domingo, janeiro 06, 2013

Ac. Viseu FC 1 - 1 SC S. João Ver

As malditas das bolas paradas...


Estádio do Fontelo, 6 de Janeiro de 2013
14ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Carlos Dias (Porto)

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Marco Almeida (Tiago Gonçalves, 65), Calico, Campinho e Rodolfo Simões; Ibraima, Bruno Loureiro e Johnny (Kifuta, 66); Luisinho, Zé Rui (Mauro Antunes, 81) e Hélder Rodrigues. Treinador: Joaquim Rodrigues

SJ Ver: Nuno Oliveira; Márcio, Xavier, João Pedro (Quim Zé, 82) e Vítor Hugo; Rui Silva, Cancela e Rui Lopes; Rúben Gomes (Maia, 75), Machadinho (Amílcar, 15) e Ricardo Barros. Treinador: Jorge Lima.

Golo: Hélder Rodrigues 48 (1-0), Vítor Hugo 68 (1-1)

A equipa viseense entrou em campo de forma autoritária e dominante, mas com alguns elementos da equipa algo desconcentrados, que trouxe como consequência alguns passes mal executados. Com o decorrer do tempo os passes melhoraram e a qualidade de jogo academista acabou por colocar a defesa contrária em sentido, sem contudo criar grandes situações de golo.

A equipa de S. João de Ver, demonstrou ter a lição muito bem estudada, e só os mais desatentos terão ficado impressionados com a sua forma de jogar. Recordamos que a equipa de S.J.Ver tinha apenas menos 1 ponto que a equipa academista, e curiosamente tem mais pontos realizados fora do que em casa.

O académico a meio da primeira parte consegue finalmente assentar o seu jogo, ganha a batalha a meio campo, e começa a construir algumas jogadas de perigo, estando nesta altura em evidencia, Ibraima e Johny, contudo o ultimo passe, ou o cruzamento saiam sempre mal. Nesta altura faltava a magia de Helder, Luisinho e Zé Rui.

Curiosamente é por intermédio de Hélder Rodrigues, que numa das raras vezes que consegue deixar os seus adversários para trás, entra na área na zona frontal, e quando só tinha o guarda redes adversário pela frente remata ao lado, perdendo a melhor oportunidade da primeira parte do desafio.

Chegava o intervalo com o nulo no resultado a castigar a ineficácia dos homens mais adiantados do académico.

Na segunda parte, finalmente o académico vem decidido a pegar no jogo, e com os homens mais adiantados mais acertivos.
Foi sem grande surpresa que o académico se adiantou no marcador, cruzamento da esquerda do ataque, a bola sobra para Hélder, que na linha de grande área, chuta com a bola a bater num defesa contrário e a entrar na baliza adversária. Finalmente respirava-se de alivio no Fontelo.

O académico fazia por merecer a vantagem, e a equipa de S. J. de Ver nesta altura não criava qualquer jogada de perigo, espreitando sempre que podia um tímido contra ataque.

Foi nesta altura que se temeu o pior... a equipa adversária conquista alguns pontapés de canto, e pairava no Fontelo o receio causado por uma das grandes lacunas desta equipa... as bolas paradas.

Num desses pontapés de canto, a bola cai enrolada no centro da grande área, um molhe de jogadores sobre a bola, o árbitro apita, temeu-se o pior naqueles 2 segundos, mas afinal o árbitro apitava falta atacante.

Poucos minutos depois novo pontapé de canto, a bola é desviada no centro da área academista para o segundo poste onde aparece um adversário a empurrar a bola para as redes academistas.

Um filme já visto tantas vezes esta época.. e o Fontelo gelou e ficou incrédulo. O S. J. de Ver não tinha criado uma única oportunidade de golo, e tinha acabado de empatar o jogo.  

Como um mal ás vezes não vem só, poucos minutos depois do golo forasteiro, acontece a lesão de Marco Almeida, que até estava a ajudar a empurrar o adversário para trás com as suas idas á linha e excelentes cruzamentos para a área.

