domingo, fevereiro 26, 2012

Ac. Viseu FC 1-1 SC Alba


Estádio do Fontelo, 26 de Fevereiro de 2012

20ª Jornada da III Divisão, Série C
Árbitro: Nuno Cabral (Vila Real)

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Casal (Doumbouya, 60); Filipe (Baio, 65), Ricardo Ferreira e João Paulo; Luisinho, Hélder Rodrigues (Rui Santos, 72) e Bacari. Treinador: António Lima Pereira.

Alba: Luís, Ruizinho, Bruno Resende, Nené, Praga, Tiago, Ribeiro (Eduardo, 63), Alex (Sucena, 63), Diego Leite, Sousa (Simões, 80) e Zé Bastos. Treinador: Óscar Mendes.

Golo: Praga 57 (0-1), Rui Santos 75 gp (1-1)

O Académico e Alba empataram esta tarde a uma bola no Estádio do Fontelo, e que de alguma forma demonstrou o equilíbrio quase sempre patente entre as duas equipas.

O técnico academista Lima Pereira fez algumas alterações no onze inicial em relação as jornadas anteriores. Casal regressava a posição de defesa esquerdo, Filipe entrava para a posição de trinco, e H.Rodrigues reassumia a titularidade, em detrimento de Rui Dolores, que nem aparecia nos convocados.

A primeira parte foi bem conseguida por parte dos academistas, onde criaram variadas oportunidades de golo, como tem vindo a ser habitual. Contudo, as bolas teimam em não entrar, e assim não se torna fácil vencer. Com Luisinho e H.Rodrigues nas alas, o Académico mostrava-se rápido nas laterais, pecando apenas na zona da finalização. O Alba, no contra-ataque mostrou-se sempre perigoso, principalmente pelo velho conhecido Zé Bastos, que não dava um minuto de descanso aos defesas viseenses. O equilíbrio era a nota mais dominante.

O segundo tempo já foi um pouco diferente, muito por culpa do Nuno Cabral, árbitro oriundo de Vila Real, que quis ser protagonista, quando o jogo ate estava a ser calmo no capítulo disciplinar. Aos 57min, apontou uma falta inexistente que deu acesso ao golo forasteiro, num livre irrepreensível de Praga. Estava feito o primeiro da tarde, e também assistia-se ao início do anti-jogo dos homens de Albergaria, estando quase sempre no chão desde então, aquando duma disputa de bola com os adversários. O treinador do Ac.Viseu colocava de seguida Doumbouya para o lugar de Casal, que esteve apagado no corredor esquerdo. Os academistas passavam então a jogar com 2 avançados. Baio também entrara para o lugar de Filipe, e mais tarde Rui Santos em detrimento de H.Rodrigues. Estavam lancadas a cartas ofensivas que Lima Pereira tinha a sua disposição. O Académico passava a apostar num jogo mais direto, dado que tinha pouca gente no centro do terreno, praticamente entregue a João Paulo. Aos 75min. Bacari é empurrado dentro da área de rigor, e o mágico Rui Santos, 16 meses depois, voltaria a faturar pelo nosso clube. 1-1, resultado que não iria sofrer alterações ate final.

Com os resultados desta tarde, o Académico de Viseu não conseguiu atingir a liderança, estando agora em igualdade pontual com 4 adversários. Das equipas da frente, apenas o Avanca não pontuou, perdendo mesmo em São Pedro do Sul (2-0). A equipa da Sampedrense que ameaça seriamente as seis formações que se encontram na zona de subida. Três são os pontos que a separa do Académico de Viseu. Tornar-se-á fundamental uma vitória na próxima ronda na receção ao Penalva do Castelo.

Outros resultados:

Sampedrense 2-0 Avanca
Nogueirense 5-2 Valecambrense<
Bustelo 1-1 O.Frades
Sanjoanense 1-2 Penalva do Castelo

Classificação:

1ºs Nogueirense e Penalva 36 pontos
3ºs Avanca, Alba, Bustelo e Ac.Viseu 35 pontos
7º Sampedrense 32 pontos

João Monteiro

18 comentários:

Anónimo disse...

