terça-feira, março 18, 2008

Recordar: Osvaldo Silva

Foto: Centenário Sporting


Como recordamos aqui hoje passam 44 anos sobre a mítica eliminação do Manchester United às mãos do Sporting na caminhada triunfal rumo á conquista da Taça dos Vencedores das Taças. Osvaldo Silva autor de 3 golos foi um dos heróis. Aquando do jogo desta época na Liga dos Campeões o nosso leitor José Matias contou-nos um pouco da história deste jogador que também passou pelo Académico de Viseu. Vamos recordar o seu testemunho.

"Agora que o Sporting vai defrontar o Manchester United, para a Champions League, será oportuno relembrar a eliminatória mais emocionante que o Sporting viveu nas Taças Europeias.Depois de ter perdido por 4-1 em Manchester, o Sporting com uma exibição de irrestível categoria internacional, deu a volta à eliminatória com um concludente 5-0 em Alvalade. O Manchester United tinha uma das melhores equipas do Mundo, onde jogavam Bobby Charlton, Dennis Low e George Best, que ainda hoje muitos consideram como o melhor jogador de sempre do Manchester United.Vivi essa noite memorável, "vendo" o jogo através do relato do Artur Agostinho, na antiga sede do Académico, na Avenida Emídio Navarro. É indescritível o entusiasmo vivido no seio academista.Um dos heróis dessa epopeia, que culminou uns meses mais tarde com a conquista da Taça das Taças, foi o Osvaldo Silva, avançado que marcou 4 golos ao Manchester (um em Inglaterra e três em Alvalade)! Isto aconteceu em Março de 1964.No final dessa década (1967/68 ou 68/69(?), tivemos a felicidade de ver o Osvaldo Silva ser contratado como treinador/jogador pelo Académico! Durante uma belíssima época, espalhou o seu perfume futebolístico pelo Fontelo, fazendo dupla com o Zé Basto (julgo que continua a ser o proprietário da Ourivesaria Basto na Rua Direita). O Basto foi, juntamente com o Rodrigo Moura, os primeiros juniores de Viseu a serem chamados a uma Selecção Nacional de Juniores.Julgo que é de elementar justiça, homenagear o grande herói da eliminatória contra o Manchester United, colocando-o na lista dos jogadores que já jogaram pelo Académico de Viseu.


Nem parece que já passaram 40 anos... Ai que saudades...


Saudações Visienses, Academistas e Sportinguistas."

3 comentários:

Anónimo disse...

Fico surpreendido por ninguém comentar esta notícia porque Osvaldo Silva foi uma das grandes atracções do nosso Académico quando para cá veio já em fim de carreira. Belíssimo jogador, muito bom. Talvez não tanto como treinador.
De qualquer modo, um obrigado ao Osvaldo Silva pelo que deu ao Académico. Alguém sabe o que é feito dele?
LUMAGO

sexta-feira, 21 março, 2008
Anónimo disse...

Alguém sabe dele? Acho que chegou a estar ligado ao Sporting, não sei a fazer o quê.
Nunca o vi jogar e não me lembro de o ver em Viseu.
SP

sexta-feira, 21 março, 2008
Anónimo disse...

João Basto!

FAC

domingo, 15 março, 2009