domingo, janeiro 27, 2013

Ac. Viseu FC 2-0 C. Operário D

 O Académico de Viseu recebeu e venceu a formação açoriana do Operário por duas bolas sem resposta, e subiu à segunda posição no campeonato, fruta da derrota do Anadia em Espinho (3-0). O líder Cinfães, que venceu na receção ao Pampilhosa (3-1), está agora a um simples ponto de distância dos academistas.



O mister Filipe Moreira procedeu a uma alteração no onze academista fruta da lesão de Rodolfo, fazendo entrar no onze um dos mais recentes reforços, Thiago Pereira. Campinho foi o escolhido para jogar na esquerda da defesa.



Estádio do Fontelo, 27 de janeiro de 2012
17ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Daniel Cardoso (Aveiro)

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Calico, Thiago Pereira, Tiago Gonçalves e Campinho (Horácio, 42); Ibraima, Bruno Loureiro e Hélder Rodrigues (Sérgio Duarte, 54); Luisinho, Zé Rui (Johnny, 75) e Kifuta. Treinador: Joaquim Rodrigues.

Operário: Botelho; Nelo, Pedro Tavares, António Miguel e Lino; João Peixoto (c), Dani, Paz Ferreira (Bruno Ribeiro, 26) e Carlos Mota; Forbs (Edi, 78) e Evandro. Treinador: André Branquinho.

Expulsões: António Miguel 23, Nelo 38

Golos: Kifuta 24 (1-0), Kifuta 60 (2-0)


Face às condições climatéricas, temia-se um jogo muito complicado, face ao forte porte físico dos jogadores açorianos, e a verdade é que nos primeiros 20min foi difícil jogar no Fontelo, com o campo demasiado encharcado. Contudo, os academistas foram desbloqueando aos poucos esse obstáculo, e o resultado começou a desenhar-se com uma forte arrancada de Hélder Rodrigues. Estavam decorridos 25min, e o avançado academista antecipa-se ao defensor do Operário e quando se iria isolar é rasteirado, levando à expulsão do opositor, que não mereceu discussão. Do livre, surgiria o 1ºgolo academista da tarde. Bruno Loureiro executa duma forma superior, e Kifuta à ponta-de-lança de cabeça faturava para os viseenses. Destaque mais uma vez para o maestro Bruno Loureiro, exímio e decisivo no último passe. Ainda antes do intervalo, o lateral Nelo também recebeu ordem de expulsão, por entrada dura sobre Campinho. Ainda antes do intervalo entrava Horácio para o lugar de Campinho, que pareceu sair limitado fisicamente. O Operário tinha então a difícil missão de jogar com 9 jogadores os segundos 45min. A verdade, é que a tarefa ficou mais facilitada para o Académico, que marcou o segundo golo à passagem dos 60min, num cruzamento magnífico (mais um) de Bruno e o avançado Kifuta não perdoou e fez o 2ºgolo do jogo, 4º da sua conta pessoal. Desde então, e com o Operário remetido ao seu ultimo terço, fruto das circunstâncias da partida, os comandados de Filipe Moreira não mais conseguiram fazer o golo, optando na maioria das vezes pela circulação segura da bola.


Não foi uma exibição vistosa como temos assistido ultimamente, muito menos foi um jogo carregado de ocasiões de golo dos academistas, mas foi uma vitória justa, segura e inequívoca, e que faz com que o Académico esteja cada vez mais no topo da classificação. Parabéns equipa, claque e adeptos que se deslocaram até ao Fontelo debaixo de grande temporal. Na próxima jornada, os viseenses deslocam-se aos açores, para defrontar o Lusitânia. Força Académico!
João Monteiro

6 comentários:

Anónimo disse...

Grande!

domingo, 27 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Excelente resultado para o Académico de Viseu!

O jogo começou com o relvado do Fontelo completamente alagado e com uma circulação de bola bastante dificultada. O Operário entrou melhor no jogo e habituou-se mais rapidamente às condições do jogo (apesar de não ter conseguido criar grandes oportunidades de golo).

Num lance em que Hélder Rodrigues seguia isolado para a baliza adversária foi derrubado e o atleta do Operário foi sancionado com o cartão vermelho directo. Na marcação do livre Kifuta marca o primeiro golo Academista.

Ainda antes do final da primeira parte, um jogador do Operário que já tinha cartão amarelo teve uma entrada mais dura sobre o Campinho e levou o cartão vermelho directo. Esse mesmo jogador ainda se sentou no banco de suplentes mas prontamente recebeu ordem do árbitro para se dirigir para o balneário. Pouco tempo depois Campinho é substituído, entrando Horácio para o seu lugar. O número quatro academista não pareceu muito agradado com a substituição e seguiu directamente para o balneário. Estas situações são de evitar! Ainda para mais com a primeira parte quase, quase a terminar era preferível que o Campinho tivesse ido cumprimentar o técnico e se tivesse sentado no banco com os demais jogadores. Não sei se irá haver algum puxão de orelhas mas foi uma atitude escusada.

