domingo, fevereiro 12, 2012

Ac. Viseu FC 1-3 FC O. Hospital

"A Derrota Improvável"

Estádiodo Fontelo, 12 de Fevereiro de 2012
18ªJornada da III Divisão, Série C
Árbitro:Nuno Mira (Lisboa)

Ac.Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Ricardo Ferreira; Casal,Rui Dolores (Baio, 58) e João Paulo (Hélder Rodrigues, 62); Bacari (Rui Santos, 70), Lusinho e Doumbouya. Treinador: António LimaPereira.

Oliveirado Hospital: Rui Vale, Fernando Pedro, Mauro, Alex Oliveira, Paulo Alves, Iano,David, Mário Jorge, Geovane (Craveiro, 90+1), Bruno Cardoso (Jerome, 64) e Vavá (Carlos Almeida, 25).

Golo: Bruno Cardoso 5 (0-1), Geovane 60 (0-2), Doumbouya 86 (1-2), Carlos Almeida 90+5 (1-3)

O Académico de Viseu foi surpreendido esta tarde no Fontelo, e perdeu 1-3 frente á formação de Oliveira do Hospital. O técnico academista Lima Pereira, optou por manter a mesma estratégia adoptada em Vale de Cambra, mantendo a titularidade de Doumbouya ao lado de Bacari na frente de ataque. Contudo o jogo não correu como planeado. O primeiro tento da partida surgiu muito cedo para a equipa forasteira. Falha de marcação da defesa academista, e Bruno Cardoso aproveitou para fazer o 0-1, logo aos 5 minutos de jogo. O Académico teve enumeras oportunidades para dar a volta á desvantagem, mas, decididamente, hoje era “tarde não” para a equipa academista. Ou a pontaria não era a melhor, ou Rui Vale brilhava na baliza Oliveirense, ou então o Sr. Mira fazia vista grossa a certas situações de jogo, tal como aconteceu á mão dentro da área do O.Hospital ainda na primeira parte. Só ele não viu. Penalty que certamente poderia alterar o rumo do jogo. De resto, foi uma arbitragem demasiado permissiva, alinhando com o anti-jogo contínuo da equipa visitante.

Ao intervalo, assistia-se á vantagem do O.Hospital por 0-1, com o Académico a desperdiçar várias oportunidades de golo. Para o 2º tempo, o treinador academista, optava por mudar de sistema táctico, colocando três defesas (Tiago, Calico e Casal), dando mais liberdade ofensiva a M.Almeida e Ricardo, algo que nos parece que não terá resultado, face as circunstâncias da partida. O segundo golo forasteiro, surgiu quando os viseenses carregavam junto da baliza de Rui Vale. Á passagem do minuto 60, Geovane com um remate fora da área, a bola a bater á frente de Nuno e a trair o guardião academista, ficando, muito mal na fotografia. Lima Pereira, colocava em campo Baio, o regressado - após lesão - Hélder Rodrigues e mais tarde Rui Santos, com a intenção do massacre atacante ser ainda maior, mas nesta altura jogava-se mais com o coração do que com a cabeça. O Académico ainda reduziu por o lutador Doumbouya já em cima do minuto 90. Contudo, e com a defesa academista demasiado subida, Carlos Almeida sentenciou o desafio, com um remate indefensável para Nuno já perto do termino da partida. Resultado final 1-3, que não espelha, de todo, o que se passou dentro das quatro linhas. Há jogos assim…

Uma derrota – cinco meses depois - que não estava certamente nos planos de todos os academista, que se deixa assim apanhar na liderança pelo Alba, que venceu precisamente o nosso próximo opositor, o GD Oliveira de Frades (1-0). Apesar da perda dos três pontos, a equipa lutou, e acreditou, como tem sido recorrente em todos os jogos, mas hoje não foi possível vencer. Resultado enganador. Força Académico!

Outros resultados:
Nogueirense 3-1 Sanjoanense
Sampedrense 3-1 Penalva
Canas 0-5 Avanca
Bustelo 5-0 Valecambrense
Alba 1-0 O.Frades

Classificação:
1ºs Alba e Ac.Viseu 34 pontos
3º Nogueirense 33 pontos
4º Avanca 32 pontos
5º Bustelo 31 pontos
6º Penalva 30 pontos

João Monteiro

15 comentários:

Anónimo disse...

