terça-feira, outubro 07, 2014

A (não) aposta nas camadas jovens

Foto: Académico de Viseu Camadas Jovens

No início de época foi grande orgulho, para todos os que fazem A MAGIA DO FUTEBOL, que vimos chegar ao clube Ferreirinha e Dino, ambos provenientes do Sampedrense, jogadores com passagem pelas nossas camadas jovens. Os elogios a Dino, nos jogos de pré época, foram mais do que muitos e assistimos, ao vivo, aos elogios e à atenção que Alex Costa lhe dedicava. Ferreirinha, por exemplo, foi autor de um golo que derrotou a equipa principal do Sporting Clube de Braga.

Entretanto chegou a altura das inscrições e nem um, nem outro, foram inscritos. Ferreirinha acabou por assinar pelo Vila Real, Dino continua (?) a treinar-se com a equipa mas sem estar inscrito. Que sinal estamos a dar aos jovens que estão nas nossas camadas jovens? Não há qualidade nas nossas camadas jovens? Estarão os nossos jovens a ser mal trabalhados?

Neste momento temos apenas dois jogadores, com passagens pelas camadas jovens do CAF, na nossa equipa principal – o capitão Tiago Gonçalves e o guardião Nuno. Somos das equipas da Segunda Liga com menos aproveitamento das camadas jovens, pior só mesmo o União da Madeira, Tondela e Olhanense.

No passado domingo, por exemplo, perdemos no terreno do Leixões que é o clube com mais jogadores provenientes das suas camadas jovens (18). Nesse jogo foram 5 os atletas formados na equipa, que entraram no onze leixonense.

A seguir apresentamos uma lista dos jogadores formados nas respectivas equipas, exceptuamos, por razões óbvias, as equipas B.

Leixões (18) – 11º classificado, ganhou ao Académico nesta última jornada. Chastre, Ricardo Pinto, Ricardo, João Pedro, Zé Pedro, Pedro Pinto, João Novais, Moedas, Rui Cardoso, Pedro Tavares, Filipe Machado, Rui André, Cadinha, Moreira, Valente, Pedras, Chiquinho, Miguel Ângelo.

Feirense (13) – Último classificado, ainda não defrontou o Académico. Barge, Carvalho, Pedro Santos, Mika, Joca, Renato Maia, Tiago Jogo, Cris, Rúben Oliveira, Yorn, Fabinho, Zé Mário, Mica.

Oliveirense (12) – 2º classificado, empatou em casa com o Académico (3-3). Carlos Canha, João Pinto, Ricardo Fazenda, Sérgio Silva, Luís Martins, Nuno Sousa, José Pedro Sousa, João Almeida, Ricardo Guimarães, Godinho, Pedro Oliveira e Rafa Sousa.

Trofense (9) – 23º classificado, perdeu com o Académico no Fontelo (2-0). Ricardo, Miguel Ângelo, Chuca, Tiago, Jorge Inocêncio, Bruno Simões, André Viana, Rogério, Simão.

Freamunde (7) – Líder da prova, venceu no Fontelo (1-2). Dani Carvalho, Pedro Monteiro, Luís Pedro, Pedrinho, Tiago Leão, Djo Djo.

Atlético (4) – 19º classificado, perdeu em casa com o Académico (0-1). Bernardo, Yi Zhong, Pedro Ribeiro, Silas.

Farense (4) – 6º classificado, ainda não jogou com o Académico. Miguel Carvalho, Marcelo Correia, Hugo Luz, Gualter Bilro.

Portimonense (4) – 7º classificado, ainda não jogou com o Académico na Segunda Liga. Carlos Henriques, Ivo Nicolau, Jorge Emanuel, André Salvador (entretanto emprestado ao Vilaverdense, embora tenha atuado pelo clube algarvio).

Santa Clara (4) – 16º classificado, ainda não jogou com o Académico. Hugo Viveiros, Paulo Henrique, Pacheco, Vítor Alves.

Sp. Covilhã (3) – 8º classificado, ainda não defrontou o Académico para o campeonato. Fábio Pais, Samu, Adriano Castanheira.

Aves (3) – 20º classificado, ainda não defrontou o Académico. Rui Faria, Grosso, Rui Jorge.

Chaves (3) – 5º classificado, empatou em casa com o Académico (1-1). Lamine Ba, Francisco Delgado, Raphael Guzzo.

