quarta-feira, outubro 29, 2014

CF Belenenses 2-0 Ac. Viseu FC (4-1 gp)

Estádio do Restelo, 29 de outubro de 2014
2ª Mão da 2ª Fase da Taça da Liga
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)

Belenenses: Filipe Mendes; Palmeira, João Meira (c), João Afonso e Nélson; Pelé, Tiago Silva, Fábio Nunes (Fredy, 83) e Abel Camará; Tiago Caeiro (Bruno China, 72) e Deyverson. Treinador: Lito Vidigal.

Ac. Viseu: Ivo Gonçalves; Tomé (c), Eridson, Clodoaldo e Dalbert; Renan, João Coimbra e Clayton (Alphonse, 59); João Carneiro, Tiago Almeida (Luisinho, 73) e Sandro Lima (Tiago Borges, 73). Treinador: Alex Costa.

Golos: Renan 47 pb (1-0), Tiago Caieiro 69 (2-0).

Grandes penalidades: João Afonso marca (1-0); João Coimbra marca (1-1); Tiago Silva marca (2-1); João Carneiro falha, defesa de Filipe Mendes (2-1); Fredy marca (3-1); Tiago Borges, falha, defesa de Filipe Mendes (3-1); Nélson marca (4-1).

Alex Costa, tal como na Taça de Portugal, voltou a mexer imenso na equipa, com cinco alterações, e voltou a não correr bem. Pode o treinador academista dizer que optou pela melhor equipa, custa a crer, mas algumas das alterações roçam o inexplicável.

Entrou a todo o gás o Belenenses e logo aos 4 minutos teve uma boa oportunidade. Livre lateral, bola ao segundo poste, com Tiago Caieiro a não conseguir empurrar para o fundo da baliza hoje defendida por Ivo Gonçalves. Aos 6 minutos novo livre lateral, desta vez com Tiago Caeiro a desviar de cabeça, mas Ivo, de forma segura, segurou. Aos 11 minutos cruzamento vindo da direita, Deyverson a rodar sobre si mesmo e a atirar para nova defesa de Ivo Gonçalves.

A partir daí o Académico equilibrou a contenda e o Belenenses não voltou a rondar com perigo a nossa baliza. Foi mesmo o Académico a ter as melhores oportunidades. Aos 29 minutos foi João Carneiro que com um remate de fora da área, fez a bola passar bem junto ao poste da baliza da equipa lisboeta. Aos 36 minutos um bom trabalho de João Carneiro, sobre a esquerda, com um passe atrasado para Clayton rematar com força, mas Filipe Mendes defendeu com categoria.

Aos dois minutos da segunda parte o Belenenses acabou mesmo por marcar. Um cruzamento vindo da esquerda, depois de muita cerimónia academista para tirar a bola, com Renan a desviar para a nossa baliza. Na instalação sonora do Estádio do Restelo o golo foi atribuído a Tiago Caieiro, mas a sensação com que fiquei é que foi o atleta brasileiro que desviou para a nossa própria baliza. Ao minuto 69 chegou o empate na eliminatória. Pontapé de canto para o Belenenses e Tiago Caeiro a elevar-se e, sem grande oposição, fez o 2-0.

O Belenenses continuou a carregar com perigo sobre a baliza academista mas sem grandes oportunidades. Com as entradas de Tiago Borges e Luisinho, à entrada para o último quarto de hora, o Académico conseguiu esticar o seu jogo. Teve nos descontos a melhor oportunidade – Luisinho surgiu isolado sobre a esquerda mas, com todo o tempo do mundo para se aproximar da baliza, acabou por tentar fazer um chapéu que saiu ... passe.Não se podem falhar oportunidades destas.

E assim se foi para as grandes penalidades. Costuma dizer-se que é uma lotaria, mas não é. É preciso concentração no que se está a fazer. João Carneiro e Tiago Borges atiraram de forma denunciada e permitiram que Filipe Mendes fosse elevado à categoria de herói dos “pastéis” de Belém.

Uma palavra para os academistas que estiveram no Restelo. Foi uma honra sofrer ao vosso lado. Uma vez Académico, sempre Académico!


José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube

13 comentários:

Anónimo disse...

Decorridos estes meses há duas constatações e duas questões que aqui deixo.

- A primeira, é que está claro que o Alex é fraco treinador. A equipa vale mais do que ele extrai dela.

- A segunda, é que é um fraco condutor e motivador de homens. Já perdi a conta aos jogos perdidos nas segundas partes, em que o adversário sai dos balneários com uma fúria de virar os jogos e nós como se estivéssemos a sair dum spa. Apatia essa que pode ser constatada olhando para o banco do Académico.

