quarta-feira, janeiro 30, 2013

Apelo de um adepto Academista !

Recebemos o seguinte apelo do grande Academista Carlos Silva que passamos a transcrever:

"
Nós Somos o Académico!


Não há Académico sem academistas e não há Academistas, sem Académico. É bom que todos nós, nos convençamos disso, pois o futuro do Clube depende daquilo que se irá passar no que resta do campeonato.
Começou a 2ª volta, e pela primeira vez, em muitos, muitos, mesmo muito anos, o Académico está com boas possibilidades de poder regressar às divisões principais do futebol português. Para os mais distraídos, foi já, há quase 15 anos que o Académico jogou pela última vez na Divisão de Honra, mais precisamente na época 97/98. Perdemos muito tempo, portanto, e agora temos a oportunidade de corrigir, aquilo que não correu bem.
O que pode ser feito para que esta seja uma época em que as coisas possam acontecer como todos queremos, jogadores, treinadores, direção, sócios e adeptos, isto é, garantir a subida de divisão:
O que proponho?
aquilo que já por diversas vezes propus, nomeadamente, que cada um faça aquilo que lhe compete, e que volto a repetir é:
Jogadores: treinarem bem, criarem bom ambiente no grupo, acatarem de forma serena e respeitosa as ordens do treinador. Darem o máximo que puderem e souberem, em campo.
O equilíbrio vai ser muito grande e pormenores poderão ditar a diferença, por isso peço-vos que em todos os jogos, mas em especial naqueles jogos, em que parece que nada sai bem, que mantenham sempre a concentração, a tranquilidade e a vontade de rumar contra a adversidade, arranjando forças onde elas possam já não existir, pois apoiar-vos-ão!
Treinador: ser o elemento que por todos é respeitado, criar bom ambiente entre todos os elementos do grupo, transmitir para os jogadores, sócios e adeptos confiança e serenidade.
Direção: o papel mais ingrato, sem dúvida:
Proporcionar a jogadores e treinadores as melhores condições possíveis para que a equipa possa, com tranquilidade, fazer o seu trabalho;
Respeitar, sempre as decisões do treinador, e não interferir no seu trabalho, pois o grupo precisa de tranquilidade e de ter o seu espaço próprio, onde não haja, mesmo que bem intencionadas, quaisquer interferências;
Promover, na medida do possível, ações que levem mais e mais pessoas ao Fontelo. Sei que não é possível ir a casa das pessoas e levá-las pela mão, mas deixo uma sugestão simples, que julgo, funcionaria:
Há muita gente que nunca foi ao Estádio do Fontelo. Tenho para mim, que muitas dessas pessoas, precisam apenas e só de uma ida ao estádio do Fontelo, ver jogar o Académico para se apaixonarem pelo Clube e pelo Fontelo. 

Há algo de mágico no Académico e no Fontelo, que depois de se entranhar, jamais sai e jamais nos larga. O Fontelo e o Académico têm uma magia especial que poucos outros clubes terão.

O que proponho, então: Nesta fase em que a equipa está jogar bem, está a ganhar jogos, está próxima do lugar cimeiro da tabela, que se divulgue que o próximo jogo, e num só jogo, por exemplo, vai ser à porta aberta (situação ideal, em meu entender), ou que as entradas vão ser a um preço muito reduzido, situação alternativa, caso não seja possível, a 1ª. A ideia é que as pessoas venham uma primeira vez e gostem do que veem, pois daí em diante criam o hábito de ir sempre, ou pelo menos muitas vezes.
Permitir que por 20 ou 25 Euros, as pessoas fiquem sócias e possam ver o jogos todos até ao final da época. Seria uma boa forma de angariar muitos sócios.
Divulgar de forma muito clara que os estudante até aos 18 anos têm ENTRADA GRATUITA! Julgo que muita gente não sabe disto, pois se soubesse certamente iria levar o filho e acabaria por entrar, também, pagando o seu bilhete.
A ideia do Bilhete família, que agora o Benfica também está a divulgar, também me parece interessante. Algo do género, por 10 Euros, pode entrar Pai, mãe e 2 filhos.
Não sei que mais possa dizer, mas temos de aproveitar esta onda de bons resultados, a melhor dos últimos 15 anos, para novamente crescermos e termos um Académico  e um Fontelo,  como referências desportivas de toda a Beira Alta.
Sócios e Adeptos:
Apoiar, Apoiar, Apoiar, quaisquer que sejam as circunstâncias, com a equipa, a perder, a ganhar, a jogar mal ou a jogar bem. Apoiar, SEMPRE!
Nós estamos sentados, comodamente na bancada, logo o nosso papel é dar força a quem lá dentro, luta com muito esforço, por um objetivo que é de todos!
Sempre Académico!
Carlos Silva "



