Recordar: Louletano 1-2 Académico


Estádio Municipal de Loulé

10ª Jornada da Liga de Honra 90/91

Árbitro: Alexandre Morgado (Porto); Ferreira Aleixo e José Arnaldo


Louletano: Carlos Pereira; Nilton, Dias, Luís Carlos e Serrinho; Gomes (Carlos Ferreira, 37), Paulo Ribeiro, Henrique e Marcelo (Pinto, 65), João Cláudio e Tó Manel. Treinador: Luís Flávio.

Académico de Viseu: Paulo Renato; Carlos Manuel, José Duarte, Perduv e Albuquerque; Falica (João, 72), João Manuel, Zé Nando e Resende; José da Rocha e Alain (Herbert, 89). Treinador: José Rachão

Golos: Resende 13 (0-1), Henrique 65 g.p. (1-1), Carlos Ferreira 75 p.b. (1-2)
Ler Texto Completo

F.F. - o melhor academista!

F. Ferreira – 4 – O melhor do Académico. Esteve muito bem, muito regular ao longo de todo o jogo. Fez assistência do segundo golo. Executou de forma quase perfeita as bolas paradas, sendo que num dos cantos a bola foi mesmo ao poste da baliza de M. Santos. Na segunda metade, foi ele que pegou na equipa, mesmo quando as forças já estavam a desaparecer.

Rui Marcos – 3 – Esteve tranquilo ao longo de todo o jogo. Sem culpas nos dois golos.

Ruben – 2,5 – Foi o primeiro sacrificado, não comprometeu, exceptuando numa ocasião, em que falhou o tempo de salto, e colocou o adversário em boa posição.

Tiago – 3,5 – Esteve francamente bem, perante opositores de peso.

Jonas – 3,5 – Podia ter dado a vitória ao Académico no ultimo segundo, que pena. Defensivamente esteve a grande nível, tendo sido apenas ultrapassado no lance do primeiro golo do Mafra. Fez um corte excepcional, quando um adversário podia ficar isolado.

Marcelo – 3,5 – Muito lutador, e muito capaz na sua posição. Fez o primeiro golo do Académico e por pouco não marcou no último segundo de livre directo, fazendo a bola embater no travessão.

Calico – 3 – Cumpriu bem o papel de trinco, com a sua garra e determinação habitual, perante opositores bastante altos e tecnicistas. Acabou o jogo esgotado fisicamente.

M. Almeida – 2,5 – Algo discreto do jogo. Batalhador e aguerrido, essas características ninguém lhas tira. Teve algumas dificuldades na posição de defesa direito, dado que o opositor só era o melhor do Mafra, Zhang.

Tomé – 3 – Saiu esgotado, fruto do muito que correu, do muito que trabalhou para a equipa. Mais uma boa exibição do nosso mágico nº7.

Èverson – 3 – Uma primeira parte bastante agradável do nosso 25. Ganhou o penalty que permitiu ao Académico fazer o 1-1. Está mais confiante e prova disso é quando ele pega na bola, e passa por alguns adversários. No segundo tempo desceu de rendimento, fazendo alguns passes errados na zona do meio-campo.

Zé Bastos – 3 – Jogo de sacrifício de Bastos. Correu que se fartou. Não teve oportunidades de golo, é um facto, mas deu trabalho que se fartou aos defensores do Mafra. Exibição francamente positiva do nosso Bastogol.

Hugo Seco – 3 – Entrou e agitou o jogo. A sua velocidade e técnica são mais-valias que o podem levar a um lugar a titular nesta equipa. Fez um golo, e de cabeça, ele que é tão baixo. Contudo, na tal jogada no final do encontro, levou vermelho directo, por pontapear a bola para o ar. É verdade que o jogador não o devia ter feito, mas vermelho directo por este acto? Não me parece nada justo.

P. Gomes – 1 – Entrou para segurar o jogo. Mas, infelizmente, não foi possível.

Álvaro – 1 – Regresso do grande Álvaro aos relvados, depois de resolvido o problema cardíaco que o afectava. Bom reforço para as 5 finais que faltam disputar.
Ler Texto Completo

Ac.Viseu FC 2 x 2 CD Mafra

O Académico de Viseu empatou, esta tarde, a duas bolas frente ao Mafra. O resultado poderia ter sido outro, mas a sorte não esteve com os academistas, que diga-se, tudo fizeram para levar de vencida esta equilibrada formação do Mafra.