Fico incredulo, uma equipa que ja devia estar em primeiro com grande vantagem de pontos... arrisca-se a nao subir. Tem que dar outra entrevista ao jornal, agora trata-se de uma equipa que deixou de ganhar desde que deu uma entrevista. Meus caros, as reportagens sao no fim, e apos os exitos alcançados. Ja vai ser muito dificil subir, mais uma vez, estamos a beira de outro descalabro. Tomem medidas adequadas ao momento se querem subir. Nunca acreditei neste treinador, gostava de me enganar mas é o que se ve. Esta direçao é sempre embarrilada por empresarios, depois da nisto.

domingo, 26 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Daquilo que vi no Fontelo, acho que não fizemos um jogo muito mau. O Alba podia ter marcado logo no primeiro lance da partida mas os 20 minutos seguintes foram do Académico. Após esse período o Alba voltou a subir no terreno mas o jogo foi para o intervalo com o resultado de 0-0. Aos 12 minutos da segunda parte o Alba chegou ao 0-1 através da marcação de um livre à entrada da área. O lance foi algo esquisito pois a barreira começou a ser formada antes da marca de grande penalidade mas, no momento em que o livre ia ser cobrado, o árbitro mandou formar a barreira numa zona mesmo à frente do guarda-redes Nuno. A barreira pareceu ter alguns espaços e era notório que o guardião academista não tinha completa visibilidade pois no momento da marcação do livre deu alguns passos para um e para outro lado.

Após o golo do Alba o Académico foi atrás do prejuízo e apareceu também o anti-jogo da equipa visitante. Multiplicaram-se as quedas no terreno (num dos casos a saída do jogador para fora das quatro linhas até foi "auxiliada" por jogadores do Académico). As reposições da bola em jogo começaram também a ser cada vez mais demoradas. Após a marcação de um canto, um jogador Academista caiu na área e desse lance surgiu o golo academista através da marca de grande penalidade. Daí até ao final o Académico continuou com a pressão mas não marcou o golo da vitória. Simultaneamente, o jogo começou também a ser mais duro e foram visíveis as picardias entre vários jogadores. Depois do apito final do árbitro, e no caminho para os balneários, houve nova confusão desta vez envolvendo, creio, o guarda-redes do Académico.

O Académico está agora na sexta posição (a um ponto apenas do primeiro classificado) e está tudo em aberto. Incluindo, infelizmente, a hipótese de não nos qualificarmos para a poule de subida. É de destacar que a Sampedrense está apenas a 3 pontos! Falta dois jogos (no Fontelo contra o Penalva do Castelo e fora contra o Bustelo) e é absolutamente necessário vencer essas duas finais. Destaque para o muito público presente (considerando jogos da III Divisão, obviamente). Mesmo assim, é preciso (re)conquistar mais gente!

Força Académico de Viseu!
Rumo à II Divisão!

--FD

domingo, 26 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

O primeiro comentário é que me deixa incrédulo.
Um tipo qualquer que não diz quem é, como anónimo, vem manifestar-se incrédulo, pedir medidas, não sei mais o quê e dizer que nunca acreditou neste técnico...
Se calhar, em outros comentários anteriores, como anónimo, veio cantar maravilhas...
Quem fica incrédulo SOU EU com os administradores do blogue, que permitem que um anónimo venha dizer que é óptimo e logo a seguir outro ou o mesmo anónimo, dizer que é péssimo e depois um outro anónimo ou o mesmo vir dizer assim assim.
Desta forma não é possível comentar.Uma coisa é identificar quem comenta, para que saibamos se comenta sempre da mesma forma, outra bem diferente é andar a deitar gasolina e a seguir vir apagar o fogo.
Neste momento e porque já fui acusado de incendiário e de má-língua quando reportava aquilo que me parecia e aquilo que muitas décadas de futebol me diziam, abstenho-me de dizer o que quer que seja, mas não deixo de ficar incrédulo por Magia deixar passar comentários terroristas, sem sequer uma referência sobre a sua autoria.
Assim, não.