Vamos Académico! Temos de virar o resultado! Força Equipa!

domingo, 12 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Um resultado enganador que nao espelha o que se passou no relvado. O Academico, criou muitas oportunidades que a serem concretizadas talvez tivessemos uma vitoria por numeros folgados. O Oliveira do Hospital, uma das mais fracas equipas que veio ao Fontelo, remeteu-se a defesa e veio 3 vezes ao ataque, tendo marcado um dos golos (2º) que deve ser inedito no futebol. Em 100 jogos destes ganham um. Academico, rumo a subida!!! O resultado que melhor espelhava o que se passou era a vitoria do Academico por 3-0.

domingo, 12 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Quero aqui deixar um apelo à equipa do Académico.. tenho a certeza que os abutres, vão comentar e rasgar a equipa.. e nem estiveram no fontelo.. só quem esteve no fontelo é que viu.. podiam estar a jogar até segunda feira, que foi notório que a bola "não queria entrar".. grande a atitude da equipa, sempre atrás do resultado e sempre superior, aliás superiorzissima ao adversário.. só uma equipa queria ganhar.. abraço e força académico Ass: Pedro Matos

domingo, 12 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Vergonhoso anti jogo do Oliveira Hospital e deplorável arbitragem em que fomos expoliados de 1 penalti. Atitude guerreira do Academico mas muitas vezes com o coração e sem discernimento. Inoperância atacante. 1 reparo a Lima Pereira: a perder 2-0 tirar um avançado e deixar Casal em campo demonstra falta de ambição.

domingo, 12 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Partilho inteiramente das palavras de Pedro Matos! Força jogadores, força Lima Pereira, deem sempre o maximo para que atinjam o objectivo.ACADEMICO...SEMPRE!!!

domingo, 12 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

18ª Jornada – Académico – O. Hospital

Académico-1; O. Hospital-3


O Académico jogou bem, mas perdeu, o resultado é de todo injusto. Assim, de repente, e sem mais, é o que apetece dizer, mas pode acrescentar-se mais e melhor, dizendo, aconteceu futebol. De facto, o que me faz gostar deste desporto mais do que qualquer outro, é a imprevisibilidade que assiste a este jogo, diferente de qualquer outro, ou seja, no futebol, pode acontecer qualquer resultado, na circunstância mais inesperada. Foi isso que, hoje, sucedeu no Fontelo, e é essa a razão deste jogo ter tantos e apaixonados adeptos, nos quais eu me incluo. Se antes do jogo, se perguntasse, a qualquer dos presentes no Fontelo, qual o resultado, todos diriam, uma clara e folgada vitória do Académico, pois tudo apontava nesse sentido, dado o percurso de ambas as formações, os últimos resultados, etc., etc. Mas futebol, é isso mesmo, quando menos se espera, o “inesperado” acontece, passe a redundância!
Falando especificamente do jogo, o Académico entra bem, cria oportunidades, mas sem que nada o justificasse é o Oliveira do Hospital que marca, na 1ª vez que remata à Baliza. O Académico continua a jogar bem, a criar muitas oportunidades de golo, 3 ou 4, claras, até à meia hora de jogo. Teimosamente a bola não entra, por esta ou aquela razão, se calhar algo a ver, também, com o muito, muito frio que se fazia sentir. Na 1ª meia hora, o futebol praticado foi do melhor que se viu este ano, ao Académico, mas o dia era claramente aziago. Nos últimos 15 minutos da 1ª parte o Académico abrandou ligeiramente e as oportunidades escassearam, ainda assim, só o Académico criava perigo. O O. Do Hospital, usava e abusava de paragens sucessivas, numa tentativa de queimar tempo. Desta forma, se chega ao intervalo com 0-1, resultado tremendamente INJUSTO!
Esperava-se, na 2ª parte um Académico novamente empenhado, em dar a volta ao jogo, e a equipa apareceu bem, com vontade, rematou muito, de dentro, de fora, ganhou muitos cantos, mas a bola mais uma vez teimava em não entrar. O tempo ia correndo e a ansiedade ia apoderando-se de todos dentro e fora do campo. Ainda assim, o jogo continuava de sentido único, até que numa das raras saídas para o ataque, do O. Do Hospital, um remate aparentemente inofensivo, bate mesmo à frente de Nuno, desvia a trajetória e engana o nosso guarda-redes. Estava feito o 0-2, e as dificuldades duplicavam.
O Académico, não baixou os braços, continua a atacar, a rematar, mas a bola nunca ia no caminho da baliza, ou quando tal acontecia, estava lá o guarda-redes adversário (excelente exibição, e muiiioto tempo queimado).
Já próximo do fim, o Académico, ainda faz o 1-2, e daí até ao fim, ainda pressionou, mas agora sim, já com muito coração pouca cabeça, e também com as forças no limite. Ainda se acreditou que o empate seria possível, nos (curtos) 6 minutos de descontos, mas tal não veio a acontecer. Pelas paragens da 2ª parte, justificar-se-iam 9, 10 minutos de desconto.

