domingo, setembro 04, 2011

C. Senhorim 1 - 1 Ac. Viseu

Complexo Desportivo de Canas de Senhorim, 4 de Setembro de 2011
1ª Jornada da III Divisão Série C
Árbitro: Duarte Silva (Viseu)

Canas de Senhorim: João Paulo; João Miguel (Carlos Miguel, 89), Fino, Diogo Cunha e Pedro Correia; Pedro André, Roberto e Luís Lopes; Elio, Fernando Pedro (Miguel Pedro, 83) e Dominique. Treinador: João Bento.

Ac. Viseu: Augusto (c); Casal, Canelas, Tiago Gonçalves e Tiago (Zito, int); Àlvaro, Ricardo Ferreira e João Paulo; Marco Almeida, Lusinho e Dede. Treinador: Lima Pereira.

Golos: Luis Lopes 2 (1-0), Dede 59 (1-1)

Com várias e importantes baixas - Vouzela, Rui Santos, Baio, Bacari e Hélder Rodrigues – todos eles possíveis titulares nesta equipa, a inclusão de Canelas no onze titular foi, talvez, a grande surpresa do onze apresentado por Lima Pereira. De resto tudo como expectável Augusto na baliza, Casal a defesa direito, Tiago Gonçalves no centro da defesa, Tiago a defesa esquerdo, meio campo composto por Álvaro, João Paulo e Ricardo Ferreira, na frente nas alas Marco Almeida e Luisinho e ponta de lança Dede.
Pode-se mesmo dizer que o Académico entrou a perder neste campeonato já que logo aos dois minutos Luís Lopes, aproveitando a passividade de Canelas, abriu o marcador para os homens da casa. Foi o melhor que podia ter acontecido aos vice campeões do nosso distrito, um golo logo a abrir caiu como a sopa no mel à estratégia caseira.
Demorou imenso o Académico a reagir denotando muita falta de agressividade na procura de inverter o resultado só chegando à baliza contrária em lances de bola parada (cantos) que invariavelmente não levavam perigo à defensiva contrária. Ao minuto 22 Luisinho causou a primeira boa situação do encontro quando, da esquerda flectiu para o meio, e rematou com perigo à baliza canense. Volvidos quatro minutos, num excelente contra ataque academista, e naquela que para mim foi a melhor jogada de todo encontro Luisinho colocou Dede na cara do redes da casa mas o guineense com uma recepção de bola inenarrável perdeu uma situação de golo cantado. E foi o melhor que o Académico conseguiu fazer na primeira parte indo para o intervalo a perder. Injusto? Eles tiveram uma oportunidade e marcaram, nós não.
Na segunda parte o técnico academista fez a única alteração da partida, saiu Tiago entrou Zito. O Académico passou apenas a jogar com três defesas, Casal na direita, Canelas ao meio, Tiago Gonçalves na esquerda e Álvaro era o trinco que baixava. Zito foi fazer companhia a Dede.
Lima Pereira arriscou e quase petiscava no minuto inicial da etapa complementar mas Marco Almeida – claramente numa tarde sem inspiração – não conseguiu colocar a bola no fundo da baliza canense rematando torto quando podia fazer muito melhor. Estava dado o aviso, o Académico queria mesmo inverter a situação.
Dede, dois minutos antes de marcar o seu golo, dentro da área adversária ganhou boa posição rodopiou sobre si próprio e quando todos nos preparávamos para gritar golo a bola saiu fraca e fácil para as mãos do redes canense. Aos 59 minutos finalmente o golo do Académico. Canto da direita, há um primeiro desvio (Zito?) e Dede empurrou fácil para o golo do Académico. Pouco depois (62) João Paulo num livre directo atirou a rasar o poste adversário.
Depois do golo ainda havia muito tempo pela frente mas se na primeira parte faltou ao Académico agressividade em campo na segunda faltou, sobretudo, o talento para levar de vencida a equipa da casa. O Canas de Senhorim esteve bem perto do segundo golo por Dominique (64) mas a partir daí Académico manteve sempre o jogo num único sentido o da baliza do Canas. No entanto esse domínio era exercido mais com base no pontapé para as alas, “ignorando” sistematicamente os elementos do meio campo e sem ninguém que assumisse o jogo do Académico e só ao minuto 88, por Marco Almeida o Académico deu a sensação de poder marcar.
Mesmo tendo em conta todas as baixas academistas esperava-se mais deste Académico que perdeu hoje dois pontos por culpa própria. O Canas lutou com as armas que tinha e conseguiu um ponto que na minha opinião não mereciam, mas com o nosso mal podem eles bem.

