sábado, agosto 25, 2012

Ac. Viseu FC 6 - 0 Prainha FC

O Académico de Viseu, recebeu e venceu, hoje no Fontelo a equipa do Prainha que veio da Ilha dos Açores.

A equipa da casa, seria á partida, favorita á vitória final, se atendermos ao facto de uma equipa pertencer á II divisão B, e a outra marcar presença na 3ª divisão nacional. 

Mas reza a história da Taça de Portugal que não há vencedores antecipados.


Estádio do Fontelo, 25 de Agosto de 2012
1ª Eliminatória da Taça de Portugal
Árbitro: Sérgio Soares (Porto)

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Marco Almeida, Campinho, Tiago Gonçalves e Rodolfo Simões (Bruno Loureiro, 57); Calico (c), Ricardo Ferreira e Pedro Ribeiro (Rui Santos, 61); Luisinho, Hélder Rodrigues e Luís Cardoso (David Nunez, 71). Treinador: Carlos Agostinho.

Prainha: Paulo Rodrigues; Luís Alberto, Rui Alberto, Orlando Ribeiro e Luís Machado (Luís Silva, 57); Meta, Zé Pedro e Lapinha (Nuno Ventura 32, José Carlos, 81); João Frazão, Wigor e Diogo Áurea. Treinador: Jeremy Maiato.

Golos: Luís Cardoso 6 (1-0), Luisinho 26 (2-0), Luís Cardoso 29 (3-0), Luís Cardoso 43 (4-0), Luisinho 60 (5-0), Bruno Loureiro 88 (6-0)



Assistimos a um jogo de sentido único, e rápidamente se percebeu que apenas uma equipa tinha entrado em campo para vencer a eliminatória, o Ac. de Viseu. 


Foi então sem grande surpresa que aos 30m de jogo o Académico já vencia por 3-0, com os dois primeiros tentos a serem apontados por Luis Cardoso, que fez um excelente jogo, tendo o 3º golo sido apontado pelo sempre irrequieto Luisinho. 

 Ainda antes do final da primeira parte, Luis Cardoso, marca o 4º golo academista, e o seu 1º hat-trick ao serviço da formação academista. 
Entra também concerteza,  para um lote restrito de jogadores, que marca um hat-trick numa eliminatória da Taça de Portugal.

Na segunda parte o treinador Academista, retira o defesa esquerdo Rodolfo que esteve em bom plano, recua Ricardo para essa posição e faz entrar Bruno Loureiro.

É numa excelente arrancada de Luis Cardoso para a área que nasce o 5º golo. Luis Cardoso entra na  área pelo lado direito, e apenas com o guarda redes pela frente opta por entregar a bola de bandeja para Luisinho que apenas teve de encostar, fazendo o seu 2º golo na partida.

Logo a seguir entra Rui Santos para o lugar de Pedro Ribeiro, que também esteve muito activo no ataque academista. Mais tarde entraria Nunez, para o lugar de  Luis Cardoso que como é obvio recebeu a ovação da tarde, dos poucos adeptos que se deslocaram ao Fontelo.


Quase a acabar o jogo ainda houve tempo para Bruno Loureiro se estrear a marcar pelo Académico de Viseu.


Muitos mais ficaram por marcar, e basta recordar que Tiago Gonçalves enviou 2 vezes a bola aos ferros da baliza do Prainha.


Foi um jogo agradável de seguir, onde fica a duvida se foi o Académico que jogou muito bem, ou foi a equipa forasteira que tornou a tarefa viseense facilitada.


O destaque negativo desta tarde vai para o baixo numero de espectadores presentes no estádio. 

Seria de ser Sábado á tarde? 
Estaria tudo de férias?
Uma coisa é certa, não é todos os dias que se pode presenciar uma eliminatória da taça de Portugal no Fontelo.

4 comentários:

Viriatus disse...

Parabens, pela exibição e pelo resultado.

Se me é permitido deixo uma pergunta:

O que é feito das aquisições?

