domingo, março 29, 2015

Ac. Viseu FC 0 - 1 SC Covilhã

Estádio do Fontelo, 29 de março de 2015
35ª Jornada da Liga 2
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)

Ac. Viseu: Ivo Gonçalves; João Amorim, Tiago Gonçalves (c), Eridson e Ricardo Ferreira; Alex Porto, André Sousa (Marcel, 86) e Clayton; Tiago Almeida, Luisinho (Filipe Nascimento, 82) e Tiago Borges. Treinador: Ricardo Chéu.

Sp. Covilhã: Taborda (c); Tiago Moreira, Coelho, Edgar e Soares; Djikiné, Zé Tiago (Flávio, 62) e Carlos Manuel (Gilberto, 49); Bilel, Traquina e Erivelto (Kizito, 81). Treinador: Francisco Chaló.

Golo: Kizito 85 (0-1)

Os academistas que foram hoje ao Fontelo ficaram com uma sensação de “déjà vu”. No meio das muitas limitações – apenas 3 jogadores de campo no banco – o Académico até jogou bem, tendo como adversário uma bela equipa, mas falhou na finalização – até um penalty desperdiçou – e depois… perdeu!

Entrou bem o Académico, a mandar no jogo, mas a primeira grande sensação de golo foi ao minuto 11 quando Traquina – um jogador que na era de Filipe Moreira esteve à experiência no Académico e pelos vistos não serviu – rematou com estrondo à barra da baliza de Ivo Gonçalves.

Respondeu o Académico, por Luisinho, que ganhou um ressalto e isolou-se perante Taborda, contornou o guardião serrano, mas depois, de ângulo apertado apenas conseguiu rematar muito devagar. Os seus companheiros não reagiram, quem o fez foi um defesa serrano que evitou o golo sobre a linha de baliza.

Até ao fim da primeira parte há ainda a registar: minuto 37 Luisinho falha uma grande penalidade – ou melhor Taborda é que defendeu; minuto 40, após canto, Tiago Borges, livre, enche o pé e dispara muito por cima; minuto 42 Clayton isola Tiago Almeida sobre a esquerda e este obriga Taborda a grande defesa.

Ao intervalo zero-a-zero.

Na segunda parte o Académico caiu numa série de equívocos no seu ataque. A maior ilustração para isso mesmo é o lance do golo serrano, mas já lá vamos. Ainda antes aí pela volta do minuto 64, Luisinho ganha sobre Soares – o elo mais fraco da equipa covilhanense – e sobre a direita, com Tiago Almeida a surgir no centro pronto para empurrar, o mágico academista opta pelo remate numa decisão inacreditável, pelo menos para quem está sentado na bancada.

Dois minutos depois o Sporting da Covilhã, após uma bola parada, atirou de novo aos ferros da baliza do guardião academista.

E assim foi correndo o jogo para o fim – o Académico a dominar mas a tomar sempre as piores decisões na hora de rematar à baliza – e o Covilhã na expectativa mas sempre muito perigoso nas transições ofensivas. A isso juntou-se-lhe trocas de jogadores que funcionaram no Sporting, mas que não funcionaram no Académico, sobretudo porque para refrescar a equipa, do meio para a frente, havia “apenas” Filipe Nascimento e Marcel.

Até que aconteceu o equívoco final – jogada de ataque academista, com a equipa toda balanceada para o ataque, em que Tiago Borges (que nem estava a jogar mal), cruzou forma disparatada, apanhando os seus colegas em contrapé. A verdade é que do “cruzamento” de Tiago Borges saiu um passe para um serrano, e no contra ataque, a passe do “proscrito” Traquina, aparece Kizito a empurrar para o golo do Sporting da Covilhã.

E assim se perdeu mais um jogo. Mas quem é que tem a coragem de criticar jogadores que não recebem o seu ordenado a tempo e horas? Eu não tenho.


José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube.

8 comentários:

Anónimo disse...

