quarta-feira, agosto 11, 2010

Fábio Ferreirinha (a entrevista)

Nome: Fábio Ferreirinha
Data de nascimento: 17/02/1991
Naturalidade: Viseu
Morada: Viseu
Posição: Médio ofensivo
Clube de Futebol favorito: Todos os que praticam bom futebol!
Jogador favorito: Rui Costa



Para começar a entrevista vamos “viajar” até ao passado:

Quantos anos estiveste no Académico?
Fábio Ferreirinha
- O meu percurso no futebol iniciou-se em 2001 nas escolinhas do Clube Académico de Futebol subindo depois todos os degraus: infantis, iniciados, juvenis e juniores! É uma caminhada que tenho percorrido sempre com o mesmo objectivo: Triunfar e trabalhar cada vez mais e melhor!

O que guardas com mais alegria da passagem pelo clube?
F.F
- Guardo todos os amigos, as equipas técnicas e todos os simpatizantes que jogo a jogo nos apoiaram. Foi uma etapa da minha vida que está gravada para sempre na minha memória.

Depois destes anos todos tens de certeza uma opinião formada. O que há a melhorar nas camadas jovens do clube?
F.F
- Esse é um assunto muito em voga, um assunto pertinente. Tenho a certeza que só se consegue evoluir com muito trabalho, ambição e naturalmente com o apoio e vontade da estrutura directiva. A integração de um jogador, a forma como é acarinhado e respeitado faz toda a diferença. Em minha opinião a politica e a forma de encaixar o futebol de formação nas estruturas superiores dos clubes é a base do sucesso das equipas. A evolução de um jogador passa impreterivelmente por aí!

Fala-se que as camadas jovens são pouco acompanhadas pelos dirigentes. É verdade? E isso é de agora ou foi sempre assim?
F.F
– Apenas posso falar da minha realidade. Penso que, por regra, sempre existiu uma falta de acompanhamento por parte dos dirigentes. Não posso deixar de referir que as famílias dos jogadores foram o pilar e a base do desenvolvimento individual, nunca nos abandonaram, estiveram sempre presentes. Não tenho dúvidas que o futuro do Académico de Viseu passa pela aposta na formação! O distrito de Viseu não tem nenhum representante ao mais alto nível no futebol profissional. Sinto que a cidade e os adeptos têm de voltar a unir esforços, vontades e acima de tudo orgulho pelo clube!

Falemos de futebol sénior: Primeiro jogo que viste no Fontelo? Melhor jogo que viste no Fontelo? Melhor jogador que alguma vez viste pisar o relvado do Fontelo?
F.F
– São três questões curiosas! O primeiro jogo no Estádio do Fontelo de que tenho memória ter assistido foi um Académico vs Espinho. Houve muitos jogos em que gostei com destaque aos jogos em que resultaram a subida de escalão. Em relação ao melhor jogador, não só por questões afectivas e familiares mas pelo que representa para o clube e pela forma de jogar e pensar o futebol, o meu primo, Rui Santos é um jogador de referência nas diversas formações que já integrou.

O treinador João Paulo Correia disse que no decorrer da época passada (jogo com o SVB) disse a todos os juniores que subiam a seniores deveriam comparecer no primeiro dia de trabalho dos seniores. Isto é verdade? Como reagiram? Como explicas que nenhum deles tenha aparecido?
F.F –
Permitam-me não comentar. Essa situação em concreto é um assunto do foro interno do Académico de Viseu.

