domingo, outubro 26, 2014

SC Covilhã 1 - 1 Ac. Viseu FC

Estádio José Santos Pinto, 26 de outubro de 2014
12ª Jornada da Segunda Liga
Árbitro: Manuel Mota (Braga)

Sp. Covilhã: Taborda (c); Tiago Moreira, Victor Massaia, Joel e Soares; Nana K (Zé Tiago, 62), Gilberto e Tatui (Yannick, 76); Kizito, Elenilson (Adriano, int) e Erivelto. Treinador: Francisco Chaló.

Ac. Viseu: Ricardo Ribeiro; Tomé, Pedro Santos (c), Eridson e Dalbert (João Carneiro, 55); Alphonse, Alex Porto e João Coimbra (Renan, 86); Luisinho, Tiago Almeida e Sandro Lima (Tiago Borges, 72). Treinador: Alex Costa.

Golos: Sandro Lima 23 (0-1), Kizito 69 (1-1)

Começando pelo fim, na nossa opinião o resultado, o empate, foi inteiramente justo. Na primeira parte esteve melhor o Académico, na segunda houve mais Covilhã, pelo que o resultado tem que se aceitar.

Os primeiros minutos foram de estudo mútuo – como é usual dizer-se – mas foi o Académico que perto do minuto 15 podia ter incomodado a defensiva serrana, mas Sandro Lima, a passe de Tomé, não se enquandrou de forma adequada com a baliza e o seu remate de cabeça, quando estava em boa situação, saiu por cima.

Ao minuto 18 a primeira e grande sensação de perigo. Livre de Luisinho, bola junto ao ângulo direito da baliza covilhanense, com Taborda a brilhar a grande altura. Grande defesa do 99 da casa, que o árbitro não viu, já que não marcou o respectivo pontapé de canto. Minutos depois, aos 21, Luisinho quase aproveitava o adiantamento de Taborda mas a bola saiu ao lado, bem rente ao poste esquerdo.

Adivinhava-se o golo academista e ele aconteceu ao minuto 23. Livre de Alex Porto, bola para o segundo poste, Eridson desvia para o outro poste e Sandro Lima, livre de marcação, a marcar o golo academista. Trabalho de casa bem feito!

Pouco depois, aos 27, Luisinho fica na cara do guarda redes, embora descaído para a direita, picou a bola sobre Taborda, mas a bola não entra. Sandro Lima demorou a reagir e não conseguiu encostar para o fundo das redes.

No minuto 39 e 40 o Covilhã esteve muito perto de marcar. Aí brilhou, e de que maneira, o guardião academista com 3 magníficas defesas, uma delas é mesmo assombrosa. Brilhou o guardião, não ficaram bem na fotografia os centrais academistas.

Aos 44 minutos excelente contra ataque academista, Sandro Lima - o melhor jogo que lhe vi fazer – abre em Luisinho que ganha em velocidade à defesa serrana mas, à saída de Taborda, e acossado pela defesa caseira, o nosso mágico atirou à rede lateral. Fosse o Luisinho um finalizador nato, não é, e outro galo cantaria.

Na segunda parte o Sporting da Covilhã tomou conta do jogo, fez por merecer o empate, e, só não venceu, porque Ricardo Ribeiro voltou a ser enorme num lance ao minuto 78.

O golo serrano surgiu ao minuto 69, apontado por Kizito, com a bola a entrar no lado direito da defesa academista, Ricardo Ribeiro, ao tentar sair da baliza, escorregou e quando a bola foi metida no meio não foi capaz de desfazer o cruzamento e o ugandês, atleta do SCC, empurrou para o 1-1 final.

Aos 78 minutos aquele que é, para mim, o momento do jogo, Elenilson surgiu isolado perante Ricardo Ribeiro que fez uma mancha impressionante e retirou o pão da boca do brasileiro.

Foi pena que na segunda parte o Académico não conseguisse  matar o jogo em contra ataque, mérito da equipa da casa. Só por uma vez esteve com perigo na área covilhanense, mas Luisinho e João Coimbra estorvaram-se um ao outro.


Um ponto é um ponto e certamente que ninguém, do nosso lado, ficou triste com o resultado, e a prova disso é o amarelo a Ricardo Ribeiro por ter demorado a colocar a bola em jogo. Não gostei.