Filipe Moreira, que percorreu as bancadas do Fontelo á procura da melhor forma de comunicar com os jogadores, decide nesta altura tirar Marco e Johny, e lança em campo Kifuta e Tiago.

Começa nesta altura o duelo da tarde entre Kifuta e o guarda redes adversário. Foram mais de uma mão cheia de grandes defesas a tirar o golo da cabeça, ou dos pés de Kifuta, alguma delas mesmo em cima da linha de golo.

A história da segunda parte resume-se a um jogo de sentido unico, 4 ou 5 oportunidades flagrantes de golo para o académico, o anti-jogo natural da equipa adversária a seguir ao golo do empate, e mais uma vez a ineficácia da defensiva academista a afastar as bolas da sua área.

Foram nitidamente dois pontos perdidos pela única equipa que fez por ganhar o jogo, e fica mais uma vez bem identificado os grandes problemas da equipa academista, a falta de um finalizador nato, e a necessidade de acabar com as "tremideiras" no setor defensivo academista.

Força Académico, nós acreditamos!

A Magia do Futebol, não pode deixar de desejar as melhoras ao jogador do S. João de Ver que hoje saiu das 4 linhas lesionado e teve inclusivamente de ser assistido em pleno estádio por uma equipa do INEM.

9 comentários:

Anónimo disse...

Nao foi dito aqui na cronica, mas digo eu. Só um surdo não deu pela presença da claque academista hoje no Fontelo. Para foram os homens do jogo. Não se calaram um segundo no apoio á equipa. Parabens rapaziada ! Continuem assim, e continuem naquela bancada que é onde se fazem notar mais ! Em relação ao jogo o Academico jogou bem, mas... não ganhou. Tem que se fazer alguma coisa nos lances de bola parada, isto não pode continuar ! Mas nada esta perdido ! Proximo jogo trazemos os 3 pontos de Anadia, é garantido. Força Academico de Viseu !

segunda-feira, 07 janeiro, 2013
Anónimo disse...

segunda vez consecutiva em casa que depois de marcarmos nos pomos à defesa. Desta vez lixamo-nos, assim não dá e não é com esta atitude que subiremos de divisão. Nuno Ricardo muito mal na baliza claramente inferior a Nuno Oliveira. Há que refletir e ter atitude mais ambiciosa em campo. Anti-jogo constante do São Jõao de Ver com a complacência da equipa de arbitragem.

segunda-feira, 07 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Parece que agora tudo está bem, até já se pode jogar mal e perder pontos em casa. Onde é que andam os criticos das 1ª jornadas? ainda bem que desapareceram ou então foram encomendados.

segunda-feira, 07 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
14ª Jornada, 06 de janeiro de 2013 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu-1 – S.J. Ver-1