Académico de Viseu: Rui Marcos, Rúben (Hugo Seco, 55), Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico, Fernando Ferreira, Tomé (Paulo Gomes, 75), Marco Almeida, Zé Bastos e Éverson (Álvaro, 85). Treinador: António Borges.

Mafra: Márcio Santos, Joãozinho, Éder, Ricardo Correia, Catchana (Alisson, 87), João Afonso, Kifuta (Bonifácio, 73), Marco Paulo (Tiago Almeida, 64), Inácio, Emiliano e Zhang. Treinador: Filipe Moreira.

Expulsões: Hugo Seco e Márcio Santos (90)

Golos: Catchana 9 (0-1), Marcelo Henrique g.p. 12 (1-1), Hugo Seco 62 (2-1), Bonifácio 76 (2-2)

Destaques para a ausência do imprescindível Guima, por lesão, e o regresso do nº8, Álvaro.


O jogo começou praticamente com o primeiro golo forasteiro. À passagem do minuto 5, uma jogada vistosa do nº9, Catchana, abriu o activo para o Mafra. Imediatamente a seguir os viseenses conseguem empatar. Grande penalidade apontada com categoria por Marcelo, na sequência duma falta alcançada por Éverson. O jogador academista ganha posição dentro de área da equipa do Mafra, e é carregado por um adversário. Estava feita a igualdade. Depois disso, só deu Académico até ao intervalo, com duas ocasiões flagrantes. Primeiro, F. Ferreira num canto directo faz a bola embater no poste, não aparecendo depois ninguém para a recarga. Depois, foi a vez de Éverson falhar uma oportunidade de ouro, cabeceando sem oposição, mas a bola não entrou por muito muito pouco.

A segunda metade continuou com um Académico mandão, continuando a carregar. M. Almeida desperdiçou nova oportunidade, ao cabecear à figura de M.Santos. O 2º golo academista chegou já com Hugo Seco em campo, que entrara para o lugar de Rúben. Cruzamento de F. Ferreira, e Hugo Seco oportuno fazia o 2-1 para os viseenses. O técnico academista pretendia segurar o desafio, e faz entrar P. Gomes para o lugar do mágico Tomé. Contudo, o balde de água fria chegaria a 15 min dos 90. O rapidíssimo Zhang ganha pelo lado esquerdo a M. Almeida, faz cruzamento/remate que apanha o nº10, Bonifácio, estabelecendo o resultado final, 2-2. Até final, o Mafra não descurou do ataque, e as substituições operadas pelo técnico Filipe Moreira, traduziam isso mesmo. Contudo, já nos descontos, e com o saudoso regresso de Álvaro, o Académico teve a vitória mesmo muito perto. A bola é lançada por um academista para o rápido Hugo Seco, esteve ganha a bola ao guardião do Mafra, que entretanto saíra da baliza, e é carregado pelo mesmo. O árbitro resolve interromper o jogo para dar ordem de expulsão ao guardião (após segundo amarelo), esquecendo-se que Hugo Seco ia para a baliza, apenas com um defesa como opositor. O jogador academista não se conformou e chutou a bola para o ar, o que lhe valeu, imaginem, vermelho directo. Incrível. Num último minuto de jogo, um livre frontal de Marcelo fez a bola embater no ferro da baliza, e depois Jonas na recarga não conseguiu fazer o golo, que pena. Muito azar neste lance para o Académico.

Um resultado, que sabe a pouco, tanto mais pela excelente qualidade que esta equipa do Mafra demonstrou ter. E que jeito dariam mais dois pontos. Os academistas estão ainda no “ingrato” 12º posto, com 29 pontos. Mas o lema é continuar a lutar, a batalha vai, certamente, continuar a ser jogo a jogo. No próximo sábado a deslocação é complicada, até à Sertã, e pontos precisam-se. Força Académico!
Ler Texto Completo

Força Jorjão...

Há momentos na vida em que a saúde nos prega partidas e tudo o resto passa para segundo plano!

