quinta-feira, setembro 16, 2010

Apresentação dos adversários: Juventude SC

Nome: Juventude Sport Clube
Ano de fundação: 1918
Localidade: Évora
Associação: Évora
Estádio: Sanches de Miranda (4000 espectadores)
Equipamento: Camisola azul e branca listada verticalmente, calções azuis, meias azuis
Site: http://juventudesportclube.net
/



Resumo histórico: sem nunca ter estado na I Divisão nem no segundo escalão do nosso futebol nos moldes actuais – Liga de Honra – não será exagero dizer que este é um clube histórico do nosso país. Na época de 50/51 sagrou-se mesmo campeã nacional da III Divisão. Da época 51/52 até à época 60/61 andou sempre na II Divisão Zona Sul. Voltou à II Divisão Zona Sul em 74/75 e em 77/78 esteve perto de conseguir a subida à I Divisão mas perdeu a Liguilha de subida em que o Académico entrou e venceu. Em 78/79 novo segundo lugar e nova Liguilha de subida mas desta vez quem levou a melhor foi o Rio Ave. Em 80/81 esteve novamente, pela terceira vez em 4 anos, a um pequeno passo de subir à I Divisão mas o segunbdo lugar da II Divisão Zona Sul apenas deu direito à Liguilha onde o Académico de Viseu foi novamente o mais forte. O curioso é que essa liguilha podia ter sido evitada pelos homens de Évora se tivesse vencido o Estoril, no Sanches de Miranda, na última jornada da II Sul mas… perdeu! Estas 3 épocas atrás referidas foram as de maior importância da história do clube que regressaria à III Divisão em 83/84. De lá para cá tem andado entre a II Divisão e a III. Esta época joga na II Divisão Zona Sul.

Confrontos directos: embora tenha coincidido por várias vezes na mesma divisão onde o Académico se encontrava a distância geográfica não permitiu que se encontrassem mais vezes. Mesmo assim jogaram 4 jogos entre si.
77/78: o Académico foi 2º na II Centro e o Juventude na II Sul. Encontraram-se na Liguilha, o outro clube era o Aliados do Lordelo, e foi o Académico a subir. Desconheço os resultados entre ambos.
80/81: o Académico foi 13º na I Divisão e teria que disputar uma Liguilha com os segundos classificados da II Norte (Leixões), II Centro (Nazarenos) e II Sul (Juventude de Évora). O Académico venceu a Liguilha. Jogos entre ambos: Ac. Viseu 3-1 Juventude (Inaldo 18, Rodrigo 42, Emanuel 45; José Fernandes 51) e Juventude 0-1 Ac. Viseu (Sobreiro 31)

Plantel:

Guarda-redes: Nuno Laurentino, Tiago Martins (Beira-Mar Montegordo)

Defesas: Bruno Gambóias, Nélson Silva, Paulo Martins, Paulo Letras (Operário), Tiago Pires (Operário), Viúla, André Xavier

Médios: Cao, João Pisco (idade júnior), Luís Barreiros, Malick, Carlos Sousa (Quarteirense)

Avançados: Nuno Gaio, Sebastien, Carlos Gomes (Atlético de Reguengos), Vítor Martelo (júnior Setúbal)

Análise ao plantel: tal como o Académico também o Juventude de Évoraa conta por vitórias os dois jogos realizados até ao momento. Na primeira eliminatória da taça venceu o Valenciano por 3-0 com um golo de Sebastien e dois de Nuno Gaio. Na 1ª Jornada da II Sul venceu nos Açores o Praiense (1-3) com os golos a serem apontados por Sebastien, Malick e Nuno Gaio. O Juventude tem uma equipa muito experiente com vários jogadores acima dos 30 anos. Carlos Mota foi formado no Benfica B teve uma passagem pela Alemanha e já jogou no Portimonense na Liga de Honra. Outro jogador com formação no Benfica é Nélson Silva (34 anos) que fez 15 jogas na I Divisão em 99/00 ao serviço do Setúbal. Tiago Pires foi formado no Sporting e Viúla no FC Porto. Nuno Gaio marcou 24 golos nas duas últimas épocas ao serviço do clube alentejano e esta época já “molhou a sopa” por duas vezes na Taça de Portugal e uma no campeonato. Tarefa complicada…

3 comentários:

Anónimo disse...

Tempos heróicos, meus caros!

Aliados: 2 Juventude: 1.
Juventude: 3 A. Viseu: 2.
A. Viseu: 3 Aliados: 1.
Juventude: 4 Aliados: 0.
A. Viseu: 2 Juventude: 1.
Aliados: 1 A. Viseu: 1.

Liguilla de Promoção:

Acad. Viseu. . . . .4 2 1 1 8-6 5
Juv. Évora . . . . .4 2 0 2 9-6 4
Aliados Lordelo. . .4 1 1 2 4-9 3

Lumago

sexta-feira, 17 setembro, 2010
Anónimo disse...

Ah!
A equipa dos nossos heróis:

Maia, Rafael e Alexandre (guarda – redes), Pélezinho, Bernardo, Gomes, Braga, Baptista, Vinagre e José Manuel (Defesas), Pedro Paulo, Adelino, Penteado, Rodrigo e Bastos (Médios), Tayobe, Albasini, Renato, Pais e Vitor (Avançados).

Lumago

sexta-feira, 17 setembro, 2010
Anónimo disse...

Já agora, sabem quem jogava no Aliados do Lordelo nessa altura?
Um certo Jaime Pacheco!
Quem diria?

Lumago

sexta-feira, 17 setembro, 2010