quarta-feira, dezembro 29, 2010

Recordar: Ac. Viseu 0-4 FC Porto

Onde estava no dia 29 de Dezembro de 2001? Era um dos 15000 espectadores que estavam no Fontelo a assistir ao Académico de Viseu vs FC Porto? Nesse dia – sim já lá vão 8 anos – disputou-se mais uma eliminatória da Taça de Portugal. Venceu o FC Porto por 0-4. Que recordações tem desse jogo? Vamos então reviver:

Académico de Viseu: Zé Tó, Rogério, Zé Duarte, Mauro, Bruno Almeida, Fernando, Adilson (Sérgio Rocha 54), Febras, Amorim (Pedro Fonseca 26), Lemos e Paulo Listra (Pedro´s 58).
Treinador: Luís Almeida
Suplentes não utilizados: Augusto, Ascenso e Rui Carlos
FC Porto: Vítor Baía, Secretário, Ricardo carvalho, Jorge Andrade, Soderstrom, Deco (Paulo Costa 58), Paredes, Alenitchev, Cândido Costa (Rafael 74), McCarthy e Hélder Postiga (Clayton 72).
Treinador: Octávio Machado
Suplentes não utilizados: Paulo Santos, Quintana, Ricardo Sousa, Ricardo Costa.
Golos: McCarthy 6 (0-1), Hélder postiga 43 (0-2), Hélder Postiga 71 (0-3), Clayton 76 (0-4).
O FC Porto venceu naturalmente e sem qualquer tipo de contestação. De azul e branco vestidos havia muitos jogadores que viriam a brilhar em 2004 e 2005 no futebol europeu. No banco portista estava sentado Octávio Machado. Ele, o então treinador do FCP, escreveu no seu livro “Vocês sabem do que estou a falar” que no final deste jogo recebeu no seu telemóvel uma mensagem anónima que dizia que ele havia ganho o jogo mas que a sua substituição por José Mourinho ia ser real. Como foi…
Estava fria a noite desse agora longínquo 29 de Dezembro de 2001. Este jogo marcava a estreia de Mc Carthy ao serviço do FCP e logo aos seis minutos o sul-africano abriu a contagem a passe do sueco Soderstrom. Aos 13 minutos Paulo Listra quase que empatava mas a bola, que bateu em Ricardo Carvalho, não traiu Vítor Baía. O FCP tinha ascendente na partida e o Académico tentava o contra-ataque. Naturalmente. Bem cedo Luís Almeida foi ao banco de suplentes buscar o avançado Pedro Fonseca e tirou o médio Amorim que já havia visto o amarelo. O cariz da partida não foi alterado e Zé Tó ia evitando na medida do possível que o FCP aumentasse a contagem. O segundo golo dos azuis surgiu aos 43 minutos. Deco marcou um canto e Hélder Postiga fez de cabeça o 0-2. Chegara o intervalo.
A partida na segunda parte continuou com ascendente azul e foi sem grande surpresa que o FCP aumentou para 0-3 outra vez com o golo a ser apontado por o agora Leão – Hélder Postiga. Clayton fechou a contagem aos 76. O FCP vencia sem contestação naquele que foi o último jogo do CAF com um dos grandes.
Como jogaram os academistas:
Zé Tó – Pautou a sua actuação com um punhado de boas defesas.
Rogério – O agora jogador do Penalva do Castelo marcou Hélder Postiga e McCarthy. Não foi fácil.
Mauro – Deu muito espaço ao sul-africano McCarthy.
Zé Duarte – Um bom corte logo no início da partida. Também não teve vida fácil.
Bruno Almeida – Ganhou a maioria dos duelos a Cândido Costa.
Fernando – Ofuscou Deco enquanto durou o seu fulgor.
Adilson – Perdeu a bola de onde surgiu o golo inaugural.
Amorim – Viu o cartão amarelo muito cedo e foi substituído pouco depois.
Febras – Tentou incomodar Vítor Baía.
Paulo Listra – Batalhou imenso com Soderstrom.
Lemos – Faltou-lhe o golo. Fez uma boa exibição.
Pedro Fonseca – Sem espaços.
Sérgio Rocha e Pedro´s – Não conseguiram mudar o cariz do jogo.

16 comentários:

Anónimo disse...