Na segunda parte o Operário, a jogar com apenas nove elementos, começou em cima do Académico mas depois acabou por sofrer o segundo golo também por intermédio de Kifuta. A partir daí o Académico, que já tinha tirado o pé do acelerador, começou a transitar a bola entre os seus jogadores e a deixar os adeptos impacientes. Como espectador obviamente que preferia um Académico mais pressionante, a criar oportunidades de golo mas também compreendo que com as condições do relvado se calhar até foi preferível poupar fisicamente os jogadores e evitar lesões. Dizia-se nas bancas que o Académico a jogar contra 11 dificilmente teria vencido mas eu acredito que nessas circunstâncias os nossos jogadores teriam jogado de outra maneira e com outra atitude.

Dos três jogadores substitutos que jogaram pareceu-me que o Sérgio Duarte foi aquele que demonstrou mais dificuldades. É um jogador ainda muito novo e apesar de ter falhado alguns passes e de ter recebido um cartão amarelo nos primeiros minutos em que esteve em campos acredito que tem valor. Acredito que o seu rendimento vá melhorar com o tempo. Horácio esteve bem, é um jogador que segura muito bem a bola e Johnny entrou quando o jogo já estava decido.

Foi pena as condições meteorológicas pois acredito que afastou muitos academistas do Fontelo e acho absurdo que o mister Filipe Moreira continue a orientar os jogos da bancada. É incrível como a FPF ainda não conseguiu definir a sanção disciplinar e tem mantido o nosso treinador suspenso preventivamente.

O próximo jogo vai ser contra o Lusitânia, nos Açores, e para mim vai ter a mesma dificuldade de um jogo contra os restantes candidatos à subida de divisão. Acho que não estou enganado mas penso que o Académico de Viseu na sua versão AVFC nunca foi feliz a jogar nas ilhas. Atenção também ao Sporting de Espinho que já está colado nos lugares cimeiros.

Força Académico de Viseu!
Faltam 13 finais!
Eu acredito!
--FD

domingo, 27 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
17ª Jornada, 27 de janeiro de 2013 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu-2 – Operário (Açores)-0

Excelente resultado, exibição menos conseguida, boa arbitragem.
Tarde de chuva, relvado com excelente aspeto, mas carregado de água, o que dificultou imenso a tarefa de ambas as equipas e prejudicou claramente a qualidade do futebol praticado.
Não era o tempo que o Académico merecia, neste regresso ao Fontelo, depois de uma série de excelentes resultados, pois aquela que poderia ser a maior casa da época, acabou por sair prejudicada pelo tempo chuvoso que se fazia sentir no início do jogo. Contudo, academista que é academista, vai ao estádio ver o Académico, chova ou faça, esteja frio ou esteja calor. Temos de ser menos comodistas e apoiar a equipa quando ela precisa, não quando nos dá jeito.
A claque, uma vez mais presente, embora com menos elementos do que no último jogo, em Cesar. Terão tido medo da chuva? Certamente que não, mas por algum motivo, muitos dos seus elementos não puderam estar presentes. Para a próxima estarão certamente em maior número, e como sempre a apoiar de forma efusiva o Académico.
O Académico devido à lesão de Rofolfo, no último jogo, e de Marco Almeida há mais tempo, entrou em campo, com Nuno, na Baliza, Calico, do lado direito, Tiago e Thiago Pereira, no eixo da defesa e Calico a ser deslocado para a esquerda.
No meio-campo, tudo na mesma com Ibraima, Zé Rui, Bruno Loureiro e na frente Luisinho e Hélder nas alas e Kifuta como avançado centro.
O Académico entrou em campo com a disposição de assumir o comando do jogo e criar lances com princípio, meio e fim, mas os jogadores, cedo perceberam que era muito difícil jogar, pois a bola prendia, dada a quantidade de água existente no relvado, ainda assim nada de parecido com o que se passou em Cesar, onde a relva praticamente nem existia.
O Jogo estava equilibrado, até que Kifuta dispõe da 1ª situação de golo, aparecendo à entrada da área descaído sobre a esquerda, rematando por cima da baliza.
Pouco depois numa rápida jogada do ataque Academista, Hélder Rodrigues com um toque subtil ultrapassa o último defesa do Operário e quando se isolava é derrubado, pelo que foi mostrado cartão vermelho ao defesa adversário. O livre é marcado, a bola é colocada na área e Kifuta faz o 1º golo da tarde.
O golo apareceu na melhor altura, pois, repito, dadas as condições do terreno, previa-se que não fosse fácil criar muitas situações de golo, e com o arrastar do tempo a situação poder-se-ia complicar, mas o golo veio no momento certo. A jogar com mais um o Académico continuou a controlar as operações e eis que Campinho aparece no chão muito queixoso, junto à lateral, com o Juiz de linha a sinalizar ao árbitro que teria sido agressão dando, o árbitro, ordem de expulsão ao jogador do Operário. A jogar contra 9, a ganhar 1-0, ainda na 1ª parte, pensou-se que o vencedor estava encontrado e que mais golo, menos golo o Académico arrecadaria os preciosos 3 pontos, e efectivamente assim aconteceu.
Ainda na 1ª parte, Filipe Moreira, mada entrar Horácio para o lugar de Campinho de forma a ganhar mais superioridade na frente de ataque, abdicando desta forma de um homem da defensiva, pois o adversário tinha apenas 9 jogadores, em campo.
Até ao intervalo, nada mais de relevante aconteceu.
Na 2ª parte, o Operário tentou reagir, mas sem nunca criar um lance de verdadeiro perigo. No entanto, o resultado de 1-0 não tranquilizava os jogadores, o treinador e muito menos sócios e adeptos. Contudo, hoje, as coisas corriam de feição e com foi com naturalidade que o Académico chegou ao 2-0, novamente por Kifuta.

