sexta-feira, março 13, 2009

Campeões do Sporting: Osvaldo Silva

Nome: Osvaldo da Silva
Data de nascimento: 13/03/1934
Naturalidade: Belo Horizonte – Brasil
Posição: Avançado
Épocas: 4 (62/66)
Total de jogos no Sporting: 111
Golos: 41
Títulos: 1 Taça das Taças, 1 campeonato nacional, 1 taça de Portugal

Quando chegou a Alvalade já tinha sido campeão (pelo FC Porto) e ganho a Taça de Portugal (FC Porto e Leixões). Era um jogador com prestígio no Brasil e, não obstante estar com 28 anos, o treinador Juca não olhou para trás quando percebeu que era possível contratá-lo, em 1962. Era um craque fabuloso, intuitivo, rápido, bom driblador, apto a alimentar o jogo associado mas também a assinar quadros solitários que resolviam os problemas mais delicados. Manteve intactos os pressupostos durante as quatro épocas em que representou o Sporting, sinal de que nem a fronteira dos 30 anos lhe diminuiu a capacidade para alimentar um talento único reconhecido por todos mas, principalmente pelos seus companheiros de equipa.
Osvaldo Silva efectuou apenas 73 jogos a contar para a I Divisão, acompanhados por 26 golos, de um total se 111 partidas e 41 golos no universo de todos os embates oficiais efectuados ao serviço do clube. Sem perder hábitos ganhadores, despediu-se como jogador leonino com um título nacional, uma Taça de Portugal e uma Taça das Taças, na qual desempenhou o papel de estrela maior da campanha.
A lenda de Osvaldo Silva como grande craque do Sporting tem forte incidência na decisiva participação na campanha europeia de 1963/64. Não foi jogador de uma ou duas noites, mas para alimentar o mito eterno muito contribuíram dois embates marcantes: a 18 de Março de 1964, fez 3 dos 5 golos com o Sporting esmagou o Manchester United – quartos - de –final ; a 5 de Maio, no terceiro jogo da meia – final, com os franceses do Lyon, marcou o golo que fez o resultado e colocou o Sporting na grande decisão de Antuérpia. Simplesmente inesquecível.

In centenário do Sporting/Record

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi também treinador-jogador do Académico e brilhou a grande altura, apesar da idade. Jogador fabuloso!

LUMAGO

sábado, 14 março, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

É verdade sim senhor. No fim do post clicando na etiqueta "Osvaldo Silva" vê-se isso mesmo.

sábado, 14 março, 2009
Anónimo disse...

Tirava as botas e acaba sempre o treino a chutar descalço aos guarda-redes!

FAC

domingo, 15 março, 2009