Nota final: Paguei 7 € para ver este jogo e sinto-me “enganado” com o seguinte: desde o minuto dois – o do golo do Canas de Senhorim – que começou o anti jogo. Bola fora do terreno e imenso tempo para regressar uma nova bola ao jogo. Foi sempre assim durante todo encontro. A tudo isto respondeu o árbitro com um ridículo minuto de desconto na primeira parte e quatro na segunda. Afinal o “crime compensa”. De referir ainda o seguinte, aí por volta do minuto 50 um jogador do Canas de Senhorim (penso que o Dominique) saiu do terreno de jogo amparado pelos seus colegas. Quando se pensava que o jogador do Canas fosse substituído dada a gravidade da situação foi curiosa a sua reentrada em campo a correr!

José Carlos Ferreira, sócio 525 do AVFC

24 comentários:

Anónimo disse...

fraco, fraco, fraco. Contra a equipa mais acessível da série não ganhar não é nada bom prenúncio. É certo que faltaram alguns elementos, mas a equipa está bastante fraca. É preciso outra atitude.

domingo, 04 setembro, 2011
Anónimo disse...

Decepcionante!
Contra uma equipa que não consegue fazer três passes seguidos, um empate é deprimente e decepcionante.
Mais ainda porque é certo que todos os candidatos vão ganhar em Canas, seguramente.
Esperemos melhores dias, porque não se podem falhar as oportunidades da maneira que o Académico fez. Num cálculo por baixo e contando com uma eficácia de 30%, o Académico ganhava por 4-1. Assim, não! A equipa técnica tem de aumentar a aplicação e a garra da equipa, tem de dizer aos jogadores que jogar no Académico é especial! Não podemos tolerar a descompressão da equipa quando chegou ao empate, como se estivesse numa eliminatória e o empate chegasse! Faltou ambição, garra, espírito de conquista para arrancar para a vitória folgada! Isso é intolerável e não podemos aceitar!
O jogo passou, já está, nada há a fazer, mas fica aqui o aviso deste adepto que na época passada andou por todo o lado e esta se prepara para o mesmo: Se em algum momento verificar que se passa o mesmo que eu vi hoje, deixam de contar comigo nos estádios e campos por onde andarem, porque eu aceito qualquer resultado, mesmo derrotas, desde que os jogadores saiam de campo com a cabeça levantada e camisola suada! Isso, academistas, eu exijo, porque o Académico sempre jogou contra tudo e contra todos e nunca virou a cara à luta e só foi abatido cobardemente por manobras criminosas que ninguém quis investigar. Nunca em campo, olhos nos olhos! Aí, ganhando ou perdendo, sempre tivemos ORGULHO de sermos ACADEMISTAS!
Académico!
Lumago

domingo, 04 setembro, 2011
Anónimo disse...

Do "ZEROZERO":
Penalva Castelo 2-1 Bustelo
Sampedrense 0-0 Oliv. Frades
Sanjoanense 2-0 Oliv. Hospital
Avanca 1-1 Valecambrense
AD Nogueirense 0-0 Alba
Canas Senhorim 1-1 Ac. Viseu
1

AD Sanjoanense 3
2 Penalva Castelo 3
3 Valecambrense 1
4 Canas Senhorim 1
5 Ac. Viseu 1
6 Avanca 1
7 AD Nogueirense 1
8 Sampedrense 1
9 Oliv. Frades 1
10 Alba 1
11 Bustelo 0
12 Oliv. Hospital 0

domingo, 04 setembro, 2011
Anónimo disse...

É a jogarmos assim, que vamos subir? É preciso muito muito mais!

G.Moita

domingo, 04 setembro, 2011
Anónimo disse...