Grandes recordações me trazem este jogo. Eram tempos em que a claque academistas eram mais que muitos. Dos últimos momentos 'muito felizes', de grande contentamento, que a minha geração teve no Fontelo.

segunda-feira, 29 dezembro, 2008
Anónimo disse...

estive nesses 15000 espectadores e nao 8500 com ai esta. o estadio tem capacidade para 15000 e nesse jogo esteve completamente cheio,logo foram 15.000 lugares.
o melhor jogador por parte do academico foi o Lemos sem duvida..
A claque Ultras Black Boys esteve muito bem nesse jogo..

segunda-feira, 29 dezembro, 2008
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Se eram 15000 está defeito o erro. Estava em Lisboa nesse dia e a trabalhar à hora do jogo. O cachecol academista andava comigo!

segunda-feira, 29 dezembro, 2008
Anónimo disse...

Também lá estive.
E a puxar e aplaudir o Académico porque nestas coisas NUNCA aplaudo quem marca golos ao MEU PRIMEIRÍSSIMO CLUBE! Nem que fosse um filho meu a marcar num jogo a feijões, quanto mais assim!

Lumago

terça-feira, 30 dezembro, 2008
Anónimo disse...

Também fiz parte daqueles 15000. Noite muito fria. Desde cedo comecei a "descer à Terra" e a perder a ilusão de poder ver o CAF a fazer história. Não aconteceu Taça! Mas mesmo assim valeu a pena! É sempre com muito orgulho que se recebe um grande na nossa humilde terra, especialmente de há 20 anos para cá, que é tão raro eles cá virem!

Nuno Costa - Viseu

quarta-feira, 31 dezembro, 2008
Anónimo disse...

Lembro-me de ter ido ver este jogo com o meu pai e de ter vibrado com o ambiente no Estádio. Nunca me vou esquecer da bancada a assobiar o Vitor Baía quando este, numa enorme falta de respeito, resolveu atirar as garrafas de vinho do Dão que lhe tinham sido oferecidas na habitual troca de galhardetes. Também me recordo do imenso frio que se sentia na Cidade e da Claque que não se cansou de apoiar o Académico.

No final do jogo, para além da tristeza pelo resultado, fiquei com uma enorme nostalgia dos tempos em que o Académico militava entre os grandes. Continuo a achar que o Académico tem hipótese de voltar onde já esteve por várias ocasiões mas é preciso que toda a Cidade se una em torno do Clube e que se (re)crie a identidade Academista. Apesar do enorme trambolhão que demos rumos aos Distritais, a Equipa já voltou à Segunda Divisão e creio que este é o momento certo para pensarmos onde queremos o NOSSO Académico.

Força Académico de Viseu Futebol Clube!

terça-feira, 29 dezembro, 2009
Anónimo disse...

E do treinador gabarolas que disse que ia ganhar o jogo, lembram-se.
Tive que comprar umas luvas pretas pois o frio era muito. Tenho guardado jogo em VCR e o árbitro começou por ajudar o FCP.

terça-feira, 29 dezembro, 2009
Anónimo disse...

Felizmente fiz parte dessa equipa, se o trein. disse que ia ganhar, meus amigos, não queriam que ele ou outro treinador disse-se antes de começar 1 jogo que o ia perder, só mesmo nas mentes reles e fraquinhas que por aí andam...meu deus como é possivel

terça-feira, 29 dezembro, 2009
Anónimo disse...

Já agora academistas, lembram-se desses tempos?? pois mto bem, vejam quem por lá anda, vejam que entrou e saiu mta gente, mas há 1 pessoa que ainda lá continua.....e já passou por sad, já passaram mtos directores, treinadores e jogadores, mas ele ainda lá esá continua a m...... Abram os olhos

terça-feira, 29 dezembro, 2009
Raúl Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raúl Paiva disse...

Sem ser o Amorim, mais ninguém viu amarelo ?

sábado, 02 janeiro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

É provável que tenha havido, nas fichas dos jogos do CAF Não faço referências a amarelos, só a expulsões. Expulsões não houve.

sábado, 02 janeiro, 2010
Raúl Paiva disse...

E não, arranjará todos os outros amarelos mostrados ?
Se é que foram mais mostrados...

sábado, 02 janeiro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Lamento, mas não consigo.

quinta-feira, 07 janeiro, 2010
Anónimo disse...

Nessa noite fria, foi a estreia oficial do p. de lança do F.C. Porto Benny Mcarty, lembram-se?e no 1º golo fez falta clara sobre o nosso central Mauro...também lá estive e bem perto, relvado...tempos em que ainda existia uma clara organização no clube, e com ordenados em atraso. Meus senhores quem é o treinador que vai para um jogo e diz que é para perder..realmente

quarta-feira, 29 dezembro, 2010
Anónimo disse...

Muito frio, um academista que poderia fazer golo a assustar-se com Baía, o árbitro a ajudar mas sobretudo uma equipa muito superior ao Académico como resultado indica.


AC

quinta-feira, 30 dezembro, 2010