domingo, fevereiro 08, 2015

Ac. Viseu FC 2-0 SL Benfica B

Estádio do Fontelo, 8 de fevereiro de 2015
26ª Jornada da Segunda Liga
Árbitro: Rui Oliveira (Porto)

Ac. Viseu: Ivo Gonçalves; João Amorim, João Ricardo, Eridson e Ricardo Ferreira; Gabi, Clayton (Tiago Borges, 79) e André Sousa; Luisinho (c) (Alex Porto, 88), Tiago Almeida e Fábio Martins (Sandro Lima, 59). Treinador: Ricardo Chéu.

Benfica B: Bruno Varela; Nélson Semedo, Vitalii, Alexandre Alfaiate e Rebocho; Lindelof, Dawidowicz e Renato Sanches (João Carvalho, 21); Nuno Santos (Flávio Silva, 80), Victor Andrade e Sarkic (Clésio, 69). Treinador: Hélder Cristovão.

Golos: Luisinho 61 (1-0), Sandro Lima 85 (2-0)
Foto de Rui da Cruz retirada do site zerozero.pt

Vitória clara, lógica e limpa, da melhor equipa em campo, naquela que foi, provavelmente, a melhor exibição academista da presente temporada.

Com João Ricardo adaptado a central - no lugar de Tiago Gonçalves e com Serginho no banco - e Ricardo Ferreira no lugar de Dalbert, e Luisinho a capitão, foi Fábio Martins o primeiro academista a fazer perigar a baliza benfiquista mas logo aí começou a brilhar a grande altura o guarda-redes forasteiro – Bruno Varela.

Pouco depois de André Sousa – que reforço! – ter atirado à figura de Bruno Varela, o Benfica reagiu o que permitiu uma grande defesa a Ivo Gonçalves. Foi sol de pouca dura… a partir desse momento o Académico foi demolidor – 1) Luisinho remate cruzado à figura de Varela; 2) Luisinho novamente à figura de Varela; 3) corte providencial de um defesa vermelho, num lace que cheirava a golo; 4) Fábio Martins na cara de Varela desperdiça (mérito para Varela); 5) Tiago Almeida a fazer brilhar o suspeito do costume (Varela): 6) Eridson de cabeça à barra!

Ao intervalo o “zero-a-zero” era um resultado impensável tal o caudal ofensivo academista. Prémio para a exibição espetacular de Bruno Varela, castigo pesado e injusto para o Académico.

E se alguém pensava que a segunda parte fosse diferente, logo no início viu que havia errado o seu prognóstico quando João Amorim – outra boa exibição – atirou, cruzado, ao lado da baliza vermelha.

Antes de nova avalanche academista o Benfica criou perigo para a baliza academista, com a bola a sair rente ao poste direito de Ivo Gonçalves (Victor Andrade). Mas até aí houve mais demérito academista – bola perdida de forma infantil – do que mérito benfiquista.

Pouco depois Fábio Martins saiu – que havia feito um remate perigoso pouco antes – para dar o lugar a Sandro Lima. E foi já com SL9 em campo que André Sousa colocou a bola redondinha nos pés de Luisinho que correu uns metros com o esférico, para desferir um remate indefensável. Golo do Académico, estava aberto o marcador – finalmente!

Pouco depois o Académico teve tudo para fazer o 2-0. Perda de bola da defesa benfiquista, Sandro Lima ganha a bola, corre meio campo com ela e isolado a Bruno Varela permitiu a defesa.

Já com Tiago Borges no lugar de Clayton - Sandro Lima e Eridson, na mesma jogada, obrigaram de novo Varela a brilha– já repararam na quantidade de vezes que escrevi este nome? – e pouco depois foi Ivo Gonçalves a fazer uma boa defesa a “dois tempos”.

Com o jogo a caminhar para os últimos minutos era urgente um segundo golo, e ele aconteceu mesmo. Jogada pela direita Luisinho cruzamento ao segundo poste onde aparece Sandro Lima a empurrar para a baliza de Bruno Varela. 10º golo no campeonato para o brasileiro, que passa a ser o 5º melhor marcador da história do Académico de Viseu, no que à Segunda Liga diz respeito.

Já não havia dúvidas que o Académico ia vencer o jogo – até ao fim realce para a substituição de Luisinho por Alex Porto, com a braçadeira a passar para o braço de Ricardo Ferreira, e também para um remate benfiquista à barra de Ivo Gonçalves.

Por último uma palavra para a arbitragem – impecável – e nem um lance duvidoso na área benfiquista lhe tira o mérito.

Em frente Académico!


José Carlos Ferreira, sócio 325 do AVFC, que gostava muito de ter estado no Fontelo, mas que viu o jogo pela televisão em Lisboa.

12 comentários:

--FD disse...

Que banho de bola! Aqui ficam as imagens http://www.ojogo.pt/Futebol/2a_liga/interior.aspx?content_id=4388871. Falta um lance da primeira parte em que deu a sensação que foi penalty a favor do Académico. Parece que acertámos nos reforços! Estamos na luta! Grande Académico!

domingo, 08 fevereiro, 2015
João Costa disse...