Péssimo resultado, boa exibição, excelente arbitragem. Em poucas palavras poder-se-ia resumir desta forma o que se passou, hoje, no Fontelo.
Tarde de sol, relvado em boas condições, bom ambiente, público em bom número, todos os ingredientes, portanto, para um bom jogo de futebol.
O Académico entra em campo, com algumas alterações, no onze, iniciando o jogo com novamente apenas 2 centrais, e na frente Johnny e Luisinho, de início.
Foi este o onze Inicial: Nuno, na Baliza, Marco almeida, Calico, Campinho e Rodolfo, Ibraima, Bruno Loureiro, Zé Rui, Hélder Rodrigues, Luisinho e Johnny.
Começou bem o Académico, decidido, rápido sobre a bola, e a construir vária jogadas de bom recorte, levando perigo à baliza adversária, mas aqui uma vez mais, ou o último passe, ou o último centro, não saíam nas melhores condições e tanto esforço estava a dar em nada. Para piorar as coisas, Hélder Rodrigues, num lance genial, na forma como se desembaraça do adversário e se isola, acaba por fazer o mais difícil que foi falhar o golo, atirando ao lado com a baliza toda, toda à sua frente. Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas lances daqueles têm que dar mesmo golo. Assim não aconteceu e chegou o intervalo com 0-0, que era claramente injusto para a produção atacante do Académico. Nessa mesma 1ª parte o S.J. Ver pouco fez para importunar a defensiva academista, notando-se, no entanto, tratar-se de um boa equipa, difícil de bater.
Ao intervalo anunciava-se a excursão a Anadia, naquele que poderá vir a revelar-se o jogo decisivo da época, e isto de pensar no próximo jogo, sem ter ganho o que ainda decorre, não costuma dar bom resultado, pois faz lembrar aquelas equipas que querem marcar o segundo golo, mas ainda não conseguiram marcar o primeiro.
Com isto, quero apenas dizer, que o jogo de Anadia é importante, muito importante, mas o jogo de hoje era igualmente de vital importância, e todos os esforços deveriam estar apenas e só concentrados no jogo de hoje, e nada me leva a crer que assim não tenha acontecido, mas deixo apenas o alerta para situações futuras, em que deve ser referido quando se fala no jogo seguinte, que o importante é ganhar o jogo atual.
Começa a 2ª parte, o Académico entra uma vez mais bem, e por volta dos 5 minutos, chega ao 1-0 por Hélder Rodrigues, a redimir-se do falhanço da 1ª parte, depois, repito, de jogada genial, que merecia 2 golos! Hélder remata, a bola ainda tabela num adversário, mas foi mesmo golo!
Este filme já tinha sido visto no último jogo, no Fontelo, o Académico marca e depois o adversário arrisca tudo e o Académico encolhe-se por pressão do adversário, é verdade, mas por inépcia da própria equipa que se retraia, em demasia. No jogo anterior tinha dado mau resultado e hoje, novamente aconteceu o que nenhum, de nós queria, ou seja, uma lance de pressão na área do Académico, muito homens do S.J. de Ver, ninguém limpa a zona, e numa sobra, o jogador do S.J. de Ver, limita-se a empurrar para a baliza e a fazer o empate, na praticamente única oportunidade de golo desta equipa. Resultado injusto, nesta altura, mas no Futebol, só contam as que entram. Marco Almeida, a fazer um jogo estupendo, correndo Quilómetros, lesiona-se, ainda tenta continuar, mas tem mesmo de ser substituído, isto ainda com o resultado em 1-0. Filipe Moreira e Joaquim Rodrigues veem-se forçados a alterar aquilo que não quereriam, e colocam Tiago e Kifuta, para o lugar de Marco Almeida e Johnny.


(Continua)

Carlos Silva

segunda-feira, 07 janeiro, 2013
Anónimo disse...

(continuação) - Carlos Silva

Acredito que tenha sido uma alteração mesmo forçada, isto devido à lesão de Marco Almeida, pois com a equipa a ganhar 1-0, Johnny que segura bem a bola, deveria, em meu entender continuar em campo. Mas com a equipa a ganhar houve receio de faltar gente atrás e colou-se mais uma vez 3 homens, todos eles centrais, e repito, não gosto desta solução, pois, embora não tenham, os 3 jogado nessa posição, a sua rotina é desse lugar e noutra qualquer posição, as coisas podem não correr bem.
O Académico sofre o golo, e vai novamente para cima do adversário, cria várias oportunidades flagrantes, mas ou por isto, ou por aquilo, ou porque a bola vai por cima, ou porque o guarda-redes defende o impossível, a verdade é que a bola não entra e o golo não acontece, para desespero de Filipe Moreira e dos sócios e adeptos do Académico.
O Guarda-redes do S.J de Ver, titular, foi expulso no último jogo, e aí julgo começa a nossa dor de cabeça, pois o suplente, aquele que jogou, hoje, fez a exibição da sua vida, defendendo o possível, o impossível, em cima da linha, etc., etc. Estrondosa exibição do Guarda-redes do S. J. de ver, o melhor, em campo, em meu entender.