Foram mandados embora? Más escolhas? Apesar do resultado a equipa precisa de mais tres jogadores: defesa central, centro campista e ponta de lança.

sábado, 25 agosto, 2012
Anónimo disse...

Taça de Portugal – 1ª Eliminatória 25 de agosto de 2012 – Estádio do Fontelo – Viseu
Académico-6; Prainha (Ilha do Pico – Açores)-0


Vitória esclarecedora, por números escassos, sim o resultado poderia ter sido mais dilatado. Há pelo menos 3 oportunidades de golo daquelas que em jogos de zero-zero não se podem falhar, e o prof. Carlos Agostinho, sabe disso melhor do que ninguém, daí as suas constantes chamadas de atenção para o campo, para que os jogadores não abrandassem o ritmo e concretizassem em golo todas as oportunidades criadas.
Para primeiro jogo oficial da época não poderia o prof. Carlos Agostinho, os jogadores, os sócios e adeptos (os verdadeiros) desejarem melhor estreia. Foi uma exibição bem conseguida, um resultado esclarecedor, uma supremacia de tal maneira gritante, que não me lembro de um remate à baliza por banda da equipa Açoriana.
Tarde de algum calor, no entanto, bem diferente do Domingo anterior, onde aí sim era demasiado, com algum público nas bancadas, não tanto quanto seria desejável, mas dado que o jogo foi a um sábado, estou em querer que houve quem não soubesse do dia do jogo (temos que fazer mais e melhor para divulgar os jogos do Académico) e quem sabendo não pudesse estar presente por motivos de trabalho.
O Académico entrou bem no jogo com Hélder e Luisinho a darem profundidade ao jogo atacante do Académico, pelas alas, e rapidamente o resultado chegou a 3-0. Até ao intervalo, ainda mais um golo, mesmo a fechar a 1ª parte. Na 2ª parte o Académico marcou mais 2 golos e outros tantos, pelo menos ficaram por marcar.
A 1ª diferença que se nota claramente, em relação à época, ou diria mesmo, épocas anteriores, é a de que se olha para o banco e se vê que há várias soluções para as diversas incidências do jogo. Faltou, ainda, no banco Mamadou que quando estiver bem, será mais. um para ajudar. David Nuñes entrou na 2ª parte e nota-se que ainda apresenta alguma falta de ritmo, pois na posição em que joga tem que ser mais rápido sobre a bola, antecipar melhor os lances e decidido na hora de fazer golo, sem hesitações, é isso que todos esperamos de David Nuñes, Golos decisivos. Hoje, não foram necessários, é verdade, mas daqui, em diante, se-~lo-ão certamente e David Nuñes irá responder, como deve responder um jogador na sua posição, com Golos, é isso que estou em crer vai acontecer.
Um aviso muito claro a todos os jogadores do Académico, em especial, aos que pela 1ª vez pisam o Fontelo. O Académico é um Clube com um historial imenso, com uma massa adepta que foi sempre muito maior que a sua massa associativa e que está numa fase de crescimento depois de ter caído no precipício. Se todos perceberem o barco em que estão, todos são bem-vindos e todos terão o apoio de todos, mas todos terão que perceber que neste Barco (falo da equipa de futebol), há um comandante e esse homem, é o prof. Carlos Agostinho. É eles que tem a responsabilidade e o mandato para decidir quem joga, quem entra quem sai, e por isso, todos, mas todos têm que entender que é assim, e não ficarem amuados, ou maldispostos, quando alguma decisão do treinador não seja do seu agrado, pois isso fragiliza o grupo e o próprio jogador.
Nós somos uma equipa, nós Somos o Académico. Quando ganhamos, a vitória é de todos. Se perdermos a responsabilidade é igualmente de todos nós, por isso não vamos dar tiros nos pés, como já aconteceu, no passado, mais ou menos distante, e vamos todos dar o nosso melhor para termos uma Académico com cada vez mais e mais gente no Fontelo.

(continua)

Carlos Silva

*

domingo, 26 agosto, 2012
Anónimo disse...