Que exibição do nosso Académico!

Excluindo Fábio Martins, penso que todos os jogadores acabaram por ter nota positiva neste jogo.
Destaco o André Sousa com a sua incrível qualidade de passe (principalmente longo), metendo a bola sempre onde quer.
Luisinho e Tiago Almeida sempre muito em jogo, apesar de nem sempre decidirem da melhor forma.
Jogo tranquilo para a dupla de centrais que resolveram quase sempre bem o pouco trabalho que foi aparecendo.

Pela negativa destaco os alguns "camaleões" na bancada!

domingo, 08 fevereiro, 2015
Anónimo disse...

Valeu a pena !
Valeu a pena ter feito mais de 700 km para ir ver o nosso Académico vencer e convencer!
Grande exibição metendo sempre os benfiquistas no bolso e não fosse uma ineficácia completa na primeira parte, era jogo de mão cheia de golos.
Agora sim, caminho aberto par cima. Há que ir ganhar a Trofa e depois limpar o Tondela, para nos aproximarmos da frente.
Hoje sim, o Académico atirou para longe os fantasmas das equipas B. Hoje é dia de celebrar, mas amanhã há que pensar no Trofense para ganhar.
ACADÉMICO! ACADÉMICO!

domingo, 08 fevereiro, 2015
paulo teixeira disse...

Mas que grande exibição, certamente que muitos dos telespectadores que assistiram pela manhã á emissão da sportv terão dito por onde tem andado esta equipa do Académico que trucidou completamente o seu adversário, e não fosse mesmo o gr encarnado e o resultado tinha sido histórico, faltou pouco para pagarem caro aquilo que têm feito ao Académico no Seixal.
Finalmente conseguimos ganhar um jogo televisionado em directo, até aqui em 9 jogos o melhor foi um empate na Madeira com o Maritimo B, e nada melhor que este jogo para mostrar ao país esta exibição de gala!
Continuamos com os mesmos 11 pontos de vantagem para com a linha de agua, subimos uma posição na tabela classificativa mas a jogar assim vamos alcançar rapidamente a manutenção e ficar no top 10 que é onde o Académico merece estar.
Domingo vai ser um jogo dificilimo, há que não olhar para a classificação, este Trofense pode fazer estragos, desde que se reforçou (e bem) neste mercado de inverno tem melhorado bastante e por isso todos os cuidados são poucos.
Agora vamos calmamente passar esta semana saborear este magnifico resultado aliado a uma exibição de encher o olho.

Paulo Teixeira sócio 752, pronto para «dar na cabeça dos lampiões» amanhã no trabalho!!!

domingo, 08 fevereiro, 2015
Luis disse...

Parabéns Académico!! Grande jogo, grande vitória e pecou por ter sido curta!! Agora nada de euforias e é preciso encarar o próximo jogo contra o laterna vermelha em que temos a obrigação de ganhar, não se pode facilitar...boa sorte para o proximo jogo.. Força Académico
Alguém sabe o que se passou com a claque? deixou de ir ao estádio..

domingo, 08 fevereiro, 2015
Anónimo disse...

Sobre a claque é perguntar à direcção

domingo, 08 fevereiro, 2015
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
26ª Jornada, domingo, 08 de fevereiro de 2015 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu – 2 ; Benfica B - 0

Ivo na Baliza,
João Amorim, Iridson, João Ricardo Couto, Ricardo Ferreira;
Gabi Couto, Clayton, André Sousa;
Tiago Almeida Fábio Martins e Luisinho.
Entraram na 1ª parte:
Entraram na 2ª parte: Sandro Lima, Tiago Borges e Alex Porto, para os lugares de, Fábio Martins, Clayton e Luisinho


Treinador: Ricardo Chéu

Marcadores:
1ª parte:
2ª parte: Luisinho (golo à Capitão do Académico!) e Sandro Lima

Resultado ao intervalo: 0-0


Exibição de gala, resultado magnífico, goleada iminente!


Vitória certa do Académico, com uma exibição, meus amigos, daquelas que merecia um Fontelo cheio, um estrondo de exibição, uma vitória excelente e uma goleada que só não aconteceu porque na baliza do Benfica estava uma Sr. Guarda-Redes, Bruno Varela de seu nome, defendeu tudo, com as mãos, cos os pés, e algumas até me dá ideia que as desviou com os olhos!
Contei, assim por alto, 8 oportunidades claras de golo do Académico contra uma e meia do Benfica, por isso se no futebol alguma lógica houvesse, o resultado seria de 5-0 ou 6-0, pois ao intervalo o Académico já merecia ganhar por 3, mas estranhamente estava 0-0. Contra o Sporting o Académico também jogou bem e perdeu por 3-0, por isso, hoje, aquele pontapé de Luisinho desbloqueou uma situação que parecia difícil, pois o Académico tentava de toda a maneira e feito e Bruno Vale, a barra, ou até a linha impediam o golo do Académico.
Arbitragem muito boa, mas com uma única falha inadmissível, um penalti que foi de uma tal evidência que não se percebe a hesitação do árbitro a 3 metros, e acabou por não apitar.