O Académico, com o jogo empatado, pressionou, pressionou, nem sempre com a tranquilidade necessária, é verdade, criou ocasiões em número suficiente par ganhar o jogo, no entanto não marcou e por isso foi penalizado com um péssimo resultado numa altura em que uma vitória nos colocava no meio da confusão dos 3 do cimo para a subida. Assim deixou-nos, uma vez mais, a pastar, na confusão, mas um pouco mais atrás, e num campeonato com tanto equilíbrio como este, em que o Tocha, equipa muito fraca, em meu entender, ganha ao líder, e empata com este S. J de Ver. Todos os jogos são difíceis de ganhar, e hoje, talvez, não tenha existido a consciência plena da importância de ganhar este jogo e da dificuldade que o mesmo encerrava.
Mas o que lá vai, lá vai e só há uma forma de corrigir, que é jogar bem no próximo Domingo e ganhar.
Hoje, faltaram mais soluções, pois a seguir ao golo do empate, e depois de já terem sido feitas 2 substituições, apenas ficou Mauro (homem da frente) no banco (entrou bem, no jogo, nada a dizer), mas é preciso um homem mais alto pois com o tempo a esgotar-se os lances de bola parada poderiam decidir o resultado.
Julgo que a saída de Nuñes, deveria ter sido simultânea com a entrada de um novo homem para a frente de ataque. Não mais um, mas um homem que em 3 oportunidades faça 2 golos, se é que esse homem existe!
Filipe Moreira tem de perceber que este filme, que hoje se viu no Fontelo, era um filme que se passava muitas vezes, nestes estádio, em outras ocasiões, ou seja o Académico jogava muito mais do que que o adversário, mas no final o resultado não correspondia à diferença de produção das equipas. Temos que ser mais eficazes na concretização das oportunidades criadas, pois o desperdício das mesmas dá alento ao adversário, desmoraliza no nossos jogadores, enerva a equipa, e os adeptos, e depois tudo se complica e torna mais difícil.
Vamos manter a clama e a serenidade, estamos na luta, está tudo muito embrulhado, temos 2 jogos muito, muito importantes, vamos jogar um de cada vez, pensar um só de cada vez, também, vamos treinar bem durante a semana, vamos esperar que Filipe Moreira já se sente no banco, no próximo jogo e que acabe esta palhaçada das suspensões preventivas sem que uma decisão seja tomada em tempo útil. Uma vergonha para a FPF.
Luisinho de novo, a titular e em grande forma. Excelente exibição de Luisinho, o melhor em campo, a seguir ao Guarda-redes do S.J. de ver, em minha opinião!

(Continua 2)

Carlos Silva

segunda-feira, 07 janeiro, 2013
Anónimo disse...

(Continuação 2) - Carlos Silva


Arbitragem excelente, tal como referi, logo no inicio, falhando, apenas e só, em meu entender, nos 4 minutos de descontos, o que dadas as paragens (muitas e demoradas), as 6 substituições etc., deveriam ter sido no mínimo 5 ou 6. E dada a pressão que o Académico estava a ter poderia ser o suficiente para dar a vitória, mas há que reconhecê-lo que nos se pode esperar pelos descontos para ganhar o jogo, as coisas devem ser decididas, a tempo!
Temos um excelente plantel, mas depois de várias saídas, parece-me que o plantel ficou curto. A qualidade está lá, mas seriam, em meu entender necessários, mais 1 ou 2 jogadores para assegurar a mesma qualidade, em caso de lesão, castigo, e mesmo cansaço de um outro jogador, ou para poder arriscar um pouco mais em termos ofensivos, em, determinados jogos e/ou momento do jogo, etc.


Todos a Anadia, pois o sonho continua!


Força Académico!

Carlos Silva


NOTA: Há que adquirir o cartão livre trânsito que dá entrada em todos os jogo do Académico, no Fontelo, livre do Vento, do Sol e da Chuva, na Bancada Central coberta.