(continuação)

Os jogadores devem ser muito cuidadosos com os cartões, e nunca, mas nunca, nunca mesmo discutir uma decisão do árbitro. No passado tivemos expulsões de jogadores e não só que tudo deitaram a perder. Esta minha conversa será certamente despropositada, pois presumo, que o prof. Carlos Agostinho, já terá deixado bem claro, que não iria permitir qualquer falha a este nível.
O jogo pode correr melhor ou pior, mas o que os adeptos não desculpam é falta de entrega ou mau comportamento.
Pelo que se viu, hoje, podemos estar tranquilos, pois o que se viu foi um Académico exemplar em termos de entrega, e em termos de comportamento, o jogo foi de uma correção exemplar, de ambas as equipas.
Para aqueles (poucos) sócios que estão à espera da 1ª falha para dizer que tudo est+a mal e que tudo é uma vergonha, pois tenho a dizer, vou repetir-me, aquilo que já disse no último Domingo, enquanto Carlos Agostinho estiver à frente do Académico, como treinador, podemos estar descansados, pois não vai haver, nem ponta pé para a frente, nem falta de empenho ou atitude, pois isso é algo que basta observar, no trajeto recente (não é preciso ir muito longe de Viseu), Oliveira de Frades é um bom destino para se perceber que no Futebol há sempre o fator sorte, mas as coisas não acontecem por acaso.
Para quem ache que o adversário era fácil, muito fácil de uma terra pequena, perdida lá no meio do Atlântico, pois devo dizer-vos que em anos anteriores, com adversários de igual valia, o Académico, por vezes obteve resultados desastrosos com exibições igualmente calamitosas, por isso, embora reconhecendo que o adversário era muito acessível, o Académico não facilitou e cumpriu de forma categórica, por isso parabéns para toda a Equipa, Jogadores, Treinadores, Pessoal de apoio e Dirigentes!
Vamos pedir par áqueo Académico volte a jogar no Fontelo na próxima eliminatória, e depois dai em diante esperar que um dos 3 grandes no visite, para voltar a ver o Fontelo com 15 mil pessoas!
Arbitragem excelente, em jogo que foi muito facilitado pela atitude exemplar dos jogadores de ambas as equipas.

Quem ler o que escrevei, não pense que acho que tudo está perfeito e que tudo foi excelente. Não, não acho, mas dados os condicionalismos, acho que foi uma boa entrada, e acredito que com o trabalho as coisas vão melhorar, os automatismos (como referia Toni) vão automatizar-se, as jogadas estudadas vão surtir melhor efeito e o Académico, vai, estou em querer fazer um bom campeonato!

Domingo, todos ao Fontelo, no 1º Jogo Oficial, para o Campeonato!
Há que renovar o cartão livre trânsito que dá entrada em todos os jogo do Académico, no Fontelo, livre do Vento, do Sol e da Chuva, na Banda Central coberta, são apenas 60 Euros por ANO, para todos os jogos do campeonato nacional da 2ª divisão!

Sê Sócio e traz um amigo!

Força Académico!

Carlos Silva




* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

domingo, 26 agosto, 2012
Anónimo disse...

Excelente exibição do Académico! Apesar do calor e do campo nao ter sido regado ( o que prejudica o nosso futebol) , fomos uma equipa muito forte com muita velocidade e com bastantes oportunidades de golo. Destaque para a exibição de Luis Cardoso que fez o seu primeiro hat trick com a camisola academista!
De realçar o único aspeto negativo foi a não utilização do miúdo, João Ricardo. Rapidamente resolvemos o jogo e podíamos ter dado oportunidade de ele mostrar o seu valor. Esperemos que isto não seja um cemitério dos jovens provenientes das camadas jovens...
Bem, estamos no bom caminho e isso é que conta. No próximo jogo a ver se levamos mais gente ao Fontelo porque hoje viu-se pouca gente no Estádio.

FORÇA ACADÉMICO! UM JOGO DE CADA VEZ!

domingo, 26 agosto, 2012