Em resumo, hoje, o Académico conseguiu uma exibição, uma boa exibição, não conseguiu um resultado, algo que vinha caracterizando esta equipa, isto é, jogando melhor ou pior conseguia sempre um resultado, hoje isso não foi possível, e não há que dramatizar, apenas aceitar, aprender com o que se passou, manter a postura, a atitude e o empenho, e novamente e rota da subida será seguida.
Arbitragem, bastante distante daquilo que temos visto, nesta 3ª divisão. Não vou afirmar, que o Académico perdeu por causa da arbitragem, pois não foi essa a razão da derrota, em meu entender, mas que não foi uma boa arbitragem, lá isso não foi. Mal na (não amostragem) de cartões amarelos, mal na gestão e permissão de tanta paragem emal nos julgamento de alguns lances polémicos. Já vimos grandes arbitragens, este ano, nesta 3ª divisão, hoje tal não aconteceu.

domingo, 12 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Lima Pereira, tudo fez (bem feito, em minha opinião) para inverter o rumo dos acontecimentos. Acabou o jogo com muita gente na frente e com grande poder de fogo, mas hoje, não era dia, é a única coisa que se pode dizer para tudo sintetizar. Discutível, apenas a saída de Rui Dolores, está em grande forma, e trouxe acréscimo indiscutível de qualidade ao futebol do Académico, mas para alguém entrar alguém tem que sair, epor isso há que aceitar.
Para quem acompanha o Académico, há muitos, muitos anos, sabe que jogos deste no Fontelo, acontecerem, noutros tempos, por demasiadas vezes, ou seja, uma Académico dominador, pressionante, bom futebol, mas no final uma derrota.
Lumago poderá testemunhar o que estou a dizer, pois certamente muitas vezes saiu com raiva do fontelo, pela injustiça do resultado.
Faltam 4 jogos, temos que amealhar para a 2ª fase e há que pensar que é possível ganhar os 4 e com isso fazer 46 pontos e começar a 2ª fase com 23. Tem que ser esse o pensamento, e não será outro de toda a equipa.

Força Académico!
Rumo à Subida!

Carlos Silva


* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 12 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Quero dizer-vos que apesar de ter achado que o que aconteceu foi apenas e só futebol, no entanto, tal não impediu que ficasse muito chateado e aborrecido com o resultado, tal como todos os jogadores, técnicos, e restantes Academistas. Obviamente que fiquei muito chateado e aborrecido, mas comprendi o que aconteceu,futebol apenas isso. Jogos, houve, esta época, em que também, acabámos por ganhar com alguma sorte, há que reconhecê-lo para sermos justos e sérios na análise.

Perdemos, custou muito, há que encarar, e DOmingo entrar em campo, com a mesma vontade e o mesmo querer e o resultado vai novamente aparecer.

Carlos Silva

domingo, 12 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

Grande desilução este resultado. Luisinho a meio campo não dá, pois tem que jogar nas alas para desiquilibrar, grande equivoco do mister.

domingo, 12 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

À que levantar a cabeça, é claro que não se vai colocar em causa o (bom) trabalho realizado até agora.