Envergonhado,foi desta forma que saí de Canas de Senhorim, jogaram com uma equipa que pratica um futebol dos distritais. Há jogadores no Académico que bricam com os associados, que lhe ajudam a pagar os ordenados e acompanham a equipa dentro e fora de casa. Depois é a eterna história que a cidade não ajuda. Comportem-se dentro de campo como homens, não passem uma imagem vergonhosa de miudos. Todos os anos a mesma coisa, já chega de desilusões. Há jogadores nesta equipa que não têm noção da honra que é vestir a camisola do Académico. Mais um jogo igual e deixo de ser associado. Basta, estou farto de meninos mercenários.

Teixeira

domingo, 04 setembro, 2011
Anónimo disse...

Estive em Canas e como bom Português e melhor Academista de imediato me apeteceu escrever e dizer aquilo que senti ao ver o jogo, mas pensei melhor, ponderei, esperei e só agora apresento o meu comentário, aqui vai.

O resultado é mau, a exibição foi pobre, mas ainda assim, o Académio não teve sorte, pois as oportunidades criadas chegavam e sobravam para ganhar o jogo, algo parecido com o Chipre-Portugal, em que a nossa seleção jogou mal, mas acabou por ganhar folgadamente.
Hoje, poderia ter acontecido o mesmo, ou seja, apesar de uma exibição longe do aceitável, o Académico poderia ter ganho o jogo, mas nem isso aconteceu, como costume ser hábito com o Académico, ou seja a falta de sorte costuma andar por perto e temos que afastar essa “maldição”.

O jogo e o campeonato começam com um golo sofrido, ou seja, sem que nada o justificasse, o Académico começa logo a perder, e claro, a jogar como se fosse em casa, com os adeptos, à Académio, isto é, impacientes, com jogadores novos, rotinas que não existem, etc., tudo contribuiu para que um jogo que seria de ganhar por 4 ou 5 se fosse arrastando com o Académico a perder.
A 1ª parte é má, mesmo muito má. Na 2ª parte o Académico melhorou bastante, ainda assim longe do que equipa e o seu treinador vão ser capazes de fazer, mas apesar das várias oportunidades criadas, a vitória não aconteceu, pois quase todas foram desperdiçadas.

A Arbitragem esteve bem, nada a dizer, exceto no tempo de compensação, 4 minutos, muito pouco para as constantes perdas de tempo da equipa da casa, que reconheceu a supremacia do Académcio e tudo tentou para não perder ou se possível perder por poucos, e acabou por empatar.
Esta equipa do Canas, ao contrário do que muitos afirmaram, não me parece ser a mais fraca da série e em Canas, até admito que possa gahar alguns jogos.

Luis Vouzela e Rui Santos fazem falta muita falta assim como o Baio.

Há que acreditar, trabalhar , dar tranquilidade à equipa, e já no próximo domingo, dar a volta ganhando em O. de Azeméis e passando à fase seguinte da Taça de Portugal, para eliminarmos o Sporting .

Força Académico,

Carlos Silva


* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 04 setembro, 2011
O Viseense disse...

Concordo genericamente com todos os comentários feitos até agora, mas devo reforçar que o nosso académico só não ganhou porque falhamos várias oportunidades de golo. Abos os guarda redes não fizeram uma única defesa digna desse registo, o que significa que os setores defensivos se superiorizaram aos setores atacantes e aqui devo salientar as exibições do Tiago Gonçalves e do Canelas, que, principalmente na 2ª parte, em que o Académico jogou com três defesas, estiveram sempre bem, tentando por várias iniciativas, empurrar a equipa para o meio campo adversário. Uma palavra de reconhecimento ao técnico Lima Pereira, que tudo fez para que a equipa ganhasse o jogo, arriscando o que, em meu entender, havia para arriscar, "pondo toda a carne no assador" como costuma dizer-se.
Pereira de Sousa

domingo, 04 setembro, 2011
Anónimo disse...

devem pensar que vai ser um passeio. Não respeitar o adversário, falta de humildade, atitude passiva têm que ser varridos. A superioridade demonstra-se em campo. Assim não vamos lá...

domingo, 04 setembro, 2011
José Carlos Ferreira disse...

