sexta-feira, janeiro 18, 2013

Curiosidades da 1ª volta

O Académico tem até ao momento 19 golos marcados. É apenas o 7º melhor ataque (Cinfães com 27 tem o melhor ataque). Dezanove golos marcados divididos por 10 jogadores. O melhor marcador é Hélder Rodrigues com 6, seguem-se com 2, Bruno Loureiro, Marco Almeida, Rui Santos (Penalva do Castelo) e Zé Rui e com um golo apontado até ao momento temos Campinho, David Nunez (Nogueirense), Johnny, Kifuta e Luisinho.

O Académico sofreu até ao momento 13 golos. Apesar da “falta de altura” que foi detectada na nossa defesa – e não só -, o nosso clube tem a segunda melhor defesa do campeonato, com apenas mais um golo sofrido que o trio composto por Cinfães, Anadia e Sp. Espinho.

O Académico de Viseu, tal como o Sp. Espinho e o Cinfães, nunca perdeu dois jogos consecutivos. Neste momento está na melhor fase da época pois já não perde há 5 jogos consecutivos, só São João de Ver está melhor pois não perde há sete jogos.

Dos actuais 26 pontos que o Académico tem, 17 foram conquistados no Fontelo (7 jogos). O nosso clube ainda não perdeu em casa, tal como Cinfães, Sp. Espinho e Coimbrões. Com mais pontos caseiros só mesmo o Cinfães (19 pontos em 7 jogos), Sporting de Espinho (19 pontos, em 9 jogos) e Pampilhosa (19 pontos em 8 jogos). O melhor ataque caseiro é o do Cinfães com 16 golos, o Académico vem logo a seguir com 15 golos, tantos como o Pampilhosa. Em casa a equipa que sofre menos golos é a do Anadia com 3 golos sofridos (em 8 jogos), nesse aspeto o AVFC é a terceira equipa que menos golos sofre, com 5, tantos como o Sp. Espinho e menos um que o Cinfães.

Dos actuais 26 pontos que o Académico amealhou, 9 foram conquistados fora de portas. Nesse aspeto o nosso clube tem melhorado substancialmente pois nas últimas 3 saídas alcançou 7 pontos. Ainda assim é “apenas” a sétima melhor equipa na qualidade de visitante. Em termos de golos marcados o Académico tem um dos piores ataques, com 4 golos, tantos como o Sporting de Espinho, e só o Tocha, último classificado, faz pior uma vez que só marcou 3 golos. Quanto aos golos sofridos fora de casa, o Académico tem uma das melhores defesas – o nosso clube sofreu 8 golos - só quatro foram no jogo com o Operário – tantos como o Cinfães, Tourizense e Cesarense, mais um golo sofrido que as melhores defesas Sp. Espinho e São João de Ver.

Quer ver os jogos do Académico mas só consegue estar presente nas segundas partes? Não se preocupe é aí que reside a emoção! Dos 19 golos apontados 14 foram na segunda parte e dos 13 sofridos, 9 foram na segunda parte.

Se dividirmos os jogos em partes de 15 minutos ficamos a saber que o Académico já marcou em todos esses períodos. O período menos produtivo é aquele que se situa entre os 15 e os 30 minutos, uma vez que o Académico só marcou aí um golo. O período mais produtivo é a primeira meia hora da segunda parte, entre os 45 e os 60 minutos o Académico marcou 4 golos, tantos como fez entre os 60 e os 75 minutos. Nos descontos o Académico marcou 3 golos e todos eles decisivos, golos que valem ao nosso clube mais 5 pontos. Recordemos, contra o Coimbrões o Académico empatava, quando aos 90+4 Marco Almeida fez, de grande penalidade, o 2-1. Em Espinho o Académico perdia por 2-1 quando, aos 90+1 Campinho fez o 2-2 final. Finalmente em Anadia, no último jogo da primeira volta, aos 90+3 Johnny marcou um golo que valeu uma vitória “arrancada a ferros”. O minuto mais produtivo é o 55, nesse minuto o Académico fez 2 golos, Rui Santos contra o Pampilhosa fez então o momentâneo 2-1, Marco Almeida marcou também nesse minuto contra o Coimbrões fazendo o momentâneo 1-0.