Continuo a achar que se é para os pontas de lança cairem nas alas (não têm tecnica para isso, então o Doumbouya...) é melhor melhor jogar só com um... o Luisinho também "morreu" no meio.

segunda-feira, 13 fevereiro, 2012
ribeiro disse...

A equipe nao esteve tao mal como isto, criou situaçoes suficientes para ganhar o jogo, o O.hospital teve a sorte do jogo, teve um grande aliado que foi senhor nuno mira, deixou fazer bastante anti-jogo, basta ver o guarda redes, o tempo que demorava nos pontapes de baliza e sou lhe mostrou o amarelo no tempo de compensao, e nao viu um penalty clarissimo.vou dar a minha humilde opiniao sobre a constituiçao da equipe, temos jogar no sistema 4-3-3, ou seja luisinho nao pode jogar no meio tem que jogar numas das alas, rui dolores atras do ponta de lança e jogar com baio, ou rui santos ou helder numa das alas equipe rende mais assim. força academico rumo a subido eu acredito forças rapazes

segunda-feira, 13 fevereiro, 2012
Paulo disse...

Estive no Fontelo e, de facto, é incrível como se perdeu o jogo. Não por falta de qualidade do nosso jogo ofensivo (1ªparte de grande nível!), mas simplesmente porque a bola teimou em não entrar na baliza de quem fez mto pouco para merecer os 3 pontos. Continuem a jogar com esta qualidade e certamente, as vitórias regressarão. Apenas um reparo ao Nuno, que, de facto,a meu ver não tem estado nada bem nos últimos 3 jogos realizados no Fontelo (Sampedrense, Avanca e Ol. do Hospital). Ontem então esteve mto intranquilo, a começar por não ter segurado a bola proveniente do canto, qd estava perfeitamente à vontade para o fazer. Em vez disso, socou a bola para a zona lateral e, na sequência do cruzamento, surge o 1º golo. No 2º golo, pode ter sido traído pelo relvado, pois a bola ao bater no solo ganhou uma trajectória surpreendente, mas não deixa de ser mto mal batido. Finalmente, podíamos ter sofrido um 3º golo, em que a bola embateu na barra ou no poste e que a acontecer, evidenciaria a sua má colocação. Neste momento, parece-me ser o elo mais fraco da equipa.

segunda-feira, 13 fevereiro, 2012
Manuel Routar disse...

Diz-se na gíria que quem não marca sofre, foi o que realmente se passou no estádio do Fontelo.
No entanto quero dirigir uma palavra de verdadeiro estimulo e incentivo a todo o staff do Académico de Viseu para as próximas "batalhas" que se avizinham. Viva o Académico!!!!

segunda-feira, 13 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

O segundo golo foi estranhíssimo... mais estranho que isso é no Blog o "comentador desportivo" questionar a qualidade do Guarda-Redes(o "torrão" que faz a bola levantar tem mais esclarecimento intelectual que muita gente). No ultimo Lance não esboçou uma defesa (diz o comentador), a bola faz um efeito para fora, o qual isenta o GR de qualquer culpa. Mas aqui onde se "apoia" a equipa, questiona-se a qualidade de quem dá tudo pelo Clube.

Força Académico!!!

Questionem a qualidade dele, conhecendo o lado profissional daquele homem, isso só o fortalece. Não sei é se na hora de recusar novamente o chamamento de divisões superiores, como aconteceu recentemente, ele volta a rejeitar,

quinta-feira, 16 fevereiro, 2012
João Nunes disse...

O "comentador desportivo", não falou em "estranhíssimo", falou em "esquisitíssimo". O "comentador" em causa, nunca questionou a qualidade do Guarda redes academista, mas contudo tem criticado algumas das suas acções nos últimos jogos em casa, e parece que não foi o unico a ver pelas reacções da assistência...

No ultimo golo, o "comentador", não atribui culpas ao guarda redes, porque entendeu que aquela bola era quase indefensável, apenas refere que nem se fez ao lance!

O "comentador", tem um nome e faz estas análises sem segundas intenções.

O anónimo deve ter muitas razões para não se ter identificado!

quinta-feira, 16 fevereiro, 2012