O Jorge Sá(Jorjão), não vai poder estar este fim de semana com os seus meninos(leia-se atletas das camadas jovens do Académico) ou como ele chama com os seus campeões, por motivos de saúde.

Neste momento o seu estado de saúde já se encontra estável.

A Magia do Futebol, deseja rápidas melhoras ao seu colega e amigo Jorjão.

Não podemos deixar de citar algumas palavras que o seu irmão escreveu, e que descrevem bem a personalidade do nosso colega:
"...mais uma vez superou a prova, cada vez mais forte, cada vez maior no coração, desistir não foi uma opção, chorar também não, sorrir como ele fez com a mascara a falar com as pessoas e mesmo tendo tido de novo algo grave não deixou de estar bem disposto. "
Ler Texto Completo

Antevisão 25ª jornada: Ac.Viseu FC x CD Mafra

Nova jornada, novo encontro decisivo para os academistas.
A 25ª jornada dita a visita do “candidato” Mafra ao Fontelo. E “candidato” porque esta formação da AF Lisboa, está a apenas 6 pontos da liderança (o que não é de todo impossível de alcançar), totalizando 37 pontos até ao momento, fruto de 10 vitórias, 7 empates e 7 derrotas. O Mafra atravessa um bom momento de forma, isto porque nos últimos 10 desafios, perdeu apenas um, em Esmoriz (na 21ª jornada, 1-0). Do outro lado, está o nosso Académico, que pontua há 4 jogos consecutivos, e uma vitória frente ao Mafra, colocará a equipa de António Borges mais próxima do objectivo da manutenção. A luta está muito renhida, dado que nesta altura da prova todos têm conseguido, aqui ou ali, pontuar. Espera-se um Académico aguerrido e lutador, à imagem do que tem feito nos últimos desafios, pois só assim ultrapassará esta difícil formação do Mafra.

F. Ferreira, já cumpriu o jogo de castigo, e pode dar o seu contributo no domingo. Rui Santos e Álvaro continuam indisponíveis, sendo que Augusto continua em dúvida. Força Académico!

Árbitro: Sr. António Ferreira, AF Braga (jogo sem observador)

Horário: Domingo, dia 28/03, às 16 horas
Ler Texto Completo

"Passatempo"


Imagem: Baú dos Cromos

A que época pertence este onze? Que jogadores reconhece? Em que Estádio "estamos"?
Ler Texto Completo

Onzes do passado

Época: 89/90

Estádio: Santos Pinto na Covilhã

Em Cima: Paulino, Herbert, João Manuel, João Medeiros, Faria e Falica

Em baixo: Paulo Viana, Jorge Leça, Abel, Moniz e Fanfali

Ler Texto Completo

Recordar: Sardinha


"Manuel Jacinto Madeira Sardinha, nasceu a 11 de Março de 1966 em Évora, mas viveu até aos 17 anos na localidade de S.Manços (Évora). Este experiente atleta é uma das referências no nosso futsal distrital, destacando-se pela simplicidade e eficácia de processos dentro de campo. Técnico de informática na ULSNA-Hospital Dr. José Maria Grande, evidência-se pelos melhores atributos que um guarda-redes pode ter entre os postes."

Continue a ler aqui
Ler Texto Completo

Cabido - 22

Vítor Miguel Costa Cabido, o Cabido do Académico de Viseu, nasceu a 23 de Março de 1988 e comemora hoje 22 anos. Parabéns!
Ler Texto Completo

O que falta jogar

A seguir vem a lista de jogos que faltam jogar para quem ainda está envolvido na luta pela permanência. Destes jogos excluímos as equipas que estão a mais de seis pontos do 12º lugar – neste caso o Vitória do Pico que está a 9 pontos – e os que têm mais de 6 pontos sobre o 13º lugar – ou seja a partir do 8º lugar para cima, que é pertença do Praiense, e que tem 7 pontos de avanço sobre o 13º. Todas as semanas faremos a actualização.