Lumago

domingo, 26 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Grande atitude por parte dos jogadores!! Bom jogo do académico!! Só uma equipa quis ganhar.. pena mais uma vez os inúmeras ocasiões falhadas pelo academico.. isso é que não pode acontecer!! Força académico

domingo, 26 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

20ª Jornada – Académico - Alba

Académico-1; Alba-1


Resultado ingrato, numa altura ingrata, ainda assim, deixando tudo em aberto para as 2 últimas jornadas. O Académico está na posição de poder terminar, em 1º lugar, a 1ª fase, pois fazendo 41 pontos, começa a 2ª fase com 21 pontos, algo que mais ninguém poderá ultrapassar. O Académico teve a sua 2ª fase má de resultados, depois do desastre que forma as 3 primeiras jornadas. Nestes 3 jogos o Académico, não coseguiu qualquer vitória, no entanto as circunstâncias dos 3 jogos são bem distintas e as exibições, também.
No jogo contra o Oliveira do Hospital, a uma boa exibição correspondeu um resultado catastrófico. Com o Oliveira de Frades, uma exibição muito má, na 1ª parte, teve como resultado lógico, uma derrota indiscutível. Hoje, com o Alba, o Académico tem um resultado que é curto para a diferença de futebol praticado pelas 2 equipas, pois durante a 1ª parte, só o Académico criou verdadeiras oportunidades de golo, e procurou verdadeiramente chegar ao golo. O Alba esteve sempre resguardado na sua defensiva.
Uma 1º parte, em que o Académico construiu jogadas vistosas, com Luizinho e Hélder Rodrigues a irem por diversas vezes à linha em jogadas rápidas e cruzamentos bem medidos para a área. Após o desaire contra o O. do Hospital, Lima Pereira optou por não mais arriscar a solução dos 2 pontas de lança, mas em Oliveira de Frades, as coisas correram mal, só com 1, e hoje, novamente só com 1, também não deu.
Ao intervalo, ainda assim o Académico merecia estar a ganhar o jogo, mas tal não sucedeu, e na 2ª parte, o Académico, não entrou tão bem, é verdade, ainda assim, estava claramente por cima do jogo, até que o árbitro, até aí, com uma exibição sem influência no resultado, embora apitando em demasia, inventa uma falta, na meia lua, mede a distância da barreira, numa passada, de metro e meio, colocando a defesa do Académico quase em cima da linha de golo. O jogador do Avança, limitou-se a atirar para a baliza e a fazer golo, sem qualquer dificuldade. Ou seja, o árbitro (admito que sem querer que tal acontecesse) acabava de influenciar de forma terrível, o decurso do jogo e do resultado. O Académico ficou muito abalado com o que se passou e demorou a reagir. Ainda assim, após a entrada de Doumbouya e de Baio, as bolas colocadas na área levavam sempre muita tremura à defesa do Alba. Num desse lances, Baio é carregado, na área, de forma não muito evidente, diga-se , em abono da verdade, mas ainda assim, bem mais flagrante (sem o ser) do que a inexistente falta na meia–lua contra o Académico. Em bom rigor, se fosse eu a arbitrar, não teria marcado , qualquer dos lances, com a visão que tive de ambos,
Estava restabelecida a igualdade, e pensava-se que nos 15/20 minutos, em falta, o Académico, ainda poderia ganhar o jogo, mas tal como o Benfica, ontem, contra a Académica, faltou força e determinação na hora de atirar à Baliza, e deste modo mais um jogo, em que a vitória voou.
O treinador do Alba teve um diálogo permanente com o público na bancada dos sócios, sempre de forma correta e cordial, como deveria ser em todos os jogos, e com todos os treinadores. Na memória fica uma resposta do treinador do Alba, a uma “provocação” vinda da bancada:
- “Não sei como levaste 4, em Penallva.”
Responde com uma serenidade desarmante, o treinador do Alba
- “Nem eu”.
Agora que o jogo chegou ao fim, há quem pensar no próximo, garantir, a 2ª fase, e na última jornada ir a Bustelo, ganhar mais 3 pontos e com isto colocar o Sampedrense (que bem merece!), nos 6 primeiros, fazendo com que desta forma, a fase decisiva fique com 3 equipas de Aveiro e 3 equipas de Viseu.


