domingo, fevereiro 17, 2013

FC Pampilhosa 1-3 Ac. Viseu FC

 O Académico de Viseu deslocou-se até à Pampilhosa e venceu por 1-3, num jogo onde veio ao de cima a verdadeira alma academista. Os viseenses ao intervalo perdiam por 1-0, e só uma 2ªparte de luxo, com muita entrega e determinação, permitiram que se obtivesse esta reviravolta extraordinária.



O mister Filipe Moreira procedeu a uma alteração no onze academista em relação ao desafio anterior, promovendo o regresso de Hélder Rodrigues em detrimento de Horácio. Assim alinharam: 


Estádio Municipal Carlos Duarte, 17 de fevereiro de 2013

20ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Paulo Brás (Guarda)

Pampilhosa: Eduardo; Bruno Parente, Wilson, Sarmento e Galvão; Ricardo Suíço, Koné, Bebé (c) (Paulo Ferreira, 82) e Diogo André (Manel, 76); Bandeira e Ivan (Ladeira, 66). Treinador: Fernando Niza,

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Calico (c), Thiago Pereira, Tiago Gonçalves e Campinho; Ibraima, Bruno Loureiro, Luisinho (Horácio, 65) e Zé Rui (Marco Almeida, 81); Hélder Rodrigues e Kifuta (Sérgio Duarte, 72). Treinador: Filipe Moreira.

Expulsão: Koné 90+1

Golos: Bandeira 29 (1-0), Zé Rui 47 gp (1-1), Thiago Pereira 54 (1-2), Marco Almeida 90+2 gp (1-3)

Numa tarde chuvosa de futebol, onde mais uma vez os jogadores tinham-se de adaptar às difíceis condições climatéricas, os academistas demonstraram uma entrega magnífica durante todo o desafio. Na 1ªparte, o Ac.Viseu começou por cima, mas foi falhando boas ocasiões de golo. A equipa da casa, com excelentes executantes, foi equilibrando a partida, e chegou ao golo sem ter feito muito por isso. Foi à passagem dos 30min, por Bandeira, que cabeceou sozinho na área academista para o fundo da baliza de Nuno. Isto depois de Zé Rui e Hélder terem falhado duas excelentes ocasiões de golo, com remates em zona privilegiada, mas ambos à figura de Eduardo. Um pouco antes do intervalo, novamente Hélder de cabeça, quase dava o melhor seguimento ao milimétrico cruzamento de Luisinho. Ao intervalo, vencia a equipa dos ferroviários, muito por culpa da ineficácia academista.
O 2ºtempo começa praticamente com o golo da igualdade. Kifuta é claramente puxado na área de rigor da turma da casa. Na marca de grande penalidade, Zé Rui com frieza, estabelecia a igualdade no marcador. O Académico estava claramente empolgado, e 7min depois, Thiago Pereira com a coxa (penso) deu o melhor seguimento ao pontapé de canto superiormente batido por Zé Rui. Era o êxtase nas bancadas (praticamente composta por academistas – é magnifica esta sensação). O mais difícil estava feito. Mas a verdade é que depois assistiu-se a um período muito complicado para os viseenses, de muito sacrifício, garra e entreajuda. O Pampilhosa bombardeava bolas consecutivas para a área academista, mas aí, a defesa academista e em último recurso o guardião Nuno Ricardo, estiveram a um nível verdadeiramente superior. Num dos cruzamentos da equipa da casa, o árbitro Sr.Paulo Brás descortinou uma mão de Tiago(?) na área academista. Mas Nuno Ricardo foi REI, ao defender o penalty de Galvão. (aliás deu-me a sensação que Filipe Moreira deu a indicação a Calico para onde o GR se deveria atirar – pelo menos o capitão foi transmitir um “segredo” do mister a Nuno Ricardo). Mais uma festa nas bancadas do Municipal Carlos Duarte. Estava a ser épico este desafio. Mas para sossegar as hostes viseenses, já no período de compensação, o Académico consegue libertar-se do sufoco adversário e através dum remate de Bruno Loureiro alcança nova grande penalidade (por mão do defensor da equipa da casa). Marco Almeida chamado a converter, não falhou. 1-3 foi o resultado final.
Com esta fantástica e moralizadora vitória, o Académico de Viseu mantém o 2º lugar, mas agora a um ponto do Cinfães, que empatou em Bustelo a uma bola. O Espinho também venceu em Touriz, e está igualmente na luta – a dois pontos dos academistas. Para a próxima jornada está marcada mais uma final para o Fontelo, com a receção ao B.C.Branco.

Parabéns equipa e adeptos que se deslocaram até à Pampilhosa do Botão. É um orgulho sentir a alma e a força academista por estes estádios fora. Obrigado Académico!