7 comentários:

Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
12ª Jornada, domingo, 26 de outubro de 2014 – Estádio Santos Pinto - Covilhã
S. C. Covilhã – 1 ; Ac. Viseu – 1


Ricardo na Baliza,
Tomé, Pedro Santos, Eridson, Dalbert
Alphonse, Alex Porto, João Coimbra; Luisinho;
Sandro Lima e Tiago Almeida.
Entraram na 1ª parte:
Entraram na 2ª parte: Carneiro, Tiago Borges e Renam para os lugares de Dalbert (por lesão), Sandro Lima e João Coimbra

Treinador: Alex Costa

Marcadores:
1ª parte: Sandro Lima
2ª parte:

Resultado ao intervalo: 0-1



Empate justo, 1ª parte melhor o Académico, na 2ª melhoro o S . C. Covilhã!

37 anos depois, ainda não foi desta que o Académico ganhou na Covilhã. O jogo inicia-se e o Académico de imediato mostrou que estava na Covilhã para querer ganhar o jogo, mais rápido sobre a bola, com mais intensidade, a jogar melhor. Sandro Lima, hoje, faz golo na 1ª oportunidade que tem, e tudo parecia correr de feição par ao Académico. Até ao intervalo, ainda mais algumas boas oportunidades por parte do Académico, entremeadas com 3 espantosas defesas de Ricardo, num só minuto, resultantes de cantos sucessivos. Ricardo, foi gigante e permitiu que o Académico chegasse ao intervalo a ganhar merecidamente.
O Covilhã, a perder mudou de atitude na 2ª parte e carregou muito mais em cima da nossa baliza. Em contra-ataque o Académico teve as suas ocasiões e poderia ter feito mais golos, mas tal não aconteceu e o Covilhã carregou e criou várias situações de golo, pelo que o resultado final é justo, estando até na parte final o Covilhã mais próximo da vitória.
Perante as circunstâncias temos de considerar como um bom resultado, embora o Académico entrasse com a vontade clara de querer ganhar o jogo, mas a dada altura da 2ª parte e depois de 2 derrotas, percebe-se que os jogadores sentissem que não poderiam, de forma alguma perder este jogo e por isso, o empate acaba por se aceitar. Temos 14 pontos, ficámos a 2 do nosso adversário de hoje, e estamos a 11 do 1º lugar, 3 vitórias seguidas e tudo fica mais perto, tem de ser esse o nosso pensamento.
Os adeptos do Académico têm de apoiar sempre, sempre os nossos jogadores, e concordando ou não com as opções do Treinador, há que respeitar sempre a pessoa, e ao discordar há que fazê-lo com elegância. Eu, tal como todos os Academistas, não concordo, por vezes com as opções do nosso Treinador, mas em circunstância alguma, isso me dá o direito de o insultar ou ser menos correto. Discordar sim, respeitar SEMPRE. É esta a minha forma de estar e pensar, e julgo que é esta a melhor forma de AJUDAR o Académico, a sua equipa, os seus jogadores, o seu treinador, a sua direção.
Eu sou ADEPTO do Académico, por isso apoio sempre os nossos!

(Continua)

Carlos Silva

domingo, 26 outubro, 2014
Anónimo disse...

(continuação)

Na 2ª parte já depois do 1-1, Luisinho tem um remate a poucos metros da baliza, em que era só acertar, e remates destes têm de dar golo, pois oportunidades destas, nesta 2ª LIGA, normalmente fazem as vitórias.

Este, é, e vou repetir, aquilo que já disse um campeonato de vitórias, pois são tantos os jogos, que quem ganhar mais vezes, vai ser o 1º classificado. Veja-se o exemplo do Porto B que começou muito mal, derrotas atrás de derrotas, engrenou a ganhar e já está nos lugares cimeiros, pois as vitórias somam 3 pontos, e neste campeonato os empates prevalecem, veja-se a jornada de hoje, por exemplo.

Arbitragem boa, embora contestada por uma e outra equipa, mas são lances difíceis de ajuizar e temos de aceitar.







Força Alex, Força Equipa!

Sempre Académico!

Carlos Silva

domingo, 26 outubro, 2014
Anónimo disse...

"Os adeptos do Académico têm de apoiar sempre, sempre os nossos jogadores, e concordando ou não com as opções do Treinador, há que respeitar sempre a pessoa, e ao discordar há que fazê-lo com elegância."

