quinta-feira, março 01, 2018

Recordar: Faria



NOME COMPLETO
Fernando Faria
NOME
Faria
DATA DE NASCIMENTO
05/08/1964
NATURALIDADE
Angola
DATA FALECIMENTO
01/03/2001
POSIÇÃO
Defesa
ESTREIA
Ac. Viseu 4-0 Lousanense (24/09/1989)
PRIMEIRO GOLO
U. Lamas 2-1 Ac. Viseu (06/05/1990)
JOGOS
69
GOLOS
4
ÉPOCAS
89/92

A 1 de Março de 2001, com 37 anos, há precisamente dezasseis anos, este ex jogador do Académico de Viseu perdia a vida num acidente rodoviário. Este é um post de homenagem ao jogador mas sobretudo ao homem. “Amigo, sincero e humilde”, “grande amigo, um irmão e um bom profissional” são alguns dos elogios que lhe são atribuídos.


Não conhecia o Faria, não me lembro de como era como jogador mas as características que lhe são atribuídas por quem o conhecia, “amigo”, sobressaem das imagens que amavelmente nos foram entregues e que temos a enorme honra e orgulho de vos facultar. Olhem para as fotos e contem-nos as recordações que têm deste jogador e destes tempos. O Faria onde quer que esteja irá ficar feliz por recordar connosco!

































21 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia este jogador. No entanto achei esta mais uma grande iniciativa dos autores do blogue.

Na última fotografia reconheço o guardião Zé Miguel. E os outros jogadores, quem são? Alguém sabe?

segunda-feira, 01 março, 2010
João Nunes disse...

Se a memória não me atraiçoa são: Zé Miguel, Bio(Bebiano Gomes),Alain, Faria, ???, e Albuquerque.

Se alguém conseguir confirmar, os nomes e mencionar o que falta... é que já lá vão uns anitos e é impossivel lembrar, todos...

Fica a merecida a homenagem a um homem que apesar de não ser craque era muito bom jogador, fazia da raça e do querer as suas principais caracteristicas.
Obrigado Pelas excelentes fotos Paula!

segunda-feira, 01 março, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

À Paula quero aqui deixar um grande agredecimento e um beijo de solidariedade neste dia que deve ser de muitas emoções.

Obrigado!

segunda-feira, 01 março, 2010
Anónimo disse...

O de vermelho é o PERDUV

segunda-feira, 01 março, 2010
Pedro disse...

Nestes recortes há de facto grandes recordações. José Rachão como treinador, na epoca em que ficámos a 3 minutos de subir à I Divisão. Já se festejava em Espinho, onde empatámos 0-0 (contra o treinador Manuel José) e um jogador do Maia faz auto-golo ...e quem sobe é o Torreense , na altura treinado por Manuel Cajuda.
Leio que jogámos contra o Lokomotiv de Plovdiv!! Terá sido o nosso ultimo jogo contra uma equipa europeia?
Nunca mais li nada do jornalista Carlos Bergeron ... o que faz neste momento?

Pedro Simões

terça-feira, 02 março, 2010
Anónimo disse...

aquela foto em que diz os de viseu chegaram a fazer a festa,foi em espinho onde o academico perdeu uma subida pq o torrense ganhou em maia depois da hora.eu fiquei com a camisola do faria,ainda hje tenho-a.

terça-feira, 02 março, 2010
Anónimo disse...

o de vermelho é o albuquerque e não o perduv.
Ze miguel, bio, alain, tiago, albuquerque e faria que esta sentado no chão.

terça-feira, 02 março, 2010
Anónimo disse...

Já ouvi falar muitas vezes da vez em que "ficámos a 3 minutos de subir à Primeira Divisão" mas devido à minha jovem idade, não sei praticamente nada sobre o assunto. O que aconteceu? Em que época foi?
Cumprimentos.

terça-feira, 02 março, 2010
Filipa disse...

É sempre bom ver que o nosso amigo Faria não foi esquecido! Jamais o será!
Durante o pouco tempo que teve entre nós deixou muitos amigos, grandes amigos! Ele sim, era o MAIOR AMIGO que se pode ter!

Estás e estarás sempre connosco!

Os amigos Filipa e Guddi

terça-feira, 02 março, 2010
Unknown disse...

Ola,
O Faria era acima de tudo um grande homem e um grande amigo, era incapaz de prejudicar um colega para seu proveito. O " MONHÉ " como carinhosamente o tratava era uma pessoa FANTASTICA que deixa saudades a muita gente.
Em relaçao as fotos aquela onde estao varios jogadores do ACADEMICO sao: ZÉ MIGUEL, BIO, ALAIN, TIAGO E ALBUQUERQUE e claro sentado FARIA.
Em relaçao a situaçao de subida por 3 minutos o ACADEMICO tinha subido so que ainda faltava acabar o jogo entre o Maia - Toreense e um jogador do Maia fez um autogolo para dar a vitoria ao Toreense e com isso retirar a subida ao ACADEMICO (esse jogador do Maia tinha tido problemas em Viseu na semana anterior no tunel do estadio), fomos simplesmente ROUBADOS.
UM ABRAÇO DO ZÉ DUARTE

terça-feira, 02 março, 2010
Anónimo disse...