João Monteiro

11 comentários:

Viriatus disse...

Parabéns...Vamos continuar a ser humildes para atingir o objectivo final!

Força Académicoooooooooooooooo!!!

domingo, 17 fevereiro, 2013
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
20ª Jornada, 17 de fevereiro de 2013 – Pampilhosa (Mealhada)
F:C: Pampilhosa-1 - Ac. Viseu-3


Magnífico resultado, 3 pontos obtidos a ferros, de forma justa mas muito muito sofrida.
Tarde de chuva, uma vez mais, campo com muito água, relvado contudo em razoáveis condições, nada comparável, por exemplo, ao do Cesarense.
Bancada bem composta de público, na sua maioria, uma vez mais, afeto ao Académico. Os adeptos estão com a equipa e a equipa tem respondido à altura desse apoio. O F.C. Pampilhosa fez a casa da época.
Académico alinha de início com
Nuno, na Baliza
Calico, do lado direito, Tiago e Thiago Pereira, no eixo da defesa e Campinho a ser deslocado para a esquerda.
No meio-campo, tudo na mesma com Ibraima, Bruno Loureiro e Zé Rui e Luisinho e Hélder Rodrigues
Na frente: Kifuta.

Como se pode observar apenas uma alteração, em relação ao último jogo, saindo Horácio e entrando Hélder Rodrigues.

Começou bem o Académico, muito bem mesmo, assumindo desde o primeiro minuto o comando do jogo e rapidamente criando, em velocidade, várias jogadas de perigo. Contudo, nos primeiros lances, não tivemos a sorte que também nos faltou no último do jogo, no Fontelo, e o zero-zero foi andando. O Pampilhosa, não criava qualquer lance de perigo, mas futebol é isto mesmo, na primeira vez que chega à nossa área faz golo e adianta-se no marcador. O Académico já tinha criado 2 ou 3 situações de perigo, mas é o Pampilhosa que parte na frente. Temeu-se o pior, pois com o campo cheio de água, com a bola a não rolar nas melhores condições, perante uma equipa que em casa, raramente perde, teria que aparecer um grande Académico para inverter este estado de coisas. E a verdade, é que o Académico de imediato foi à procura de virar o resultado, criando mais 2 ou 3 lances de muito perigo, com várias oportunidades de golo desperdiçadas, uma delas flagrantíssima, por Hélder Rodrigues a 1 metro da baliza.
Sem golos, não se viram resultados e o intervalo chegou com 1-0, tremendamente injusto para o Académico.
Na 2ª parte, o Académico entra a pressionar, tal como o fizera na 1ª parte, e a sorte que não tivemos na 1ª parte, acabou por aparecer logo no início da 2ª, quando Zé Rui, ou Kifuta, não estou certo, é agarrado no coração da área, em posição frontal. De pronto, o árbitro marca penalti, e Zé Rui chamado a marcar, faz o 1-1.
Poucos minutos decorridos, Thiago Pereira faz o 2-1 e vira o resultado a favor do Académico, Isto ainda no 1º quarto de hora, da 2ª parte.
Faltava, ainda muito tempo, e muito jogo, e Pampilhosa, agora em desvantagem, muda completamente a sua forma de jogar, acelera o jogo, coloca muitas bolas na área do Académico e cria situações de grande embaraço para o nosso sector recuado.
O Académico, na frente, tinha muito espaço, mas não conseguia sair a jogar como até aí tinha acontecido e a pressão do Pampilhosa podia a qualquer momento dar golo, caso não fizéssemos o 3º. Eis então que num lance que não pareceu nada de especial, o árbitro assinala penalti contra o Académico por pretensa mão de Calico, com as mão atrás das costas, mas enfim!
Nuno, o nosso Guarda-redes brilhou a grande altura com uma espantosa defesa, num penalti que não se pode dizer tenha sido mal marcado, pois a bola ia colocada ao canto direito, mas Nuno, faz uma defesa espantosa, mantendo assim a vantagem do Académico. O Pampilhosa não acusou este lance e continuou a atacar e muito com o Académico a não conseguir sacudir a pressão. Antes, contudo Campinho não consegue fazer golo de cabeça, num lance que acabaria com o jogo. Mas, hoje, a 2ª parte era para ter mesmo futebol e emoção e já quase a findar o jogo, quando um jogador do Académico rematou para golo, a bola ia a entrar, mas o defesa do Anadia fez de guarda-redes e adiou por poucos instantes o 3-1, marcado superiormente por Marco Almeida, na conversão da grande penalidade.


(COntinua)

Carlos Silva

domingo, 17 fevereiro, 2013
Anónimo disse...