Excelente jogo, tempo magnífico, bom ambiente nas bancadas, resultado injusto para o Académico!

O Académico jogou bem e perdeu, resume o que aconteceu, mas há que levantar a cabeça e acreditar que esta má fase de resultados vai passar, pois a equipa joga bem e tem de ser recompensada com pontos por esse bom futebol.




O Académico jogou bem, mais uma vez entrou muito bem, o jogo foi muito bom, o resultado foi o pior possível, mas a equipa saiu debaixo de aplausos, pois só falhou na hora de acertar nos 7 metros, tudo bem feito, até aí, mas o raio da bola desvia sempre da baliza, não sai um remate À Baliza e quando saiu no penalti, Taborda grande defesa e o poste não deu um jeito, que raio!
Com a equipa com poucas opções, os que entraram corresponderam e jogaram muito bem, obviamente que para quem não esteve no Fontelo, é dificil perceber o que aconteceu e possivelmente vai pensar que o Académico está jogar mal e a perder jogos, quando não é isso que tem acontecido.
PEdro MArtins do Rio Ave e José Viterbo da Académica estavam na bancada a ver o jogo e acredito que foram encantados com o que viram. Deve ter sido dos melhores jogos desta 2ª Liga, rimo alto, ambas as equipas a quererem jogar futebol, sem perdas de tempo, sem futebol de ferrolho, à Beira-Mar, muito bom jogo.
Pena o resultado para o nosso lado, pois jogamos muito criámos muitas situações, o Covilhã também criou algumas, é verdade, mas em muito menor número.
Eu quero que o Académico continue a jogar este tipo de futebol, mesmo não ganhando tantas vezes quantas aquelas que todos quereríamos, mas em todos os jogos somos a equipa que melhor futebol pratica e que efetivamente mais perto está de ganhar o jogo, mas futebol não é basket, nem judo, pois aí ganharíamos sempre por pontos.

O que fica do jogo, em resumo resumido: Grande jogo, boa arbitragem, bom ambiente, grande correção por parte de todos os interveniente, duas equipas com passado no futebol Português, esta 2ª Liga precisa de mais jogos destes, Académico-Covilhã, Académico-Beira-MAr, Académico-Académica.

O Académico jogou bem, repito, mas faltou acertar com a baliza, pois os vários remates com perigo saíram quase sempre ao lado e no penalti Taborda faz uma grande defesa e a bola vai ao poste!

Sempre Académico!

Carlos Silva

domingo, 29 março, 2015
Anónimo disse...

Alguem me sabes dizer o porque de so haverem 4 jogadores no banco?

domingo, 29 março, 2015
Anónimo disse...

Agora são os ordenados? Meus senhores façam um apanhado e vão ver que 2 meses de atraso não e nada! Aliás tomaram muitos ter só 2 meses de atraso! E mais desde o início do campeonato que há salários em atraso só que ninguém se lembrou de colocar isso nos jornais!

domingo, 29 março, 2015
paulo teixeira disse...

Já não sei o que dizer perante isto, é semana atrás de semana coisas esquesitas a acontecerem, joga-se bem não se fazem golos, joga-se bem falham-se penalties... enfim situações atrás de situações que me deixam completamente a beira de um ataque de nervos e acredito que em alguns academistas se passe o mesmo, no meio deste negativismo que paira sobre a equipa resta ver o 22º lugar ainda a 10 pontos (se isto serve de consolo), temos de vencer um jogo o mais depressa possivel e Sabado temos um adversário do ««nosso» campeonato para chegar aos 3 pontos, em termos de futebol temos equipa que chega para vencer o Oriental agora falta passar da pratica á realidade!
Este Covilhã é uma belissima equipa que joga um futebol atrativo e ou eu me engano muito ou estes leoes da serra vão apear um dos favoritos á subida, um modelo de equipa que gostava que a nossa direcção pusesse em prática na próxima epoca, mantiveram o treinador, continuaram com aqueles jogadores que faziam a diferença, e em termos de contratações foram buscar elementos para lugares onde havia mais falta de qualidade, no final da epoca podemos por em prática estas situações mas para isso falta o mais importante...
Acredito na nossa direcção, acredito no nosso presidente para fazer e dar ao nosso Académico o melhor.
Sei que não se pode mandar na carteira dos outros mas não entendo o porquê de não haver mais gente no Fontelo hoje a apoiar o Académico neste jogo que é uma das delicias da zona centro como já foi referido pelo amigo Carlos Silva, será que a cidade e alguns dos seus habitantes merecem um clube na segunda liga?
Agora vou ver se esqueço isto e ver se ainda tenho rennie, pois este ano já gastei umas boas doses!
FORÇA ACADÉMICO NOS BONS E MAUS MOMENTOS ESTAREI SEMPRE DO VOSSO LADO!