(continua)

Carlos Silva

domingo, 27 janeiro, 2013
Anónimo disse...

(Continuação)

Faltava, ainda muito tempo e a exigente massa adepta do Académico começou a pensar que poderia ser uma goleada, mas efectivamente assim não aconteceu.
Hélder Rodrigues foi substituído por Sérgio Duarte e Zé Rui por Jonnhy. O Académico controlava completamente as operações, é verdade, mas, a qualidade do futebol, não era a melhor, pois havia demasiados passes para o lado e para trás e a progressão era nula, para além da lentidão com que tudo era feito. Em abono da verdade, sou o primeiro a reconhecer que a última meia hora não foi bem jogada, mas não tenho a mínima dúvida que jogadores e treinador, também não terão ficado satisfeitos com o futebol produzido nesse período.
No entanto, há que perceber este é um campeonato de pontos, em que em primeiro lugar é necessário garantir a vitória e os 3 pontos, e juntamente com isso, se possível construir uma boa exibição. Mas, já tivemos, no Fontelo, demasiados bom jogos, ao longo da nossa história, com péssimos resultados, pelo que também merecemos., de vez em quando um bom resultado com uma exibição menos conseguida, que foi isso que acontece, hoje, em especial, na última meia hora.
O importante mesmo era a vitória e essa foi conseguida, e é bom que todos, todos mesmo se lembrem disso, antes de começarem a dizer que o jogo foi isto ou foi aquilo. O jogo foi o que foi, o campo estava como estava. Ninguém se desculpou de nada, entrou em campo com a determinação de vencer e isso foi conseguido.
O público esteve bem, no final do jogo, no apoio à equipa, embora sem aquele fervor de outros jogos, dada a menor qualidade da exibição, quando comparada, por exemplo, com a do último jogo contra o S.J. de Ver, onde o resultado foi mau, mas a exibição foi melhor.
O Futebol é assim mesmo, e nem sempre é possível ganhar e jogar bem, o tempo todo.
Com este resultado, o Operário, para mim um dos mais sérios candidatos ao 1ª lugar, acabou por ficar a 8 pontos, e o Académico acaba por se colocar em boa posição para com determinação, União do grupo, apoio de sócios e adeptos chegar mais acima.
Filipe Moreira, uma vez mais na bancada, uma situação que deveria envergonhar a FPF, pois passado tanto tempo nada se sabe, relativamente ao acabar do castigo! Uma vergonha esta demora da FPF!

Domingo, nova jornada com outra equipa Açoriana, onde se espera um Académico concentrado, muito unido, e com muita motivação para vir dos Açores com mais 3 pontos, na bagagem. Mas para isso vai ser necessário trabalhar muito, respeitar muito adversário e estar concentrado ao máximo em todos os lances do jogo.

Tenho, para mim, que isto se vai resumir a 5 candidatos: Académico, Cinfães, Espinho, S. J. de Ver e Operário
Não coloco o Anadia, neste lote, pois pelo que vi, no jogo com o Académico, pareceu-me se uma equipa claramente inferior às 5 que referi.

Para os mais desatentos, relembro, que em épocas anteriores, perante situações adversas, como aquelas que se verificaram, no Domingo passado, e hoje, os resultados normalmente eram maus e as exibições acompanhavam, pelo que temos de enaltecer, o desempenho conseguido, por estes jogadores e por esta treinador, perante situações tão difíceis. Eram jogos que poderiam deitar tudo a perder e pelo contrário, saímos dos mesmos muito melhor posicionado na tabela.
Repito, uma vez mais, ganhámos um jogo muito importante, mas faltam muito jogos, muitos pontos em disputa, e precisamos de ajudar muito estes jogadores, esta equipa técnica esta direção, nesta caminhada, que ainda tem muito caminho pela frente.
O tempo é de União e pena os Açores terem um mar tão grande de permeio, pois nesse jogo o jogadores terão de contar, no seu imaginário com o apoio de todos aqueles que aqui ficam a torcer por eles!

O sonho continua!


Força Académico!

Carlos Silva


NOTA: Há que adquirir o cartão livre trânsito que dá entrada em todos os jogo do Académico, no Fontelo, livre do Vento, do Sol e da Chuva, na Bancada Central coberta.

Sê Sócio e traz um amigo!

domingo, 27 janeiro, 2013
Anónimo disse...

ACADEMICO...SEMPRE!!!

domingo, 27 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Força Académico!! Parabéns pela vitoria... rumo a 2 liga

segunda-feira, 28 janeiro, 2013