Beira Mar (2) – 10º classificado, ainda não jogou com o AVFC. Miguel Campos, Ricardo Dias.

Oriental (2) – 22º classificado, ainda não jogou contra nós. Mota, João Amorim.

União da Madeira (1) – 4º classificado, ainda não jogou com o Académico. Rúben Andrade.

Tondela (1) – 12º classificado, empatou em casa com o Académico (1-1). Rúben Silvestre.


Olhanense – 15º classificado, ainda não nos defrontou. Não tem jogadores formados no clube.

11 comentários:

--FD disse...

Este é de facto um assunto que deve ser pensado e discutido porque tem implicações óbvias em várias áreas:

- gestão de expectativas dos nossos jovens jogadores: a verdade é que neste momento qualquer jovem que jogue nas nossas camadas de formação tem a noção que, a menos que algo mude, não terá grandes hipótese de pertencer ao plantel principal do Académico;

- identidade do nosso clube: é verdade que não tenho razões para apontar o dedo à entrega e profissionalismo dos nossos jogadores mas, regra geral, um jogador com formação no clube sente de forma diferente o peso da camisola;

- sustentabilidade do Académico: é preciso ter a noção que a realidade profissional do nosso Clube é bastante recente, após um hiato de década e meia, mas nota-se que a tendência tem sido a de aproveitar cada vez menos jogadores de uma época para a outra. Isto acaba por levar a que a equipa precise de uma série grande de jogos para começar a ter algum entrosamento e rotinas. A aposta em jovens poderia significar a manutenção de uma percentagem maior do plantel e, eventualmente, entrada de dinheiro nos cofres do nosso Clube no caso de venda.

Também nunca percebi a situação do Dino Besirovic. Lembro-me de ele ter sido publicamente elogiado pelo treinador na presente pré-época e fiquei bastante admirado ao saber que não tinha sido inscrito na Liga.

Força Académico!

terça-feira, 07 outubro, 2014
Anónimo disse...

Sonho com um projecto ao nivel de Bilbau, só com jogadores formados na região. Isso sim é que ia atrair publico aos estádios. Não se move publico a um estádio em dia de chuva, à hora de outros jogos "grandes",a preços de primeira liga se o adepto geral não tiver conhecimento dos jogadores, os tiver visto crescer, correr, e tornar-se profissional. Isso sim, faz mover massas, por amor à gente da Terra!!

Sonho com um projecto que com o passar dos anos a cota de jogadores formados no clube fosse obrigatoria e crescente.Até podermos chegar aos 100% de jogadores formados/nascidos na Beira Alta.

Este projecto só seria possivel com uma Academia propia com um trabalho dedicado, por gente apaixonada por a formação.

Em Bilbau é possivel, durante anos a equipa mantem-se nos lugares cimeiros do campeonato mais competitivo do Mundo, não é possivel em Viseu/Região Centro?

Sonho com o dia em que poderei apresentar este enorme projecto, com utilidade publica, a nivel, economico, social e desportivo.

Sonho com o dia em que me a minha candidatura à presidencia do maior clube da regiao centro tenha como base este projecto.

Sonho com o dia que o Académico de Viseu seja o maior clube nacional na formação, uma referencia Europeia e o Fontelo a rebentar por as costuras para ver jogar o Pedro do Sátão, o António de Silgueiros, o Zé de Canas. Sonho com o dia que a refencia deste meninos seja o Joao Luis, o Leal, o Vouzela, o Paulo Gomes, O lUisinho e o Calico.

Sonho com um Académico diferente...

Talvez algum dia, seja o dia...

terça-feira, 07 outubro, 2014
José Carlos Ferreira disse...

Caro anónimo:

Bonito sonho o seu. Terá, de certeza, o meu voto.

Saudações academistas.

terça-feira, 07 outubro, 2014
Anónimo disse...

O Dino para jogar no clube como profissional o académico tem que pagar um balúrdio de direitos de formação. Por isso não foi inscrito.

terça-feira, 07 outubro, 2014
Anónimo disse...