(Continuação)

E assim chegava ao fim um jogo, que acabou por ser o jogo mais difícil que o Académico teve até ao momento, em termos da pressão exercida pelo adversário.
A vitória do Académico, analisado todo o jogo, é justa, embora, os golos acontecessem para uma e outra equipa em alturas em que não se esperava, mas futebol é assim mesmo. Acho contudo, que a vitória pela margem mínima seria o resultado mais justo, ou seja o Pampilhosa merecia o 3-2 que esteve mesmo para acontecer no 5º minuto de descontos.
Entraram na 2ª parte no Académico, Horácio, Sérgio Duarte par ao lugar de Zé Rui e Marco Almeida.

Toda a equipa do Académico e todos os seus joagadores souberam sofrer quando foi preciso fazê-lo, no entanto há um jogador que eu tenho de destacar, Thiago Pereira, pois não me lembro de um lance que ela tenha falhado, esteve em todas, como se costuma dizer, e ainda foi lá à frente fazer um golo decisivo. O Homem do jogo, sem dúvida, embora Nuno, com aquela defesa espantosa, para além de outras boas intervenções também merecesse essa escolha. Peço desculpa a todos os restantes jogadores, pois posso estar a ser injusto, mas foi essa a minha impressão, muito embora esteja a ver o jogo como adepto e com pouca ou nenhuma preocupação relativamente a quem foi ou não o melhor em campo, por isso a minha análise e de adepto e não de jornalista.

Campeonato muito, muito equilibrado, equipas muito, muito competitivas, e faltam 10 jogos, o último terço do Campeonato onde tudo se decide. Tudo leva a crer, tal como já tinha dito anteriormente que isto se vai decidir a 3, Académico, Cinfães e Espinho. Hoje, demos um passo grande, muito grande, mas falta o tal último terço que tudo decide. Temos que ter a sorte do jogo, logo no início e marcar na 1ª oportunidade de golo, pois isso todos deixaria mais tranquilos, mas hoje, aconteceu o oposto, sofremos na 1ª oportunidade do adversário depois de já termos falhado 3. Tudo fizemos para merecer a sorte, mas ela parecia nada querer connosco, mas lá pelo meio da 2ª parte, ela veio ao nosso encontro.

Árbitro da Guarda, com um problema, está numa associação em que o futebol é muito pouco competitivo, onde a melhor equipa é o Aguiar da Beira, logo embora, não tenha tido influência direta no resultado, não gostei da sua atuação e não posso dar-lhe uma boa nota. Já tivemos esta época grandes arbitragens e hoje, repito, embora sem influência direta no resultado, julgo não ter sido uma grande arbitragem.





Tudo resumido: Numa altura decisiva, depois do último mau resultado o Académico responde à altura, com uma boa vitória, 3 pontos mais, e a 10 jogos do fim, temos de ter mais gente no Fontelo, pois fora de casa, somos mais do que os adeptos da equipa adversária, mas em casa, temos de encher a bancada coberta e colocar 500 pessoas na Superior, para o apoio vir de todo o lado.

Vamos todos ajudar na divulgação dos próximos jogos, no Fontelo, de forma a que os nossos amigos e conhecidos, também possam estar presentes.
Deixo mais uma sugestão: dar aos sócios por um valor simbólico de 2 ou 3 euros, um convite para darem a um amigo, familiar, etc.


O sonho continua!


Nós SOMOS o Académico!

Carlos Silva


Sê Sócio e traz um amigo!

domingo, 17 fevereiro, 2013
Anónimo disse...

O que hoje vi foi um Académico com muito futebol para o andamento do Pampilhosa, apesar de estes serem uma boa equipa.
Mas vi também um Académico muito esbanjador, capaz de falhar uma meia-dúzia de golos seguidos, através de vários jogadores e isso é aflitivo. É que quando é um avançado perdulário, enfim, há alguns que marcam um golo em cada duas oportunidades, outros marcam em cada 4 ou 5. Mas no Académico não é assim, criam-se montes de oportunidades e, à vez, todos vão falhando.
E quando assim acontece, ou não se marcam golos (como com o Nogueirense em que falhámos golos atrás de golos) ou entramos a perder, como foi o caso de hoje. E depois torna-se tudo muito mais difícil, em casa alheia, a perder, com um relvado empapado e difícil.
Mas o Académico deu a resposta, virou o resultado logo no princípio da segunda parte, mas depois tremeu. Recuou demais, deixou a iniciativa ao Pampilhosa e este, com a ajuda do árbitro que inventou um penalty contra nós, podia ter complicado muito as coisas, não fosse o acerto excelente do nosso guarda-redes. Muito bem a defender o penalty!
Depois, foi terminar o trabalho com mais um golo, que mesmo assim não traduz o que se passou no campo. O resultado justo teria sido 1-5.
Mesmo assim, apesar dos sobressaltos que nós, adeptos sofremos, o Académico segue em frente, está a um ponto da liderança. No domingo, no nosso Fontelo, na casa onde todos os academistas se devem encontrar, há mais um jogo importantíssimo contra uma boa equipa do Benfica de Castelo Branco. Temos de mostrar à equipa que estamos com ela, temos de ir ao Fontelo e temos de levar alguém connosco. Se cada um de nós convidar um amigo, um familiar, estaremos lá muitos mais, para ajudar o Académico.
Uma sugestão à direcção: Por cada sócio que entre, um bilhete gratuito para o acompanhante. Por cada bilhete comprado, um para oferecer. Assim poderiamos duplicar as presenças e os apoios.
Força Académico!

