domingo, abril 10, 2011

Ac. Viseu FC 3-0 Riachense

Estádio Municipal do Fontelo, 10 de Abril de 2011 3ª Jornada da Fase de Subida Árbitro: Sandro Soares (Leiria) Ac. Viseu: Augusto; Casal, Jonas, Tiago Gonçalves e Marcelo Henrique; Vouzela, Álvaro, Ricardo e Éverson (Cabido, 90+2); Luisinho (Pedro Costa, 79) e Zé Bastos (Luís Miguel, 61). Treinador: Manuel Matias. Riachense: Rui Galrinho, Gonçalo Fernandes, Luís Carlos (Pedro Galrinho, 25), Saúl, Bruno Lemos, Carioca, Miguel Luz (Murcela, 69), Paulito, Emerson, Santana e Moita (Rafa, 71). Treinador: Fernando Costa. Golos: Jonas 18 (1-0), Luís Miguel 66 (2-0), Éverson 73 (3-0)

O Académico de Viseu venceu estar tarde o Riachense por claros, e inequívocos, 3-0 e subiu para a segunda posição da tabela, uma das duas que dão acesso à subida à II Divisão Nacional. Entrou bem o Académico a pressionar bem alto, a jogar rápido e a acercar-se com muito perigo da baliza da turma do concelho de Torres Novas. Antes do golo inaugural, autoria de Tiago Jonas, já o árbitro havia anulado um golo por fora de jogo – bem anulado diga-se – e já Tiago Gonçalves havia acertado no poste da baliza forasteira. O golo de Jonas, um pouco antes da vintena de minutos, era o corolário lógico do que se estava a passar no bem tratado relvado do Estádio do Fontelo.

A turma de Riachos com o passar do tempo reagiu, ameaçou a baliza academista, mas quase sempre fruto de algumas infantilidades defensivas – que irritaram sobremaneira Manuel Matias -, brincadeiras que podiam ter saído caro. O momento alto do Riachense esteve nos pés de Santana que, com a baliza escancarada, acertou no poste quando toda a gente no Estádio esperava o golo do empate. Foi também aí o “canto do cisne” da turma forasteira que não mais esteve tão perto do golo. Ao intervalo o 1-0 espelhava com clareza o que se passava em Viseu.

Se, me parece ser verdadeira a afirmação que o Académico de Viseu não teve uma entrada na segunda parte tão forte como na primeira, foram sempre os comandados por Manuel Matias que estiveram por cima na partida. Num contra ataque academista, conduzido por Casal, Luisinho esteve perto do golo depois de uma grande defesa do “redes” de Riachos a remate de Ricardo, com a bola a sobrar para Luisinho e quando todos nós pensávamos que a bola ia acabar no fundo das redes, para 2-0, a bola saiu ao lado. Lance em que ficou bem patente a falta de inspiração do 10 academista na tarde de hoje.

Se houve falta de inspiração de Luisinho essa, a inspiração, não faltou a Éverson. Já com Luís Miguel em campo e numa fase de grande ascendente academista, após canto de Ricardo, Éverson desviou ao primeiro poste, a bola, aparentemente, dirigia-se já para as redes adversárias mas Luís Miguel, claramente em jogo, desviou de cabeça. Era o 2-0 de autoria de um proscrito e a certeza, quase absoluta, de que a vitória academista já não fugiria. De quase certeza, a absoluta certeza, veio o terceiro golo academista. Éverson – autor dos passes para os dois primeiros golos – do meio da rua arrancou um pontapé magnífico levando a bola a bater na trave e a descer para lá da linha de golo. Um golo que valeu o valor do bilhete!

Vitória clara da melhor equipa em campo! Melhor em campo: Éverson


José Carlos Ferreira, sócio 525 do AVFC

17 comentários:

Anónimo disse...

Resultados finais:

Ac. Viseu-Riachense 3-0

Oliv. Bairro-Monsanto 0-1

Nogueirense-Sourense 1-1

Classificação:

Monsanto-29
Ac. Viseu-25
Nogueirense-24
Oliv. Bairro-23
Riachense-23
Sourense-19

Já estamos nos lugares de subida. Não perder fora e ganhar em casa é meio caminho andado...
Uma das melhores exibições da época.

Abraços a todos os academistas.

Força Académico.

Paulo Bispo da Costa

domingo, 10 abril, 2011
Isaías disse...

Acabei por não conseguir ir ao jogo, mas estive sempre atento ao que se passou. Muito bem Académico!!! Não te dou os parabéns, porque espero guardá-los para quando subires de divisão.

domingo, 10 abril, 2011
Anónimo disse...