Força Académico!
Rumo à Subida!

Carlos Silva


* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 26 fevereiro, 2012
José Carlos Ferreira disse...

Lumago:

O comentário do anónimo não agride ninguém, não concordo em NADA com o que ele diz mas é a opinião dele.

Se colocasse no fim um nome qualquer (mesmo que inventado) era mais válida a opinião dele?

Já muitas pessoas aqui criticaram os seus comentários e não é por isso que não vamos deixar de aprovar os seus comentários. Mesmo que não concorde com eles como muitas vezes acontece.

domingo, 26 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

jose carlos ferreira sempre a mandar a sua provocação ;) (orgidor)

domingo, 26 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

De fato nao agride ninguem e é bom que haja aqui comentarios e opinioes expressas. Isto é sinal que há Academistas, que de uma forma ou outra vao ver e interessam-se pelo clube, nao ficando contente com os resultados, daí, penso eu, o comentario. Eu penso que mais uma vez tivemos muito azar, as opurtunidades foram mais que muitas. Em conclusao só os verdadeiros Academistas nao desistem, nao mudam de clube, comparecem no Fontelo, é a isto que eu valorizo, independentemente da opiniao. O Academico é a melhor equipa do campeonato e considero-a bem orientada. Vamos rumo à subida, pois nós vamos subir. ACADEMICO...SEMPRE!!!

domingo, 26 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Hoje o nosso Académico fez mais um bom jogo. Foi a equipa em campo que mais procurou a vitória e é de lamentar a atitude dos jogadores do Alba, a atirarem-se sistemáticamente para a relva, para "fazerem correr o tempo", em nítido desrespeito por quém paga bilhete para assistir a um jogo de futebol e não a um jogo simulado.
Mais uma vez Lima Pereira a apostar tudo na 2ª parte, para tentar dar a volta ao jogo. Apenas um reparo: penso que o Casal, que é um belícimo jogador, está a necessitar de descansar, porque, alguns jogos a esta parte,as coisas não estão a correr-lhe bem e quando assim é...; deve dizer também ao Luisinho e ao Helder, (que criam muitos desiquilibrios, mas, por serem demasiado individualistas, o resultado prático desse desiquilibrio é quase nulo) que o futebol é um jogo colectivo e que na hora de decidir o lance de finalização,esta deve recair no jogador que mais probabilidades tem de ter êxito. Eles que não "inventem". O Académico já poderia ter muito mais golos marcados do que os que tem,e cansequentemente mais pontos, se não houvesse tanto egoismo nestes avançados.

segunda-feira, 27 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Concordo com o comentário do Carlos Silva. Apenas quero fazer um reparo: O Académico apenas depende de si, se conseguir ganhar os próximos dois jogos ficam nos seis primeiros 3 equipas de Viseu, 2 de Aveiro e uma de Coimbra. Na fase seguinte a Associação de Futebol de Viseu tem um papel preponderante, pois segundo sei Penalva do Castelo e Sampedrense não querem subir logo podem ajudar o Académico a alcançar o seu objetivo.
José Costa

segunda-feira, 27 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

ano passado ficarmos em 3 colocado na serie-d, e era mais difiçil que essa serie-c que e façil d+++ gente. deixamos goleadores ir embora bastgol e Éverson. força academico nesse jogo. ass: CARLOS ANDRER

segunda-feira, 27 fevereiro, 2012
Jose Lino disse...

Há que dar um safanão na equipa, começando desde já pela substituição do guarda-redes, que actualmente não está a dar confiança. Augusto já no Domingo contra o Penalva. Quando a equipa não corresponde tem que se mexer.

segunda-feira, 27 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

E lá vem um anónimo chamar provocação.
Atenção que os meus comentários são assinados com Lumago e não com anónimo. E não aparece o Lumago a dizer sim e o Lumago a dizer não na mesma notícia.