Depois da tua chegada aos seniores ser dada como certa por muitos adeptos do Académico de Viseu o que correu mal para isso não acontecer?
F.F
– Sempre dei tudo, sempre honrei a camisola e a nossa cidade. Tive muitos momentos de alegria mas também já chorei pelo clube. As minhas expectativas são continuar o caminho do meu sonho, do meu objectivo de evoluir, de viver intensamente o futebol, nessa perspectiva não bastava ser só eu a querer jogar na equipa sénior do Académico, toda a estrutura técnica bem como a direcção tem a palavra final. Nunca senti que verdadeiramente a direcção contasse comigo! Existiu efectivamente uma reunião entre o Presidente do clube a minha pessoa e o meu cunhado e amigo Virgílio de Carvalho (pessoa que muito estimo e tenho em consideração por todo o apoio, por acreditar e por toda a amizade!) Foi explicado ao presidente quais eram os meus objectivos e projectos para o futuro, foi sublinhado o carácter profissional que a minha carreira passou a ter e foi com muita surpresa que o presidente nos apresentou uma proposta que ficou muito aquém do esperado e do admissível a um jogador que nunca abandonou a instituição! Voltamos a explicar ao presidente do clube e ao chefe de departamento de futebol o nosso projecto (posso aqui garantir que não passava exclusivamente pela questão financeira), todo o trabalho que se está a desenvolver, tudo o que suporta a minha carreira foi minuciosamente explicado! Passamos pela extinção do CAF e não virei as costas ao Académico antes pelo contrário: Acreditei! Por isso esperava um voto de confiança da direcção actual do Académico de Viseu. Os meus objectivos são neste momento trabalhar muito, ouvir e aprender mais e mais evoluir num clube que me apoie! Em breve espero divulgar qual será a próxima etapa!

Dizes que o teu projecto “não passava exclusivamente pela questão financeira". A pergunta é óbvia: que questões são essas?
F.F
- A reunião com o presidente do Académico de Viseu foi, como compreendem, privada. Posso apenas adiantar que quando me foi perguntado quais eram as minhas condições, foi explicado e apresentado ao presidente o meu projecto. Para mim, dedicar-me ao futebol é, como já referi, uma meta que quero muito atingir, como tal, quero trabalhar num clube onde os jogadores sejam tratados da mesma forma, sejam apoiados e valorizados, haja exigência e métodos organizativos para toda a estrutura! Sem falar em valores concretos, o presidente ofereceu-me um valor que considerei descontextualizado que não reflecte a aposta na minha pessoa, os anos que vesti com muito orgulho a camisola do Académico, um ordenado que não chegava para a minha deslocação diária aos treinos é manifestamente pouco!

A “etapa” Académico acabou mesmo ou ainda há possibilidade de haver um volte face?
F.F
- Nunca irei esquecer as minhas origens, nasci em Viseu, nasci para o futebol no Académico. Não posso também esquecer que tenho muito para aprender, muito trabalho pela frente! Quero apenas trabalhar num clube que me valorize e trate todos os jogadores por igual!

O clube que defenderás no futuro terá que aceitar as mesmas condições que pediste ao Académico?
F.F
- Naturalmente que o meu projecto se mantém. Continuo a trabalhar diariamente, a ser acompanhado por um conjunto de profissionais com quem tenho aprendido muito! Tenho o apoio da minha família e do meu cunhado, Virgílio Carvalho que me ajudam a crescer como Homem e Jogador. Sobre o meu futuro profissional não poderei ainda adiantar muito mais, no entanto, mal esteja definido, partilharei convosco.


Uma palavra a todos os seguidores do Blog, aos seus criadores e seguidores, que continue a ser um espaço de debate e de divulgação do futebol Viseense.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos aqueles que me apoiam, que me ajudam a crescer e concretizar este sonho! Para a minha família, aos meus amigos, colegas de equipa com quem partilhei momentos, aos treinadores e funcionários do Académico de Viseu, bem como a todos os adeptos do futebol uma só palavra: OBRIGADO

Nota: entrevista efectuada por mail

25 comentários:

Anónimo disse...

Desejar a melhor sorte ao Ferreirinha e que um dia volte ao Ac. Viseu. Agora no Penalva onde está á experiência (e fica por valores que não aceitou no AVFC) vai aprender muito e evoluir mais.

quarta-feira, 11 agosto, 2010
Anónimo disse...