5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Carlos Silva,

concordo em absoluto consigo. Obviamente que a ideia dos jogos com entrada livre e do passe família teria de ser também do agrado da Direcção mas acho que era uma boa iniciativa. No último jogo do nosso Académico tive a oportunidade de ficar sentado relativamente perto de uma família inteira que foi ao Fontelo e que partilhava um cobertor em plena bancada coberta. Devo dizer que é uma imagem que tão cedo não vou esquecer e reparei também que o elemento mais novo da família (não devia ter mais de sete ou oito anos) era uma autêntica enciclopédia do Académico de Viseu 2012/2013. Jogadores titulares, no banco e a aquecer foram todos reconhecidos pelo miúdo. São estes exemplos que fazem acreditar que o Clube pode ter um bom futuro se remarmos para todo o lado. É mesmo o que o Sr. Carlos Silva diz, o Fontelo não deixa ninguém indiferente. Eu próprio sinto isso. Infelizmente vivo longe de Viseu mas sempre que posso lá dou uso ao meu livre trânsito e assisto a um jogo do meu clube.

Já agora vou aproveitar a onda e também vou fazer algumas sugestões. Antes de mais, quero ressalvar que reconheço o grande trabalho feito pela actual direcção - independentemente do resultado desportivo final!

E se:
(1)- fossem celebrados acordos/parcerias com empresas que mediante a aquisição de algum produto fosse cedido um bilhete para o jogo? Dito assim, obviamente que é um sugestão demasiado vaga mas, quem sabe, pode ser que alguém a ler estas linhas tenha um negócio e pegue nesta ideia e a consiga levar para a frente. As empresas também podem ser sócias do Académico de Viseu, correcto? Não haverá nenhuma interessada numa parceria do género?

(2)- fosse lançado um livre trânsito, mais em conta, para os últimos 7 jogos em casa? Ou com os mesmos valores mas com a possibilidade de levar mais pessoas? Ou que as senhoras tivessem entrada livre, à semelhança do que já aconteceu noutras ocasiões?

(3)- se mantivessem as excursões para os últimos cinco jogos fora (não conto, obviamente com a deslocação aos Açores)?

(4)- fosse finalmente construído o website do Académico de Viseu e com loja online para adquirir o merchandising do Clube? O facebook é, na medida do possível, uma boa aposta mas quanto a mim é insuficiente. Eu, por exemplo, não possuo conta e portanto, apesar de ver os comentários não consigo participar.

(5)- fossem convidadas escolas (principalmente de primeiro e segundo ciclo) para visitarem o Estádio do Fontelo? Ou assistirem a um treino?

Claro que seria necessário despender recursos para concretizar estas ideias mas acredito que a (2) e (3) teriam retorno e a (4) é já uma vontade da direcção há bastante tempo.

E sim, estamos num momento crucial! A última vez que subimos à Liga de Honra foi em 94/95 (ficámos por lá até 97/98)! Volvidos estes anos todos e a 13 jogos do fim (39 pontos em jogo - mais do que aqueles que conquistámos) temos possibilidades de lutar pela subida. Não podemos entrar em euforias, nada está ganho mas temos sim, de dar o nosso apoio para que este Clube se volte a erguer. Apesar de gostar de acreditar o contrário, é praticamente impossível não perdermos pontos e será nessas alturas que nos temos de unir ainda mais! Este é um campeonato de pontos, de regularidade e no final só uma equipa pode ganhar! O próximo jogo vai ser, para mim, dos mais complicados. A ver se finalmente somos felizes nos Açores! Aproveito para perguntar, já é certo que o primeiro classificado de cada uma das três zonas sobe directamente?

Obrigado pelo apelo Sr Carlos Silva. É de Academistas assim que o Clube precisa!

Força Académico de Viseu!
Vamos Viseu, vamos fazer a nossa parte!

quinta-feira, 31 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Apoiado em tudo!
O Grande Clube das BEIRAS merece o apoio de TODOS OS BEIRÕES!
ACADÉMICO!

Lumago

quinta-feira, 31 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Deixo aqui mais uma ideia...e que tal se fazer um vídeo a "chamar" as pessoas ao estádio!Mostrar o nosso passado,mostrar imagens e videos do fontelo nos tempos antigos,cheio de gente e apoiar o nosso CAF. Depois fazê-lo divulgar ao máximo nas redes sociais...tenho a certeza que iria chamar muito mais á atenção!"PA10"(adepto e simpatizante do académico desde 1997)

quinta-feira, 31 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Para esses videos era importante a colaboração da Estação Diária e do Sportviseu.com com imagens dos momentos mágicos desta época e dos festejos do final da época passada.

APOLI

sexta-feira, 01 fevereiro, 2013
Anónimo disse...

Caro Lumago,

que bom vê-lo "de volta"! Como recentemente não tenho lido comentários seus, receei que algo lhe tivesse acontecido.

E sim, pode ser que esta onda tenha o condão de aproximar a cidade ao Académico! Todos somos poucos nesta difícil luta. Pode ser que alguma das iniciativas propostas vá em frente ou então que surjam mais algumas ideias para o nosso Académico!

Vamos em frente!

sexta-feira, 01 fevereiro, 2013