Se acham normal, tudo bem. Se acham normal e não agressão dizer-se sem qualquer prova que "esta direcção é sempre embarrilada por empresários depois dá nisto"...
Esta direcção não se deve sentir ofendida? Se eu fizesse parte da direcção exigiria que se esclarecesse a afirmação, mas exigiria a quem? Ao anónimo?
Chego a uma conclusão interessante: Os adeptos do Académico são quase todos da mesma família, são da Família Anónimo!
E aí vão aparecer mais uns tantos primos Anónimos a malhar...
Que venham, mas que compareçam também nos estádios para apoiar o Académico.

Lumago

segunda-feira, 27 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Pessoal, aproximam-se jogos decisivos, vamos enviar para toda a nossa lista de contactos, a divulgação do próximo jogo do Académico, no Fontelo, apelando aos nossos amigos e conhecidos para que compareçam pois a entrada é acessível, 5 Euros, inferior a um bilhete de cinema e está em causa o início da caminhada para o regresso à 2ª Divisão!

Há que apoiar a Direção neste esforço de levar mais gente ao Fontelo.

Vamos mostrar a nossa força:

Nós somos diferentes, NÓS Somos o ACADÉMICO!

Há que passar esta mensagem e fazer, neste momento determinante e empolgante, fazer regressar a Alma ao Fontelo!

Sempre Académico!

Carlos Silva

segunda-feira, 27 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Nunca conheci nenhuma equipa que nao queira subir. Se isso já existiu, diga. O que acontece é que as equipas após a promoçao, nao se inscrevem no campeonato para onde foram promovidas, mas sim no anterior. Isso é possivel. Agora o Académico que se empenhe, que entre nos jogos com atitude ganhadora durante os 90 minutos se quer subir. Eu acredito que sim, mas é preciso mais atitude, já agora também um pouco mais de sorte. Somos a melhor equipa e isso é esta refletido no anti-jogo que os nossos adversario fazem quando se apanham a ganhar aqui no Fontelo. Nao vejo nenhuma a jogar futebol. Vamos Academico, rumo a subida. Mas tem de se deixar a pele em campo...

segunda-feira, 27 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

O Académico foi a melhor equipa em campo (tinha de ser)mas não fez um bom jogo, não criou muitas oportunidades de golo mas mesmo assim merecia vencer. O Académico tem um plantel muito acima dos outros com um orçamento muito superior aos outros e por isso tem obrigação de fazer mais e melhores que os outros. Por amor de deus mas se esta dizem que esta equipa(com todo o respeito,fraca!) do alba é candidata a 3ª divisão é muito fraca mesmo. Falta uma vitória ao Académico para garantir os 6 primeiros e o que me agrada tambem como viseense é que o são pedro se ganhar os 2 jogos que faltam (valecambrense e ol.hospital) tambem fica nos 6 primeiros. Essa do Sampedrense e do Penalva não quererem subir deve ser para rir...qual é o jogador e o treinador que depois de ficar nos 6 primeiros e tiver a oportunidade de lutar para subir vai jogar para perder??

terça-feira, 28 fevereiro, 2012
Joao Monteiro disse...

Perante algumas duvidas que nos têm chegado ao blog, informamos a classificação geral até ao momento, mediante os critérios de desempate apresentados no site da FPF:

1º Nogueirense 36 pontos
2º Penalva do castelo 36 pontos
3º Alba 35 pontos
4º Académico de Viseu 35 pontos
5º Bustelo 35 pontos
6º Avanca 35 pontos
---------------------------------
7º Sampedrense 32 pontos

terça-feira, 28 fevereiro, 2012
José Carlos Ferreira disse...

Ac. Viseu 1-1 Alba
(Rui Santos 75 gp) (Praga 57)

Bustelo 1-1 Oliveira de Frades
(Gonzaga 69) (Toninho 14 gp)

Canas de Senhorim 2-3 Oliveira do Hospital
(Diogo Cunha 44, Élio 69) (Geovane 34, 41, Craveiro 90+3)

Nogueirense 5-2 Valecambrense
(Dani 1, Carlo 20, Xano 27, Nuno Ribeiro 53, Melo 63) (Paulinho 65, Silva 72)

Sampedrense 2-0 Avanca
(Johny 40, 65)

Sanjoanense 1-2 Penalva do Castelo
(Alex 89) (Cardoso 67, Mikael Lopes 68)

quarta-feira, 29 fevereiro, 2012