Agora as perguntas:

- Na sua longa carreira de 1 ano de treinador, que fez o Alex de especial no Felgueiras na época passada, que tenha levado a direcção do Académico a contratá-lo?

- Quanto tempo mais vai aguentar a direcção um treinador que não tem curriculum, é fraco e não parece estar a evoluir?

Miguel

quarta-feira, 29 outubro, 2014
562 disse...

Mais uma oportunidade perdida...
O CAF devia ter seguido em frente. Com uma vantagem daquelas? Nem que levasse o autocarro e o estacionasse à frente da baliza. Acho que mais nenhuma equipa teria sido eliminada, partindo com o resultado que o CAF conseguiu na 1ª mão.

Este CAF não empolga e não se empolga. Creio que estará esgotada a versão Alex Costa....

Falo contra mim próprio porque defendi, como sempre,um treinador jovem com uma mentalidade mais fresca. Infelizmente este não resulta.
Por falar nisso, tenho ficado pasmado com alguns comentários que aqui vejo, nomeadamente quanto à qualidade da equipa, e pergunto: ACHAM MESMO QUE NÃO TEMOS EQUIPA PARA SUBIR??? Então temos o quê? Na ultima época andava tudo a pedir a subida a Chéu com aquela equipazinha espremida... E este ano? Não temos um plantel de luxo? Eu acho que temos e está provado que, mais bem orientados, estariamos em primeiro lugar porque temos qualidade mas falta nervo à equipa. A equipa joga, cruza, remata, faz tudo bem... Faltaaquele factor que é da rsponsabilidade do treinador e que não está a acontecer.

A mensagem não está a passar e a equipa precisa rapidamente de sangue novo no banco sob pena de entrar numa senda de derrotas e maus resultados da qual é sempre difícil sair...

quarta-feira, 29 outubro, 2014
Anónimo disse...

E que currículo tinha o Chéu? Ninguém quer jogar na taça da Liga. O alex já disse que o campeonato é que importa.

quarta-feira, 29 outubro, 2014
Anónimo disse...

Não vi o jogo, mas pela descrição excelente, como sempre do José Carlos Ferreira, fica a ideia clara, de que, hoje, o Académico poderia, e deveria ter sido feliz!

Estávamos em clara vantagem de 2 golos, tínhamos de entrar em campo, com um só pensamento ganhar o jogo e entrar logo em pressão sobre o Belenenses em vez de permitir que fosse o Belenenses a fazer isso sobre nós.

Eu sei que no futebol tudo pode acontecer, mas que raio, nesta situação de vantagem, sabendo da importância do jogo para o Académico, pois daria uma visibilidade e uma receita tremenda, um eventual e bem provável jogo, em casa com Benfica, Sporting ou Porto, tudo, mesmo tudo tinha de ser feito para se seguir em frente. A Margem de 2 golos era para ser usada nunca no inicio do jogo, nem durante o mesmo, apenas eventualmente nos minutos finais do mesmo se o resultado estivesse por exemplo, em 0-0 ou 1-1, ou algo parecido.

Não sei como falhámos esta oportunidade histórica, não percebo, não entendo e fiquei muito triste com a situação.

Dito isto, continuarei a APOIAR e peço a todos os Academistas que o façam também, pois estou em crer que a nossa pior fase da época está feita e que daqui em diante, com a aprendizagem de TODOS, nestes jogos onde falhámos em termos de resultado, nem tanto em termos de exibição, vamos certamente corrigir e começar a ganhar com outra regularidade.

Ninguém mais do que Treinador, Jogadores e Direção sofreu com esta eliminação de todo inesperada. Nós Sócios e ADEPTOS ficámos muito tristes, mas a EQUIPA ficou certamente de rastos, por isso temos de ser nós a AJUDÁ-LOS indo em força, Domingo ao Fontelo, para virarmos esta maré de sorte nula para um maré de Bom Futebol, Sorte, golos e vitórias!

Como dizia António Oliveira, ex-selecionador, vamos deixar de ser os melhores, para passarmos a ser os primeiros!


Força Alex!

Força Académico!

Carlos Silva



quarta-feira, 29 outubro, 2014
paulo teixeira disse...