Existe alguma mentira na entrevista e a cobertura de muita informaçao.Eu como amigo pessoal do presidente nao posso deixar de falar: Como é possivel este jogador pedir mais de 500 euros ao clube?existem jogadores seniores que nem isso recebem.O seu empresario é que anda a eludir o jogador.Algum dia outro clube de viseu dará mais de 200 euros ao Fabio Ferreirinha?Nao, temos de ser realistas, nem jogará com frequencia em outro clube da zona de Viseu.Porque é que o fabio Machado foi para o Academico e este jogador nao?Ou tem haver com dinheiro ou com a qualidade do jogar.Á muitas questoes sobre isto e o empresario do jogador que o presidente do clube devia esclarecer!!Assim alvez soubessem toda a verdade

Aguardo uma resposta do Empresario em forma de anonimo como sempre a falar bem do jogador,

Ferreirinha tu es bom jogador nao te deixes iludir.É esse o teu mal actualmente.

Rui Almeida

quarta-feira, 11 agosto, 2010
jorjao disse...

Como muitas vezes referi, conta comigo neste teu projecto.
Sei que com a tua força e nós amigos e familia irás conseguir o teu objectivo.

Fico com pena de não ficares neste nosso clube mas como sempre também te disse luta para seres FELIZ. Onde estiveres cá estaremos..

Humildade, querer e muita disponibilidade fazem de nós VENCEDORES. Amigo sonha e terás TUDO

quarta-feira, 11 agosto, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Fui eu que conduzi a entrevista. Já ouvi as duas partes e sinceramente não fiquei esclarecido. Ficaria se todo o “jogo” ficasse aberto. Não ficou. Não sei de quem é a “culpa” nem sequer sei se alguém tem culpa.

Conhecendo, como conheço, os tipos de comentários que os leitores do blogue debitam em situações “polémicas” como esta, peço a todos contenção. Não hesitarei em não admitir comentários que considere pouco adequados. Peço a todos moderação.

Obrigado.

quarta-feira, 11 agosto, 2010
Anónimo disse...

Podiar ter tido outro rumo, mas tens pessoas por tras que te estragaram tudo.Se fosses por ti estarias no Academico porque ainda jogavas mais do que secalhar no penalva que foi o teu empresario que arranjou e quando se vai a experiencia para um clube é complicado.Pela parte do clube onde estas pelo que ouvi poucas hipoteses teras de jogar,enquanto no academico recebias igual e era mais perto para além do prestigio do clube!Podes vir a ser grande mas nao assim.

quarta-feira, 11 agosto, 2010
Anónimo disse...

Como sócio academista, gostava apenas de desejar muita sorte para o teu projecto de futuro, e muito obrigado pelos bons momentos proporcionados na bancada do 1º de maio com a camisola academista vestida. Desejo muito sucesso e espero ver-te novamente com a camisola academista.
Socio 520

quarta-feira, 11 agosto, 2010
vera ferreirinha disse...

alo maninho. espero k tenhas a maior sorte na vida, estaremos pa te apoiar.... por favor nao critiquem o jogador sem o conhecerem, axo k um jogador que deu tudo pelo academico merece um bocadinho de respeito. só mais uma coisinha, o academico nem 200 euros tinha para oferecer ao ferreirinha, muito, mas muito menos mesmo.... mas como estas pessoas se dizem amigas do presidente secalhar andam um pouco mal informados... mano, nao ligues as criticas, pk quanto mais criticam mais forte tu ficas. força mano, a familia e os amigos verdadeiros adoram te e apoiam te em tudo o que tu decides, as pessoas que nao te conhecem continhuam a criticar te e tu sabes disso.... adoramos te

quarta-feira, 11 agosto, 2010
Anónimo disse...

se o ferreirinha esta no penalva ou nao ninguem tem nada a ver com isso, ele só esta onde se sente bem e acarinhado pelos jogadores, treinadores e direcçao desportiva

quarta-feira, 11 agosto, 2010
Anónimo disse...

Ferreirinha espero q tenhas um gr futuro. Quanto ao amigo do sr presidente é pena que nao tenha toda a informaçao como por exemplo sobre os patrocinios que o dito empresario poderia levar para o academico................

quarta-feira, 11 agosto, 2010
Anónimo disse...

Ferreirinha parabens pela entrevista! Felicidades campeao! Um abraço Pedro soares

quarta-feira, 11 agosto, 2010
Anónimo disse...

Grande Jogador e Grande Jovem! Boa sorte Ferreirinha!

quarta-feira, 11 agosto, 2010
Anónimo disse...

Sobre o patrocinio o presidente respondeu bem...Com esse dinheiro pagava vosse (o empresario) o ordenado ao cunhado...Porque nao aceitou?

quarta-feira, 11 agosto, 2010
Anónimo disse...

Amigo estas em grande! Continua humilde nunca mudes! Um abraço do David de Bodiosa

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

Este Senhor diz ser amigo do presidente do Academico de Viseu.

Ora vamos la ver se nem o jogador Ferreirinha que não está no Académico de Viseu viola a privacidade do clube não comentando sobre o foro interno do clube, este senhor diz-se amigo do presidente e vem para aqui dizer o que quer e o que não quer sobre o jogador Ferreirinha violando a privacidade das negociações do clube? amigo? penso que existe outro nome para isso.

Meus amigos(as) leitores do blog para que estar aqui a falar mal de um jogador? quem tem culpa e quem nao tem? isso e problema do jogador e do clube não das outras pessoas, essas outras pessoas são chamadas CURIOSAS que querem saber tudo e mais alguma coisa sobre a vida das outras pessoas e andam andam e andam ate encontrar algo

Deixem o rapaz em paz

Ferreirinha não ligues a estes comentários, segue o teu sonho, trabalha e se possível concretiza-o. vi muitos dos teus jogos e sei que irás triunfar e apesar de estarem a dizer que as pessoas que tão por de tras e que te fazem mal? não as pessoas que estão por de tras de ti são as pessoas que te fazem andar para o caminho do sonho.

um abraço ao leitores

Jose Ricardo

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

tenho impressao que este miudo vai ter uma grande desilusao na vida. Basta ler a entrevista para perceber que tem a certeza q vai ser um grande jogador. As pessoas q o rodeiam parece q teem a mesma certeza. Esta do cunhado q o ajuda ate parece historia à Cristiano Ronaldo.Humildade minha gente.Porque se a tivesses aceitavas aquilo q o Academico te propos. Que é o que é oferecido no primeiro ano de senior. Nao es mais que os outros. nao es nada no futebol senior ainda e por este andar nem vais ser.Devias primeiro mostrar o teu valor e depois exigir ordenados ao nivel dos melhores. Sou muito critico em relaçao a esta direçao do Academico mas desta vez têem o meu apoio e deviam ignorar esta situaçao. Este rapaz e a sua familia quer é que se fale dele. Boa sorte para ti Ferreirinha e pro teu cunhado no vosso "projecto".

socio 243

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

como ficou o jogo na sertã ontem, alguem sabe?

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

Boa tarde

Tive a ver os comentários a dizer que eu nao podia pedir muito e etc...

So queria dizer que a minha vida não passou pelo academico não pela questão financeira mas pela questão motivacional bem explicita na entrevista " como tal, quero trabalhar num clube onde os jogadores sejam tratados da mesma forma, sejam apoiados e valorizados, haja exigência e métodos organizativos para toda a estrutura! Sem falar em valores concretos"

Obrigado

Ferreirinha

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

A propóstito desta entrevista que acabei de ler no vosso blog (Parabéns aos autores do mesmos) tenho de referir o seguinte (não é só este miúdo, falo no geral): dizem que deram muito ao clube a ou a b. os clubes não dão nada?! dão pouquinho?...mas dão. Os clubes, Associações, Colectividades são Instituições que merecem consideração e não se deve falar como se uma pessoa fosse a garante da mesma. Quando o Sr. Fernando Ruas (por exemplo) deixar a CMV ele deu muito a esta e esta deu-lhe a ele. É sempre assim, em qq lado que seja. E dei o exemplo do Presidente da Câmara para que estes miúdos e alguns graúdos em idade não pensem que são insubstituíveis. Saudaçãoes amigas aqui de um velho já com 63 anos.

Celso Conceição

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

olhe meu senhor se e que se pode chamar.lhe isso este miudo esta a correr atras de um sonho que tem e quem e voçe para o vir mandar a baixo? nunca teve sonhos, nem lutou por nada? por amor de deus para de o meter em baixo com as vossas criticas sem sentido se o academico so sabe roubar para ele e n tem dinheiro pa pagar aos jogadores ele faz muito bem em lutar pelo que quer e ah nao ficar la.

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

meus amigos, nao sei se perceberam mas o ferreirinha só ker ser feliz a fazer akilo k mais ama, k é jogar futebol.... e digo vos uma koisa este sócio 243 diz k a familia do ferreirinha só ker k falem nele,, mas olhe k se é isso k esta a pensar nao parece, visto que, veio pa este blog falar justamente do ferreirinha. saudaçoes desportivas... e ferreirinha tu ès grande

helder matias

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

Ponderei diversas vezes se deveria comentar e alimentar esta polémica mas face aos acontecimentos não pude deixar de o fazer. Não conheço nem nunca vi jogar o jogador em questão, sou um crítico da actual direção e do seu pseudo director desporivo que nem o nome me dou ao trabalho de pronunciar, mas no caso em concreto, não posso deixar de corroborar com os dirigentes, pois pelo que dá a entender este é mais um dos muitos, muitos, mal aconselhados, que se julgam já jogadores, que têm a mania de estrelas. Sei que o novo treinador é um defensor do aproveitamento das camadas jovens, mas infelizmente este futebol está rodeado de empresários que são uma verdadeira escumalha. Ao jogador em questão, que se jogar tão bem como parece que fala (ou que diz o que lhe dizem para dizer) deixo um conselho: trabalhe antes de exigir pois só assim poderá ser alguém.

Sócio 584

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

A familia do Ferreirinha quer é q ele se sinta bem a fazer aquilo q gosta por isso tem todo apoio da mesma.Eu como irmao dele espero q ele ignore as pessoas que fazem comentarios infelizes sobre ele pq nao o conhecem de lado nenhum e nem o viram crescer. Qem o conhece acredita q ele ainda vai calar os criticos. FORçA IRMAO.

Pedro Ferreirinha.

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

A familia do Ferreirinha quer é q ele se sinta bem a fazer aquilo q gosta por isso tem todo apoio da mesma.Eu como irmao dele espero q ele ignore as pessoas que fazem comentarios infelizes sobre ele pq nao o conhecem de lado nenhum e nem o viram crescer. Qem o conhece acredita q ele ainda vai calar os criticos. FORçA IRMAO.

Pedro Ferreirinha.

quinta-feira, 12 agosto, 2010
Anónimo disse...

mais um com ilusão para ser jogador, não será melhor seguir os estudos? O futebol esta como esta, ou se é bom jogador ou então so serve para entreter. vai deixar de estudar para ganhar 200 ou 300 euros por mes penso que não é boa ideia, se fosse um fora de serie tudo bem, mas como ja deu para ver que não, vai deixar de estudar para andar a ganhar uns trocos nos clubes a volta de viseu e depois chega o fim da carreira e ou tem a sorte de os pais serem ricos ou vai andar as turras para arranjar emprego

quinta-feira, 12 agosto, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

A decisão é minha e só minha. Como prevejo que a partir daqui o nível vá descer acabaram-se os comentários neste post e sobre este assunto. Ficam aqui visíveis para memória futura. O Académico é maior do que todos nós juntos!

quinta-feira, 12 agosto, 2010