Académico de Viseu:


Mafra (casa)
Sertanense (fora)
Tondela (casa)
Vitória do Pico (fora)
Eléctrico (casa)
Esmoriz (fora)

Oliveira do Bairro:

Praiense (casa)
Esmoriz (fora)
Arouca (casa)
União da Serra (fora)
Operário (fora)
Tourizense (casa)

Monsanto:

Arouca (casa)
Operário (fora)
Mafra (casa)
Sertanense (fora)
Tondela (casa)
Vitória do Pico (fora)

Eléctrico:

Esmoriz (fora)
União da Serra (casa)
Tourizense (fora)
Marinhense (casa)
Académico de Viseu (fora)
Pampilhosa (casa)

Marinhense:


Sertanense (casa)
Tondela (fora)
Vitória do Pico (casa)
Eléctrico (fora)
Esmoriz (casa)
União da Serra (fora)

União da Serra:

Vitória do Pico (casa)
Eléctrico (fora)
Esmoriz (casa)
Oliveira do Bairro (casa)
Tourizense (fora)
Marinhense (casa)

Operário:


Pampilhosa (fora)
Monsanto (casa)
Praiense (fora)
Arouca (casa)
Oliveira do Bairro (casa)
Mafra (fora)
Ler Texto Completo

COD Operário 1 - 1 Ac. Viseu FC

Operário: Nuno Ricardo, Luís Soares, (c), Hugo Grilo, Tiago Pires, Jorginho (Ruizinho, 69), Bruno Melo, Rodrigo, Lucas (Leonel, 24), Hugo Santos, José Manuel (Amaral, 50) e Marco Aurélio. Treinador: Francisco Agatão.

Académico de Viseu: Rui Marcos, Ruben, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico (c), Paulo Gomes, Tomé (Cabido 90+2), Marco Almeida (Renato, 85), Éverson e Guima (Zé Bastos, 67). Treinador: António Borges.

Golos: Tomé 66 (0-1), Ruizinho 83 (1-1)







A 1ª parte foi um jogo lento e sem oportunidades de golo, com as equipas a dividirem o protagonismo e a posse de bola.
Na 2ª parte o Operário jogou mais ao ataque muito por acção Bruno Melo, que jogou muito bem no meio campo do Operário.
Contudo as jogadas do Operário eram inconsequentes e sem grande perigo para a baliza Academista.
O Académico conseguiu equilibrar o desafio a partir dos 60m, mas continuava também sem criar oportunidades de golo.
Numa das jogadas de contra-ataque o Académico ganha um lançamento lateral, a bola é endossada para Tomé, que num excelente remate faz o golo Academista aos 61m.
O Operário continuava a mandar no jogo e António Borges decide refrescar o ataque Academista aos 67m, lançando em campo Zé Bastos, para o lugar de Guima que sai esgotadissimo, em virtude de ter jogado muito só na frente de ataque Academista.
Aos 77m Zé Bastos ainda faz um chapéu a Nuno Ricardo, mas a bola sai por cima da baliza, e seria este um dos últimos lances de ataque da equipa do Académico.
O Operário continuava a chegar-se á baliza adversária, mas sem perigo para os defesas do Académico, que estavam a mostrar boa segurança defensiva.
Aos 83m surge o golo Operário por Ruizinho. Cruzamento da direita, e a defesa Academista, não conseguiu evitar o golo.
O Operário conseguiu chegar ao empate, fruto da sua insistência ofensiva.
António Borges lança em jogo Renato para a saida de Marco Almeida aos 85m. Tentava o treinador Academista surpreender o adversário, jogando pelas alas mas sem grandes efeitos.
Quase no final do Jogo entra Cabido aos 91m para substituir Tomé, também ele desgastado fisicamente.
Quase a acabar o jogo os jogadores academistas comentem uma falta perigosa para o Operário, frente á baliza Academista.
Rui Marcos fez a defesa da tarde e segurou o empate com uma excelente defesa.

Acabou por ser um resultado justo por aquilo que as equipas fizeram em campo, teria sido fantástica uma vitória Academista, mas se nos lembrar-mos que o jogo foi nos Açores,
e num relvado sintéctico, temos de nos dar por contentes.
Continuam complicadas as contas Academistas, mas os ultimos resultados, mostram que temos valor mais que suficiente para atingir a permanência.
Melhor em campo: Tomé (3) – Pelo golo que apontou cheio de oportunidade, e a colocar o Académico em vantagem.
Outras notas: Rui Marcos (3), Ruben,(3) Jonas(3), Tiago(3) e Marcelo(3), Calico(3), Paulo Gomes(3), Marco Almeida(2), Everson(2) e Guima(3), Zé Bastos (2), Renato (1), Cabido (1).