Paulo Teixeira sócio 752

domingo, 29 março, 2015
Anónimo disse...

É verdade que já há muitas rescisões de contratos?
Prepara-se uma debandada de jogadores, sim ou não?
A direcção já pediu ajuda aos sócios ou adeptos?
Já alguém da direcção disse alguma coisa sobre o tema "falta de pagamento dos salários aos jogadores e técnicos"?

domingo, 29 março, 2015
José Carlos Ferreira disse...

Motivo de apenas 4 jogadores no banco:

Castigados (3) - Dalbert, João Ricardo e Sandro Lima.

Lesionados (5) - Tomé, Alphonse, Vinícius, Tiago Costa e Fábio Martins.

domingo, 29 março, 2015
--FD disse...

Quem foi ontem ao Fontelo teve oportunidade de assistir a um excelente jogo de futebol. Dizia-se na bancada que quando fosse marcado um golo estaria encontrado o vencedor da partida. Infelizmente isso acabou mesmo por acontecer... Estivemos por cima durante grande parte do jogo, falhámos uma grande penalidade e, tal como em muitos outros jogos, acabámos por perder pois apenas contam as bolas dentro da baliza.

Não vale a pena falar mais sobre o jogo propriamente dito. A crónica d' A MAGIA DO FUTEBOL e os comentários reproduzem o que se passou dentro das quatro linhas.

Não nos podemos também esquecer que jogámos com uma equipa com muitas adaptações e sem ponta-de-lança fruto dos muitos castigos e lesões. A propósito, faltou acrescentar o Gabi na lista de indisponíveis.

Numa Liga que de momento é dominada por equipas do interior do país (o que se saúda) é um bom exercício observar a equipa do Sporting da Covilhã e reflectir nos seus bons exemplos:

- aparentemente (segundo o que é dito) têm um orçamento relativamente baixo e ano após ano mostram uma excelente saúde financeira, nunca entrando em loucuras. Aliás, esta saúde já os fez fugir da descida em pelo menos duas épocas consecutivas e começa aos poucos a possibilitar colher outros frutos;
- é uma equipa com uma boa formação;
- na época passada, apesar de terem começado bem, claudicaram a partir de Janeiro/Fevereiro, terminando nos últimos lugares. Apesar disso, mantiveram o treinador (que segundo as notícias da altura começou a preparar a época atempadamente) e a base da equipa;
- mesmo sendo de uma cidade relativamente pequena, encheram três autocarros, levaram ao Fontelo uma enorme (centenas de adeptos) falange de apoio e ontem acabaram por jogar em casa.

Neste momento no Académico é palpável a intranquilidade da equipa, que de resto faz aquilo que pode. Não tenho nem posso ter nada a apontar à entrega da equipa que ontem, mais uma vez, lutou até ao apito final.

Se é verdade que há muito mais Clubes a passarem dificuldades do que aqueles que são notícia nos jornais também é verdade que a cidade tem, de uma vez por todas, de decidir se quer ter um Clube mais forte ou não.

Força Académico!

segunda-feira, 30 março, 2015
ribeiro disse...

Fiquem descansados que não houve rescisões.

segunda-feira, 30 março, 2015