quarta-feira, março 18, 2009

Jogos inesquecíveis: Sporting 5 Manchester United 0

A 18 de Março de 1964, passaram 45 anos, o Sporting escreveu uma das páginas mais brilhantes da sua história no que ao futebol diz respeito: goleou em casa o Manchester United por 5-0 depois de ter perdido na primeira mão por 4-1 e seguiu deste modo em frente na Taça das Taças.
O Estádio José de Alvalade estava a arrebentar pelas costuras, o público estava entusiasmado pois iria ver ao vivo as estrelas inglesas. Pelo lado dos jogadores a fé não era muita como Alexandre Batista confirmou no livro “Taça das Taças”. Aquilo que mais parecia um sonho, a passagem, começou a ganhar forma logo aos dois minutos quando Osvaldo Silva marcou de grande penalidade para o Sporting. Aos 12 minutos o mesmo jogador em jogada individual aumentava para 2-0. Ainda houve tempo para o árbitro anular um terceiro golo aos sportinguistas por pretenso uso da mão. Os ingleses ainda assustaram quando remataram ao poste da baliza defendida por Carvalho. Ao intervalo o Sporting vencia por 2-0 mas era preciso mais um golo para, pelo menos, empatar a eliminatória.
Geo aos 47 minutos fazia o 3-0 e empatava a eliminatória era o delírio em Alvalade. Aos 52 minutos Geo serviu João Morais e este fez o 4-0, o sonho estava cada vez mais perto de se tornar realidade. Aos 54 minutos Osvaldo Silva num livre muito distante da baliza do Manchester United fez o 5-0, o golo do delírio completo. Com meia hora ainda por jogar o resultado não se alterou e o Sporting construía mais uma página de ouro para o seu historial. As equipas alinharam da seguinte forma:

Sporting: Carvalho; Pedro Gomes e Hilário; Fernando Mendes (c), Alexandre Baptista e José Carlos; Figueiredo, Osvaldo Silva, Mascarenhas, Geo e João Morais. Treinador: Anselmo Fernandez.

Manchester United: Gaskell, Brennan, Dunne, Crerand, Foulkes, Setters, Herd, Chisnall, Bobby Charlton, Law (c) e Georg Best. Treinador: Matt Busby.

0 comentários: