quarta-feira, abril 22, 2009

Campeões do Sporting: Yordanov

Nome: Ivaylo Stoimenov Yordanov
Data de nascimento: 22/04/1968
Posição: avançado
Épocas: 91/01
Títulos: 1 campeonato nacional (99/00), 1 taça de Portugal, 1 supertaça

Yordanov! Só o nome dá saudade! Esteve dez épocas de leão ao peito, jogou a avançado e até a central e foi um dos capitães mais carismáticos de sempre do Sporting Clube de Portugal.
Chegou vindo do Lokomotiv de Gorna. Na época de 94/95 foi o herói da conquista da Taça de Portugal por parte do Sporting que levou ao fim do jejum de 13 anos sem nenhuma conquista. A final foi a 10 de Junho mas, já antes, na 5ª eliminatória, havia marcado dois golos no épico 5-0 ao Boavista um dos melhores jogos de sempre que vi fazer ao Sporting. Na final de 10 de Junho de 1995 o Sporting bateu o Marítimo por 2-0 e os golos foram apontados por Yordanov facto que o elevou à categoria de herói do Sporting.
Em 98/99 com a saída de Oceano tornou-se no primeiro capitão estrangeiro do Sporting. Em 99/00 já com alguns problemas de saúde a afectá-lo sagrou-se Campeão Nacional actuando em 11 jogos – só uma vez titular – e marcando um golo ao Braga em Alvalade – comigo no Estádio - na vitória leonina por 2-0. Para sempre ficará na memória de todos os sportinguistas quando em Maio de 2000, em pleno festejo do título nacional, içado por uma grua, colocou um cachecol do Sporting no pescoço da estátua do Marquês de Pombal.
Festeja hoje 41 anos. Todos sabemos que ele sabe que os sportinguistas estão com ele. Parabéns campeão!

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande Iorda! Sem ser "Sportinguista desde pequenino", encarnou com mais devoção e respeito o sportinguismo e sentiu com mais paixão a camisola que vestiu, do que muitos que para aí andaram (ou andam) e que apregoam tal título.
Não há muito a dizer sobre este valoroso homem e jogador, uma vez que tudo o que ele fez pelo Sporting está bem presente na memória de todos.

Com respeito ao diferendo que o opôs ao clube, confesso que nunca soube muito bem de quem foi a culpa, mas lá que foi uma grande vergonha as coisas terem chegado àquele ponto, lá isso foi. E tenho a sensação de que o Sporting não ficou nada bem naquele retrato.

Para acabar, resta-me desejar profundamente que a grave doença que o afectou (e afecta) permaneça sempre controlada tal como, aparentemente, tem estado e que lhe permita viver uma vida longa de uma forma feliz. Ele bem merece.

Parabéns pelo aniversário, "Iorda", muita saúde e muito obrigado por tudo!

Nuno Costa
Viseu

quarta-feira, 22 abril, 2009
Anónimo disse...

Não sou, como é sabido, do Sporting, mas tiro o chapéu a este extraordinário exemplo de raça, de luta, de qualidade, que deu tudo ao clube que representou.
Foi lamentável o que o clube lhe fez, como aliás acontece em todo o lado, até no meu clube, em que há jogadores a quem não é reconhecido o valor e a outros que o não têm até são capazes de propor estátuas!
Enfim, são as ingratidões.
Este rapaz teve o grande azar de estar no Sporting no momento errado. Tivesse ele aparecido uns anos antes e teria um curriculum vasto e poderoso. Assim...
aconteceu o mesmo a grandes jogadores, Balakov e tantos outros.
LUMAGO

quinta-feira, 23 abril, 2009
Daniel disse...

Em vez de perder tempo a mandar bocas sem sentido aos sportinguistas era engraçado era ver o LUMAGO a falar sobre os antigos jogadores do Académico como por exemplo do Águas, do Lemos (jogou ou não no seu FCP)e do Brandão. Assim perdia tempo com coisas mais úteis

sexta-feira, 24 abril, 2009