sábado, setembro 17, 2011

Recordar: Ac. Viseu 1-0 Académico Coimbra

Estádio do Fontelo, 17 de Setembro de 1978

4ª Jornada da I Divisão 78/79

Árbitro: Mário Luís (Santarém)

Académico de Viseu: Vaz (c); Fred, (Pelezinho, 62), Nado, José Freixo, Chico Santos, Penteado, Brandão, Rachão (Basto, 62), Albasini, Joaquim Rocha e Paulista. Treinador: Mário Morais.

Académico de Coimbra: Hélder, Brasfemes (Caetano, 75), Rui Rodrigues, Vítor Manuel, Martinho, Gervásio (c), Camilo, Aquiles, Gregório, Nicolau e Freitas. Treinador: Juca.

Golo: Joaquim Rocha 43 (1-0)

Esta é uma data que nenhum academista que se preze devia desconhecer. Faz hoje precisamente 33 anos que o Académico alcançou a primeira vitória de sempre na I Divisão.

7 comentários:

nuno.costa@vis.pt disse...

Presumo que seja Académica e não Académico de Coimbra, certo? É que está errado no título e na constituição das equipas.
Ainda assim, sem dúvida, data histórica para o Académico.

sexta-feira, 17 setembro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Não Nuno é mesmo Académico! Nesta altura a Académica de Coimbra designava-se Académico e foi assim durante algumas épocas. Não consigo é explicar porquê.

sexta-feira, 17 setembro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

A Wikipédia explica:

A casa-mãe, a AAC, foi fundada em 1876, resultando da fusão entre o Clube Atlético de Coimbra, fundado em 1861, e a Academia Dramática, fundada em 1837. A sua Secção de Futebol foi a vencedora da primeira edição da Taça de Portugal, no ano de 1939. No entanto, em 1974 a AAC extinguiu o seu futebol profissional. Foi aí que surgiu o Clube Académico de Coimbra (CAC) que, mesmo usando um nome diferente, um símbolo diferente, e uma estrutura associativa diferente, conseguiu assumir a posição da extinta equipa de futebol da Académica na 1ª Divisão. Em 1984 foi então criado o Organismo Autónomo de Futebol (AAC–OAF), numa tentativa de reaproximação à casa-mãe, voltando a aparecer com o mesmo nome e símbolo da Académica.

sexta-feira, 17 setembro, 2010
nuno.costa@vis.pt disse...

Desconhecia totalmente esta situação. Pelo que entendi do texto que transcreveu da Wikipédia, em 1978 a Académica estava numa fase que veio a durar 10 anos, na qual se chamou Académico!
As coisas que se aprendem!
Muito obrigado, caro "Rodrigo", pela explicação.

sábado, 18 setembro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

José Carlos Ferreira é o meu nome o Rodrigo é a pessoa mais importante da minha vida em igualdade com a Camila!

sábado, 18 setembro, 2010
nuno.costa@vis.pt disse...

Então "ogirdoR" é uma homenagem a outra pessoa (filho, talvez?)! Pensei que o Rodrigo fosse você mesmo.
Sendo assim, muitas felicidades para o seu Rodrigo e para a sua Camila. E para o caro José Carlos também, já agora!

sábado, 18 setembro, 2010
Anónimo disse...

Segundo sei, fruto daquilo que fui lendo, a Académica de Coimbra - AAC era constituida essencialmente por estudantes da sua Universidade. Quando se deu a profissionalização do futebol em Portugal, houve uma mudança no Clube e surgiu o Académico de Coimbra, agora com jogadores profissionalizados. Na década de oitenta, o símbolo e o nome do Clube voltaram aos iniciais.

Com isto, aborreço-me quando as pessoas se referem ao meu CLUBE DO CORAÇÃO como Académica de Viseu... Eu logo explico que o Académico de Viseu nunca se chamou Académica mas, por sua vez, a Académica de Coimbra teve o nome Académico por alguns anos...

Posto isto, resta-me desejar que com o apoio de todos o Académico de Viseu Futebol Clube recupere a sua mística, faça as pazes com os adeptos, e já agora com a comunicação social, lute com bravura em campo para que daqui a alguns anos voltemos às divisões de topo. É o meu desejo.

Saudações,
Américo Pinto

terça-feira, 21 setembro, 2010