E quando são a equipa técnica e os jogadores a insultar os adeptos e sócios??? Há muita garotada no nosso Académico. Não há mão no balneário, a culpa também não é deles, mas sim de quem os mete lá. De uma vez por todas que se traga uma equipa técnica com provas dadas.

domingo, 26 outubro, 2014
paulo teixeira disse...

Podíamos ter ganho mas também podíamos ter perdido, acabou empatado e até se aceita este resultado, mais um ponto para o cabaz nas minhas contas faltarão cerca de 36 pontos para a salvação.
É fundamental ganhar o próximo jogo no Fontelo frente ao Feirense é daqueles jogos de valor acrescentado onde uma vitória significa muito mais do que isso devido ao facto de ser um adversário do «nosso» campeonato.
Hoje foi mesmo pena aquele golo aos 70 minutos, estou convencido que se aguentássemos mais 10 minutos e trazia-mos os 3 pontos do difícil Santos Pinto, aleluia Sandro Lima vamos lá ver se é agora que este rapaz ganha mais confiança e abana mais vezes as redes adversárias, uma palavra de apreço ao nosso «keeper» confesso que cheguei a duvidar desta mudança mas sinceramente acho o Ricardo ainda mais completo do que o grande Ivo, uma exibição de luxo!
Continuo sem perceber eu e muitos academistas também, a não utilização do Filipe Nascimento, o miúdo é mesmo craque sei que precisava urgentemente de ganhar um pouco mais de massa mas não jogando não vejo que seja assim que o consiga um caso ou talvez não a rever!
Quarta-Feira lá estarei no Restelo para mais um jogo do nosso Académico aqui em Lisboa, acredito que vamos conseguir a passagem á fase final da Taça da Liga mas vamos sofrer muito, este Belém apesar da derrota no Fontelo é uma grande equipa veja-se a vitória hoje na Amoreira só me vem dar mais razão, mas continuo a acreditar que a festa vai ser nossa, academistas e viseenses de Lisboa sei que não é a uma hora/dia de todo adequada para um jogo de futebol mas venham ao Restelo tragam cachecois, camisolas e outros adereços do Académico porque no final não se vão arrepender de ter vindo, bora lá pessoal se formos 10 valeremos por 100, se formos 100 valeremos por 1000!

Paulo Teixeira sócio 752

domingo, 26 outubro, 2014
Anónimo disse...

Tenho lido em comentarios anteriores que o Sandro Lima nao presta, nao é jogador para o clube, etc, etc...! Mas o certo é que ele vai marcando golos que valem pontos. Entao sugiro que deem mais valor aos jogadores que temos e tentemos apoia-los o mais possivel. Para mim, nao faz sentido "deitar um jogador abaixo" so porque fez um mau jogo quando ele pode ter papel decisivo no jogo seguinte.
Deem tempo ao tempo, apoiem e confiem nos jogadores e façam-nos sentir mais confiantes. Só assim podem produzir e ajudar o clube mais e mais.

segunda-feira, 27 outubro, 2014
--FD disse...

Um ponto fora acaba por não ser mau mas há que ter muitas cautelas pois estamos a ficar próximos dos lugares perigosos... É preciso investir na árdua tarefa de motivar os nossos atletas e fazer as devidas correcções pois este foi mais um jogo em que começámos a vencer e não conseguimos segurar o resultado. No espaço de um mês foi o terceiro jogo em que isto aconteceu! Oliveirense, Famalicão e agora contra o Covilhã. E isto sem contar com os jogos em que estivemos globalmente por cima e perdemos (Leixões e Sporting B). E também já não viramos resultados há quase dois anos!

Não vai ser fácil conseguir passar no próximo jogo contra o Belenenses porque para além da equipa do Restelo estar a fazer uma excelente temporada, o próximo jogo vai ter entradas livres e portanto o apoio ao nosso adversário deve ser enorme mas...

EU ACREDITO!
FORÇA ACADÉMICO!

segunda-feira, 27 outubro, 2014
Anónimo disse...

Será que sou o único olhar para a tabela e ver que estamos cada vez mais no fundo apenas 3 pontos da linha de descida, e agora ficamos contentes com um ponto, como é possível nos somos académico e tudo para ganhar. Fica para o ano, outra vez a subida. Por este andar ja era bom não descer.

quarta-feira, 29 outubro, 2014