Lumago

domingo, 17 fevereiro, 2013
--FD disse...

Excelente resultado, equipa! Estão de parabéns!

Conseguiram dar uma resposta fantástica após um resultado menos positivo na semana passada. É assim mesmo, grande reviravolta após desvantagem ao intervalo. Em termos de resultado e de marcha no marcador foi exactamente igual à primera volta no Fontelo.

Neste momento voltamos a depender apenas de nós para conseguirmos atingir o primeiro lugar. Os últimos desafios vão começar a ser cada vez mais difíceis e a margem de erro vai ser cada vez menor. Mas eu acredito que a Equipa vai conseguir responder bem, vai encarar todos os jogos com grande seriedade e vai respeitar todos os adversários.

O próximo jogo é de dificuldade altíssima, até pelos resultados que o SBCB tem feito nos últimos anos no Fontelo. Na primeira volta conseguimos empatar em Castelo Branco e agora tudo temos de fazer para conseguir os três pontos. Espero que finalmente esteja bom tempo para que o Fontelo tenha uma boa casa. Já é altura de ver o Fontelo mais bem composto.

Quanto à lesão do Rodolfo, alguém sabe de alguma novidade relativamente à sua recuperação? E o guarda-redes Nuno, saíu do Académico? Nos últimos jogos tem sido o guarda-redes dos juniores a sentar-se no banco.

Força Académico de Viseu!
Eu acredito!
Faltam 10 finais!

domingo, 17 fevereiro, 2013
José Carlos Ferreira disse...

O Nuno encontra-se, ou encontrava-se, internado no hospital, mas a recuperar bem segundo o que se vê e lê no Facebook. Quanto ao Rodolfo não sabemos pormenores. E ainda nos falta o Ricardo Ferreira.

segunda-feira, 18 fevereiro, 2013
--FD disse...

José Carlos Ferreira, obrigado pela resposta. Desconhecia por completo que o Nuno se encontrava hospitalizado... Espero que não seja nada de grave e que recupere rapidamente! E sim, não me lembrei da lesão do Ricardo Ferreira.

Força equipa e rápidas melhoras para estes três jogadores!

segunda-feira, 18 fevereiro, 2013
Anónimo disse...

Parabéns equipa com uma vitório extremamente difícil e moralizadora perabnte um adversário de qualidade. mais uma cambalhota no marcador. Domingo todos ao Fontelo para empurrar a equipa para mais uma vitória perante um adversário muito complicado e difícil com bom meio campo ( 2 jogadores ex-covilhã) e rápido ataque (possante Ronan e marocas ex- Fátima).
Quanto ao Rodolfo penso que está próximo a sua recuperação pois vi-o a treinar na sexta-feira na sala musculação do ginásio Forlife, onde é cliente assíduo,e pareceu-me sem limitações.
Força equipa rumo aos campeonatos profissionais.

segunda-feira, 18 fevereiro, 2013
Marco Gomes disse...

Quero só fazer um comentário dirigido aos nossos guarda-redes.
Para o Nuno que jogou quero agradecer-lhe a defesa no penalty e que evitou o empate. Depois de algumas criticas que lhe dirigi é sempre bom calar-me e a mais alguns adeptos com defesas :D
Quanto ao Nuno que está no hospital, rápidas melhoras!!!

segunda-feira, 18 fevereiro, 2013
Anónimo disse...

Grande vitoria!! Força académico para os próximos jogos...

segunda-feira, 18 fevereiro, 2013
Anónimo disse...

Parabens pela vitoria.parabens Filipe Moreira pelo magnifico trabalho.Sou de Lamego mas sigo a sua carreira penso estar trassado para outros projetos.

segunda-feira, 18 fevereiro, 2013