Relembrar que este blogue é feito por academistas para academistas.

domingo, 04 setembro, 2011
Anónimo disse...

Sou adepto e sócio do GDR de Canas de Senhorim e reconheço com humildade que o Académico de Viseu foi superior. O empate premeia a vontade e a garra daquela juventude humilde que trabalhou muito até à exaustão. O GDR fez o jogo dele, com as armas que tem e foi um jogo honesto. O objetivo deste grupo não é o mesmo que o do AV e estão na nacional por convite, facto que marcou intensamente o inicio de época. A falta de pernas deve-se a isso, ao arranque tardio da época e da preparação. Mas pelo que vi hoje e quando os problemas de alguns jogadores estiverem resolvidos, seguramente que não será fácil ganhar jogos em Canas. Hoje faltou o Simão (capitão) expulso em Chaves, o Filipe Figueiredo (lesionado) o TóJó (ex Penalva).

Saudações desportivas e boa sorte para o Tiago (ex GDR) e Helder Rodrigues (ex SP Covilhã) e formado nbas escolas do GDR.

domingo, 04 setembro, 2011
Anónimo disse...

Começa o desfile do escárnio e mal dizer, do "deitar" abaixo, e do desacreditar a equipa. E o campeonato está só na sua primeira jornada...!
Se eu fosse jogador do clube, diria: adeptos? Não, obrigado! Puxa, com "amigos" destes, quem precisa de "inimigos"?
Por isso é que cada vez mais me convenço que apenas temos o que merecemos.
Força Académico...eu acredito, sempre!!!
C Ferreira
Toronto

segunda-feira, 05 setembro, 2011
Anónimo disse...

Como resposta ao socio do Canas, digo que a unica coisa que vi, foi 92 minutos de anti-jogo nos 94 jogados. Isto com o arbitro a pactuar, veja-se os apenas 4 minutos de desconto e o nº de cartões amarelos mostrados. o v/ GR quando levou o amarelo já devia estar a ver o vermelho. No entanto eles não tem culpa que o Académico nada tivesse jogado. Quando não ganhamos a esta equipa...

segunda-feira, 05 setembro, 2011
Joao Monteiro disse...

Faltaram jogadores importantes e indiscutíveis no jogo de ontem. Vamos acreditar que o caminho para o sucesso está a ser bem trabalhado. O resultado não foi bom, é um facto. A equipa deveria ter jogado melhor, sem dúvida. Mas vamos acreditar, vamos estar todos do mesmo lado. Vamos já fazer uma "graçinha" para a taça e surpreender o Oliveirense. Vamos lutar, vamos para a guerra. Os combates só se ganham lá dentro. Eu acredito!

segunda-feira, 05 setembro, 2011
Joao Marques disse...

Mesmo sendo de Canas de Senhorim, sempre tive pelo CAF enorme simpatia tendo nos seus tempos áureos acompanhado quase todos os seus jogos no Fontelo.
Estou por isso à vontade para vos dizer que aquilo que acusam de anti-jogo, não é nada que o glorioso CAF nos jogos com os poderosos já não tivesse feito e que fará quando disso necessitar, como nos grande campeonatos todos fazem. Cabe ao árbitro julgá-lo e não aos espectadores e, por isso, não acusem o GDR.
Não vi o jogo por estar fora mas, sinceramente, contava que o meu Canas aproveitasse a falta de entrosamento e nervosismo de um candidato à subida, normal do primeiro jogo, para fazer um bom resultado, como aconteceu.
A nossa equipa foi preparada para um campeonato distrital tranquilo e não para a manutenção na terceira divisão e por isso, não há grandes exigências. Apenas a dignificação do clube e, segundo me dizem foi o que aconteceu.
Incentivem os vossos jogadores (dois deles formados em Canas e a quem mando um abraço) e não os insultem, só porque um jogo não lhes correu da forma que pretendiam.
Chamam o Canas de “equipa fraca” mas colocam o CAF ao mesmo nível já que não conseguiu vencer e isso não é nada motivador para quem quer subir.
Força Canas!
Força Académico!
E porque não? Força Sampedrense, Penalva e Oliveira de Frades. O distrito de Viseu só tem a ganhar!
JM

segunda-feira, 05 setembro, 2011
José Carlos Ferreira disse...

