar, não consegue os seus intentos porque o adversário faz mão.

9 – Nova recuperação da bola a que se segue uma troca de passes com Ferreirinha e o lançamento à procura de Lobo mas a bola sai.

21 – Diogo na área academista “dá uma fífia” mas Melo está no sítio certo para evitar mais uma jogada de perigo forasteira.

22 – Dobra muito bem o defesa esquerdo e quando sai a jogar sofre falta duríssima, o árbitro só dá amarelo. Amarelo alaranjado!

29 – Aproveita um ressalto para atirar á baliza, o remate sai à figura do guarda-redes.

37 – Passe longo, teleguiado, a solicitar Fabian mas este não consegue dominar.

41 – Corta mais um contra ataque adversário e sai a jogar até à linha de cabeceira onde tenta o cruzamento mas só ganha lançamento. Na sequência o Académico chega ao empate.

50 – Outro roubo de bola no centro do terreno evitando mais um ataque resendense.

53 – Ganha novo lance desta vez à entrada da área do Resende e remata de pronto mas a bola bate num defesa contrário.

63 – Terceiro remate à baliza, saiu por cima, bem por cima.

79 – Ganha a bola no centro do terreno e abre bem o jogo para mais uma boa oportunidade falhada.

82 – Já na fase de desespero academista marca livre lateral para a área com a defesa forasteira a alivia mas ainda tem tempo para ganhar de novo a bola no centro do terreno.

83 – Novo livre lateral bola ao segundo poste mas ninguém aparece para o desvio.

87 – Entra na área, com a bola, ganha uma série de ressaltos, a bola sobra para Fábio que remata ao lado.

88 – Sofre falta mas o árbitro deixa seguir o lance, na sequência “perde a cabeça” e agride o adversário. Bem expulso.

Nota: amanhã não perca o mesmo “exercício” com Gonçalo Pipo.

1 comentários:

jorjao disse...

O Melo é daqueles amigos que o Futebol me deu e sei que posso contar com ele para o que precisar.
Para além do que disseste Zé, o Melo é um jogador humilde e que vive o académico. Nunca o vi com outra camisa e espero que isso seja reconhecido por quem manda pois é destes produtos da formação que o futebol senior precisa.
Para além disso sabe ser capitão. Sabe estar e falar com os colegas, por isso ser ouvido.
Para além disto penso que lendo o blog das camadas jovens podem ver que tem feito muita das vezes grande exibições e de realce.
Sobre a borrada, acreditem nunca o tinha visto a reagir desta forma (nunca o tinha visto a ser expulso) e sei que foi algo que passou mas que vai fazer o Melo evoluir, pois vai olhar para o que se passou e aprender com isto.
Por isso o Melo é daqueles amigos que quando sair deste mundo futebolistico espero manter pois só assim a vida tem valor!

terça-feira, 04 novembro, 2008