Conseguiram fazer o mais dificil, chegar ao intervalo com 0-0 e o sonho começa a desmoronar-se no principio da segunda parte quando já havia uma certa impaciência azul pelo ar.
Resultado que temos de aceitar este Belem é mesmo uma grande equipa e muito superior ao Académico, hoje ainda para ser mais dificil meteram a carne toda no assador e o Académico começou com uma equipa de recurso onde as principais figuras ficaram no banco decisão certa ou errada vamos ver domingo.
Na marcação das grandes penalidades não obstante a grande exibição do gr do Belem acho eu e deve achar toda a gente, que penalties tão mal marcados, meu deus!
Pronto lá se foi outra taça, agora pensar no campeonato e começar a ganhar jogos o mais rapido possivel pois o primeiro lugar que dá descida ao CNS só está a 3 pontos.
Para terminar, para mim tambem foi uma grande honra estar ao pé de si José Carlos, continue o seu excelente trabalho na Magia, pode apostar que ainda me vai ver esta epoca a atirar-me pró chão!

Paulo Teixeira sócio 752 á espera de Domingo para passar esta azia.

quarta-feira, 29 outubro, 2014
Anónimo disse...

O Chéu só tinha no curriculo vários anos como adjunto da 1ª e 2ªliga sempre com bons desempenhos, 3 subidas de divisão e trabalhou com bons nomes do futebol português, e certamente soube extrair o que de bom havia neles. Certamente conseguiu fazer uma coisa que o alex não consegue que se chama ganhar e a por a nossa equipa a jogar o melhor futebol dos últimos anos...e já que falas nisso não era melhor ir contratá-lo novamente já que está disponível...

quarta-feira, 29 outubro, 2014
Anónimo disse...

Ainda bem que falam do curriculum do mister Cheu, que saudades dos jogos das vitorias, da garra e vontade que o meu académico apresentava. Este alex não lhe chega ao calcanhares do mister Cheu.
Por favor não compare (e ja agora volta e depressa).
Que vergonha FORA DA TAÇA DA LIGA.
Deus nos ajude agora para o campeonato porque no ano passado tivemos o mister cheu, ia agora.

quarta-feira, 29 outubro, 2014
Anónimo disse...

Vão buscar o Chéu...

quarta-feira, 29 outubro, 2014
--FD disse...

Não sou apreciador de mudanças de treinador. Principalmente a meio da época. Para além da óbvia despesa acrescida, um novo treinador não é sinónimo de melhores resultados imediatos. Ok, funcionou há duas épocas com a saída de Carlos Agostinho e a entrada de Filipe Moreira, funcionou também na época passada - pelo menos até ao interesse do Belenenses no nosso treinador da altura - mas é sempre um risco grande. Acho, no entanto, que toda a estrutura do nosso Clube deve analisar com calma o momento. Não sei se temos, ou não plantel para subir, mas uma coisa eu sei - temos uma excelente equipa. Não querendo discutir as famigeradas opções que o nosso treinador tem vindo a tomar nos últimos jogos - até porque acredito que a estrutura técnica sabe muito mais do que se passa com a equipa do que o comum dos adeptos - penso que o nosso problema é acima de tudo mental/motivacional ou de falta de coesão e sentido de grupo.
Vamos ao factos:

1) o que têm em comum os seguintes jogos?

- jornada 5, Tondela - Académico de Viseu (1-1);
- jornada 8, Oliveirense - Académico de Viseu (3-3);
- jornada 12, Covilhã - Académico de Viseu (1-1);
- Taça de Portugal, Académico de Viseu - Famalicão (1-2);
- 2ª fase da Taça da Liga

Em todos eles o Académico de Viseu partiu de uma situação vantajosa e acabou por não concretizar a vitória ou, no caso da Taça da Liga, a passagem da eliminatória. Tivéssemos segurado a vitória e neste momento teríamos mais 6 pontos na Liga. Ou seja, estaríamos neste momento no quarto/quinto lugar.

2) a equipa cria muito mais oportunidades de golo do que concretiza

Assisti ao jogo contra o Sporting B e não me recordo de ver em toda a minha vida um jogo com tanto desperdício - quem não viu ou não acredita pode ver (alguns) falhanços nos vários resumos do jogo. Contra o Leixões (segui o relato) foi exactamente a mesma coisa e no final perdemos o jogo. Hoje contra o Belenenses aparentemente também...

3) a equipa já não "vira" um resultado há quase dois anos

Penso que o jogo contra o Pampilhosa na segunda volta da época 2012/2013 foi o último momento em que partimos de uma situação de desvantagem e conseguimos inverter o resultado. Num passado recente apenas me lembro de em circunstâncias semelhantes conseguirmos empatar o jogo em Chaves e no Fontelo contra o Braga B - que na altura vinha de uma série negra de resultados.