Não me venham dizer que o Ferreirinha era um bom jogador para a nossa equipa porque qualquer pessoa com um palmo de testa sabe que não ! Jogador já muito vulgar na divisão de honra de viseu,quanto para mais numa 2ºliga? Já do Dino não posso dizer o mesmo,mostrou ser um jovem com muito potencial e merece a oportunidade de se andar a treinar com os nossos atletas...Aproveitar um ou dois atletas da formação todos os anos,ao fim de um certos anos já iríamos ter muitos jogadores da formação.Dou o caso deste ano,o jovem Rafael Silva poderia ser aproveitado para o ano ficar nos nossos séniores sem margem de dúvidas,assim como mais tarde Rafael Barreiros e depois Elisio Pais! É uma questão de ir ficando com um ou dois,mais tarde ou mais cedo eles vão mostrar o seu potencial e é certo que serão muito mais acarinhados todos nós,academistas!PA10

terça-feira, 07 outubro, 2014
Rui Silva disse...

Em minha opinião o Ferreirinha e o Dino eram grandes apostas no sentido de dar um sinal claro à Formação e aos associados.
Gostei dos jogos e dos treinos que vi na pré época. Achei estranho não terem sido escritos. Lembro-me de ouvir um comentário do Mister Alex a elogiar os jogadores em causa e a dizer que foram os que tiveram maior evolução no plantel. É no mínimo estranho. Como sócio via com bons olhos a inclusão desses jovens já que temos muitos outros que ganham bons salários (800€ e 1200€) e não são opção também... Exemplos: Filipe Nascimento, Clodualdo, Vinicius, joão Carneiro, João Ricardo etc... Para isto tinham apostado no Dino e no Ferreirinha, jogadores da casa que traziam mais benefícios ao clube!
Já agora só uma correcção, o Nuno Oliveira foi formado no Penalva do Castelo...

terça-feira, 07 outubro, 2014
paulo teixeira disse...

É um facto se fizéssemos uma equipa com base de jogadores nascidos no distrito de Viseu/Guarda éramos candidatos a uma posição de subida têm duvidas então vejam:
GR: Nuno Oliveira

DEF: Calico; Tiago Gonçalves; Vitor Vinha; Tomé.

MED: Carlos Manuel; Fernando Ferreira; Bruno Loureiro;

AVA: Helder Rodrigues; Luisinho; Candeias.

Estes são os que me veem á cabeça porque decerto existem muitos outros capazes de fazer um plantel de luxo, o problema maior é que muitos que aparecem vão para outras paragens seduzidos por melhores condições monetárias e não só, sempre foi assim ao longo dos anos e sempre continuará a ser assim, é pena!
O meu maior receio é ver estes dois valores que apareceram agora, Ferreirinha e Dino daqui por meia dúzia de anos aparecerem noutro clube a brilhar!

Paulo Teixeira sócio 752

terça-feira, 07 outubro, 2014
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Rui Silva, sobre a formação do Nuno veja aqui. É formado no Clube Académico de Futebol, o Académico de Viseu:

http://a-magia-do-futebol.blogspot.pt/2012/02/eu-sou-daqui.html

terça-feira, 07 outubro, 2014
572 disse...

Defendo há muito tempo um ex junior para cada sector do plantel... É esse o caminho. Não acompanho as camadas jovens devido à distância, mas não haverá lá, p ex, um ponta-de-lança pelo menos à altura do sandro lima? Com sinergias entre os escalões e um bom scouting focado na beira alta, o CAF conseguiria a médio prazo a indispensável estabilidade. Claro que, quanto maior for a influencia dos agentes, menor é a possibilidade de implementar este modelo. O caro paulo teixeira esqueceu-se do joao coimbra, que é de santa comba dão.

quarta-feira, 08 outubro, 2014
Daniel Macedo disse...

A pré época inteira a treinarem com o plantel principal, a debaterem-se de igual para igual com os colegas de equipa, a demonstrarem em campo qualidade e entrega... O Dino Besirovic e o Ferreirinha mereciam estar nesta equipa. A direcção tinha prometido a aposta na formação e nas gentes da região. Não entendo como deixam estes jogadores que são da casa saírem. É assim que querem mais sócios e apoios? Estará o clube vendido a empresários e afins?

quarta-feira, 08 outubro, 2014
PJFC disse...

a verdade é só uma...não há projecto. Vai-se levando o barco ao. sabor da maré. Nem formação nem mais valias, porque os bons saiem a custo zero e a formação é só para o subsidio. Sem questionar a honestidade preocupa-me a incompetência...

quinta-feira, 09 outubro, 2014