terça-feira, abril 23, 2013

"Académico de Viseu regressou às provas profissionais"

2 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente o regresso por todos ambicionado, por nós os Academistas, obviamente, mas também, como se pode ver, por todas as pessoas que gostam de futebol. Todos ficaram contentes com o regresso do Académico e todos sentem que o Académico fazia falta ao futebol Português num patamar mais elevado.

Foram 15 anos de muito sofrimento para todos nós e onde a dada altura tudo se julgou perdido, mas há que dar o mérito a quem o tem, e esta direção fez contra ventos e marés aquilo que poucos julgavam possível!

Se tudo nos correr bem e formos pacientes, podemos ter em todos os jogos, no Fontelo, a maior assistência de toda a 2ª Liga e uma das melhores, mesmo em relação à 1ª Divisão.

A visibilidade do Clube passa a ser outra, pois as notícias começam a surgir na televisão, na rádio, nos jornais. Há transmissão televisiva de alguns jogos, há outro tipo de cobertura e temos de estar preparados para responder à altura do desafio e fazer com que a nossa enorme massa adepta, passe a ser uma grande massa de Associados, pois o Académico mesmo na década de 80 teve sempre essa dificuldade, converter em Sócios uma grande percentagem de adeptos. Temos de fazer esse caminho pois o nosso futuro passa por aí, expandir de forma sustentada o número de associados.

os vídeos estão aí e comprovam aquilo que vou dizer:

O Académico tinha o Estádio do Fontelo com milhares de pessoas em todos os jogos, o que levaria a supor que fosse possível resisitir perante as dificuldades dada a aaprente grandez do Clube. Contudo, repito, não havia uma correspondÊncia direta entre toda essa gente e a esturura do Clube. Isto foi há muitos anos, e pagámos um preço muito alto por não existir solidez na estutura do Clube. Vamos, agora, que recuperamos a credibilidade e um lugar de relevo prcurar dimensionar o Clube de forma a toná-lo uma referÊncia do Futebol em Portugal

Estamos num posição previligiada, pois na nossa Região as pessoas adoram Futebol e todos gostam do Académico.


Carlos Silva

terça-feira, 23 abril, 2013
--FD disse...

É isso mesmo, chegámos agora a um ponto crucial. Vamos participar num campeonato que nada tem a ver com a II Divisão e com a III Divisão. A Segunda Liga é o Campeonato indicado para o Académico de Viseu crescer, ganhar estrutura e, futuramente, pensar noutros voos. Aquilo que o Sr Carlos Silva refere, também eu já me tinha questionado várias vezes: "Como foi possível um Clube que enchia Estádio não singrar na Primeira Divisão?". Penso que um dos motivos foi exactamente o número de sócios reduzido face ao número de pessoas que iam ao Estádio (mesmo assim tive a oportunidade de ver no outro dia um cartão de sócio de um vizinho - início dos anos 80 - e o número era superior a 4000. A não haver "buracos" na numeração, nos dias de hoje seria um dos Clubes com mais sócios). Outros dos motivos foi a débil estrutura. Na altura em que o Académico jogou na Primeira Divisão, não existia a Segunda Liga. Os Clubes participavam na II Divisão (bastante parecida com a actual mas penso que com mais equipas) e havia uma subida por zona. Assim, um Clube passava de um campeonato regional para o escalão principal e o Académico pagou a factura por isso pois estrutura que tínhamos não permitiu a continuidade no principal campeonato. Nesse sentido, penso que a introdução da Segunda Liga (em 1990) foi um passo acertado visto que é uma competição verdadeiramente nacional e serve de preparação para a Primeira Liga. É também um campeonato muito mais competitivo e, em certos aspectos, muitos mais interessante que a Primeira Liga. Basta pensar que na Primeira Liga, salvo duas excepções pontuais, ganha sempre um dos três grandes e esses mesmos três grandes são normalmente, e muito infelizmente, o centro das atenções quando jogam com os outros Clubes "mais pequenos".

Confesso que estou optimista quanto ao futuro do meu Clube e acho que a Direcção fez um excelente trabalho! Agora, e depois da euforia, há que começar a delinear o trabalho da próxima época e que para mim vai ter duas pontos fundamentais:
- conseguir a manutenção da equipa sénior na II Liga;
- conseguir juntar a Cidade ao Clube (para que esta apoie o Académico de Viseu nos bons e nos maus momentos)

Muitos passos foram já dados (e com frutos demonstrados) mas acho que podemos melhorar ao nível da comunicação do Clube (o facebook é importante mas não dispensa a página da internet) e da captação de sócios (acho que era benéfico introduzir novas categorias como por exemplo uma para o agregado familiar. O preço podia incluir quatro pessoas - pais e dois filhos - com a opção de se acrescentar mais pessoas com um preço pago à parte). Quem sabe se assim não levávamos mais gente ao Fontelo...

Eu também acho que com os passos certos, o Fontelo pode voltar a ser (e já na época 2013/2014) dos palcos com melhor assistência da Segunda Liga. Vamos ver o que o futuro nos reserva...

Força Académico de Viseu!
Força Viseu!

quarta-feira, 24 abril, 2013