Para além deste momento complicado da equipa também é visível que o hype que o Académico conseguiu com a promoção à Liga se está a desvanecer - até pela clara diminuição de elementos da claque isso se vê. O Clube não tem culpa da quantidade excessiva de jogos à quarta-feira - e tem feito um esforço notável no sentido de tentar reagendar a maior parte deles - mas faltam iniciativas de promoção do Clube. Sei que bato muitas vezes na mesma tecla mas o que constato é que:
- o website do Académico tem muito pouco conteúdo e está em "actualização" de áreas importantíssimas desde que foi lançado;
- faltam campanhas de angariação de sócios - suponho que a configuração actual do estádio seja um problema (faltam lugares cobertos) mas há que tentar salvaguardar o futuro do Clube. A Câmara Municipal também tem responsabilidades neste ponto;
- falta promover a loja do Clube no Palácio do Gelo - um exemplo gritante foi a não disponibilização para venda dos equipamentos oficiais no mês de Agosto (com muitas visitas de emigrantes) e a não existência de desconto para sócios - pelo menos eu perguntei se havia desconto e a resposta foi negativa.

(continua)

quarta-feira, 29 outubro, 2014
--FD disse...

Tenho receio de estarmos a caminhar no sentido de deitar por terra todo o esforço gigantesco que foi reerguer o nosso Clube, urgem medidas que nos fortaleçam e motivem os jogadores e adeptos. A passagem à fase de grupos da Taça da Liga seria um excelente acontecimento. Para além do feito inédito, teríamos 3/4 de probabilidades de vir a jogar contra um chamado grande - serão 4 grupos e os três grandes serão cabeças de série. Se nos calhasse o grupo do Estoril poderíamos sonhar... Qual seria o encaixe financeiro?

O desempenho do Académico nesta época tem sido um espelho do que tem vindo a acontecer dentro do campo jogo após jogo. Muitas oportunidades, pouca concretização. Vamos lá arrebitar e arrepiar caminho! Agora não há desculpas! Para o bem e para o mal estamos apenas numa competição e o nosso foco tem de ser elevado. Vamos lá equipa técnica, puxem pelos jogadores (no balneário e dentro do campo)! Incutam-lhes a vontade de comer relva e de virar resultados como praticamente todas as equipas fazem connosco! Haverá maior motivação do que levar uma equipa histórica novamente ao topo e toda uma região ao delírio? Acorda Académico! Vamos lá arregaçar as mangas e encarar as coisas com mais seriedade. Vamos lá unir todos os esforços para acordar toda uma cidade que não tarda volta a adormecer e a afastar-se do seu principal Clube.

Vamos Viseu!

EU ACREDITO!

quarta-feira, 29 outubro, 2014
José Carlos Ferreira disse...

Obviamente que não temos equipa para subir. Não temos este ano, assim como não tínhamos no ano passado.

A Taça da Liga não interessa? Vi a cara com que o presidente saiu do Estádio. Claro que interessa. Bem, interessava...

Carlos Silva e Paulo Teixeira obrigado pelas vossas palavras.

No próximo jogo forasteiro, em Marvila, lá estarei novamente.

quarta-feira, 29 outubro, 2014
Anónimo disse...

Sinceramente nao entendo as opçoes deste homem,porque de treinador pouco ou nada tem! Num jogo tao importante para o clube, com a possivel entrada numa fase de grupos, algo inedito, onde com sorte podia calhar um dos grandes do futebol portugues, onde mais receita ía dar ao clube, pois todos os clubes precisam e julgo que o academico nao é excepçao a regra, este senhor mais uma vez nao quis ganhar o jogo, pior que isso, passar uma eliminatoria que estava muito bem encaminhada depois de uma grande exibiçao no Fontelo! Diga me, pra quê tantas mudanças num jogo tao importante ? Hoje era um dia historico para o clube e de tal maneira deviam jogar os melhores e nao fazer o que fez! Jogadores como Luisinho, Pedro Santos, Alphonse, Tiago Borges... So foram 4 jogadores habituais titulares nesta equipa que ficaram de fora! Posso dizer que tinhamos um banco mais forte do que a equipa que jogou! A equipa do Belenenses estava perfeitamente ao alcance, jogo banal da parte deles, sem ideias! Infelizmente o que fica para a historia é o resultado e esse nao foi o mais esperado! Domingo espero que os 3 pontos fiquem no Fontelo

quarta-feira, 29 outubro, 2014
Anónimo disse...

O Chéu quando não assinou era um malandro, um ingrato, um malvado, e agora já todos o querem outra vez. O Alex ganha os próximos 3 jogos - Feirense, Oriental e União da Madeira - e passa a ser o maior. E ainda vai ao Porto fazer uma gracinha. Deixem o homem trabalhar em paz.

sexta-feira, 31 outubro, 2014