Agora, perante esta espantosa exibição, este magnífico resultado, de que estão à espera todos os milhares e milhares de Academistas da década de 80 para voltarem ao Fontelo e apoiarem o Académico. A Direção fez o seu papel, o treinador cumpriu e bem o seu e os jogadores forem heróis na forma como jogaram. O público presente esteve impecável no APOIO, mas precisamos de ser mais, muitos mais, pois no Fontelo cabem todos e juntos somos mais FORTES!


Há que continuar a trabalhar com querer, determinação, alegria, pensar apenas e só no jogo seguinte, e tentar jornada após jornada chegar mais acima.

Vamos ver agora o que vai dizer a imprensa sobre a nossa estrondosa exibição, a ver se lhe dá o devido e merecido destaque, como aconteceu com o jogo de Freamunde!

Sempre Académico!

Carlos Silva

domingo, 08 fevereiro, 2015
Anónimo disse...

Valeu a pena o frio que passei.

André Sousa é um escândalo a jogar futebol. Luisinho também muito bem e Eridson é muito forte nas subidas à área.

Era importante blindar estes e outros jogadores (não sei se o Eridson já está definitivo), que ainda são jovens, para não termos de andar a montar equipas todas as épocas.

Pena realmente a claque. Não sei o que se passa, mas em outros anos tínhamos das maiores claques e agora se não for a equipa a galvanizar, o estádio fica silencioso.

Miguel

segunda-feira, 09 fevereiro, 2015
--FD disse...

O Académico de Viseu "vingou-se" de todas as outras transmissões televisivas e ontem deu espectáculo num jogo de sentido único. O resultado pecou por escasso, foi muito inferior às goleadas que sofremos no Seixal, mas diria que dos quatro jogos entre as duas equipas este foi mesmo o mais desequilibrado. A equipa respirou confiança e esteve muito bem em todos os sectores. Confesso que receei bastante este encontro visto que a defesa teve de ser bastante mexida face às lesões e castigos mas todos cumpriram a função.

Gostei de ver os novos reforços em acção, diria mesmo que acertámos nas contratações e no final conseguimos somar mais três importantes pontos, num dia feliz para o Clube que para além do plano desportivo recebeu uma avenida com o seu nome.

Neste momento não podemos embandeirar em arco, há que encarar todos os jogos com seriedade, e segue-se o Trofense (que apesar de se encontrar em último lugar fez bastantes contratações em Janeiro). Depois recebemos os actuais detentores do primeiro lugar - pena o jogo ser a meio da semana.

O Académico vai ter uma segunda volta mais complicada do que a primeira (desportivamente e financeiramente), diria eu, com três deslocações às ilhas e uma ao Algarve mas com mais de vinte jornadas pela frente o sonho continua vivo. Se não for pela ambicionada e dificílima subida de divisão que seja pelo fortalecimento deste nosso Clube. Há que manter os pés assentes na terra, não entrar em loucuras e despesas desnecessárias e tentar chamar mais adeptos. O Académico de Viseu merece! A cidade de Viseu merece um Clube mais forte!

Não seria de aproveitar esta onda de bons resultados e reservar autocarros para alguns jogos (sempre condicionados a um número mínimo de interessados de modo a evitar prejuízo)? E a claque, não faço a mínima ideia do que se passou mas não há maneira de regressar ao Fontelo? Quando apoiam, de forma ordeira e sem multas,
são uma grande ajuda e neste momento todos somos poucos para ajudarmos este Académico!

Força Académico!

segunda-feira, 09 fevereiro, 2015
José Carlos Ferreira disse...

Nem mais:

"Quando apoiam, de forma ordeira e sem multas, são uma grande ajuda e neste momento todos somos poucos para ajudarmos este Académico!"

segunda-feira, 09 fevereiro, 2015
Anónimo disse...

Os elementos da "Claque" continuam presentes na Central descoberta do Fontelo a seguir o clube do Coração - e sempre bem guardados por nunca menos de 2 seguranças-, ao contrario de alguns "pseudo-academistas" que muitas vezes trocam de cores (para verde, vermelho ou azul). A direção é que deverá/terá de pronunciar-se

segunda-feira, 09 fevereiro, 2015
Anónimo disse...

Para a "claque" fica aqui uma sugestão: cresçam nos dois sentidos (em número e na maturidade). Ainda no jogo do ac. VIseu Chaves, alguém da claque lançou um petardo de fora para dentro do estádio sujeitando o clube a pesadas multas. Relembro as virgens ofendidas da claque que clube foi multado nos últimos dois anos em milhares de euros. É isto que é gostar do Académico?

Formem uma verdadeira claque (organizada formalmente) e apoiem de forma positiva porque assim tenho a certeza que a actual direcção e outras que lhe venham a suceder estarão disponíveis para vos apoiar. Uma coisa é certa, Enquanto branquearem o comportamento de alguns vândalos é difícil que alguém vos dê razão ...

Joao Paulo

sexta-feira, 13 fevereiro, 2015