Força Académico!
Ler Texto Completo

Antevisão 24ª jornada: C. Operário x Ac. Viseu FC

Depois da fantástica vitória frente ao Arouca, na qual os adeptos vibraram com a entrega dos seus jogadores, a 7 jogos do final, o Académico de Viseu desloca-se de novo até aos Açores, desta vez para defrontar o Operário (equipa que na primeira volta veio vencer ao Fontelo, 0-1). Mais um duro teste para os pupilos de António Borges. Uma equipa que ocupa o meio da tabela, 9ª posição, com 31 pontos, fruto de 9 vitórias (4 no seu terreno e 5 fora de casa); 4 empates (2 em casa e 2 fora) e 10 derrotas (5 em casa e 5 fora). Uma formação açoriana algo intermitente, pois tanto é capaz de ir vencer ao terreno mais complicado, como no jogo seguinte comprometer com uma equipa mais acessível. Daí que este jogo seja de tripla. O Ac. Viseu poderá aproveitar esse facto, e estamos convictos que os viseenses tudo farão para trazer os três pontos na bagagem.

Em relação aos jogadores que não poderão dar o seu contributo, subsistem as dúvidas em relação a Augusto e M. Almeida (que se ressentiram de lesões no último desafio); F. Ferreira castigado também não poderá dar o seu contributo (1 jogo de suspensão); Álvaro e Rui Santos, pelas razões já conhecidas finalizam o leque de indisponíveis. No que respeita ao nº 10, começa a ser “esquisito” o silêncio da federação perante o caso do nosso mágico, já lá vão quase dois meses. Só em Portugal, claro está.

Força Académico! Os adeptos estão convosco!


Árbitro: José Godinho, A.F. Évora

Estádio: João Gualberto Borges Arruda - Lagoa (S.Miguel - Açores)

Horário do jogo: 15h nos Açores, 16h em Portugal continental
Ler Texto Completo

Melhor do Académico: Marcelo Henrique, nº32

Marcelo – 4 – Grande jogo. Assumiu a responsabilidade na grande penalidade. E deu os três pontos ao Académico. Foi um senhor cheio de raça a defender. Que me perdoem os restantes jogadores, mas o voto de “man of the macth” vai para este lateral experiente, que em boa hora veio para o nosso Académico.

Augusto – 2,5 - Tarde tranquila, mas azarada. Saiu devido a lesão.

Ruben – 3,5 – Está de regresso à boa forma. Tal como toda a defesa, não comprometeu e esteve muito bem.

Jonas – 4 – Irrepreensível. Grande poder de sacrifício. Grande poder aéreo. Grande jogo.

Tiago – 4 – Exactamente as mesmas palavras utilizadas para Jonas.

Calico – 3,5 – É o capitão. Está sempre a incentivar a equipa, é fantástico. Além de cumprir sempre com rigor o seu papel de “trinco”.

M. Almeida – 1 – Jogou apenas 20 min. Saiu por lesão.

Tomé – 4 – Um dos melhores do Académico, senão o melhor. Grande jogo de Tomé. Fantástico. Fez uma segunda parte fenomenal. Ajudou a defender, transportou os contra-ataques do Académico. Várias jogadas individuais vistosas, sempre com a bola controlada. Na esquerda, na direita, esteve sempre em destaque.

F. Ferreira – 2,5 – Foi expulso injustamente. O primeiro amarelo, não entendi. O segundo é anedota do árbitro, só pode. Estava a jogar bem, no meu entender.

Hugo Seco – 3 – Boa exibição de Hugo Seco. Está-se assumir como titular. Teve boas iniciativas pelo lado direito do ataque academista.

Guima – 3 – Não foi dos jogos mais conseguidos de Guima. Contudo, foi muito importante na segunda metade, nomeadamente em inferioridade numérica. Foi o jogador “sacrificado” lá na frente, contra toda a defesa do Arouca.