Muito obrigado pelo comentário Zé Duarte! Que história triste esta da não subida do Académico por causa de um jogador...

Resta agora que todos os Viseenses se unam ao Académico para que um dia mais tarde, seja possível termos o Académico de novo nas luzes da ribalta.

terça-feira, 02 março, 2010
Anónimo disse...

Fernando Faria,grande homem,grande profissional,grande amigo.
Saudades... Descansa em Paz.

Do amigo Rui Faisca.

quarta-feira, 03 março, 2010
Pedro disse...

que bom ver por aqui o ze duarte. Zé, podes pf enviar-me um email para cafviseu@gmail.com? Abç

quinta-feira, 04 março, 2010
Fábio disse...

Palavras?? N tnh...as lagrimas escorrem-m ao escrever estas palavras...Kem o conhecia sabe o qt grande pessoa ele era...unico.
Era o meu GRANDIAO!!
C mta saudade:FÁBIO

quarta-feira, 10 março, 2010
GRAINOFSAND disse...

O Faria era como um irmão para mim... O dia do seu desaparecimento foi o segundo pior momento da minha vida... Saudades infinitas deste irmão...

quinta-feira, 11 março, 2010
joao paulo morgado tomás disse...

Saudades muitas mesmo!grande homem e um grande amigo obrigada amiga Paula por me fazeres recordar bons velhos tempos ! até breve beijinhos

domingo, 21 março, 2010
Anónimo disse...

Sim este sim era um grande homem, tenho-o como um grande amigo mas tambem como um familiar para mim foste o tio que nunca tive e seras sempre lembrado assim. A ti e a Paula tenho muito que agradecer porque se tive uma infancia com experiencia boas tenho que vos agradecer.... Obrigado
Estaras sempre no meu Coraçao com muitas saudades. Adoro-te

ASS: Vânia

terça-feira, 23 março, 2010
Anónimo disse...

irmao enkuando foste vivo sempre te preocupas te agora somos noz k nao conseguimos deixar de pensar em ti deixaste um vazio dentro de nos vivemos mas com um vazio falta algo k es tu mas temos k continuar com muitas saudades rita e famila

quinta-feira, 10 junho, 2010
Anónimo disse...

O Carlos Bergeron está aposentado mas tem uma crónica semanal na "Rádio NOAR" e escreve quinzenalmente no jornal de Viseu "Via Rápida".

quarta-feira, 02 março, 2011
Anónimo disse...

Jogador excelente, para sempre ligado a mais um dos grandes roubos da história do futebol português!
Depois de uma época excelente, os moços não subiram de divisão porque um ex jogador do Académico, a jogar pelo Maia e que saíu do clube por indecente e má figura, por motivos que não vou agora referir, marcou na sua própria baliza (do Maia), o golo que impediu o Académico de rumar à 1.ª divisão!
Esse dito jogador, jurou vingança quando foi posto fora e quis a sorte que o Maia visitasse o Fontelo na penúltima jornada. Esse cavalheiro envolveu-se em insultos e agressãoes a tudo e todos que fossem do Académico e no domingo final vingou-se, marcando na sua própria baliza o golo que arrumou o Académico, numa jogada sem perigo, que passou na televisão mas de que a RTP "perdeu o registo" (que azar!). O próprio árbitro, no inquérito que se seguiu, declarou que não havia justificação para o jogador atirar para a sua baliza quando estava sozinho e que ele lhe dissera que confundiu um apito e julgou que o jogo estava parado!!!!
Dias depois, o jogador falou e disse estar feliz por ter impedido o Académico de subir, mas que não fez por querer!!!!! Pudera!!
A nossa justiça, cicles! Os nossos dirigentes distritais da associação, nicles, nós, os adeptos, recorremos a tudo, tentámos imagens que a RTP "perdeu", procuramos os tribunais civis...
Inútil!
O Valentim, com ligações a Viseu, ria-se!
O Académico tinha de ser destruído!

Caríssimo Faria, estivemos muitas vezes juntos, falámos centenas de vezes, eras um dos grandes do plantel e todos te davam ouvidos, TU e todos os teus colegas desse tempo, FORAM OS VERDADEIROS CAMPEÕES DA 2.ª DIVISÃO!! Só não foram para a 1.ª porque estavamos em Portugal, naquele Portugal em que só valem os 40 quilómetros até ao mar, o resto é paisagem para umas férias!

Lumago

quarta-feira, 02 março, 2011
Anónimo disse...

As de tar sempre no nosso coração meu tio querido sinto muito a tua falta numca esquecerei os momentos que estivemos juntos eras um grande homem para todos deixaste-nos mas estarás sempre aqui no meu coração amo te meu grande tio

ass.Diogo faria

quarta-feira, 23 março, 2011