Sê Sócio e traz um amigo!

segunda-feira, 07 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Continuo a achar que o problema do Académico está nos técnicos. Se o anterior não me convencia pela falta de ambição este não me convence pelos experimentalismos.
Pensa que é a ultima coca-cola do deserto e vem com táticas de 3-5-2, sem os jogadores estarem rotinados.
O Académico não é nenhum laboratório (reparem que tanto em Espinho como hoje, sofremos os golos quando tinhamos 3 centrais e marcamos quando não os tinhamos).

Alem disso, sem razão aparente, mal chegou trocou o GR. Não se entende, como se chega a um clube novo e se sabe imediatamente que se tem de trocar de GR.

Sr Filipe Moreira, o sr já não é novo, já anda nisto de treinar há anos, se até agora as suas táticas mirabolantes não o levaram a saír da mediana, não é agora ao fim de tantos anos que o vai fazer. Portanto, não use o Académico para isso.

Neste momento estamos a 6 pontos da subida, mais 2 que quando chegou Filipe Moreira e com menos jornadas para disputar.

No entanto, ainda nada está perdido. Temos de ir ganhar a Anadia e se o fizermos temos toda a segunda volta para chegar a primeiro até porque vamos receber nessa segunda volta os que estão á nossa frente no Fontelo.

Temos de acreditar e sobretudo não complicar, porque temos o melhor plantel e este é o ano certo para subir porque para o ano será mais complicado.

Miguel

segunda-feira, 07 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Gostei de uma forma global do que vi hoje no Fontelo exceptuando, obviamente, a concretização (neste caso, da falta dela).

O resultado acaba por penalizar o Académico que teve muitas oportunidades de golo. Concordo em absoluto que a saída do David Nunez devia ter sido acompanhada pela entrada de um reforço (fala-se em Horácio ex-Portimonense mas nada foi oficialmente comunicado).

Concordo com a crónica do Sr Carlos Silva exceptuando o ponto relativamente à arbitragem. Não foi por culpa directa do árbitro que perdemos dois pontos mas a verdade é que foi conivente com o autêntico anti-jogo dos forasteiros, principalmente após o golo do empate. É incrível como em cima do minuto 90 um jogador do São João de Ver disputa a bola (penso que com o Hélder Rodrigues), cai fora das quatro linhas e consegue a proeza de rebolar até dentro do campo e de ter direito a paragem para ser assistido... Por falar em jogador assistido, espero que o atleta do São João de Ver que saiu de ambulância esteja a recuperar bem. O público esteve bem ao aplaudí-lo no momento da entrada na viatura do INEM.

Relativamente à questão dos guarda-redes, acho que temos dois bons guardiões e azares toda a gente tem. Não me parece que o guarda-redes tenha tido culpa no golo de hoje (preciso de ver as imagens pois do que me lembro do que assisti no Estádio, havia muita confusão dentro da área resultante da marcação do pontapé de canto que favoreceu a equipa adversária). Quando foi chamado a intervir esteve bem excluindo um lance em que saiu da baliza e após ter pontapeado a bola esta saiu pela linha lateral e noutro lance em que socou a bola e o esférico podia ter sobrado para a equipa adversária... Não sei quais foram as razões do mister para ter relegado o guarda-redes anteriormente titular para o banco mas suponho que esteja relacionado com o facto de este desempenhar profissionalmente as funções de Enfermeiro e, de muito provavelmente, não ter a mesma disponibilidade. Isto, repito, são meras suposições.

De resto, nem tudo acabou por ser desastroso visto que o Anadia perdeu contra o último classificado e continuamos em quarto lugar e a quatro pontos da liderança. A vitória iria certamente galvanizar o público presente no Fontelo e os restantes adeptos mas tal não foi possível e temos de conseguir mitigar os efeitos do empate, de rever o que está mal e de tudo fazer para melhorar. A subida é possível! Vamos todos apoiar o Académico! Há que acreditar neste grande Clube!

Saudações Academistas.

segunda-feira, 07 janeiro, 2013
Anónimo disse...

Um erro, óbvio, no meu comentário anterior. Infelizmente estamos a 6 pontos do primeiro classificado e não a 4...

Saudações Academistas.

segunda-feira, 07 janeiro, 2013