Everson – 3 – Entrou muito bem no jogo. Fundamental após a expulsão de Fernando, no que concerne a guardar a bola. “Sacou” o penalty que deu a vitória. Pena foi ter falhado dois golos “quase feitos”. Mas foi um jogador importante, sem dúvida.

Rui Marcos – 3 – 45 minutos de muita qualidade do guardião. Mostrou muita segurança. Fez uma defesa importante já nos descontos.

P. Gomes – 2,5 – Importantíssima a sua entrada em campo. A sua experiência foi muito oportuna e bem vista pelo treinador ao colocá-lo em campo.
Ler Texto Completo

Ac. Viseu FC 1 - 0 FC Arouca



O Académico de Viseu venceu esta tarde a equipa do Arouca por 1-0. Uma exibição fantástica da formação academista, que não deu quaisquer hipóteses à equipa vice-líder da prova.

Académico de Viseu: Augusto (Rui Marcos, 45), Ruben, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico (c), Fernando Ferreira, Marco Almeida (Everson, 18), Tomé, Hugo Seco (Paulo Gomes, 64) e Guima. Treinador: António Borges.

Arouca: Pedro Soares, Filipe Babo, Fernando, Hélder Silva (c), Pedro Santos (Emerson, 66), Bruninho, André Soares, Jorge Leitão, Beré (Zongo, 61), Diogo Santos e Paulinho (Mário Loja, 64). Treinador: Henrique Nunes

Expulsões: Fernando Ferreira 47, Zongo 75

Golo: Marcelo Henrique 54 g.p. (1-0)


Foto: Diário Viseu

A verdade é só uma: o Académico fez tudo para merecer esta vitória, e conseguiu para satisfação de todos. Desde cedo se percebeu que os jogadores academistas iam dar tudo neste jogo, e foi o que aconteceu. Só para se ter uma ideia, na primeira metade, o Arouca não chegou com perigo à baliza de Augusto. Já os viseenses, desperdiçaram algumas ocasiões para fazer o golo nos primeiros 45 minutos. Primeiro M. Almeida, após cruzamento de F. Ferreira, por muito pouco não fez o golo; depois Guima, num remate já dentro de área; a ocasião mais flagrante foi mesmo a de Everson, que já tinha entrado para o lugar do lesionado M. Almeida. O jogador do Académico tira dois adversários do caminho e remata, mas o guardião arouquense não lhe permite o golo. Faltava o golo à aguerrida equipa do Académico.

No segundo tempo, logo no 3º minuto, um dos “casos do jogo”. O Sr. árbitro quis ser protagonista e F. Ferreira é expulso. O jogador academista ganha posição e é carregado na área de rigor. O árbitro além de nada assinalar, transforma a grande penalidade em simulação de F.F., mostrando-lhe o segundo amarelo e consequente expulsão. A partir daqui, o árbitro comete erros atrás de erros. Aos 56 minutos, num lance que oferece muitas dúvidas, para não dizer que foi uma espécie de compensação, o árbitro marca penalty a favor do Académico. Marcelo com frieza fez o 1-0, e pôs em êxtase o estádio do Fontelo. Pouco depois, Hugo Seco consegue isolar-se e é carregado por um defesa do Arouca, mas o árbitro decide-se, apenas, por mostrar amarelo ao jogador forasteiro. A jogar com 10, o técnico António Borges colocou o experiente P. Gomes, para o lugar de Hugo Seco. E mais uma vez o treinador academista acertou. É verdade que o Académico recuou no terreno, tentado explorar o contra-ataque por Tomé, Everson ou Guima. A equipa uniu-se, e Rui Marcos mais uma vez mostrou ser um guardião seguro, o que tranquilizou a equipa e adeptos. O mesmo jogador teve tempo para brilhar já no tempo de compensação com uma defesa apertada. O Académico foi a equipa mais forte, mais unida, mais coesa, e saiu do Fontelo debaixo duma forte ovação, diga-se, mais que merecida.