Critiquei o anti jogo e vou o ciriticar sempre. Aliás já critiquei o anti jogo do Académico por algumas vezes. Deixo um exemplo:


- Com o Académico em vantagem do banco de suplentes vieram duas bolas para o relvado quando o jogo estava a decorrer. Não sei quem ordenou, não sei quem mandou as ditas bolas mas o gesto foi muito feio. Espero que na última jornada que ninguém nos faça o que se fez hoje no Fontelo. Na minha opinião foi, repito, feio.

http://a-magia-do-futebol.blogspot.com/2010/04/ac-viseu-fc-1-0-electrico-fc.html´

Como vê faço-o para os dois lados. Acho uma enorme falta de respeito por quem paga o bilhete.

segunda-feira, 05 setembro, 2011
ViseuSempre disse...

estive em canas e passo a dar a minha opinião:
O académico teve a infelicidade de sofrer um golo aos 2 minutos e ter de correr a trás do adversário. Tornou o jogo mais difícil, isto aliado a uma ma 1ªparte criou ansiedade nos nossos jogadores. tb de referir o anti-jogo por parte da equipa de canas! na 2ª parte foi dominada por nos mas apenas conseguimos fazer um golo! falta de sorte, falta de cabeça, falta de serenidade, no fundo acho que foi um pouco de cada. Para mim menos bem teve o alvaro quando se precisava que ele viesse buscar e distribuir jogo, a que os dois interiores estavam mais avançados no terreno, não o consegui fazer, no golo podem pensar que estou maluco mas tb acho que a culpa e dele ja que o canelas acompanha o avançado a linha e a compensação que ele faz esta mal feita ja que esta a baliza o autor do golo e ele (estava nas costas do avançado), o augusto falhou no jogo de pés, marco almeida teve desinspirado não saia nada bem assim como o joao paulo. O dede fez o golo e nada mais!


Espero que no proximo domingo ai sim com um potencial candidato uma resposta a serio.

A equipa do canas n querendo dizer mal acho que nao tem argumentos para a 3ªDivisao, na minha opiniao muito fraca defensivamente salva-se o joao, o meio campo n apareceu, na frente um bom avançado e nada mais, mas como sao do destrito boa sorte para esta primeira aventura no campeonato nacional.

segunda-feira, 05 setembro, 2011
Anónimo disse...

Ninguem está a culpabilizar o Canas. Apenas o Sr. Arbitro, que foi compadecente. Eu culpo antes o Académico, que não teve atitude ganhadora. Futebol sem chama nem brilho, muito previsivel, meio campo sem capacidade de pegar no jogo, defesa a cometer algumas fifias(não sei porque se faz a pre-epoca com Calico e depois joga Canelas!!!). A juntar a isto um técnico muito pouco motivador da equipa, dando a ideia que o resultado interessava. Não ganhando a estes ganhamos a quem?? O Canas foi uma equipa que fez aquilo que lhe interessava, nós é que não tivemos capacidade para os vencer.

segunda-feira, 05 setembro, 2011
Anónimo disse...

Sei que não é o sítio mais apropriado para deixar este link mas cá vai http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1510558 . Vamos Equipa! Vamos demonstrar dentro de campo que é possível fazer melhor!

O projecto que vem na notícia tem de ser uma realidade!

Eu ACREDITO!
--FP

segunda-feira, 05 setembro, 2011
Anónimo disse...

nÃO serve de desculpa dizer que faltaram jogadores influentes porque quem jogou tem capacidades de ser titular no académico, para jogar os que faltaram tiravam quem? para já é uma falta de respeito para quem jogou...fazem todos falta.Se no académico faltou rui santos, bacari, baio ja no canas faltou filipe figueiredo, tojó e simão e até digo mais com o orçamento de uma e de outra penso que terá feito mais falta os jogadores ao canas do que ao académico.

segunda-feira, 05 setembro, 2011
Anónimo disse...

Afinal são adeptos do Academico ou são infiltrados(anti-academico) que minam aqui os comentários?
Deixem-se disso meus amigos!
E só dou um pequeno exemplo!
O Benfica que é o Benfica, tambem empatou no primeiro jogo do campeonato com uma equipa claramente mais fraca e não viram os adeptos a insultar ninguém, nem a proclamarem o fim do mundo...Mais uma vez,só o faz e diz quem tem segundas intenções!!E por ai se vê e muito bem, que não são verdadeiros academistas!
Forca Academico!

terça-feira, 06 setembro, 2011
José Carlos Ferreira disse...

Li todos os comentários que aqui estão. Não os aprovei todos porque esse é um trabalho de 3 pessoas. Existem aqui alguns comentários que se fosse eu a aprová-los não veriam a luz do dia mas, como disse, este é o trabalho de 3 pessoas eles respeitam a minha opinião eu respeito a deles mesmo que não concordemos em alguns aspectos.
Agora não venham para aqui dizer que os adeptos do benfica são melhores do que o Académico. Em primeiro lugar porque não está aqui nenhum insulto a jogadores do Académico e em segundo lugar A ESMAGADORA MAIORIA dos adeptos do benfica com quem me cruzei, depois desse empate, tratavam os jogadores do benfica de filhos de uma senhora menor para cima. E não se lembra das “esperas” da época passada. Os adeptos do Académico não são piores do que os outros, são bem melhores!
Todas as críticas que aqui se lêem foram ouvidas nas bancadas no domingo. Esta gente tem que ser acarinhada porque são eles que seguem o Académico para todo o lado. São eles que pagam os bilhetes de época e que são eles que dão balúrdios – 7€ é um balúrdio para o espectáculo apresentado – para verem jogadores do Académico fora não contando com o combustível que como sabem está baratinho.
Estes são os verdadeiros adeptos, aqueles que criticam mas que estão lá sempre. Os verdadeiros academistas não são aqueles que à primeira contrariedade fogem e depois vêm para aqui a querer passear a sua superioridade moral.

terça-feira, 06 setembro, 2011
Anónimo disse...

Sr José Carlos Ferreira, penso não ter entendido o meu comentário! Em algum momento disse que os adeptos do benfica são melhores adeptos que os do academico!Depois quando me referi a insultos a jogadores do academico, não me referia a nenhum comentário aqui presente mas em plenos jogos! Aliás, até concordo consigo, ser adepto do academico é bastante diferente do que ser adepto do Porto,Sporting ou Benfica e para melhor!Uma vez li aqui uma frase,o pagar do bilhete não dá direito a tudo!O que quis transmitir foi: o campeonato só agora começou!E para chegarmos ao objectivo final só com a ajuda de todos!Só isso!Espero que agora seja composto o suposto mal entendido. Obrigado! e mais uma vez Força Académico!

terça-feira, 06 setembro, 2011
®efeneto disse...

Saudações.
Sou Fernando Neto, secretario do GDR Canas de Senhorim e venho por este meio já que é um espaço dos adeptos de Académico desejar toda a sorte no vosso compromisso para a Taça de Portugal. Por vezes o resultado não interessa quando existe uma diferença de divisões e orçamentos mas por certo que irão honrar o futebol do nosso distrito. Boa sorte e já agora se não for pedir muito poderiam ganhar por 2 a zero com golos dos meus miúdos Helder e Tiaguito pois para alem de secretario sou tambem das camadas jovens...boa sorte

sábado, 10 setembro, 2011
®efeneto disse...

Saudações.
Sou Fernando Neto, secretario do GDR Canas de Senhorim e venho por este meio já que é um espaço dos adeptos de Académico desejar toda a sorte no vosso compromisso para a Taça de Portugal. Por vezes o resultado não interessa quando existe uma diferença de divisões e orçamentos mas por certo que irão honrar o futebol do nosso distrito. Boa sorte e já agora se não for pedir muito poderiam ganhar por 2 a zero com golos dos meus miúdos Helder e Tiaguito pois para alem de secretario sou tambem das camadas jovens...boa sorte

sábado, 10 setembro, 2011