Se dividirmos os jogos em partes de 15 minutos ficamos a saber que a defesa academista se torna uma verdadeira fortaleza entre os minutos 30 e 45 da primeira parte, pois ainda não sofreu golos nesse período. A equipa é mais vulnerável entre os 45 e 60 minutos pois foi aí que sofreu 4 golos. O Académico nunca sofreu golos nos descontos, aliás o nosso clube nunca sofreu um golo depois dos 80 minutos. O minuto 80 é mesmo o pior minuto do jogo, já que o Académico sofreu dois golos nesse minuto – em Nogueira do Cravo, frente ao Nogueirense sofreu o golo da derrota nesse minuto fatídico e nos Açores, frente ao Operário sofreu o quarto golo da equipa da casa nesse minuto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Dou os meus parabéns a este fantástico blogue pela realização destas estatísticas!

De facto, o aproveitamento no Fontelo tem conseguido esbater as dificuldades em pontuar fora de portas. Mas mesmo fora de casa as coisas estão neste momento a melhorar. Com a contratação de jogadores mais altos para a defesa acredito que vamos reduzir os golos marcados de bola parada e espero que o ataque comece também a ser menos perdulário em frente à baliza.

A segunda volta vai começar agora e o Académico de Viseu está na melhor posição de sempre desta versão AVFC. É tempo para fazer um balanço, reflectir e pensar no que queremos fazer do nosso Clube. Eu acredito que se o Académico de Viseu conseguir manter os bons resultados no Fontelo e se fora de portas conseguir melhorar o número de pontos feitos na primeira volta (vamos ter menos um jogo na condição de visitante) o primeiro lugar será possível. A propósito, alguém sabe se a III Divisão vai já terminar para a próxima época e se o vencedor de cada uma das três zonas da II Divisão sobe directamente para a Segunda Liga? Creio que isso já foi aprovado mas como há sempre mudanças e grandes reviravoltas, já não tenho certezas de nada. A FPF gosta muito de arrastar as coisas. Será que o nosso treinador já se vai poder sentar no banco? Ou vai ficar suspenso ad aeternum?

Voltando ao Académico, é altura de o apoiarmos mais do que nunca (nas vitórias e nas derrotas). A equipa não merece jogar com um Estádio tão vazio e se pretendemos catapultar o Cube para outros voos, teremos obviamente de ter mais adeptos. Ao ver fotos antigas (mesmo assim já fora da época de ouro do Académico) pergunto-me: "por onde anda esta gente toda?", "como é possível que esta época ao renovar o meu livre trânsito o meu número de sócio desceu mais de 300 posições (!) e viemos de uma subida de divisão?". A cidade e a região precisam que o seu Académico acorde e todos somos poucos para ajudar. Aproveito também para dar os meus parabéns ao Exército 1914 pela postura e apoio incansável. Foram, sem dúvida, uma das surpresas positivas desta primeira volta.

Vamos Viseu, é tempo de acordar o Académico!
Força Equipa, vamos lutar pela subida!

EU ACREDITO!
--FD

sexta-feira, 18 janeiro, 2013
Renato disse...

Muito bom mesmo, Parabéns pelo trabalho e dedicação!!!

P.S. Nos descontos ja ganhamos 7 pontos.

Cumprimentos, e não deixem de acreditar na subida rapazes!!!!!!!!!

Força Académico

sexta-feira, 18 janeiro, 2013
José Carlos Ferreira disse...

Ganhamos 5 e explico porquê:

Com o Coimbrões ganhamos 2 porque estávamos a empatar, ou seja, de um passamos para 3. O mesmo se passou em Anadia.

Com o Espinho estávamos a perder (zero pontos)e com o golo ganhamos um ponto:

2+2+1, 5 pontos.

sexta-feira, 18 janeiro, 2013
Renato disse...

Ok, por essa lógica, percebo o que quiseram dizer.

Continuação de bom trabalho

Cumprimentos

sexta-feira, 18 janeiro, 2013