quarta-feira, março 21, 2018

Recordar: Marcelo Sofia

NOME COMPLETO
Marcelo de Almeida Sofia
NOME
Marcelo Sofia
DATA DE NASCIMENTO
21/03/1967
NATURALIDADE
Brasil
POSIÇÃO
Avançado
ESTREIA
Ac. Viseu 3-1 Leça (28/08/1993)
PRIMEIRO GOLO
Ac. Viseu 3-1 Leça (28/08/1993)
JOGOS
66
GOLOS
29
ÉPOCAS
93/96
Na sequência de um acidente de viação foi forçado a terminar a carreira em Outubro de 1995 tinha então 28 anos. Nas duas épocas e pouco no Académico de Viseu actuou em 66 jogos e apontou 29 golos. 

Pelos números que apuramos até ao momento, os seus 29 golos tornam-no no 30º melhor marcador da história do Académico de Viseu.


Logo no seu jogo inaugural Marcelo Sofia fez um hat-trick ao serviço do nosso clube, e ficou logo escrito que entraria na história do nosso clube. Uma história que só não foi mais rica porque o destino não quis.

Na sua primeira época, na Segunda Liga, marcou 9 golos. Esses golos não foram suficientes, infelizmente, para manter o clube na segunda competição mais importante do nosso futebol. Foi o melhor marcador da equipa com tantos golos como Zé de Angola.

A época seguinte foi bem melhor. Tanto para o Académico, que subiu de divisão, como para o Marcelo Sofia que marcou 20 golos. Foi o melhor marcador da equipa com mais 3 golos que Zé de Angola!

Na última época, vítima do tal acidente, acabou por não marcar qualquer golo, e fez apenas 5 jogos.

Foram 20 os clubes que sofreram na pele a veia goleadora de Marcelo sofia. A saber: Guarda (3), Leça (3), Lourinhanense (3), Aves (2), Sp. Espinho (2), Peniche (2) e com um golo, Alcains, Beneditense, Caldas, Leixões, Marinhense, Naval, Neves, Oliveira do Hospital, Oliveirense, Rio Ave, Sanjoanense, Tondela, Torres Novas e União de Santarém.


Marcelo Sofia foi autor de 3 hat-trick, ao Leça em 93/94 e em 94/95 ao Guarda e Lourinhanense. De referir que estes dois últimos foram em jornadas consecutivas, ou seja, marcou 3 golos na 29ª jornada na goleada por 5-2, e na jornada seguinte, 30ª jornada na goleada academista por 6-0. Foi ainda autor de dois “bis” a Espinho e Aves em 93/94, e na época seguinte ao Peniche.

Com 13 golos foi o melhor marcador do ano civil de 1995.

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom ponta-de-lança.
A melhor recordaçao que guardo foi
um Ac. de Viseu-Lourinhanense (6-0).
Marcou 3 golos. Foi substituido no fim para a ovaçao muito merecida.
A caminho dos balnearios foi cumprimentado pelo, entao, técnico do Lourinhanense, Filipe Moreira (actual técnico do Ol. e Moscavide).
E sabem quem era o guarda-redes do Lourinhanense nesse jogo?
Sim, o nosso Tiago. Que depois ingressou no nosso Sporting.
Coisas da vida...

sábado, 21 março, 2009
Anónimo disse...

recordo tambem o Marcelo. Outro grande jogador que passou pelo clube.
Uma forma de jogar muito sui-generis, aguerrido, lutador, etc. Um dos belissimos jogadores do Academico.
Carlos erreira
Toronto

sábado, 21 março, 2009
Anónimo disse...

Era um Sr. Muito educado na relação com as pessoas. Nada do que se passa actualmente no futebol...

domingo, 22 março, 2009
Pedro disse...

Grande avançado. Móvel, rápido, goleador. Em breve espero partilhar um vídeo que tenho de uma gravação da RTP com um grande jogo de Marcelo Sofia. Sei que agora trabalha numa fábrica de componentes eléctricos no Brasil. entretanto passou por futebol de 5 e por pescador!

domingo, 22 março, 2009
Unknown disse...

Grande Pedro, meu nome é Humberto, falo do Brasil, Marcelo Sofia é meu grande amigo, meu parceiro de samba e de bola. Ainda jogamos juntos toda semana, às sextas-feiras um jogo só de amigos (futebol de 5) e disputamos um campeonato de futebol de campo em um Clube aqui em São Paulo, na categoria Senior, posso te garantir que ele ainda é um craque, artilheiro e um exemplo de determinação para todos nós.
Gostaria de lhe pedir que me envie este vídeo da RTP, para que eu possa lhe fazer uma grande surpresa, tenho certeza que ele vai se emocionar, seria uma grande homenagem e merecida, ele com certeza ficará muito grato à você também. Posso compartilhar com você fotos atuais, me escreva por favor.Grande abraço.Aguardo notícias.humbertokimura@gmail.com

quinta-feira, 26 março, 2009
João Nunes disse...

Pedro chegaste a enviar o video ao Marcelo?
Que grande jogador era o Marcelo Sofia.

domingo, 21 março, 2010
Pedro disse...

@João Nunes, sim enviei o video. É este que está no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=x7ogYFXEBYo

Ainda troquei uns emails com o amigo do Marcelo, mas nao recebi mais notícias.

Abç

domingo, 21 março, 2010
Anónimo disse...

Grandiosos tempos deste enorme senhor do futebol no Fontelo.
Quem não se deliciou com o tridente atacante Zezinho, Zé D'Angola, Marcelo Sofia? Confesso que foi uma enorme tristeza saber da notícia que afastou o Marcelo dos relvados. Ainda hoje me lembro do dia em que a notícia se espalhou pelos academistas.
Fica daqui um enorme abraço para o Marcelo. (espero que ele o receba, via este magnífico blog).

Paulo Bispo da Costa.

domingo, 21 março, 2010
Castanho disse...

Muito bom de bola esse Marcelo!

segunda-feira, 21 março, 2011