Esta vitória faz com que o Académico mantenha a mesma posição, a 12ª posição, agora com 27 pontos. A luta continua! Parabéns Académico pela fantástica vitória!
Ler Texto Completo

Antevisão 23ª jornada: Ac.Viseu FC x FC Arouca

Depois de dois resultados positivos, o nosso Académico recebe este domingo o vice-líder da competição, o Arouca. Uma equipa que melhorou, claramente, desde a chegada do treinador Henrique Nunes (treinador que Guima deve conhecer, dado que treinou o Feirense em épocas anteriores). A equipa da AF Aveiro não perde há nove desafios, e vai ser um forte opositor para o nosso clube. Contudo, o Académico tudo fará, certamente, para levar de vencida esta equipa. O Arouca dispensa apresentação, dado ser um plantel “rico” de jogadores experientes e conhecidos do futebol nacional (casos de Sousa, Mário Loja, Pedro Santos, Jorge Leitão, Beré, entre outros).
Recorde-se que, na primeira volta, o FC Arouca venceu 1-0 no seu estádio, num penalty que não existiu já perto do final do encontro assinalado, na altura, pelo Sr. Hélder Pardal.


O Académico moralizado pelos 4 pontos alcançados nos últimos dois jogos, não poderá contar com Álvaro e Rui Santos. De regresso, após cumprir jogo de castigo, está Rui Marcos. Força Académico!
Vamos academistas, todos ao Fontelo apoiar o clube do nosso coração!


Árbitro: Sr. Ricardo Lourenço, AF Portalegre (jogo que vai ter observador)

Horário do jogo: Domingo, dia 14/03, às 15h
Ler Texto Completo

Guima - 24

Bruno Guimarães Pinho Azevedo, o Guima do Académico de Viseu, nasceu a 11 de Março de 1986 e comemora hoje 24 anos. Parabéns!
Ler Texto Completo

Praiense 0-0 Académico


Praiense: André, Estalagem, João Pinto, António, Samuel, Ibraime, Aires, Hugo (Boubacar, 45), Queirós, Mauro e Ricky (Amonike, int). Treinador: José Carlos Santos.
Académico de Viseu: Augusto, Ruben, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique, Calico, Tomé (Éverson, 80), Marco Almeida, Fernando Ferreira, Hugo Seco (Zé Bastos, int), Guima. Treinador: António Borges.
Expulsão: João Pinto 77
Na primeira das 3 visitas às ilhas açorianas o Académico de Viseu empatou a zero com o Praiense. Na primeira parte, com o Académico a jogar contra o vento, o Praiense foi melhor mas memo assim numa bela jogada de entendimento entre Guima e Fernando Ferreira, Hugo Seco esteve perto de poder marcar para os academistas. Apesar do maior domínio na primeira parte os açorianos criaram perigo relativo junto da baliza de Augusto.
Ao intervalo António Borges deixou nos balneários Hugo Seco e fez entrar Zé Bastos. Segundo o relato da Estação Diária Hugo Seco estava a fazer um bom jogo mas, com o vento a favor, talvez a intenção fosse fazer um jogo mais directo para os avançados Guima e Zé Bastos. A verdade é que a segunda parte o domínio do Académico foi claro e evidente mas sem almejar o golo. Recorde-se que pela frente o Académico tinha a defesa menos batida da prova. O momento do jogo aconteceu aos 75 minutos, Guima num excelente trabalho isola-se e foi derrubado, o árbitro marca grande penalidade e expulsa o defesa do Praiense mas volta sensacionalmente com a palavra atrás - após conferência com o fiscal de linha – e dá apenas livre directo que não deu em nada. Tendo em conta que os jogos nos Açores normalmente são televisionados aguardemos serenamente pelas imagens. Com o Académico em vantagem numérica o sufoco junto da baliza visitada foi evidente mas a pontaria academista não estava afinada.

Melhor em campo: Guima (3) – fez aquilo que nos habituou, bem a criar espaços para os colegas e a tabelar com eles e ainda foi o grande culpado que o nosso adversário terminasse o jogo com 10. Faltou o golo.

Outras notas: Augusto (3), Ruben (3), Marcelo Henrique (2,5), Tiago Jonas (3), Tiago Gonçalves (3), Calico (3), Marco Almeida (2,5), Fernando Ferreira (2,5), Tomé (2,5), Hugo seco (2,5), Zé Bastos (2), Éverson (1)
Ler Texto Completo

Neste dia

Em 1993, no Fontelo, o Académico perdeu com o Fátima. 0-1.