Grande Académico de Viseu! Que alegria já estarmos nos lugares de subida. Temos de acreditar até ao fim.

Para as pessoas que foram ao Fontelo, qual a estimativa do número de espectadores?

Académico de Viseu, SEMPRE!
Rumo à II Divisão!

domingo, 10 abril, 2011
jose costa disse...

parabens aos atletas, e ao treinador, parece outra equipe, joga de uma maneira alegre, a cidade começa a acordar, porque hoje ja havia mais gente no fontelo, espero esta altitude nos leva a subida.

domingo, 10 abril, 2011
Anónimo disse...

Excelente resultado, bom ambiente, excelente atitude. O Académico renasceu e agora temos que alimentar esta onda. A iniciativa dos bilhetes a preços reduzidos produziu efeito e hoje esteve muito mais gente no Fontelo, ainda longe do desejável, mas ainda assim , bem melhor. Talvez mais de um milhar de pessoas, hoje, no Fontelo.

O Estádio é enorme e hoje tinha gente em todos os sectores, excepto no topo norte, algo que já não aocntecia há muito tempo.

Com esta vitória entramos, em definitvo, nos lugares da subida e agora só temos que olhar para cima e já no próximo Domingo, ganhar novamente para termos o 1º lugar como objectivo. Um autocarro cheio de Academistas seria o ideal para solidificarmos esta série de bons resultados.

Manuel Matias, trouxe em motivação, algo que até aqui nenhum treinador tinha conseguido, depois do resnascimento do Académico, há 5 anos.

O Público está com a equipa e com o seu treinador, algo que não acontecia, desta forma, há bastante tempo.

E a verdade é esta, Manuel MAtias, chegou, teve alguma sorte, é verdade, mas em 4 jogos colocou-nos na rota da subida, algo que para muitos já não seria possível esta época.

Não vamos embandeirar em arco, vamos assim acreditar que somos o Académico, um clube especial, com um massa associativa e especialmente adepta, também ela especial, e que com a nossa Força, o nosso Apoio vamos conseguir a Subida de Divisão.

um referência especial para Luis VOuzela, um poço de energia, de atitude. Um exemplo. Luís Vouzela joga e faz jogar, corre e faz correr. A par de Leal, João Luís, Luis Vouzela, tem o seu lugar assegurado no coração dos Academistas como um dos melhores de sempre que passou pelo Fontelo.

Everson marca um golo do outro mundo, só comparável em qualidade ao de Rui Santos aquando da última subida, mas mais parecido com o de Rui Costa contra a Inglaterra.

Na impossibilidade de ter aqui o vídeo do golo de Everson, deixo o link para o golo de Rui Costa, nesse jogo pois foi muito parecido!

http://www.youtube.com/watch?v=_aiyISlVw28

Rumo à Subida!

Força Académico.

Carlos Silva

P.S. A equipa está jogar bem, mas todos somos precisos para ajudar. Qual a situação de Rui Santos e Marco Almeida?

domingo, 10 abril, 2011
Anónimo disse...

Sou mau a fazer estimativas mas posso dizer que já vi muitos jogos e esta foi sem duvida uma boa casa e mais, houve APOIO!!!

Grande jogo, defesa segura (o Casal nem parecia o mesmo, que mudança...), meio campo unido, deita a baixo quando é preciso, sem inventar, nunca perdemos o meio. Depois na frente, Luizinho nem vale a pena comentar... que classe, Zé Bastos está claramente fora de forma e parece que anda mesmo meio lesionado, e depois Everson, ai Everson... ainda me lembro daquele golo de bicicleta no Fontelo, parece que está de volta, saltou, correu, não se agarrou à bola e aquele golo meu Deus, a convicção com que partiu pra bola prendeu logo a atenção... grande pontapé.

CARREGA ACADÉMICOOOO!

domingo, 10 abril, 2011
Anónimo disse...

Carlos Silva, no fim do jogo vi o Rui Santos quando estava a ir para o carro, estava aparentemente normal, a caminhar bem, o que não quer dizer que já posso competir, mas também já ouvi dizer que começou a semana passa a correr.

domingo, 10 abril, 2011
Anónimo disse...

Ah e o golo do Everson foi muito parecido sim senhora, mas mais no centro e uns metros mais a trás :)

domingo, 10 abril, 2011
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Vi o Rui Santos de fato de treino. Não sei dizer se isso quer dizer que foi convocado.

Não há imagens do segundo golo mas há do terceiro. Amanhã coloco.

domingo, 10 abril, 2011
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Enganei-me queria dizer que não há do terceiro mas há do segundo!

domingo, 10 abril, 2011
Anónimo disse...

Orgidor, percebo que não haja do terceiro, pois foi tudo demasiado rápido, inesperado e muito bem executado! Nem deu tempo de gravar :-)

Golo estrondoso, do melhor que se viu no Fontelo!

Grande tarde, grande ambiente, tempo magnífico, relva excelente, público e equipa com garra e determinação. Em suma, um cheirinho ao velho e longínquo Académcio que queremos e começamos a ter de volta.

Vamos respeitar todos os adversários pois esta série é muito muito equilibrada e todas estas 5 equipas que nos acompanham sabem jogar Futebol. Muito organizadas, com boa posse de bola, muito competitivas. Tal como escrevi, aqui, na última jornada, o Sourense que parece fora da luta, tem uma boa equipa e é muito dificil de bater. O empate em Soure foi, como referi, na altura, um resultado aceitável.

Vamos respeitar todos os adversários, vamos exigir, arbitragens isentas, que têm acontecido, excepto na 1ª jornada e vamos alimentar esta onda de Academismo de forma a crescermos como CLube para irmos como queremos mais e mais, muito mais além.

Carlos Silva

domingo, 10 abril, 2011
Anónimo disse...

Manuel Matias veio acrescentar, disciplina,atitude, seriedade e maturidade a um grupo de trabalho que afinal parece ter qualidade. Sem querer regressar ao passado, fica aqui mais do que provado, qual menino Futre que nem falar sabe e um dia quis ser treinador de futebol e acabou na distrital. Ou lembrar o amigo Paulo Gomes que quando viu o rabo a arder, pôs-se a fresco não fosse por lá o clube descer. Força Mister Manuel Matias o futebol do nosso clube mudou, não nos deixe ficar mal. Eu acredito em si.

segunda-feira, 11 abril, 2011
Anónimo disse...

O Rui santos estava de facto convocado, mas acabou excluído dos 18, talvez, com mais 1 semana de trabalho, possa já entrar nos eleitos no próximo jogo, e bem que a equipa precisa.

segunda-feira, 11 abril, 2011
Anónimo disse...

Gostei de ver o meu Académico vencer por 3 a 0. O importante, utilizando as palavras do anónimo a cima, é continuarmos com a mesma seriedade e atitude, que era algo que andava arredado desde à muito do nosso clube. Já agora, só para acrescentar um pouco às palavras que o anónimo acima refere, deixem-me desabafar o seguinte: A passagem do Futre e do Paulo Gomes pelo Académico de Viseu, fazem-me lembrar a história do Burro e do Cigano (com o olho num e no outro), agora vejam se conseguem adivinhar qual deles é o Burro e qual deles é o Cigano.

Força Académico

segunda-feira, 11 abril, 2011
Anónimo disse...

Sr Anónimo que está aqui só para "mandar abaixo" o prof. João Paulo e o Paulo Gomes (leia-se José Alberto):

tenha mais nível no que escreve, fica-lhe mal este tipo de atitudes. se estava descontente com a prestação destes senhores, e se fosse homemzinho, ia ter com eles e explicava o porquê das suas razões, e estou certo que, pela educação e postura que ambos têm, eles iam saber ouvi-lo(se bem que vozes de burro não chegam ao céu).

Mas tanta aclamação ao Matias, quando o bom era o João Bento? pronto, já entendi que as suas opiniões mudam consoante as marés...

um conselho amigo que lhe dou, saia do bunker, mude a atitude e seja mais sério... é que assim, pode ser que lhe comecem a dar mais credibilidade, pois, já ninguém o leva a sério... chega a ser patético e ridículo...

e para bem do académico, deixe de ser tão cola e tão lapa do presidente. é que ser-se academista é sentir-se o académico. é viver-se POSITIVAMENTE o académico e não pedir dinheiro (leia-se esmola) quando o convidam para moderador de uma acção de formação que as camadas jovens do académico promoveram há tempos...

quem já não se lembra, dos preços absurdos que tentou "cravar" aos verdadeiros academistas, com a sua gravação video do jogo da subida, há 2 anos? ser VERDADEIRO ACADEMISTA, não é isto...

SEJAM POSITIVOS, não só no apoio, mas também na opinião. de certo, que só seguido este caminho, podemos crescer... Força Académico...

José Pedro Rebelo (sócio 97)

segunda-feira, 11 abril, 2011
Anónimo disse...

Quando souberem alguma coisa sobre o jogo de Domingo publiquem se faz favor.

terça-feira, 12 abril, 2011
Anónimo disse...

O jogo é sábado

terça-feira, 12 abril, 2011