Em 1999, na Lourinhã, o Académico perdeu com o Lourinhanense. 1-0.
Ler Texto Completo

Antevisão 22ª jornada: SC Praiense x Ac. Viseu FC

Depois da vitória meritória do nosso Académico no passado domingo frente ao Monsanto, o próximo jogo dita a primeira deslocação aos Açores na presente temporada. O adversário, SC Praiense, ocupa uma posição tranquila na classificação, estando na 8ª posição com 31 pontos, resultado de 8 vitórias (todas em casa); 7 empates (2 em casa) e 6 derrotas (apenas uma em casa, frente ao Arouca por 1-2). O que permite concluir que vai ser um jogo de grau dificuldade elevada para os academistas. Na primeira volta, na estreia de António Borges no Fontelo, o Académico de Viseu venceu por 1-0 esta formação da A.F. Angra do Heroísmo, com um golo apontado pelo central valioso, Tiago Jonas. Outra curiosidade está relacionada com o facto de a equipa açoriana ser a menos batida na prova, tendo sofrido apenas 17 golos. Por outro lado, é das menos concretizadoras da competição (19 golos marcados). Um dado extra, prende-se com o facto desta equipa do Praiense marcar muitos dos seus golos no final dos desafios (últimos 10/15 minutos).

Nós continuamos acreditar, e estamos convictos, que os jogadores estão mais unidos que nunca, e tentarão fazer de tudo para trazer pontos do Estádio Municipal da Praia da Vitória. Força Académico!

Árbitro: Eugénio Arez, AF Algarve

Estádio: Municipal da Praia da Vitória

Horário do jogo: 15h nos Açores, 16h em Portugal continental
Ler Texto Completo

Silêncio que se vai jogar nos Açores!

"Blackout no Académico de Viseu.Técnicos e jogadores tomaram a decisão de não falar a nenhum órgão de comunicação social. Decisão que terá sido tomada após o jogo do passado domingo com o Monsanto. Jogadores e equipa técnica não gostaram do que ouviram e leram a propósito das últimas exibições da equipa. As críticas ao mau futebol da equipa não convencem técnicos e jogadores que decidiram agora deixar de falar aos órgãos de comunicação social."

In Viseu Flash
Ler Texto Completo

Jogador do mês: Tiago Jonas

O central academista é o único jogador do Académico de Viseu que fez todos os minutos de todos os jogos na época 09/10 contribuindo, ainda por cima, com golos que são decisivos para que a equipa continue a alimentar o sonho. No mês de Fevereiro foi mais uma vez distinguido, no entender dos editores de A MAGIA DO FUTEBOL, como o melhor academista. Tiago Jonas terminou o mês com 16,5 pontos, deixando no segundo lugar Rui Marcos com 12,5 e a fechar o pódio Tiago Gonçalves com 10. Fevereiro começou com a derrota caseira frente ao Marinhense jogo em que Jonas foi considerado o melhor em campo (5 pontos), seguiu-se nova derrota desta vez em Oliveira do Bairro com Jonas a ter 2 pontos na derrota em Pampilhosa teve direito a 2,5 pontos, terminou o mês ao ser determinante na vitória caseira frente ao Monsanto sendo melhor em campo (7 pontos) e apontou um golo muito importante. Tiago Jonas é assim o jogador do mês Fevereiro 2010
Foto: Viseu Flash

Nome: Tiago Jonas Ferraz Rodrigues
Data de nascimento: 01/12/1983
Posição defesa central

Números da época:

Jogos: 22
Titular: 22
Minutos: 1970
Golos: 4

Palmarés mágico:

4 Vezes eleito melhor jogador em campo
2 Vezes eleito jogador do mês (Novembro 09, Fevereiro 10)
Ler Texto Completo

Paulo Gomes - 35

Paulo Jorge de Sousa Gomes, o Paulo Gomes do Académico de Viseu, nasceu a 4 de Março de 1975 e comemora hoje 35 anos. Parabéns!
Ler Texto Completo